Prêmio Caio

PRÊMIO CAIO COMPLETA 20 ANOS E TRAZ NOVIDADES

PRÊMIO CAIO COMPLETA 20 ANOS E TRAZ NOVIDADES


26/04/2019

Sergio Junqueira Arantes
Idealizador do Prêmio Caio
 
O Prêmio Caio foi idealizado em 1999 a partir da necessidade de valorizar os trabalhos e incentivar os profissionais do setor de eventos de todo o país, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia, além de homenagear o empresário Caio de Alcantara Machado.
 O Prêmio Caio é valorizado pela indústria de eventos como o principal prêmio do setor, considerado o ‘Oscar dos Eventos’ ou ‘Troféu Brasileiro dos Eventos`, proporcionando uma espécie de ISO de Qualidade àqueles que o recebem”.
 
Assim, Fernanda Boing resume o foco do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado em 2006 para obtenção do título de Bacharel em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Educação São José, orientada pela professora Harine von Gilsa, Mestre em Ciências.

 
Ao completar 20 anos, o Prêmio Caio celebra mais do que ter criado referências acadêmicas em favor do desenvolvimento do mercado de eventos – o qual amplia sua relevância como vetor econômico no Século XXI e é fonte de conteúdo e difusão do conhecimento.
 
Conectado ao ambiente digital, por meio do site www.premiocaio.com.br, a premiação disponibiliza informações de valor inestimável sobre os cases de sucesso, vencedores nas diferentes categorias – desde o início avaliados sob a ótica do quesito sustentabilidade e que, a partir de 2009, ganhou destaque com o lançamento do Jacaré Verde.
 
A digitalização foi um passo decisivo para democratizar as informações dos cases que servem de referência setorial, tendo em vista o fato de o site do Prêmio Caio passar a documentar a evolução das técnicas, ferramentas e tendências do mercado de eventos.
 
Desde então, a inscrição dos cases, passando pelo processo de avaliação conduzido pela comissão julgadora composta por cerca de 300 profissionais de todas as regiões do Brasil, até a votação popular para a consagração das Personalidades do Ano e Grand Prix, a digitalização consolidou a premiação na condição de fonte de informação profissional indispensável, de forma absolutamente sustentável, dispensando 100% o uso de papel.
 
Ao navegar no site www.premiocaio.com.br, é possível observar a evolução dos eventos. Congressos e convenções passam a conviver com as ativações programadas por eventos criativos, que promovem marcas que apostam na inovação para conquistar o engajamento das audiências priorizadas.
 
Documentar e compartilhar informações é fundamental para a construção de uma melhor compreensão e aprimorar relações entre diferentes regiões e culturas, o que a partir de 2013, em atenção à demanda de um espaço para discussões e aprimoramento profissional, dá lugar ao Fórum Eventos, realizado anualmente no primeiro semestre. Palco para intercâmbio entre profissionais, que atrai os principais protagonistas do setor MICE²+FDT.
 
O pioneirismo no processo digital confere ao Prêmio Caio o mérito de ser referência no País para quem realiza eventos de grande, médio e pequeno porte. Todos beneficiados com adoção, por exemplo, dos Cadernos de Encargos e Comprovação de Entrega – instrumentos de credibilidade que foram difundidos e são adotados, cada vez mais, inclusive, para mitigar os desgastes gerados por desvios e atrasos que repercutem até hoje em relação às falhas cometidas na realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, que prejudicaram a captação da Expo 2020.
 
O Prêmio Caio consolidou-se como a ferramenta capaz de identificar e reconhecer mérito nas empresas, nos eventos e nos profissionais que prestam serviços. Atrai, cada vez mais, a presença de clientes corporativos – dos mais variados ramos de atividade e portes – além de ser referência acadêmica para fins de pesquisas universitárias e mercadológicas.
 
Tudo isso pode ser constatado na centena de páginas da edição especial da Revista Eventos com os vencedores do Prêmio Caio 2018.
 
Mas, no ano em que completa 20 anos, o Prêmio Caio reserva uma série de novidades: um portal totalmente renovado, responsivo, mais amigável e com sistema de busca que vai tornar uma antiga necessidade, permitindo a localização de todas as informações de um segmento, de uma empresa, destino, resort ou centro de convenções. Dessa forma, poder-se-á localizar todos os eventos vencedores do Prêmio Caio realizados em determinado resort, ou de uma empresa específica. Mais que isso, um profissional poderá localizar todos os cases com que venceu o Prêmio Caio. E, muito importante, um site preparado para ser o portal de premiações da Editora, nos permitindo alçar voos mais ambiciosos.
 
Prêmio Caio 20 Anos, preparado para continuar merecendo a confiança da indústria MICE²+FDT por mais 20 anos.