Prêmio Caio

Revista Circuito: Premiado, Projeto Âncora inaugura nova fase

Revista Circuito: Premiado, Projeto Âncora inaugura nova fase


21/01/2020
Fonte: Revista Circuito

Desde sua fundação em 1995, o Projeto Âncora tem a inovação como parte integrante de seu DNA. A Escola Projeto Âncora, mapeada pelo MEC como uma das 178 instituições inovadoras e criativas do Brasil, somou-se ao trabalho de contra turno já executado pela ONG, possibilitando assim o atendimento integral de crianças e jovens, nove horas por dia, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Com a necessidade de alinhamento institucional somado aos desafios econômicos, a Instituição, por meio da agência Umbigo do Mundo, realizou um trabalho de “Dádiva de Marca” que alavancou o reposicionamento, ampliando a multiplicação de saberes por meio do turismo pedagógico e promovendo a profissionalização de diversos setores da ONG. Estes esforços culminaram no reconhecimento de um “Jacaré de Prata” do Prêmio Caio, na categoria “Eventos realizados por organizações da Sociedade Civil”. O tradicional Prêmio Caio acontece desde 1999 e valoriza o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo.
Os processos de certificação como Ponto de Cultura, de construção de um novo posicionamento de marca do Projeto Âncora, de consolidação do Ensino Médio e reelaboração das Vivências ocorreram em paralelo, mas com o mesmo objetivo: a sustentabilidade econômico-financeira, sociocultural e comunitária do Projeto Âncora e da Escola Projeto Âncora.
O impacto causado pela ONG é evidenciado nas falas autônomas dos educandos que compuseram a primeira turma de formandos do ensino médio . “O Ensino Médio é uma época de tensão, além da preparação conteudista é importante que tenhamos uma preparação psicológica muito boa. Estou tentando encarar a pressão dessa fase com leveza e foco. Com a maturidade emocional que ao longo dos anos o Âncora me proporcionou consigo completar esse ciclo preparada e feliz”, declarou Mariana Santino (17 anos).
As competências socioemocionais são tão importantes para o Projeto Âncora que uma equipe de psicologia, comunicação não violenta e assistência social está sempre atenta para mediação de conflitos, escuta ativa e círculos restaurativos que acontecem entre crianças e adultos, garantindo um ambiente democrático de confiança e transparência
Rumo aos 25 anos o Projeto Âncora ancora a coragem e o coração com lições de autonomia para quem quer mudar o mundo.

Serviço:
Projeto Âncora: Estrada Municipal Walter Steurer, 1239 / Cotia – SP
Tel: 11 4612 99 66
www.projetoancora.org.br

Galeria de Fotos