Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: [PepsiCo Petrolina] KERO DEFRUTAR, No Coração Da PEPSICO Em Uma Viagem Pelos Saberes de KERO COCO

KV para visita à Fábrica de KERO COCO

Candidato: DMC Negócios de Impacto
Cliente: PepsiCo
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Nacional

A DMC Negócios de Impacto é uma empresa especializada em viagens corporativas e de incentivo, com vasta experiência em proporcionar experiências únicas e memoráveis para seus clientes. Com um histórico de sucesso em diversos projetos, a DMC Negócios de Impacto se destaca pela capacidade de entender as necessidades específicas de cada cliente e criar soluções personalizadas que superam expectativas. A empresa já conquistou diversos prêmios pela excelência em seus serviços e pela inovação em suas propostas.

Na DMC, as viagens foram nos últimos 20 anos o core business. A equipe da DMC tem passado por profundas transformações no seu modelo de negócios e expertises, mas sem deixar de fortalecer sua estratégia de oferecer grandes projetos a seus clientes. Em nosso portfólio, temos viagens de incentivo para empresas como Pepsico, Grupo O Boticário, Chevrolet, SulAmérica, em grupos de todos os tamanhos e para os mais diversos destinos ao redor do mundo.

A Pepsico é uma multinacional líder no setor de alimentos e bebidas, oferecendo produtos conhecidos globalmente, como Pepsi, Doritos, Cheetos, Toddy e Kero Coco. Em 2008, a Pepsico adquiriu a marca Kero Coco e, desde então, tem investido na expansão e modernização de suas fábricas em Petrolina (PE), São Mateus (ES) e Ananindeua (PA). A empresa conta com projetos de sustentabilidade e apoio técnico a agricultores familiares, destacando-se no mercado por suas iniciativas ESG.

A viagem de incentivo da Pepsico para seus colaboradores teve como objetivo principal oferecer treinamento e informação sobre os produtos e processos de produção da Kero Coco. Realizada em Petrolina, Pernambuco, a viagem incluiu visita à fábrica e fazendas da Kero Coco, além de passeios culturais e gastronômicos. A iniciativa faz parte da campanha de incentivo Top Time, que premia os melhores colaboradores trimestralmente.

Vídeo

Proposta Inicial (Briefing):



A PepsiCo buscou proporcionar uma experiência imersiva para 40 colaboradores premiados, oferecendo conhecimento sobre a produção de Kero Coco e demonstrando os projetos ESG da marca. O objetivo era gerar orgulho de pertencer, valorizar o colaborador e reforçar o posicionamento da Pepsico como uma marca empregadora desejada.

Para dar respaldo a seus fornecedores, a PepsiCo tem projetos como o Qualicoco, que disponibiliza apoio técnico e suporte logístico para os produtores. Para reduzir os impactos ao ambiente, há um rigoroso controle para reutilização da água. Até a casca, a fibra e a “carne” do coco são reaproveitadas como fertilizantes naturais das plantações, reduzindo a produção de lixo. A empresa tem contrato com 80 agricultores familiares da região do Vale do São Francisco. Em 2020, foram adquiridas 34 mil toneladas da fruta, que renderam 32 milhões de litros de água de coco, de acordo com a empresa. Os outros 33% de matéria-prima vêm de coqueirais da própria Kero Coco, uma área de 500 hectares. Hoje, 65% dos cocos adquiridos vêm de plantações certificadas. Até 2025, todos devem ser integrados, segundo as diretrizes da empresa.

Foi nesse cenário de muito investimento e tecnologia que o briefing para uma experiência para os colaboradores da Pepsico se deu: visitar a fábrica da Kero Coco e as fazendas, em Pernambuco, um dos principais produtores de coco do Brasil. Petrolina, cidade que fica 712 km de distância da capital do estado, Recife, localiza-se na margem norte do Rio São Francisco, um importante rio do Nordeste do país, responsável pela capacidade agrícola da região. Apesar de ser a 3ª cidade mais populosa do estado de Pernambuco, Petrolina não possui tradição e estrutura compatíveis com o segmento de viagens corporativas e de incentivo.



Dificuldades e Soluções:


  • Desafios Logísticos: Petrolina não possui tradição em viagens corporativas. Solução: Transporte personalizado e hospedagem em hotel de alta qualidade.

  • Imersão Cultural: Incorporar a cultura local nas atividades.

  • Solução: Uso da literatura de cordel e artes regionais na comunicação e nos momentos.


Descritivo Proposto para o Roteiro:


  • Dia 1: Chegada em Petrolina, almoço típico, visita à vitivinícola Rio Sol, passeio de barco pelo Rio São Francisco e jantar com premiação oficial.

  • Dia 2: Visita à fábrica da Kero Coco e às fazendas, passeio ao pôr do sol com queijos e vinhos, jantar na Cervejaria Nord Haus.


Diferencial Competitivo:

A personalização de cada detalhe, desde a comunicação inspirada no cordel até os gifts regionais, proporcionou uma experiência única e autêntica, destacando-se como um evento memorável para os participantes.

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS



A estratégia do projeto foi transformar a viagem em uma imersão na cultura sertaneja. Para isso, elementos regionais foram fortemente utilizados: a escolha dos restaurantes, os passeios e a comunicação, desde o pré-evento, inspirada na literatura de cordel de Pernambuco.



O conceito central é o verbo "desfrutar", que compõe de maneira dinâmica e lúdica nossa comunicação. Utilizamos a palavra "desfrutar" não apenas no sentido convencional de aproveitar, mas com um duplo sentido: desfrutar também alude a 'descobrir a fruta', onde a 'fruta' é a própria experiência de conhecer todos os processos e histórias sobre a marca Kero Coco. Ou seja, proporcionamos aos visitantes a oportunidade de realmente penetrarem no "coração da PepsiCo", de conhecerem a cultura e tradição que sustentam a marca.



Para dar vida a tudo isso, optamos pelo cordel como forma de narrar a história de Kero Coco. Este formato não só é característico da região onde a marca está enraizada, como também é uma forma atraente e encantadora de contar histórias. Acreditamos que através dele, conseguimos capturar a essência e o coração da marca de uma maneira que transmita autenticidade e valor cultural.



A arte que propomos para acompanhar essa narrativa é vibrante e festiva, segue o novo KV de Kero Coco e busca refletir a calorosa hospitalidade e a rica tradição cultural da região. 



O xilogravurista pernambucano Hugo Melo representou o nordeste exclusivamente para o projeto, criando artes que representaram momentos de consumo e produção da Kero Coco. E o poeta e escritor de cordel Rodrigo Frazão fez versos em cordel para serem usados na comunicação de todo o projeto, com criatividade e versatilidade que encantaram os participantes. 


  • DIA 1 


Bem-vindos a Petrolina e aqui começa a nossa deliciosa vivência em solo Nordestino!



A personalização de todo o roteiro foi um ponto importante para valorizar o grupo e gerar pertencimento e orgulho. Assim, ao chegar em Petrolina, o ônibus do transfer foi personalizado, inteiro adesivado, no frigobar das suítes no hotel apenas itens PepsiCo e um welcome kit especial, com itens regionais que valorizaram a economia local, como chapéu de cangaceiro típico e doce de massa de umbu, uma especialidade petrolinense.



Em terras nordestinas, o almoço aconteceu no restaurante típico com música local e, posteriormente, na visita à Vitivinícola Rio Sol, localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vitivinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais. Quem poderia imaginar que em Pernambuco, em pleno sertão teríamos uvas? E ainda mais uvas de super qualidade? Sim, graças ao sistema de gotejamento direto nas videiras, graças ao nosso Velho Chico, isso tem sido possível. Numa latitude até então impensável para o mundo do vinho (8º) o Vale do São Francisco caminha para ser um dos importantes produtores vitivinícolas do país e desperta a curiosidade mundial. Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano. 



O fim da tarde aconteceu em um surpreendente passeio de barco pelo Rio São Francisco, até a “Prainha PepsiCo” - uma prainha particular montada com estrutura de cangas e cadeiras de praia para oferecer aos convidados um momento de relaxamento nas margens do Rio São Francisco, um “must have experience” do dia.



O jantar aconteceu em ritmo de valorização, com a premiação oficial dos melhores do Quarter, em uma cerimônia repleta de emoção e personalização: o cordelista e o xilogravurista que produziram o material de comunicação do pré-evento, receberam o grupo para recitar o Cordel PepsiCo Kero Coco na chegada, no melhor estilo nordestino de recepção.

 

  • DIA 2


E chegou o Grande Dia! Uma imersão nos Saberes de Kero Coco



O público chegou na fábrica da Kero Coco para conhecer seus grandes números, processos e iniciativas sócio-ambientais, guiados pela equipe local e vivendo uma experiência 100% personalizada, com ambientação, itens que contextualizam cada etapa e cuidados especiais para melhor aproveitamento da visita.



O resultado foi uma imersão no universo de Kero Coco, aprendizado e maior valorização do produto que cada um dos ganhadores comercializam todos os dias.



Após a visitação à Fábrica e Fazenda, o grupo deslocou-se para uma embarcação privativa para a PepsiCo com passeio ao pôr do sol, Queijos e Vinhos + Espumante, pelo importante Rio São Francisco. Na embarcação, abrimos a navegação com um repentista, seguido de cantor durante o trajeto do barco e convidando para uma nova perspectiva de apreciar o Rio São Francisco navegando entre Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia) ao majestoso pôr do sol. 



No desembarque o casal Lampião e Maria Bonita aguardavam o grupo para foto em frente à letra Juazeiro e os conduziram até a Cervejaria Nord Haus - Choperia artesanal tradicional de Juazeiro - a primeira cervejaria artesanal do Norte da Bahia. As cervejas são produzidas com os melhores maltes, lúpulos e leveduras do mercado mundial, localizada na Orla da cidade, às margens do Rio São Francisco.

Itens importantes da viagem foram os gifts personalizados, regionais e a contextualização de cada etapa com peças de comunicação especiais. Exemplos desse cuidado com o storytelling do projeto, são a Mini Marmita com Cocada mole embalada com Chita em estampa especial para a PepsiCo acompanhada de uma filipeta que impulsionava a economia circular, explicando que o item foi produzido por cooperativas locais e produtores regionais + 3 mini geleias típicas da cooperativa de mulheres; e o Livretinho de Cordel contando a passagem do grupo no local que foi criado especialmente para o grupo.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS



Resultados Alcançados:



  • Motivação e Engajamento: A viagem aumentou significativamente a motivação dos participantes, que retornaram com um maior senso de pertencimento à empresa, o que reflete positivamente no desempenho e produtividade.

  • Conhecimento do Produto: Melhor entendimento dos processos de produção e qualidade dos produtos Kero Coco. destacando-se como um diferencial competitivo para os participantes em suas respectivas áreas de atuação. Isso contribui diretamente para o fortalecimento da marca.

  • Integração e Networking: Fortalecimento do espírito de equipe e troca de melhores práticas.

  • Indicadores Econômicos: Aumento na comercialização de produtos, ocupação hoteleira e impacto econômico local.


RESUMO


  • Ficha Técnica do Evento:

  • Título: Viagem de Incentivo Petrolina - Pepsico Kero Coco

  • Tema: Kero Desfrutar. No coração da Pepsico em uma viagem pelos saberes de Kero Coco.

  • Número de Participantes: 40

  • Local: Petrolina, Pernambuco, Brasil

  • Data: Q2 de 2023

  • Periodicidade: Trimestral

  • Abrangência: Nacional

  • Atividades Paralelas: Visitas culturais, passeios gastronômicos, treinamentos

  • Entidade Promotora: Pepsico