APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS
A estratégia do projeto foi transformar a viagem em uma imersão na cultura sertaneja. Para isso, elementos regionais foram fortemente utilizados: a escolha dos restaurantes, os passeios e a comunicação, desde o pré-evento, inspirada na literatura de cordel de Pernambuco.
O conceito central é o verbo "desfrutar", que compõe de maneira dinâmica e lúdica nossa comunicação. Utilizamos a palavra "desfrutar" não apenas no sentido convencional de aproveitar, mas com um duplo sentido: desfrutar também alude a 'descobrir a fruta', onde a 'fruta' é a própria experiência de conhecer todos os processos e histórias sobre a marca Kero Coco. Ou seja, proporcionamos aos visitantes a oportunidade de realmente penetrarem no "coração da PepsiCo", de conhecerem a cultura e tradição que sustentam a marca.
Para dar vida a tudo isso, optamos pelo cordel como forma de narrar a história de Kero Coco. Este formato não só é característico da região onde a marca está enraizada, como também é uma forma atraente e encantadora de contar histórias. Acreditamos que através dele, conseguimos capturar a essência e o coração da marca de uma maneira que transmita autenticidade e valor cultural.
A arte que propomos para acompanhar essa narrativa é vibrante e festiva, segue o novo KV de Kero Coco e busca refletir a calorosa hospitalidade e a rica tradição cultural da região.
O xilogravurista pernambucano Hugo Melo representou o nordeste exclusivamente para o projeto, criando artes que representaram momentos de consumo e produção da Kero Coco. E o poeta e escritor de cordel Rodrigo Frazão fez versos em cordel para serem usados na comunicação de todo o projeto, com criatividade e versatilidade que encantaram os participantes.
Bem-vindos a Petrolina e aqui começa a nossa deliciosa vivência em solo Nordestino!
A personalização de todo o roteiro foi um ponto importante para valorizar o grupo e gerar pertencimento e orgulho. Assim, ao chegar em Petrolina, o ônibus do transfer foi personalizado, inteiro adesivado, no frigobar das suítes no hotel apenas itens PepsiCo e um welcome kit especial, com itens regionais que valorizaram a economia local, como chapéu de cangaceiro típico e doce de massa de umbu, uma especialidade petrolinense.
Em terras nordestinas, o almoço aconteceu no restaurante típico com música local e, posteriormente, na visita à Vitivinícola Rio Sol, localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vitivinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais. Quem poderia imaginar que em Pernambuco, em pleno sertão teríamos uvas? E ainda mais uvas de super qualidade? Sim, graças ao sistema de gotejamento direto nas videiras, graças ao nosso Velho Chico, isso tem sido possível. Numa latitude até então impensável para o mundo do vinho (8º) o Vale do São Francisco caminha para ser um dos importantes produtores vitivinícolas do país e desperta a curiosidade mundial. Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 5 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.
O fim da tarde aconteceu em um surpreendente passeio de barco pelo Rio São Francisco, até a “Prainha PepsiCo” - uma prainha particular montada com estrutura de cangas e cadeiras de praia para oferecer aos convidados um momento de relaxamento nas margens do Rio São Francisco, um “must have experience” do dia.
O jantar aconteceu em ritmo de valorização, com a premiação oficial dos melhores do Quarter, em uma cerimônia repleta de emoção e personalização: o cordelista e o xilogravurista que produziram o material de comunicação do pré-evento, receberam o grupo para recitar o Cordel PepsiCo Kero Coco na chegada, no melhor estilo nordestino de recepção.
E chegou o Grande Dia! Uma imersão nos Saberes de Kero Coco
O público chegou na fábrica da Kero Coco para conhecer seus grandes números, processos e iniciativas sócio-ambientais, guiados pela equipe local e vivendo uma experiência 100% personalizada, com ambientação, itens que contextualizam cada etapa e cuidados especiais para melhor aproveitamento da visita.
O resultado foi uma imersão no universo de Kero Coco, aprendizado e maior valorização do produto que cada um dos ganhadores comercializam todos os dias.
Após a visitação à Fábrica e Fazenda, o grupo deslocou-se para uma embarcação privativa para a PepsiCo com passeio ao pôr do sol, Queijos e Vinhos + Espumante, pelo importante Rio São Francisco. Na embarcação, abrimos a navegação com um repentista, seguido de cantor durante o trajeto do barco e convidando para uma nova perspectiva de apreciar o Rio São Francisco navegando entre Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (Bahia) ao majestoso pôr do sol.
No desembarque o casal Lampião e Maria Bonita aguardavam o grupo para foto em frente à letra Juazeiro e os conduziram até a Cervejaria Nord Haus - Choperia artesanal tradicional de Juazeiro - a primeira cervejaria artesanal do Norte da Bahia. As cervejas são produzidas com os melhores maltes, lúpulos e leveduras do mercado mundial, localizada na Orla da cidade, às margens do Rio São Francisco.
Itens importantes da viagem foram os gifts personalizados, regionais e a contextualização de cada etapa com peças de comunicação especiais. Exemplos desse cuidado com o storytelling do projeto, são a Mini Marmita com Cocada mole embalada com Chita em estampa especial para a PepsiCo acompanhada de uma filipeta que impulsionava a economia circular, explicando que o item foi produzido por cooperativas locais e produtores regionais + 3 mini geleias típicas da cooperativa de mulheres; e o Livretinho de Cordel contando a passagem do grupo no local que foi criado especialmente para o grupo.