Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: [PepsiCo Top Time Amazônia] FLUIR - Conhecimento que desperta os sentidos

FLUIR - Conhecimento Que Desperta Os Sentidos

Candidato: DMC Negócios de Impacto
Cliente: PepsiCo
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Nacional

Troféu Vila Galé
Viagem de Incentivo Nacional

A Pepsico é uma multinacional líder no setor de alimentos e bebidas, oferecendo produtos conhecidos globalmente, como Pepsi, Doritos, Cheetos, Toddy e Kero Coco. A tradicional premiação dos destaques da campanha TopTime da Pepsico é um grande momento para a companhia por reunir seus principais Vendedores, Gerentes e Divisionais de alta performance em um roteiro de viagem que, além de reconhecer e valorizar os resultados, conecta-os aos valores da empresa.
Ano após ano, é necessário inovar no destino e na forma como a experiência será desenhada, para que a viagem não seja apenas de entretenimento e turismo, mas com o desafio de ser um agente transformador para quem vivencia. 
A viagem de premiação da campanha de vendas TopTime da Pepsico, que premia um grupo seleto de melhores vendedores da marca no Brasil, tinha como briefing inicial o pedido de uma viagem de premiação em um cruzeiro comercial da MSC com atividades de entretenimento para o grupo.
A agência, focada em realizar projetos de impacto positivo para os seus clientes e sociedade, criou um roteiro de viagem que ia “além do turístico”: se o mundo inteiro está olhando para a Amazônia com atenção, por que não proporcionar aos ganhadores TopTime a experiência de também apurar esse olhar e permitir-se transformar? 
A escolha do destino atendeu com perfeição os objetivos do projeto de levar os participantes a uma experiência sem precedentes e com a grandiosidade que a Floresta Amazônica garante.
O projeto precisava surpreender, gerar valor e estreitar o relacionamento do participante com a marca empregadora, tornando a campanha de vendas um asset desejado e aspiracional não só para os  ganhadores, mas para toda a companhia, criando o legado para as próximas edições.
No roteiro da viagem era importante criar momentos de celebração dos resultados, transmitir conhecimentos e conexões entre o público e o território cultural visitado, além de reforçar o posicionamento da marca em relação aos aspectos socioambientais e o impacto de suas operações para a sociedade e o mundo.

Vídeo

O mercado de viagens de incentivo e corporativas é responsável por uma grande parcela do impacto negativo do turismo, tradicionalmente não apresenta propósito e engajamento ESG para o público, focado apenas em roteiros e programações suntuosas, mas muitas vezes com pouco valor agregado. 

Associamos com esse projeto, a premiação com os valores da PepsiCo, alinhados à política ESG que a companhia trabalha globalmente e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com a temática “Fluir - Conhecimento que desperta os sentidos”, a viagem trouxe elementos da cultura da região para serem vividos de forma intensa com a gastronomia, as belas paisagens, a música e artesanato, a arquitetura imponente de Manaus, somados à cultura indígena, a serenidade e  exuberância da mata e seus rios, em uma jornada a bordo de um cruzeiro pelo Rio Negro.

Na intenção de gerar um conhecimento rico do maior bioma do mundo para os participantes, o projeto trouxe o influenciador e criador de conteúdo Victor Israel para acompanhar de forma exclusiva o grupo e transmitir ao longo da viagem a sua experiência. 

Muito mais do que um habitante da maior selva da Terra, ele é um defensor incansável da sustentabilidade, um guardião apaixonado pela nossa preciosidade verde: Victor Israel é um filho orgulhoso da Amazônia, um embaixador da biodiversidade que nos inspira a preservar não apenas as árvores que testemunham o tempo, mas também a rica tapeçaria de culturas que se entrelaçam na vastidão de sua terra natal.

Toda a programação gerou diários de bordo que foram compartilhados diariamente com os viajantes,com os seus familiares e com a empresa, no intuito de oferecer um registro rico e de alta qualidade, em tempo real, para ser compartilhado e expandir a experiência para além da viagem em si.

Outros momentos da agenda foram acompanhados por guias locais, cozinheiros tradicionais, intérpretes e especialistas da floresta que garantiram verdadeiras aulas sobre toda a riqueza e sabedoria dos povos, suas tradições e manejos sustentáveis de extração, produção e preservação do meio-ambiente.

O ponto alto da viagem foram as interações com as comunidades indígenas e ribeirinhas transmitindo conhecimento, desmistificando preconceitos e compartilhando sua missão de serem os guardiões da floresta com os viajantes compartilhando espaço e saberes como irmãos. Os participantes da viagem não tiveram apenas o papel contemplativo e passivo, mas atuaram efetivamente para suas próprias transformações pessoais e no impacto positivo nessas comunidades.

Juntos eles representaram a marca em uma doação de kits de materiais escolares, de higiene e de digitalização (com equipamentos de tecnologia) para a Escola Indígena Kanata T-Ykua, localizada na comunidade ribeirinha de Três Unidos, há 71 km distante de Manaus. Por lá, mais de 50 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I seguem o currículo convencional das demais instituições do país, unindo os conhecimentos tradicionais da etnia Kambeba e valores para promover a educação indígena. 

Co-criamos uma cerimônia tradicional com os locais para entregar as doações em mãos para as crianças e profissionais de educação da comunidade, garantindo ao grupo uma imersão genuína nas práticas de inclusão, respeito, diversidade, consciência socioambiental e a troca cultural imprescindíveis para a sustentabilidade daquele bioma.

A experiência foi avaliada como excelente pela liderança PepsiCo e transformadora para quem viveu, conforme depoimentos registrados no riquíssimo material memória da viagem.

O projeto potencializou o posicionamento da PepsiCo de gerar impacto positivo no país, reforçando sua imagem entre comunidades visitadas, mas principalmente pelas trocas entre os locais do grupo. Construímos um elo de consciência sobre a importância da floresta de pé com os participantes da viagem, fundamental para que estes continuem sendo multiplicadores da importância da Amazônia e das culturas locais.

O grau de engajamento, encantamento e conhecimento não se restringiu apenas aos participantes. Os resultados foram amplificados para outros grupos dentro da empresa e para familiares.  Além disso, houve um impacto positivo na geração de trabalho e renda para as populações ribeirinhas e indígenas inseridos no turismo socioambiental local e pela comercialização de artesanato local.

O projeto teve um total de 31 ton de emissões de CO 2 e recebeu o Certificado de neutralização de emissões do evento, realizada por meio da aquisição de Créditos de Carbono e sua devida aposentadoria, isto é, sua utilização definitiva, garantindo que não será reutilizado para outros fins. Contamos com uma rede de fornecedores parceiros certificados por organismos internacionais, garantindo assim a lisura e legitimidade da operação. 

Os objetivos do projeto estavam classificados em relação à fidelização e encantamento do público participante (os ganhadores da campanha de vendas da PepsiCo), mas foram além porque executamos um projeto com propósito, envolvimento da comunidade local e resultados de impacto real: mais do que uma viagem de premiação, a experiência se tornou uma iniciativa de turismo de regeneração, explorando as potencialidades da região para conscientizar e conectar o público com as práticas ESG.



Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o projeto trabalhou em 7 frentes: educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, vida sobre a terra e parcerias em prol das metas.