Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Consórcio Iveco | Juntos na África

Candidato: Momento Viagens
Cliente: Ademicon Consórcio e Investimento
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional

AGÊNCIA 
A Momento se dedica a entregar viagens e experiências que despertem emoções, conecte marcas e pessoas e que façam com que cada indivíduo se sinta cuidado e valorizado. Nosso propósito é valorizar pessoas. Fundada em Curitiba em 2019, conta com um time experiente no mercado, qualificado tecnicamente e inovador, mas, sobretudo, apaixonado e comprometido em cada entrega. 

Nos últimos anos, a agência tem expandido significativamente suas operações, levando clientes para diversos destinos ao redor do mundo e proporcionando toda a sua expertise, que abrange desde a criação e ações de comunicação até o planejamento, acompanhamento on-site e execução de viagens de incentivo, eventos corporativos e logística corporativa. 


CLIENTE 
Ademicon, com 33 anos de mercado, é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, destacando-se entre os cinco maiores do segmento, incluindo bancos. Com atuação nacional, a empresa oferece uma experiência multicanal e conta com os fundos de Private Equity Treecorp e 23s em sua estrutura acionária.  

Pioneira no consórcio imobiliário independente, opera em diversos segmentos, incluindo consórcio de veículos e seguros. É responsável por administrar consórcios de grandes marcas como New Holland, Iveco e Librelato, e clubes renomados, mantendo parcerias estratégicas com bancos como BV e BTG Pactual. Sua missão é proporcionar alternativas planejadas de acesso a bens, sem a incidência de juros, oferecendo soluções financeiras e experiências de vida de alta qualidade para seus clientes. 

CAMPANHA  
“Juntos na África" foi uma ação realizada pela Ademicon para o Consórcio Iveco, destinada a clientes que adquiriram cotas do consórcio da linha Iveco Hi-Way entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020, em todo o território nacional. A iniciativa também premiou vendedores, concessionários, gerentes e coordenadores do Consórcio Iveco que se destacaram durante o mesmo período. Ao idealizar este tipo de ação, a ideia é proporcionar uma oportunidade única para fortalecer os laços entre todos os participantes, promovendo um relacionamento mais próximo e colaborativo entre marca, equipe e clientes. 

Desde 2008, são realizadas pelo Consórcio Iveco viagens para diferentes destinos. Para essa campanha, o Consórcio queria um destino surpreendente, inovador, aventureiro e principalmente que fosse inédito para clientes e ganhadores dos times de vendas.

Vídeo

Os participantes foram divididos em três grupos de 100 pessoas, que participaram do mesmo programa consecutivamente: 



Grupo 1: 27/02/2024 a 04/03/2024 



Grupo 2: 05/03/2024 a 11/03/2024 



Grupo 3: 12/03/2024 a 18/03/2024 



O planejamento deste evento foi desenhado a partir do briefing inicial passado pelo cliente: proporcionar uma experiência enriquecedora que fortalecesse os laços entre clientes e a marca. Sendo o maior objetivo, oferecer uma viagem que combinasse cultura, gastronomia e networking entre os participantes.  



Enfrentando o desafio logístico de coordenar um grande número de participantes em um destino internacional, foram desenvolvidas soluções completas, incluindo: 



Organização e solução de voos para todos os participantes.  



Acomodação em hotel de categoria superior, bem localizado e seguro. 



Logística de roteiro e definição de programação; 



Logística de transporte local e organização de passeios; 



Régua de comunicação 360; 



Registro da viagem com foto e vídeo; 



Organização de eventos, atividades e festas  



 O roteiro proposto para o evento incluiu uma programação detalhada com atividades culturais, oportunidades de networking, reuniões estratégicas e também tempo livre para explorar o destino. A viagem foi planejada com o objetivo de facilitar interações significativas entre clientes e representantes do consórcio Iveco, ao mesmo tempo em que permitiu a imersão na rica cultura local.  

Fidelizar e surpreender o cliente foram objetivos essenciais desta campanha, sendo o maior desafio o cumprimento das expectativas de orçamento do nosso cliente. O orçamento da viagem foi estabelecido em 2019, e com o passar dos anos e as mudanças econômicas, tivemos que nos esforçar bastante para renegociar valores e encontrar novas alternativas que atendessem o grupo, minimizando o impacto no orçamento do cliente. Esse desafio exigiu criatividade e uma abordagem estratégica para garantir uma experiência de viagem incrível, sem comprometer a viabilidade financeira do projeto. 



Também havia a alta expectativa dos participantes em relação à viagem, pois o grupo teve sua viagem originalmente planejada para 2021, mas realizada apenas em 2024 devido à pandemia e a falta de voos diretos para o país. Durante esse período, foi oferecida a opção de troca para um destino nacional, mas a maioria preferiu aguardar pela viagem à Cidade do Cabo. Então era essencial atender a essas expectativas, o que acrescentou uma camada adicional de responsabilidade à missão. 



Fomos os primeiros brasileiros a confirmar grupos com a South African Airways na retomada de voos diretos para a Africa do Sul, em novembro de 2023. 



A Momento preparou um roteiro com experiências que pudessem potencializar a marca do Consórcio Iveco em todos os detalhes, garantindo que os convidados pudessem explorar ao máximo tudo que a Cidade do Cabo tinha a oferecer! 



A interação com os clientes começou muito antes do embarque. Foram enviadas informações e comunicações gerando expectativas e criando um clima de antecipação e entusiasmo desde a confirmação da viagem. Um exemplo disso foi o Webinar, um encontro online realizado para compartilhar tudo sobre o destino, oferecer dicas e tirar dúvidas, garantindo que todos estivessem bem-informados e preparados para a viagem. 



Durante toda a viagem, mantivemos uma comunicação ativa, enviando diariamente links com fotos exclusivas capturadas pela nossa equipe de fotógrafos. Isso permitiu que os participantes usassem e compartilhassem suas experiências em tempo real. 



Ao chegar no aeroporto de Guarulhos, os clientes foram recebidos em um lounge de recepção personalizado onde foram feitas as entregas dos Kits de Boas Vindas do Consórcio Iveco, assistência ao check-in, entrega de documentos e brindes como travesseiro de pescoço, porta voucher personalizado, miniatura Iveco e livro de pintura para crianças. 



O hotel na Cidade do Cabo, cuidadosamente escolhido para o grupo, era localizado no Waterfront, melhor região para se hospedar na cidade. Possuía muitas opções de restaurantes, lojas e pontos turísticos a passos de distância. 



 No hotel tiveram um check-in ágil, com balcão de atendimento personalizado e exclusivo do Consórcio Iveco e estação welcome. 



Ao chegarem nos quartos, os clientes foram recepcionados com uma placa de porta dando boas-vindas, trufas de chocolate com Amarula, iguaria produzida na África do Sul, e um cartão escrito especialmente pela CEO. Nessa primeira noite foi realizado no hotel, um brinde de boas-vindas com a participação dos diretores da empresa para receber todos os convidados na viagem. 



Na manhã seguinte, para contextualizar os grupos com cultura local, foi realizado um city tour panorâmico percorrendo os seguintes pontos: Sea Point, Camps Bay, Vila de Bo-Kaap, Green Market e Jardim Botânico de Kirstenbosch. Água e leques personalizados com a identidade da campanha foram entregues individualmente a cada viajante.  



No outros dias, os passeios detalhadamente planejados para abraçar os viajantes começaram pelo Cabo da Boa Esperança que incluiu o transporte até o local, ingresso para Cape Point Funicular e Boulders Beach, acesso pela Chapmans peak tools, além de guias fluentes em português, escolhidos a dedo, para que os participantes tivessem uma experiência completa e enriquecedora.  



No Aquila Safari, os viajantes embarcaram em um emocionante Safári em um tradicional off-road 4x4 com duração de 3 horas, além de café da manhã e almoço servido no local expandindo a experiência imersiva e exuberante que um safari pode proporcionar.  



Sabores e diversão marcaram o Wine Train, um espetacular passeio de trem por 3 vinícolas da região de Franschhoek, onde em cada uma das parada puderam contemplar as belezas das paisagens naturais e realizar degustações de vinhos e aperitivos saborosíssimos da região. Na última vinícola, Boschendal Wine State, foi oferecido um delicioso piquenique surpresa com música ao vivo durante a última degustação de vinhos. 



Para encerrar a viagem em grande estilo e imponência africana, um jantar cultural foi realizado no lindo restaurante da mais antiga vinícola da Africa do Sul, a deslumbrante Groot Constantia, um local que exala a cultura Sul Africana. Dança, culinária excepcional e pintura corporal tradicional africana fizeram a diversão dos convidados. Incluindo o vinho de sobremesa preferido de Napoleão Bonaparte encerrando a viagem.  



No último dia, para se adaptar aos horários de voos, ofereceremos um kit super completo de café da manhã para que os convidados pudessem levar e aproveitar durante a viagem.  





ROTEIRO 



1º DIA – terça-feira – SÃO PAULO (GRU)   



19h30 > Encontro no aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos) para embarque com destino a Cidade do Cabo. Encontro do grupo no lounge da Heineken – Piso 02 - Terminal 3.  



 



2º DIA –  quarta-feira – SÃO PAULO (GRU) / CIDADE DO CABO  



00h05 > Voo São Paulo para Cidade do Cabo (SA 227).  



12h40 > Horário previsto para chegada na Cidade do Cabo (CPT).  



13h40 > Receptivo no aeroporto e transfer para o hotel.  



14h10 > Previsão de Chegada no hotel e check in 



19h00 - 20h00 > Brinde de Boas-Vindas com o Consórcio Iveco  



 



3º DIA –  quinta-feira – CIDADE DO CABO  



06h00 – 11h00 > Café da manhã no hotel.  



11h00 > Horário de saída do hotel para city tour  



15h00 > Horário previsto de retorno ao hotel.   



Restante do dia livre para atividades independentes na cidade.  



 



4º DIA – sexta-feira – CIDADE DO CABO  



06h00 – 11h00 > Café da manhã no hotel.  



Passeio – Cabo da Boa Esperança 



09h45 > Horário de saída do hotel para passeio  



17h45 > Horário previsto de retorno ao hotel.   



Noite livre para atividades independentes. 



  



5º DIA – sábado – CIDADE DO CABO  



06h00 > Abertura do Café da manhã no hotel 



Passeio Aquila Safari  



06h30 > Horário de saída do hotel para passeio  



16h00 > Horário previsto de retorno ao hotel. 



19h15 > Jantar especial do Consórcio Iveco - Saída do hotel para o jantar.  



23h00 > Horário previsto de Retorno para o hotel.  







6º DIA – domingo – CIDADE DO CABO  



06h00 – 11h00 > Café da manhã no hotel.  



Passeio Wine Train  

09h00 > Horário de saída do hotel para passeio  



16h30 > Horário previsto de retorno ao hotel.   



Noite livre para atividades independentes 



  



7º DIA – segunda-feira – CIDADE DO CABO  



06h00 > Voo de Cidade do Cabo para Joanesburgo (JNB) (Voo SA 302)  



08h00 > Previsão de chegada em Joanesburgo (JNB)  



11h15 > Voo de Joanesburgo (JNB) para São Paulo (GRU). (Voo SA 222)  



16h15 > Previsão de chegada em São Paulo (GRU).  

A viagem para Cape Town, na África do Sul, foi um sucesso absoluto, proporcionando uma experiência inesquecível aos participantes. O evento encerrou com clientes satisfeitos e um sentimento de missão cumprida, ao ver o grupo muito feliz com a programação totalmente realizada.  



Fizemos uma pesquisa de satisfação que avaliou os seguintes aspectos: 


  • Satisfação geral da viagem

  • Companhia aérea South African Airways 

  • Hotel Radisson RED Hotel V&A Waterfront 

  • City Tour realizado na Cidade do Cabo 

  • Jantar especial e passeios oferecidos pelo Consórcio Iveco 

  • Atendimento antes e durante a viagem 




A média geral de satisfação alcançou 9,6. Recebemos 116 respostas ao formulário de feedback, correspondendo a cerca de 38,67% do total de participantes e 77,33% das famílias presentes. 



Outro dado que comprova o excelente resultado da viagem é que 18,18% dos clientes que estavam na África, realizaram após a viagem a compra de uma nova cota de consórcio, que premiava com uma viagem para um Cruzeiro nas Ilhas Gregas, demonstrando confiança e interesse contínuo nos serviços da empresa. Além disso, os comentários recebidos ressaltam a grande satisfação dos participantes com todos os aspectos da viagem, reforçando o sucesso do evento e a alta qualidade dos serviços prestados. 



A seguir, apresentamos alguns depoimentos de nossos clientes: 



“Superou todas as nossas expectativas, o lugar, a equipe, o hotel, os passeios.” 



“Vocês nos surpreendem a cada viagem! Esta foi perfeita, dias lindos, intensos, e muito felizes na África do Sul!  Adoramos cada detalhe desta viagem, e gostaríamos de agradecer por todo carinho de toda equipe Iveco e Momento Viagens, vocês são fantásticos! Abraços e até a próxima.” 

 

“Não precisa melhorar, tudo já foi muito bom.” 



“Experiência incrível! Continuem assim!” 



“Tudo foi muito organizado e todos os funcionários foram muito atenciosos comigo e com a minha família. “ 



“Sem palavras tudo perfeito, só gratidão em nos proporcionar momentos incríveis que jamais iremos esquecer, parabéns a toda equipe Iveco.” 



“Foi fantástico, tudo impecável. Atendimento de todos da equipe nos dava segurança e estavam sempre de prontidão a atender. “ 



“Foi tudo muito bem-organizado. Parabéns a todos os envolvidos!” 



“Fiquei encantada com todo cuidado de vocês.”