A viagem internacional da CNV com destino à Itália ocorreu de 29 de outubro a 4 de novembro de 2023. Foram sete dias de uma programação rica em cultura local.
O planejamento da viagem inicia no projeto de concorrência de agência de viagens, após análise técnica é definida a agência vencedora. Juntamente com a agência, o time de eventos do CCS planejou cada detalhe para proporcionar a melhor experiência e para que tudo fosse memorável.
O público-alvo das viagens são os empregados que atingem e/ou superam as metas de vendas estabelecidas. Esse grupo é composto por funcionários de diversos níveis hierárquicos, geralmente em funções de vendas e atendimento ao cliente, que demonstram excelência e comprometimento com os objetivos do Sicoob.
Na etapa de briefing, solicitamos o desenvolvimento de uma viagem de incentivo para premiar os funcionários que alcançaram os melhores resultados. O objetivo era criar uma experiência memorável que não apenas reconhecesse o esforço e o sucesso dos funcionários, mas também promovesse a motivação e o engajamento dentro da cooperativa. Dentro dos elementos-chave da proposta, citamos alguns:
- Destinos: Escolha de destinos atraentes que oferecessem uma experiência enriquecedora.
- Programação: Desenvolvimento de um itinerário que incluísse atividades de lazer e oportunidades de networking.
- Experiência: Garantir que a experiência fosse personalizada e de alta qualidade.O indicado a representar a cooperativa ganhadora tem somente o custo de emissão de passaporte, caso não tenha e compras pessoais.
Pensando em promover uma experiência inesquecível para aqueles que fazem acontecer no dia a dia do cooperado, o Centro Cooperativo Sicoob arca com todos os custos logísticos, tais como:
- Destino histórico: A escolha do destino dispensa justificativa, um dos berços da civilização, a Itália é um país de tradições. Sua gastronomia é simples e ao mesmo tempo saborosa. Além de castelos, igrejas monumentais, salões com pinturas seculares, muralhas e construções romanas que são algumas das preciosidades do país.
- Deslocamento: Compra de passagens aéreas/rodoviárias nacional e internacional e os traslados inclusos de/para aeroporto e passeios.
- Acomodação de qualidade: As hospedagens são sempre em padrão 4 estrelas mais para proporcionar o melhor aconchego depois de horas de voos ou de caminhadas pelas ruas históricas das cidades. E zelando por isso, todos os quartos são individuais com frigobar incluso.
- Atividades e experiências: Toda programação foi pensada para oferecer grandes momentos de lazer e conhecimento da cultura italiana e sempre com guia local que fala português, uma vez que muitos não conhecem o idioma.
- Seguro-viagem internacional: Para que os participantes não tenham preocupações caso suas malas sejam extraviadas ou necessitem de atendimento médico, é contratado um seguro-viagem internacional individual.
- Suporte personalizado: E para tratar da melhor forma possível os participantes, o canal de comunicação com o time de eventos e RSVP da agência está sempre disponível para que os participantes possam tirar dúvidas. Dessa forma, todas as necessidades dos participantes foram atendidas e a organização evita possíveis problemas futuros.
Desde 2018, promovemos viagens de incentivo para destinos nacionais e internacionais. Nessas viagens proporcionamos atividades de lazer e integração, itinerário cultural e de networking, além de proporcionar, também, um turismo sustentável e experiências imersivas e personalizadas. De lá para cá alguns ajustes foram realizados, como:
- Aumento de ganhadores: O regulamento abarca novo produtos, gerando novas premiações.
- Expansão de destinos: Aumentamos a variedade de destinos e experiências oferecidas ao longo dos anos.
- Aprimoramento logístico: Melhorias contínuas na organização e na qualidade dos serviços prestados durante as viagens.
- Feedback: Implementação de melhorias com base no feedback dos participantes para tornar o programa cada vez mais alinhado às expectativas dos funcionários
A viagem de premiação internacional com destino à Itália, ofereceu uma programação de atividades que visou promover o lazer, a integração e o desenvolvimento pessoal. Todos os participantes receberam um roteiro detalhado com as atividades a serem realizadas. Para registrar os momentos marcantes, foi contratado um fotografo exclusivo para os participantes e, para documentarmos todas as informações, foi feito um relatório pós-viagem a fim de analisar todos os detalhes elogiados e o que pode ser melhorado para as próximas viagens.
Para melhorar a experiência, todos saíram de suas cidades e se encontraram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, assim todos embarcaram juntos para Itália. O ponto de encontro foi no Bar da Heineken no aeroporto, foi disponibilizado um cardápio exclusivo para os participantes.
Como para muitos era sua primeira viagem internacional, 3 coordenadores da agência e 1 do CCS acompanharam todo o grupo para auxiliar em todas as etapas do embarque e da viagem.
No segundo dia de viagem, em Florença a chegada aconteceu por volta das 11h, o almoço foi no rooftop do hotel Baglioni para facilitar o check-in. Em seguida, a tarde era livre para descanso, andar pelas ruas da cidade, conhecer a região. O jantar oficial para as boas-vindas aconteceu no restaurante Obicà Mozzarella Bar, escolhido por ser próximo ao hotel, então aqueles que quisessem prolongar a noite, poderiam voltar caminhando.
O terceiro dia, após o café da manhã, foi realizado o passeio turístico pelo Centro Histórico de Florença, guias locais brasileiros foram contratados para facilitar o entendimento de todos. Por ser um grupo grande, foram divididos em 4 subgrupos. O término do passeio levava ao restaurante Angiolino, para um delicioso almoço regado a vinho. A tarde foi livre e à noite, o jantar aconteceu no restaurante Caffé Concerto Paszkowskyi, uma comida saborosa com harmonização perfeita.
No quarto, enquanto um caminhão levava as malas para Roma, os participantes embarcaram em um vagão exclusivo no trem de alta velocidade para Roma. O primeiro contato com a cidade foi no Angelino Restaurant, típico e delicioso e muito perto do Coliseu, para onde foram andando logo em seguida. A visita ao Coliseu deixou todos muito impressionados com a grandiosidade e a rica história por trás. Terminado o passeio, todos foram para o Hotel NH Vitorio e o jantar desse dia foi livre, todos receberam uma quantia em euro e sugestões de locais próximos ao hotel para irem. Assim puderam escolher a culinária que mais lhes agradavam.
O quinto dia teve uma programação intensa. Começou com um passeio a pé pelo Centro Histórico e puderam conhecer o percurso Roma Barroca – Piazza Navonna, Pantheon, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna. Todos se reuniram para um animado lmoço no Da Romolo Alla Mole Adriana. A tarde foi cheia de energia e encanto com a visita ao Vaticano com um tempinho ao final para comprar umas lembrancinhas. Após ida ao hotel, todos puderam ter um tempinho de descanso. Para finalizar o dia, um jantar de despedida no Meo Pataca, com muita animação com apresentação artística.
No sexto dia, uma manhã livre com almoço no hotel para depois seguir para o aeroporto. Em um voo noturno, no início do sétimo dia o grupo aterrissou em Guarulhos e depois para suas cidades de origem.
Desafios do Projeto:
- Planejamento logístico: Coordenar a logística de transporte, acomodação e atividades para um grupo grande, garantindo que todos os detalhes fossem cuidadosamente gerenciados, principalmente se tratando de uma viagem internacional, que também exige a logística nacional. E como os participantes eram das diversas regiões do Brasil teve um dificultador a mais.
- Orçamento: Trabalhar dentro de um orçamento específico enquanto se mantinha a qualidade e a exclusividade das experiências oferecidas. A variação de câmbio foi um ponto preocupante.
- Personalização: Criar uma experiência que atendesse às expectativas diversificadas dos participantes, considerando suas preferências individuais e perfis variados.
- Greve dos caminhoneiros: Uma semana antes da viagem aconteceu a greve geral dos caminhoneiros o Brasil, que fecharam diversas rodovias e impediu o transporte rodoviário das regiões de diversos ganhadores.