Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Disney Connect Summit

Candidato: On Projeções
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

Serviço Realizado: A On Projeções foi responsável por criar uma experiência visual e interativa no Disney Connect Summit, realizado no Palácio Tangará. Na entrada do salão principal, onde os convidados foram recepcionados, realizamos uma projeção impressionante na parede de fundo, estabelecendo o tom imersivo do evento desde o primeiro momento.

Na sala de apresentação, onde o cliente conduziu as sessões temáticas do encontro, transformamos o ambiente com projeções cuidadosamente mapeadas, que cobriram a parede de fundo, a testeira, quadrados do teto e as cortinas, criando um cenário envolvente e dinâmico que complementou perfeitamente os conteúdos apresentados.

No ambiente externo, onde ocorreu a festa de encerramento, realizamos projeções nas colunas do Palácio, destacando a arquitetura do local de maneira sofisticada. Além disso, desenvolvemos um jogo interativo exclusivo, utilizando câmeras com sensores infravermelhos e lentes de curta distância. Os convidados puderam participar de uma competição de handebol virtual, lançando bolas em áreas específicas indicadas pelo jogo para acumular pontos, proporcionando uma experiência lúdica e inovadora.

Para a execução desses serviços, a On Projeções forneceu e instalou todos os equipamentos necessários, sendo responsável por todo o processo, desde a elaboração do projeto executivo até o transporte, montagem, instalação, operação, regulagem e desmontagem dos equipamentos, realizado por uma equipe técnica altamente qualificada.

Ficha Técnica:
Conteúdo: VJ Spetto
Equipe On: 
Atendimento Comercial: Graziela Adordo;
Assistente Comercial: Laura Barcellos;
Arquiteta: Carolina Guarniero Correa;
Coordenador Técnico: Damian Campos;
Ténicos: Ariel Geraldo Campos; Manoel Francisco De Souza; Edison Monte Costa; Leonardo Magalotti; Renan Miranda Lemes Da Fonseca; Cícero Jonas Barbosa;Felipe Castelo Alves De Oliveira

Vídeo

Briefing, Metas e Objetivos:



O Disney Connect Summit, realizado no Palácio Tangará, teve como principal objetivo apresentar ao mercado a nova plataforma da Disney+ de maneira inovadora e tecnológica. O público do evento era composto por profissionais de comunicação, publicidade e propaganda e de eventos, que precisavam ser informados por uma abordagem diferenciada. Assim, a Disney+ demandava uma comunicação técnica que fosse transmitida com leveza, mantendo o público envolvido.



A recepção dos convidados foi estrategicamente pensada para criar um clima de mistério e encanto, introduzindo a marca pela sutil aplicação das cores e movimento da aurora boreal, que compõe a nova identidade da marca. O fenômeno natural da aurora boreal simboliza a capacidade da Disney de criar experiências encantadoras, tão únicas que parecem magia.



A On Projeções convidou o VJ Spetto para realizar a produção do roteiro da imersão. A aurora boreal foi utilizada para marcar o início da jornada dos convidados, remetendo ao fascínio e à promessa de novas descobertas que a nova plataforma da Disney traria.



Após essa recepção, os convidados foram conduzidos ao salão principal, denominado Salão Cristal, onde foram imersos em um ambiente completamente transformado por projeções no teto, paredes e cortinas. O salão, com mais de 7 metros de pé direito, possui uma arquitetura marcada, de diferentes níveis e linhas de profundidade. Foi pensada uma harmonização da projeção com a arquitetura do local, enquadrando a artes em retângulos no teto, nas cortinas irregulares, na parede lateral contornando as portas e espelhos. No fundo do palco, dispensamos a utilização de tela para cobrir toda a parede, dos pés do palestrante cobrindo até o teto e extremidades laterais.



A imersão promovida com projeções no lugar permitiu que houvesse iluminação suave, com um brilho confortável aos olhos, sem perda de contraste, amplitude no espectro de cores e alta resolução. Além disso, as projeções permitiram uma cenografia que não desvalorizasse a sofisticação e arquitetura do local. O videomapping, dessa forma não deixa de ser uma arte intertextual com a arquitetura e este projeto ilustrou isto de forma majestosa.



O terceiro momento do evento foi planejado para proporcionar um ambiente de descontração e interação social, essencial para a criação de laços e memórias entre os participantes. Após as apresentações, os convidados foram recebidos em um espaço externo do Palácio Tangará, onde a atmosfera de leveza e integração foi reforçada. As colunas do Palácio Tangará foram transformadas em superfícies para projeções que continuavam a temática visual do evento, criando um ambiente festivo e acolhedor. Promovendo uma decoração noturna colorida e com movimento.



Para potencializar a interação e envolvimento dos convidados, foi desenvolvido um game interativo especialmente para essa ocasião, com a demanda da Disney+ de engajar os convidados com com a entrada da ESPN, rede global de esportes, na nova Disney+, trazendo a temática do esporte. O jogo foi desenvolvido e programado pela On Projeções com uma imersão com projeção do piso e parede com lentes de curta distância, câmeras e sensores de infravermelho, e programação por software de detecção de movimento da bola em direção à parede. O convidado então participava de uma competição virtual, com movimentos do handebol, marcando pontos pelo acerto de ícones na projeção contra o tempo.



As artes do jogo foram desenvolvidas pelo VJ Spetto com o plano de fundo de três temas: basquetebol, futebol e futebol americano - três das mais importantes potências em audiência e engajamento do público na ESPN. Os ícones para acúmulo de pontos eram marcas de campeonatos que a ESPN transmite e que, portanto, estariam disponíveis no novo Disney+, ícones como das marcas: Conmebol Libertadores, UEFA Champions League, NFL, NBA, entre outros. Os ícones desciam pela projeção em filas e alguns entravam na tela flutuando e valiam mais, outros tinham o poder de bomba e causavam a explosão de todos, com duração de 45 segundos. O tema do plano de fundo variava automaticamente a cada rodada.



O game não só proporcionou um momento de diversão, mas também promoveu a integração entre os participantes, estimulando a interação de forma lúdica e criativa. Essa experiência foi fundamental para reforçar o espírito de comunidade e celebração que o evento buscava transmitir.

Desafios e Soluções:



Dentre os desafios enfrentados nesse projeto, o principal foi o desafio de criar uma experiência completamente imersiva para um público exigente, habituado a inovações tecnológicas e experiências visuais impactantes.



A sustentabilidade também foi uma preocupação central, exigindo que o evento fosse realizado sem gerar resíduos prejudiciais ao meio ambiente, em conformidade com as diretrizes da Disney e com a Política de ESG. A solução para isso foi o uso de projeções, que não geram resíduos, garantindo completa conformidade com a legislação e mantendo a qualidade e o impacto visual do evento.



Para a cobertura completa do fundo do palco tivemos um desafio extra de planejamento de posicionamento do projetor com relação a possibilidade de geração de sombra. Com lentes frontais ultracurtas e projetores de alta potência, colocados em treliça metálica aérea escondida por cenografia, foram posicionados a menos de 5 metros da parede cobrindo de projeção uma área de 115m2, de maneira que não houvesse qualquer sombra das pessoas no palco.



Outro desafio significativo foi o curto período de montagem, com apenas um dia disponível para a instalação completa dos equipamentos e criação do ambiente imersivo. Isso exigiu uma coordenação precisa e uma execução impecável, garantindo que tudo estivesse pronto a tempo, sem comprometer a experiência planejada.



A criação do game interativo também foi um desafio técnico, exigindo a integração perfeita entre tecnologia e espaço físico. A On Projeções desenvolveu um jogo de handebol virtual, utilizando câmeras com sensores infravermelhos, que proporcionou um momento de descontração e entretenimento para os convidados, alinhado ao briefing que pedia por um elemento lúdico e envolvente.

Resultados Alcançados:



O Disney Connect Summit superou as expectativas, atingindo plenamente as metas e objetivos propostos. O evento conseguiu surpreender um público exigente, utilizando uma comunicação técnica apresentada de maneira leve e envolvente. As projeções imersivas criaram um ambiente visualmente impactante, que não só atendeu às expectativas, mas também elevou a experiência dos convidados a um novo patamar.



O momento de catarse, marcado pela aparição do Mickey, seguido pela experiência descontraída do game interativo, foi altamente elogiado pelos participantes, consolidando o evento como uma referência em inovação e qualidade. Além disso, o evento cumpriu todas as exigências ambientais, demonstrando que é possível realizar eventos tecnicamente complexos e visualmente impressionantes de forma sustentável.



Por fim, no encerramento do projeto Disney Connect Summit, a inovação tecnológica foi a chave para criar uma experiência inesquecível e imersiva. O desenvolvimento do game interativo de handebol virtual, utilizando câmeras com sensores infravermelhos, projetores de alta precisão, e uma programação avançada para detecção de movimento, destacou a capacidade da On Projeções de integrar tecnologia de ponta ao ambiente físico. Esta combinação não apenas cumpriu com os objetivos lúdicos do evento, mas também demonstrou como as novas tecnologias podem ser usadas de forma criativa para engajar o público e elevar a experiência a um nível superior. Essa abordagem não só promoveu a interação entre os participantes de maneira inovadora, mas também reforçou o compromisso da Disney+ em oferecer soluções tecnológicas avançadas, alinhadas às expectativas de um público exigente e habituado a inovações.