Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: The Town 2023

DE BOA NO THE TOWN 2023

Candidato: SegurPro Vigilância
Cliente: Rock World
Segmento: Serviços
Categoria: Segurança para Eventos

Um dos maiores festivais de música do Brasil, idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, o mesmo criador do Rock in Rio, o The Town, teve sua primeira edição em São Paulo em 2023, com a expectativa que ocorra a cada 2 anos.

Realizado nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro de 2023 no Autódromo de Interlagos na cidade de São Paulo, o festival recebeu importantes nomes da música nacional e internacional como Bruno Mars, Demi Lovato, Foo Fighters, Post Malone, Iggy Azalea, Bebe Rexha, Maroon 5, Kim Petras, Marina Sena, Jão, Gloria Groove, Luísa Sonza, Grag Queen, Pabllo Vittar, dentre outros.

O evento promoveu mais de 235 horas de música em 6 palcos distribuídos em mais de 360 mil m² e recebeu 500 mil visitantes. A SegurPro, segurança oficial do The Town 2023 e parceira da Rock World desde 2006, foi responsável pela segurança de todas as áreas do evento com exclusividade.

Em 2023, a SegurPro, empresa de segurança líder no Brasil e no mundo como Prosegur, atuou como Fornecedora Oficial do The Town, quando desenvolveu um plano completo de segurança para atender ao festival.

O projeto contemplou o uso de alta tecnologia e a coordenação de mais de 2.000 vigilantes, todos habilitados com curso e extensão para grandes eventos, contratados exclusivamente para atender ao evento.

A SegurPro utilizou ainda em sua operação, 25 condutores para os cães treinados das raças rottweiler, pastor belga malinois e pastor alemão, além do cachorro mais famoso do mundo dos eventos, o cão robô Yellow.
 

Vídeo

Em 2023, a SegurPro, empresa de segurança líder no Brasil e no mundo como Prosegur, atuou como Fornecedora Oficial do The Town, quando desenvolveu um plano completo de segurança para atender ao festival.



O projeto contemplou o uso de alta tecnologia e a coordenação de mais de 2.000 vigilantes, todos habilitados com curso e extensão para grandes eventos, contratados exclusivamente para atender ao evento.



A SegurPro utilizou ainda em sua operação, 25 condutores para os cães treinados das raças rottweiler, pastor belga malinois e pastor alemão, além do cachorro mais famoso do mundo dos eventos, o cão robô Yellow.



Todas as soluções de segurança do The Town 2023 foram oferecidas pela SegurPro que, ao lado de fornecedores parceiros com expertise e tecnologias de ponta, atenderam aos anseios de um público cada vez mais conectado e preocupado, do começo ao fim, com sua experiência.



A integração dos recursos tecnológicos e humanos geridos de forma estratégica e inteligente traduzem o conceito que a empresa aplica em todas as suas operações pelo mundo, chamado de Segurança Híbrida, no qual especialistas altamente capacitados são conectados por meio de tecnologias inteligentes que geram estrategicamente informações essenciais em um processo preventivo de contratempos.

Os aparatos tecnológicos foram os grandes aliados das equipes de segurança para prevenir e prever situações de risco para o público em geral.



Foram usadas 100 câmeras de segurança, duas câmeras térmicas, dois radares perimetrais israelenses, cinco drones automatizados, 40 bodycams com capacidade para gravação e transmissão de áudio e imagem de alta resolução em tempo real, além de softwares para analítico de aglomeração, analíticos de imagens, contagem e identificação automática de pessoas, e quatro ASUS - bases móveis e autônomas de monitoramento que funcionam com o uso de energia solar — tudo isso monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), montado exclusivamente e de forma dedicada ao evento.



O CCO, implementado dentro do Autódromo, contou com mais de 20 pessoas trabalhando no local, entre profissionais de TI, força policial e bombeiros, que ao lado do time de vigilantes e operadores da SegurPro, monitoraram todo o evento com transmissão e gravação de imagem instantânea. Do local foi possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança, além de gerenciar o efetivo de vigilantes da SegurPro.



Após validação do modelo utilizado no Rock in Rio 2022, a operação do CCO recebeu o apoio do iSOC, o maior Centro de Controle de Segurança da América Latina. O iSOC atuou 24 horas por dia no espelhamento do monitoramento do CCO, como apoio importante principalmente nos momentos mais sensíveis, como a abertura e o fechamento dos portões, encerramento de shows, troca de artistas no palco e sob qualquer aglomeração de público em um determinado local.



Quatro ASUs – base móvel e autônoma de monitoramento de imagens, alimentada por energia gerada através de placas solares - foram distribuídos em locais específicos, de acordo com a necessidade da operação.



Tudo isso foi essencial para promover a segurança do público durante os cinco dias do evento.

O Yellow, famoso cão robô da SegurPro usado em grandes eventos, também esteve presente para alegria dos visitantes sortudos que cruzaram com ele. O Yellow é especialista em grandes eventos, e já conta em seu currículo com o Mutua Open de Madrid e Rock in Rio Lisboa e Brasil, além da Formula 1 no Brasil. O Yellow fez rondas em locais de difícil acesso ao homem, como embaixo de palcos, e em áreas isoladas como às margens da lagoa. Utilizando tecnologia 5G, o Yellow coletou dados do ambiente e os reportou ao Centro de Controle Operacional da SegurPro em tempo real.



Atenta às necessidades do público do The Town, a SegurPro ofereceu ainda um serviço de atendimento ao público. O Ponto Seguro também foi usado como base de apoio e acolhimento às crianças e pessoas eventualmente perdidas no evento, até que seus responsáveis fossem localizados.

Por já nascer como um dos maiores eventos do país, seus impactos são astronômicos em cada área que atua.



O The Town atraiu meio milhão de fãs durante seus cinco dias, sendo cerca de 65% de fora da cidade de São Paulo. Na cidade de São Paulo tivemos uma ocupação em hotéis superior a 85%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP).

Na Cidade da Músic,a foram mais de 1,15 milhões de transações de compras (Fonte: Rede, meio de pagamento oficial do festival), mais 75 mil chopes vendidos pelo app do The Town, que foi baixado mais de 300 mil vezes. Na loja de produtos oficiais, mais de 100 mil itens foram vendidos, esgotando assim, 93% dos produtos, segundo dados da Rock World.



The Town registrou também a maior operação de copos reutilizáveis do Brasil, 472 mil copos foram descartados de forma correta, gerando menos resíduos.



A comunicação do festival alcançou mais de 145 milhões de pessoas, via cobertura e outros meios de comunicação. As redes sociais do The Town capturaram cada momento dos dias de festa em tempo real, resultando em um aumento de mais de 293 mil seguidores. No X, antigo Twitter, foram 224 horas nos trending topics e 74 tags nos trendings. Além disso, um alcance de mais de 145 mil pessoas com as campanhas do festival.



De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o festival movimentou 1,9 bilhão de reais na economia da cidade, superando as expetativas previstas. Além disso, o festival gerou 23,4 mil empregos diretos e indiretos.



Da parte de segurança, como Fornecedora Oficial, a SegurPro registrou pouquíssimas ocorrências nos cinco dias de festival, sendo que na sua maioria se referia a transferências de público da frente do palco por questões de saúde ou segurança, tentativas de entrar no evento portando objetos proibidos, e tentativas de acesso indevido, que foram frustradas devido a atuação da equipe de segurança da SegurPro.