Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Bold no Lollapalooza

Capa do projeto apresentado.

Candidato: Grupo UmaUma
Cliente: Bold Snacks
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

A Agência Haute, do Grupo UmaUma, atuante há mais de 15 anos no mercado de festas e eventos corporativos é referência em Brand Experience & Live marketing. Atuante desde a concepção de projetos até a execução, cria experiências proprietárias e ativações, e tem como cases de sucesso: Bud Mansion, Numanice, Facebook Pride, Corona Sunsets e Réveillon Trancoso.

Entre sua carteira de clientes, desenvolveu um relacionamento próximo com a marca BOLD, e através de sua expertise, conquistou o projeto da marca para estar pela primeira vez no Lollapalooza Brasil.

A marca BOLD nasce com a proposta de provar que snacks não precisam ser os vilões de uma alimentação mais balanceada. Com um portfolio de produtos variado, entre barras de proteína e barras de chocolate fit, foca em entregar sabores incríveis e extremamente gostosos. Em constante crescimento, a marca segue inovando em seus lançamento afim de atingir novos públicos e contribuir para uma rotina mais positiva todos os dias.

Criado em 1991 por Perry Farrell, o Lollapalooza é um festival de música, arte, gastronomia e moda que acontece anualmente em Chicago, desde 2005. Originalmente, o festival foi criado com a ideia de ser itinerante, e com seu sucesso, conquistou sua expansão em países como Argentina, Chile, Brasil, Suécia, França, Alemanha e Índia. No Brasil, acontece durante três dias, ocupando os 600mil m² do Autódromo de Interlagos em São Paulo. Além das apresentações musicais, o festival oferece espaços de lazer e ativação de marcas em estandes para entretenimento e divulgação.

Vídeo

Galeria de Fotos

A marca BOLD, conhecida por suas barras de proteína saudáveis e saborosas, entra no Lollapalooza Brasil pela primeira vez com uma estratégia inovadora de capturar a atenção do público variado e ativo do festival. Sendo uma marca jovem e que tem como propósito proporcionar o consumo de snacks nutritivos e práticos, viu no festival a oportunidade de se conectar com um público amplo, mostrando que os produtos BOLD são grandes aliados na correria do evento, garantindo energia e disposição.



Metas:

Gerar experimentação de produto para novos e antigos consumidores; Impactar públicos diversos com exposição de marca; Captação de leads; Experiência gameficada de fácil participação e aumento do número de seguidores na base das redes sociais da marca.



Objetivos propostos:

Promover a marca e seu portfolio de produtos despertando o interesse do público, gerando reconhecimento e identificação através de envolvimento significativo em espaços e novos cenários além de levar para a audiência a mensagem de que BOLD era a opção saudável e gostosa que chegou para salvar na correria de forma prática, dando energia sem perder um minuto do seu artista favorito.

O principal desafio deste projeto foi criar uma ativação de marca que se destacasse em um ambiente altamente competitivo e dinâmico como o Lollapalooza. A necessidade de captar a atenção dos participantes que estão constantemente em movimento entre os palcos exigiu uma abordagem criativa e estratégica. Outro desafio foi garantir que a experiência oferecida no estande fosse rápida e eficiente, evitando longas filas e proporcionando uma interação fluida e memorável em um espaço para marcas de apoio, ou seja, de apenas 25m².



Para suprir os desafios e atender ao briefing com êxito, desenvolvemos um projeto baseado em três pilares principais: Gameficação, criatividade e excelência operacional. Acreditamos que oferecendo um espaço que entregasse essas três frentes com êxito, teríamos a fórmula perfeita para fazer do estande de BOLD um sucesso dentro do Lollapalooza.



A proposta utilizou elementos de gamificação e interatividade que não apenas atraíram, mas também engajaram profundamente a audiência do festival. Criamos uma dinâmica que direcionava o público do festival a seguir as redes sociais de BOLD de forma a liberar nossa experiência dentro do espaço. O que garantiu a ampliação da base de seguidores da marca, impactando esse público também no ambiente virtual e auxiliou no controle do fluxo de pessoas.



Inspirados pelos famosos tubos das lojas de M&Ms, trouxemos para o espaço dispensers com 6 sabores de BOLD em um formato exclusivo de amostra, que auxiliaram na composição do espanço, deixando-o mais dinâmico e atrativo. Dessa forma, o público pôde retirar seus sabores preferidos e ainda conhecer novos.



A experiência não parava por aí: além de garantir sua BOLDinha na faixa e ter o role salvo na hora da fome, implementamos uma dinâmica de prêmios utilizando adesivos dourados e furta-cor nas barras de proteína, em uma espécie de “barrinhas premiadas” que garantiram brindes variados, desde "estanques bags" e "phone straps" até "1 ano de Bold" como prêmio máximo. Além de promover os produtos, a ação proporcionou valor adicional aos participantes através de prêmios úteis e desejáveis, fortalecendo a conexão emocional com a marca.



Na parte externa do estande também rolou ativações da marca e venda de produto que garantiu ainda mais abrangência e exposição de marca, engajando o público e gerando desejo e curiosidade. Na prática, ambulantes ao redor do estande convidavam o público a participar da dinâmica dentro do espaço, enquanto promotoras realizavam quizzes na fila, distribuindo barras e prêmios adicionais. Além disso, garantimos um brinde extra para todo mundo que passou pelo espaço com um fotógrafo de câmera analógica que registrou a presença do público no nosso photo opportunity.



O design do estande e a organização das atividades garantiram um fluxo contínuo e controlado de participantes, proporcionando uma experiência positiva e sem aglomerações. Combinado com as iniciativas de amostras grátis, prêmios e oportunidades de fotos, conseguimos surprir nossos desafios e cumprir com o briefing e objetivos do cliente de que a mensagem da marca fosse amplamente difundida, tanto dentro quanto fora do festival, maximizada pela hashtag #BOLDSALVANOLOLLABR.

O Lollapalooza foi um grande acerto como estratégia para amplificar o conhecimento de marca com novos públicos e divulgar seu portfólio através de experimentação. Com a saída de mais de 30 mil amostras e mais de 10 mil brindes, Bold realmente salvou o rolê de quem estava no festival com produtos e brindes funcionais e úteis, além de um experiência gameficada divertida que entreteu o público através de um equipe engajada e uma mecânica rápida que garantiu muitos prêmios.



A conexão entre on e off também foi super efetiva graças à mecânica criada e a dedicação do time em captar novos seguidores na fila do estande. Dessa forma conseguimos ampliar a base de leads para a marca e a base de seguidores e interações nas redes socias proprietárias e através de influenciadores pagos e orgânicos também.



As imagens anexadas mostram o grande impacto da marca com o público presente e para além dos portões do festival. Excelência na execução do projeto atrelada à ideias criativas e uma boa comunicação de marca garantiram: 7º lugar como marca mais comentada nas redes sociais no Relatório Stilingue By Blip considerando ser o primeiro ano da marca dentro do festival como marca de apoio (estande de 25m²); Uma fila enorme que comprovou o desejo e interesse do público pela marca e seus produtos e brindes e comentários de seguidores e participantes que foram desde “Contagem regressiva para 2025” até “Eu amei tudo, foi a melhor ativação do festival [...]”.



Por fim, e não menos importante, conseguimos reduzir o descarte de materiais redirecionando partes do estande para serem reutilizados pelo cliente em outros eventos como o luminosos da marca e a gigantografia da barrinha. Os dispenser de acrílico também voltaram para o fornecedor de cenografia, sendo reutilizado em novos projetos futuros.