Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Almada

Cenografia para palco - tour Almada

Candidato: ADAMA
Segmento: Cliente Final
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte | Clientes

Sobre a ADAMA:

A ADAMA é uma das líderes globais em proteção de cultivos, com uma presença consolidada em mais de 100 países e uma força de trabalho de 9.000 colaboradores. No Brasil, a empresa conta com 700 funcionários e duas plantas de produção, responsáveis por um faturamento de US$ 847 milhões. Desde sua fundação, pela fusão de duas empresas israelenses em 1997, e seu rebranding em 2014, a ADAMA tem se destacado pela inovação e qualidade em seu portfólio, que inclui Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas, Nematicidas e Biossoluções.

Sobre o evento:

O evento Tour Almada fez parte das estratégias para o lançamento do novo fungicida para a cultura da soja da ADAMA. Trata-se de uma série de 12 eventos em formato de palestra + jantar e foi realizado em 12 cidades da regional SUL para um público de 100-150 agricultores cada. 


Ficha Técnica:

Agencia de Comunicação: Cerebelo 
Organização dos eventos corporativos: Atmosfera Eventos
Cenografia: Atmosfera Eventos
Projeto 3D: Kanau
Coordenação e organização geral: Time de marketing ADAMA
 

Vídeo

1. O projeto



O desafio inicial deste projeto foi traduzir os elementos da identidade visual do Universo Bom de Soja em uma instalação cenográfica que integrasse o palco do evento de forma impactante. Dada a temática de espaço e luz, nosso objetivo era selecionar materiais que não apenas refletissem essa atmosfera de modernidade, mas que também proporcionassem uma interpretação visual rica e envolvente.



2. Medidas



O design cenográfico foi desenvolvido para ser adaptável a diferentes atmosferas, adequando-se a locais com pé direito de 3 metros, comuns em salas comerciais, até espaços amplos. Em ambientes com pé direito maior, o cenário foi projetado para ser facilmente montado sobre um tablado ou palco, sem comprometer o conceito criativo original. Para maximizar a logística de transporte, priorizamos soluções modulares que pudessem caber em uma caminhonete e ser utilizadas em sua totalidade ou de maneira parcial, conforme as exigências do evento. Assim, as placas foram dimensionadas com 1 metro de largura, garantindo versatilidade e praticidade.



3. Opção de materiais



A cenografia deste evento demandou uma abordagem inovadora e eficiente em relação ao uso de materiais. Nossa missão foi encontrar soluções que não apenas respeitassem o valor orçamentário, mas também garantissem alta durabilidade. Para isso, desenvolvemos uma estrutura modular utilizando painéis em metalon com gradeado preto, conferindo um visual leve e arejado. A estratégia de iluminação cênica foi fundamental: a estrutura vazada permitiu que a luz do evento atravessasse o material, criando um efeito lumínico que ressoava com o conceito visual desejado.



Para simular a iluminação do KV, utilizamos mangueiras de Neon para formar as órbitas dos planetas, garantindo que esses elementos estivessem sempre alinhados por meio de um design pré-moldado que facilitava a instalação. As representações dos planetas e logotipos foram confeccionadas em caixas leves, de poliestireno adesivado retroiluminado, finalizadas com ganchos em U para ajuste da altura no painel. Cada peça foi projetada para ser utilizada de forma independente, facilitando a rápida montagem e desmontagem no local do evento.



4. Agilidade de montagem e aproveitamento dos materiais



Considerando o cronograma apressado dos eventos, foi crucial desenvolver um sistema que permitisse a montagem rápida em meio período por um único produtor. A estrutura foi meticulosamente planejada para garantir uma montagem eficiente e intuitiva, desde os componentes estruturais até as necessidades elétricas.



Além disso, o compromisso com práticas sustentáveis foi um diferencial importante. A área de ESG da ADAMA nos desafiou a reaproveitar as peças de comunicação produzidas, utilizando os mesmos materiais em todos os eventos. Essa abordagem não apenas promoveu a capilaridade das ações realizadas, como também reduziu significativamente o impacto ambiental ao minimizar a geração de resíduos.



 

O briefing definia que o objetivo não era apenas realizar um evento, mas criar uma experiência replicável e de alta qualidade para 12 localidades. Assim, a meta foi assegurar uma mensagem unificada do Universo Bom de Soja, mantendo a excelência em todas as edições.



Para atender esse briefing de forma eficaz, desenvolvemos um ‘enxoval’ que não só facilitou a adaptação dos eventos, mas também priorizou a sustentabilidade. Assim, conseguimos otimizar recursos, evitando desperdícios de material e minimizando a geração de resíduos em cada uma das localidades



O cenário foi inspirado no KV do Universo Bom de Soja, uma peça cuidadosamente elaborada para destacar as soluções oferecidas pela ADAMA para a cultura da soja. O cenário deveria não apenas compor esteticamente o ambiente, mas também atuar como um suporte visual para uma apresentação em um painel de LED de 4x2, integrando apresentações de produtos e uma performance musical durante o jantar.





Considerando que os locais dos eventos ainda não estavam definidos no momento da estruturação do projeto, nosso time buscou soluções flexíveis, projetando uma cenografia que pudesse facilmente se adaptar a diferentes características de estrutura e medidas, incluindo variações no pé direito dos salões.



O cenário não só precisava ser de fácil montagem e desmontagem, realizável por apenas duas pessoas, mas também deve ser otimizado para transporte eficiente em uma caminhonete, viabilizando a logística necessária para percorrer as 12 cidades com facilidade e rapidez.



O cenário construido passou pelas seguintes cidades:





Maracaju, MS - 26 de julho | Salão Agrícola Kanada

Dourados, MS - 28 de julho | Ponto Sul Parrilla

Londrina, PR - 07 de agosto | Buffet Atlântico 

Lapa, PR - 10 de agosto | Espaço porta Bela

Cândito Mota, SP - 14 de agosto | Salão de Eventos Coopermota

Santa Cruz do Sul, RS  - 22 de agosto | Sede Afubra

Cruz Alta, RS - 23 e 25 de agosto | Restaurante Rio Branco

Santa Maria, RS - 28 de agosto | Espaço Ouro Preto

Passo Fundo, RS -  30 de agosto | Espaço Casa do Bosque

Guarapuava PR - 01 de setembro | Restaurante Dom Nunez

Ponta Grossa, PR  - 21 de setembro | Espaço Villagio Verde

 

O desafio era criar um cenário itinerante que fosse impactante, adaptável e coerente com a identidade da marca, percorrendo mais de 6.000 km por 12 cidades em 4 estados diferentes. Nosso projeto não apenas engrandeceu os espaços onde foi montado, como também se mostrou extremamente versátil, adaptando-se perfeitamente a diferentes tipos de locais, desde grandes salões de eventos até restaurantes mais intimistas.



O design do cenário foi um grande sucesso entre os participantes, proporcionando uma experiência visualmente atraente e ampliando a percepção do painel de LED 4x2 em qualquer espaço. O painel se tornou um dos pontos mais instagramáveis do evento, gerando um engajamento significativo nas redes sociais.



O projeto não só alcançou, mas superou os objetivos do cliente, culminando no reconhecimento internacional pelo Prêmio Spotlight da ADAMA, na categoria 'Delivering for our Customers', destacando-se entre cases de mais de 100 países. Além disso, conquistou o Espantalho de Ouro no Prêmio ABMRA 2023 na categoria 'Ações de Dia de Campo', reafirmando seu impacto e excelência no mercado nacional.