Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Zurich no Conec 2023

Zurich no Conec 2023

Candidato: Alternativa F
Cliente: Zurich Seguros
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência tem como regra pensar diferente, fora da caixa. Nosso time joga para vencer e entregar os melhores resultados.
A agência traz um formato mais próximo, flexível e com identidade própria, onde o cliente não é apenas mais um. Cada evento, independente de formato e tamanho, conta com a participação direta dos nossos sócios-diretores, além de ter uma mistura única de criatividade e resultados, oferecendo o inesperado. Pode escolher qualquer ponto do nosso país ou do planeta. A Alt. F. oferece, até por seu formato boutique, o melhor atendimento, com excelência nas entregas de eventos. Em nosso portfólio você vai encontrar projetos em território nacional, em locais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como: Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.
Nossos projetos nascem do pensamento estratégico e inovador. Suas concepções buscam um início, meio e fim, onde tudo conta uma história e segue um enredo. Essa é a nossa filosofia desde a concepção criativa e de tema, passando pelo conceito visual, o projeto cenográfico e de decoração, A&B, brindes e ativações. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Alternativa F traz um atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera todas as expectativas.

Vídeo

Conteúdo

 

O cliente

 

Fundada na Suíça em 1872, com sede na cidade de Zurique, somos uma das seguradoras globais mais experientes do mundo. Com cerca de 56 mil funcionários, oferecemos uma ampla gama de produtos e serviços de ramos elementares e de vida em mais de 210 países e territórios. Atendemos pessoas físicas e jurídicas – de pequenas empresas a multinacionais. Trabalhamos para estar também entre as empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo.

 

A empresa chegou ao Brasil em 1984 para atender clientes multinacionais com atuação no país. Começou com um escritório de representação com a Companhia Internacional de Seguros e, após adquiriu a Companhia Anglo Americana, mudou a razão social para Zurich Brasil Seguros S.A. Em 2008, adquiriu integralmente a Minas Brasil Vida e Previdência e grande parte das ações da companhia de seguros Minas Brasil.

 

Sobre o evento:

 

O Sincor-SP promoveu entre os dias 05 e 07 de outubro, no Transamerica Expo Center, o Conec 2023.

 

O evento reuniu grandes palestrantes e teve como principais atrações a tradicional Exposeg, as premiações shows e o parque gastronômico.

 

O congresso contou com palestras simultâneas, shows de grandes artistas, espaço gastronômico, prêmios, ações sociais e uma feira de negócios, a Exposeg.



Como principal instituição de ensino de seguros do Brasil e apoiadora do evento, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) esteve presente nos três dias de atividades, com delegação composta pelos dirigentes e por gestores de Ensino, Marketing, Comunicação e Vendas, para ações de relacionamento e lançamento de novidades exclusivas.

 

O briefing do cliente:

Seguir a linha apresentada em 2019 e 2022, com temática de sustentabilidade e possivelmente abordar o Zurich Forest como tema;

Utilizar boas práticas como uso de madeira certificada e vegetação;

Cardápio com opções vegetarianas;

Exposição de conteúdo por meio digital (QR Code);

Apresentação de ativações e premiações que remetem à floresta.

 A seguir, detalharemos cada área/ativações e como elas foram executadas.

 

Galeria de Fotos

O Estande

Criamos um projeto de estande com 84 m², que contou com uma estrutura aberta, testeira ripada com forma orgânica em madeira crua certificada, com vegetações e logo da Zurich em letra caixa.

No estande também havia com um grande bar central em formato orgânico, criando um efeito de onda, com lustre redondo em metal revestido com vegetações e neon, que teve destaque e uma lateral focado em drinks especiais, além de cozinha e deposito.

O layout teve inspiração nos escritórios da empresa ao redor do mundo e no Zurich Forest, um projeto em conjunto com o Instituto Terra, uma organização sem fins lucrativos, fundada por Lélia e Sebastião Salgado para recriar florestas nativas e restaurar a biodiversidade de plantas e animais, na antiga fazenda de caldeiraria “Bulcão”, no vale do Rio Dolce.



Seu design institucional sofisticado e com foco em sustentabilidade, tinha um espaço aberto, ambiente para relacionamento onde a equipe de venda da Zurich pode estabelecer conexões e compartilhar momentos de descontração com seus principais clientes.

Alimentos e Bebidas:

Selecionamos um serviço exclusivo de buffet, com opções de coquetel diferenciadas, como: mini bolos, biscoitos, quiches, folhados, porções quentes servidas no bowl, salada de frutas, ceviche, mini sanduiches e docinhos.

Além de máquina de café Nespresso, Chopp da Colorado e um Health Bar, que são shots de smoothies de frutas e temperos naturais.  



Recepcionistas:

O evento contou com dois recepcionistas, contratados para cuidar da entrega dos brindes para os clientes e receber os interessados em relacionamento com a Zurich.

 

Ativação:

O estande contou com uma ativação de garra, onde os participantes tentavam pegar o elemento na máquina para ganhar brindes.

Diferencial:

O evento contou com a presença do CEO da Zurich, Edson Franco.

Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções



Alguns desafios foram impostos desde o início. Veja abaixo como lidamos com cada um deles.



1 - Como conseguir com o que o stand ficasse movimentado durante a feira, tendo ao lado as principais concorrentes?

A estrutura do estande foi muito elogiada, sobretudo pela conexão com a questão ambiental.

 

2 – Acredita que a participação da Zurich causou o impacto desejado?

A participação da Zurich foi noticiada em alguns veículos digitais:

https://cqcs.com.br/noticia/zurich-seguros-aborda-sobre-sustentabilidade-e-faz-pre-lancamento-de-produto-no-conec-2023/

https://www.insurtalks.com.br/posts/zurich-marca-presenca-no-conec-2023

https://www.segs.com.br/seguros/384614-zurich-marca-presenca-no-conec-2023

 

Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

 

Como resultado geral, o estande da Zurich teve um excelente nível de satisfação, com percentual de 98,9% de satisfação. O estande foi elogiado, sobretudo na questão de preocupação ambiental.



Dados Gerais:

A formalização do cliente veio com 4 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 30 dias até a data da montagem.



Foram mais de 5 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Pavilhão, a construção do estande levou 3 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e a montadora foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das paredes de sustentação dos LEDs, montagem do teto/testeira, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.



A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.



A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador e 1 Produtor Técnico.



Passaram pelo evento cerca de 10.000 pessoas.