O Mundo Pixar é uma exposição com experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.
A agência planejou o evento de janeiro a junho, foram 5 (cinco) meses de trabalho contínuo antes da primeira montagem de 2023.
Para a equipe de criação estudar as Franquias e entrar nos mundos dos personagens, extraindo os principais cenários e sentimentos de cada um é uma tarefa cumprida com exatidão. Revisar muitas cenas para escolher a melhor! Tudo é aprovado diretamente com a Disney e Pixar.
Envolvidos na concepção, produção, construção, operação e organização da Exposição Mundo Pixar estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.
Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, agora com 3.400m², e a parceria com o Shoppings, que sempre estão nos melhores pontos das cidades, com fácil acesso e localização privilegiada.
Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura que viralizou nas redes sociais é construída em madeira naval.
A fachada tem todos os personagens icônicos dos Filmes construídos em metal com aplicação de impressões em gigantografias. As estruturas medem um pouco mais de 3m. O Logo Mundo Pixar é produzido em relevo,
A entrada da tenda acontece sob um semicírculo com 3 linhas de leds e rampa produzida em madeira com pintura na cor preta.
O Foyer e a Loja são estruturados para ser frequentado por um público geral, o que traz a oportunidade de muitas pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo. Aí, neste espaço, encontramos um espaço instagramável. Grandes trapézios com volumetria, construídos em madeira abrigam os personagens produzidos em madeira plotada com cobertura de adesivo impresso. Outros três grandes trapézios criam o fundo para as malas dos personagens que estão prontos para embarcar na viagem do Mundo Pixar.
No espaço temos o "totem das setas malucas" que apontam para todos os lados e indicam que aqui o lugar é para todos.
A bola Pixar, ícone da marca está no foyer e é produzida em fibra e pintura automotiva mede 1,5m e diâmetro. Nas laterais desse espaço, dois grandes Totens com placas de led apresentam os personagens que encantam todas as crianças.
Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso. O túnel arredondado é todo recoberto com placas de led, nele os visitantes têm o primeiro contato com os personagens que aparecem em conteúdo exclusivo.
Lá dentro, a experiência ocorre em grupos de 60 pessoas que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.
Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D. A confecção destes é cheia de detalhes e hoje, no Brasil, só existem duas empresas licenciadas pela Disney para confeccionar estes.
Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.
Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso das novas edições, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.
Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile.
Não existe degraus no Mundo Pixar, o PCD tem acesso a todos os lugares.
Todos os objetos e móveis são inspirados nos filmes da Pixar e a construção de salas como Toy e Ratatouille possuem objetos gigantes e com acabamento de pintura artística.