Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Mundo Pixar 2023

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

No Brasil, o Mundo Pixar já está em sua 4ª edição (SP, RIO, POA e FORTALEZA). Sendo um sucesso de bilheteria em São Paulo, no Rio de Janeiro em Porto Alegre. Recebeu aproximadamente 1000000 de visitantes apaixonados pela Disney-Pixar. Com base na economia criativa compartilhada, a agência foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. A SolutiOnOff também é responsável pela consultoria de produção, logística e criativa da ida do projeto para fora do Brasil. Sim, o Mundo Pixar virou internacional! Do Brasil direto para o Mundo, tendo em 2023 duas edições realizadas simultaneamente, uma na Cidade do México e outra e Madrid. 
A agência também apresenta um conjunto diversificado de estratégias de marketing para alcançar um público amplo e engajado no Mundo Pixar. A abordagem inclui campanhas digitais direcionadas e promoções planejadas para otimizar o alcance. Com o intuito de elevar a visibilidade, recorre-se a meios offline, como o out-of-home (OOH) por onde se instala o Mundo Pixar, criando um impacto visual. A parceria com veículos de divulgação, incluindo redes de televisão e a RBS, assegura uma cobertura abrangente do público-alvo. Já a mídia orgânica é realizada por meio de influenciadores, que divulgam o evento de forma atrativa e autêntica.
A agência cuida de toda a operação, da montagem à desmontagem, e está diariamente presente na organização operacional.

Sobre a Disney: 
The Walt Disney Company, mais conhecida apenas como Disney, é o maior conglomerado de mídia do mundo.  A empresa cresceu com o lançamento de animações consagradas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Com tantos sucessos sob seu guarda-chuva, a Disney passou a diversificar suas produções a partir dos anos 1950, com filmes live-action, investimentos em TV, além dos parques de diversões temáticos. A Disney passou também a adquirir várias outras empresas. Como resultado, estúdios gigantes hoje operam como subsidiárias, como Lucasfilm, Marvel Entertainment, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight Pictures. Também operam sob a Disney canais de TV como a ESPN, Star e National Geographic, presentes no Brasil, além de outros dedicados a programação infantil, como o Disney Channel. No exterior, a empresa ainda é responsável pela emissora ABC, também controla diferentes serviços de streaming direct to consumer, como é o caso do Disney+.
 

Vídeo

Criar e cuidar da montagem, produção e operação de um estande de 3.400m² é um trabalho incrível, e se ele ficar montado 90 dias?  É muito trabalho, sem dúvida alguma! Cada dia é uma superação, cada momento uma necessidade! E ter que montar ele outra vez, em outras terras e na sequência? É para poucos! Cuidar de uma operação onde se tem como transporte do material 40 carretas, não é brincadeira. E ter que deixar tudo pronto em 45 dias, é trabalho!



Mas, é o trabalho que amamos!



E, o mais importante, é que a montagem, a qualidade, a beleza da cenografia precisam estar idênticas, todos os dias, para que a experiência seja igual para todos os visitantes, não importando o dia que foi e muito menos em qual das Edições ele esteve!



O maior desafio foi a montagem do projeto em 2 praças distintas, na sequência uma da outra Rio de Janeiro e Porto Alegre, por conta do tempo de operação. Para cada montagem é necessário um tempo de trabalho de 45 dias. Para conseguir precisamos começar a montagem da tenda em Porto Alegre 15 dias antes da desmontagem do Rio de Janeiro.



A equipe base do projeto é fixa e alocada para cada praça de montagem. Técnicos som e luz, técnicos do ar-condicionado e dutos, coordenação e gerência operacional, além de cenotécnicos.



Órgãos para aquisição de licenças, vistorias diferentes para o funcionamento, cada um com sua burocracia e prazos também são desafios. 



Contratação de equipe local para os serviços de monitoria, limpeza, segurança e bombeiros recebem treinamento "do jeito Disney de atender".



Os objetivos são iguais para qualquer edição:

• A experiência necessita superar as expectativas pela organização, atendimento e qualidade de serviços

• Apresentar cenografia e tecnologia que encante todos os visitantes, independentemente de sua idade.

•Realizar venda de Ingressos.

•Ter Inclusão e acessibilidade em todas as áreas.

•Atrair fãs, crianças, adultos e famílias.

•Promover loja conceito dos Produtos Pixar.

•Funcionar de terça a domingo, incluindo feriados.

•Criar uma mecânica e planejamento para as visitações.

•Realizar o evento em local acessível e com espaço e pé direito capazes de receber as cenografias.

•Importante e fundamental não deixar que uma franquia se misture com a outra.

•Pensar em espaço para área de serviços.

•Fazer do MUNDO PIXAR um evento VIVO, para que a cada nova exposição apresente algo diferente, como um presente, para a praça visitada.



São 10 franquias e 12 salas com muita cenografia.

As franquia definidas para serem trabalhadas na 2.ª e 3ª  Edições do Mundo Pixar foram : Up - Altas Aventuras; Monstros S/A; Toy Story; Carros; Divertida Mente; Ratatouille; Soul, Lightyear e Procurando Nemo.

A grande novidade da edição do Rio de Janeiro foi a franquia de LUCA, que entrou no lugar de Os Incríveis, apresentado em São Paulo, e em Porto Alegre a estátua 3D do Nemo. Ou seja, no caso do Rio de Janeiro, a montagem de uma sala nova, repleta de detalhes, trouxe um desafio ainda maior.



Ainda foi dado destaque na fachada para o personagem ícone da marca, o Luxo Jr, e para a sala 270, que apresenta conteúdos e personagens da Pixar projetados numa tela em 270°.



Todos esses desejos, e mais a responsabilidade de montar um evento que agradasse um público tão diverso tornaram-se o grande desafio!



Bem, como base, a agência seguiu os ensinamentos do próprio  Walt Disney: 

“Arrisque-se! Não faça loucuras, mas ouse na hora de empreender”.



Foi feito! A agência inovou novamente, foi criativa e montou novamente o maior evento da Pixar, em extensão, já realizado no mundo, agora com 3.400m², em São Paulo a exposição foi montada em 3.000m².



Outro grande desafio foi criar soluções para que o público chegasse perto das estatuas, porém em espaço delimitado e sem que as fotos saíssem cheias de uni filas. Conseguimos. 

Aumentamos os espaços de Carros, UP e Luca, locais que se formavam filas e para não atrapalhar as pessoas que estão na sala criou-se espaços especiais para as filas.

O Mundo Pixar é uma exposição com experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.



A agência planejou o evento de janeiro a junho, foram 5 (cinco) meses de trabalho contínuo antes da primeira montagem de 2023.



Para a equipe de criação estudar as Franquias e entrar nos mundos dos personagens, extraindo os principais cenários e sentimentos de cada um é uma tarefa cumprida com exatidão.  Revisar muitas cenas para escolher a melhor! Tudo é aprovado diretamente com a Disney e Pixar.



Envolvidos na concepção, produção, construção, operação e organização da Exposição Mundo Pixar estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.



Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, agora com 3.400m², e a parceria com o Shoppings, que sempre estão nos melhores pontos das cidades, com fácil acesso e localização privilegiada. 



Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura que viralizou nas redes sociais é construída em madeira naval.



A fachada tem todos os personagens icônicos dos Filmes construídos em metal com aplicação de impressões em gigantografias. As estruturas medem um pouco mais de 3m. O Logo Mundo Pixar é produzido em relevo, 



A entrada da tenda acontece sob um semicírculo com 3 linhas de leds e rampa produzida em madeira com pintura na cor preta.



O Foyer e a Loja são estruturados para ser frequentado por um público geral, o que traz a oportunidade de muitas pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo. Aí, neste espaço, encontramos um espaço instagramável. Grandes trapézios com volumetria, construídos em madeira abrigam os personagens produzidos em madeira plotada com cobertura de adesivo impresso. Outros três grandes trapézios criam o fundo para as malas dos personagens que estão prontos para embarcar na viagem do Mundo Pixar.

 

No espaço temos o "totem das setas malucas" que apontam para todos os lados e indicam que aqui o lugar é para todos.



A bola Pixar, ícone da marca está no foyer e é produzida em fibra e pintura automotiva mede 1,5m e diâmetro. Nas laterais desse espaço, dois grandes Totens com placas de led apresentam os personagens que encantam todas as crianças.



Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso. O túnel arredondado é todo recoberto com placas de led, nele os visitantes têm o primeiro contato com os personagens que aparecem em conteúdo exclusivo.

Lá dentro, a experiência ocorre em grupos de 60 pessoas que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.



Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D. A confecção destes é cheia de detalhes e hoje, no Brasil, só existem duas empresas licenciadas pela Disney para confeccionar estes.





Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.



Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso das novas edições, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.



Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile. 



Não existe degraus no Mundo Pixar, o PCD tem acesso a todos os lugares.



Todos os objetos e móveis são inspirados nos filmes da Pixar e a construção de salas como Toy e Ratatouille possuem objetos gigantes e com acabamento de pintura artística.









 

Exposição Imersiva 



250 dias de exposição com 700 mil ingressos vendidos e +1,5 milhões de visitantes



Parcerias com grandes rádios locais: RÁDIO DISNEY / RÁDIO GLOBO / RBS 

+110 milhões em alcance 

+120min em aparições na TV aberta e fechada



Imprensa: +330 matérias / no valor de R$13mi / 18% em grandes mídias 



~200 Pontos OOH / somando 290mi de impactos



(Influencers:)

+1.5k influencers convidados

~50mi de views / nos 30 mais vistos 

/ instagram e tiktok



Instagram Oficial

204k seguidores / em 8 meses

2.500.000 alcance / por praça com 3.5% de engajamento



FOOH

Resultados FOOH: https://www.instagram.com/reel/C0uU6ZnOCAU/

1MI views / 57k likes / 14k share / 670 contas únicas alcançadas / 1800h play



A agencia está feliz com os resultados que vem conquistando.



A saudabilidade das menções sobre o Mundo Pixar apresentou crescente em todas as análises chegando de 93% no Rio a 96% em POA no final do período. 

 

Os relatos sobre Experiência e o desejo de ir, novamente, são os maiores destaques, sendo o primeiro, principalmente, no Instagram, com o compartilhamento de fotos tiradas no momento da visitação, e a segunda, principalmente, no Twitter, com as menções espontâneas relatando a vontade de visitar a exposição.

 

Atendidos mais de 600 chamados diárias pelo SAC, atingindo pico de 1.4k por alguns dias na abertura do evento. Todas as dúvidas sanadas em menos de 24h. Ninguém fica sem resposta, e isso é um diferencial muito grande. Quem já precisou falar com um SAC sabe qual a dificuldade de ser atendido.



Na plataforma de vendas, 4,5 de 5 pontos - 85% delas "excelente" ou "muito bom" de um total de 9 mil avaliações.



E com isso a agência tem grandes planos para o futuro do MUNDO PIXAR!