Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Estande M Dias Branco na APAS Show 2024

Candidato: Eventoria
Cliente: M Dias Branco
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

A Apas Show, conhecida por ser o maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, a APAS SHOW 2024 refletiu seu posicionamento, ALÉM DE ALIMENTOS que durante os 4 dias de evento, ofereceu absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Um evento completo, que reúne as maiores empresas da cadeia produtiva nacional e internacional voltado para quem quer fazer negócios, networking, acompanhar novidades, lançamentos e compartilhar conhecimento no Congresso de Gestão que este ano trouxe o tema Update-se – “O mercado do futuro mais perto de hoje”.

A Eventoria é uma nova empresa, dedicada a gerar conteúdo e desenvolver eventos que sejam percebidos como uma vertente do propósito da marca, aliada às estratégias de marketing e vendas com todos seus stakeholders.

Eventos que fiquem na memória e no coração das pessoas, que causem impacto positivo, que sejam relevantes e que tragam retorno ao investimento.

Assim nasceu a EVENTORIA – para entregar conteúdo e experiências memoráveis com resultados, inteligência e soluções estratégicas a serviço do sucesso do cliente.  

Foram com estes objetivos que trabalhamos neste projeto, com muita dedicação e profissionalismo de nossa equipe de produção, de todos os fornecedores envolvidos na realização deste trabalho e com a participação ativa da equipe de eventos da M. Dias Branco, que a todo o momento nos desafiou na solução das novas demandas  que foram surgindo no decorrer do processo. O sucesso foi a soma do envolvimento de todos na entrega deste grande evento.

Objetivo / problema a ser resolvido:

 

O Grupo M. Dias Branco estará presente nas principais feiras do país, que acontecerão entre os meses de Março a Julho de 2024, em diversas cidades de acordo com calendário abaixo.

 

Nosso tema esse ano é M DIAS PARA TODOS, onde gostaríamos de abraçar todos nossos clientes e demonstrar que estamos juntos sempre, nosso principal ingrediente são as pessoas, temos um olhar mais humano para com nossos clientes, somos um país formado por diversos países, respeitamos todos os gostos, todas as crenças, pessoas e seus símbolos regionais, respeitamos cada jeito de ser, temos produtos para todos os bolsos, para diferentes faixas de renda, para todas as horas e ocasiões de consumo, suprimos todas as necessidades, e atendemos a todos os estilos de vida, com propósitos claros e de grande relevância.

Somos M. Dias para todos, e gostaríamos de montar um espaço que remeta a esse posicionamento da Cia.



 

 Público-Alvo (Quem compra? / Quem consome?)

Varejistas, Supermercadistas, atacadistas

 

Concorrência direta e indireta:

Nestle, Bauducco, Parati, Capriche, Marilan, Moinho Arapongas, Orquídea, Anaconda, J Macedo.

 

 

Conceito

Nos inspiramos em Felipe Stark, arquiteto que projetou o Rosewood Hotel.

Nosso estande incorpora natureza, arte e sustentabilidade ao trazer paisagismo natural, lâminas de madeira e o reaproveitamento de materiais.

As venezianas com paisagismo reforçam o design.

Embalagens dos produtos se transformam em arte, decoração e ativações.

Nosso projeto equilibra natureza e pessoas. Somos feitos de muitos, para muitos.  O conceito do projeto é: PARA TODOS.



Estratégia

Uma jornada por diferentes momentos de consumo. Café da manhã, almoço, snack da tarde ou um lámen a noite. Cada um representado pela sua marca.

Experiências imersivas: Degustações, aulas, ativações, conteúdo, photo opportunities.

Uma experiência que celebra a individualidade de cada cliente e a diversidade do portifólio da M Dias, onde é possível experimentar a melhor negociação.



Execução

·      Redução do uso de materiais descartáveis,

·      Reutilização de materiais

·      Correta destinação conforme Lei 12.305 / 2010 - PNRS.

Utilizamos madeira de reflorestamento, iluminação de led, bagun e MDF reciclável.

O protagonista é o paisagismo natural. As madeiras e ferro serão reutilizadas em outros projetos e todo o paisagismo doado para a construção de um jardim vertical no ONG PAC – Projeto Amigos da Comunidade.



Otimizamos o espaço para apresentar o maior número de marcas.

Reduzimos o uso de materiais descartáveis otimizando do investimento e contribuindo com a sustentabilidade.

Vamos replantar o paisagismo, potencializando o impacto positivo.

O uso de embalagens de produtos minimiza os gastos e coloca a marca na construção do estande.





Experiências



Espaço do Chef

Uma cozinha para os convidados montarem sua própria pizza.

 

Padaria

Uma autêntica padaria para demonstrar as farinhas, margarinas e gorduras lembrando as origens da marca.

 

Buffet volante

Degustação de produtos feitos com nossas farinhas, margarinas, snacks e biscoitos.

 

Balcão externo de degustação:

Democratizamos à degustação contemplando todo o público passante que poderá montar a sua granola.

 

Ilha Lámen

Degustação dos novos lámens não fritos preparados na hora. A cada duas horas será ativada uma das 4 marcas. Cada marca, no momento da sua ativação, terá sua cor destacada pela iluminação. Um bowl instagramável para as pessoas mergulharem no seu sabor. Outro instagramável do lado de fora da marca Adria.

 

Vitarella São João:

Sincronizamos o período de compra para as festas juninas com o sortimento da Vitarella. Um instagramável de São João destaca dois lançamentos de wafer’s.

 

Espaço Jasmine:

Vamos inspirar hábitos mais saudáveis com os produtos saudáveis na bike Jasmine. Um photo oportunities que traz a leveza da marca para ótimas selfies.

 

Café Piraquê

Uma cafeteria para imersão nos biscoitos maltados black. Um toten com IA, transforma as pessoas em avatares enquanto interagem com um mockup do produto.









ESG - Meio Ambiente, Social e Governança



Nosso conceito é: Para todos.

A soma das diferenças da equipe - backgrounds, pensamentos, raças, idades e gêneros - contribuiu para um estande inclusivo.

Promotores, chefs de cozinha, segurança e staff de diferentes raças, gêneros e idades.

Rampas de acessibilidade, conteúdo com legendas e promotores qualificados incluem os PCDs.

No pós-evento, nosso paisagismo beneficiará uma entidade social, ensinando e construindo um jardim.



1 - Material construtivo do estande e mobiliário;

 

Redução e reutilização de materiais descartáveis.

Telas reduzem o uso de papel.

QR codes trarão dados sobre as práticas sustentáveis da M. Dias na elaboração do projeto.

Os vasos de flor são feitos com balde margarina Puro Sabor, e a arte cenográfica de pães são feitas com saco da farinha Medalha de Ouro.

Quadros, feitos de embalagens, com imagens de representações culturais das cidades onde as marcas atuam.

O grande protagonista é o paisagismo natural. Todas as plantas serão doadas e farão parte de um programa de educação ambiental.

 

 

2 - Logística reversa, iluminação, gestão e quantidade de resíduos;

 

Napas, lonas, ferro e madeira serão utilizadas em eventos futuros da MDB.

 Posteriormente, lonas vão para reciclagem e a  madeira que não for mais possível reutilização será reciclada e após manufatura, se transforma em “aglomerados” para a construção civil.

 

Coleta seletiva dentro estande. Realizaremos compostagem e a coleta e transporte serão diárias.

 

A iluminação de LED garante um uso mais racional da energia elétrica.



Vamos neutralizar todas as emissões de carbono. A compensação apoiará projetos socioambientais com plantio e assistência a comunidades. Acompanhe aqui: https://www.carbonfair.com.br/cliente/Eventoria/MdiasBranco-Apas-2024

 

Também compensaremos o carbono dos nossos visitantes do estande. Um toten com uma Calculadora Sustentável permite identificar quantificar a pegada de carbono gerada para aquele visitante estar ali. Teremos um selo de Carbono Neutro e Evento Neutro.

 

3 - Educação ambiental, apoio a projetos relacionados e materiais promocionais e de comunicação.

 

Desenvolvemos um projeto exclusivo de educação ambiental para este estande da APAS.

Após o evento, todo paisagismo e plantas serão doadas a ONG PAC – Projeto Amigos da Comunidade que atende famílias de Pirituba, Jaraguá e São Domingos.





Vamos reunir a comunidade, os atendidos e a M Dias Branco para um mutirão e assim falar sobre educação ambiental e construir um jardim vertical.

 

O jardim vertical revitaliza o PACzen. Uma área destinada aos cuidados com a saúde mental, acolhimento e escuta qualificada das pessoas da comunidade.

 

 



 

Prêmio Stand APAS Show By Popai 2024



Estande da M. Dias Branco na Apas recebe 4 ouros, com destaque para Melhor Estande Sustentável



Empresa foi reconhecida com 1º lugar também em Conceito de Estande, Ação Promocional e Visual Merchandising



A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, é uma das grandes vencedoras do Prêmio Stand APAS Show By Popai 2024, entregue nesta quarta-feira, durante a Apas Show, a maior feira supermercadista da América Latina. A companhia recebeu quatro ouros na categoria megaestande, para: Melhor Conceito de Estande; Melhor Ação Promocional; Melhor Visual Merchandising; e Melhor Estande Sustentável. A Apas Show 2024 está sendo realizada em São Paulo.



O prêmio é uma iniciativa conjunta da APAS (Associação Paulista de Supermercados), com organização e operacionalização do POPAI Brasil (Associação Brasileira de Marketing no Varejo). De acordo com a organização, o objetivo é incentivar e reconhecer os esforços empregados no planejamento e execução de estandes na feira, a principal do setor da América Latina.



Instalado no Pavilhão Vermelho, o estande da M. Dias Branco é um dos maiores do evento. O projeto foi concebido de forma sustentável, pensando na logística reversa, a partir de madeiras com certificado de reflorestamento, iluminação de led, plantas naturais, uso de lixeiras com separação do lixo e sacolas kit’s retornáveis. Após o evento, será feita a doação de uma parte dos materiais e paisagismos para reaproveitamento em ONGs.



“O prêmio é muito relevante, porque reconhece a M. Dias Branco como uma das maiores do país no segmento supermercadista. A proposta do nosso estande vem ao encontro das ações que fazemos em toda a companhia, focadas em ESG. Além disso, quisemos trazer inovações e um local acolhedor,  com ações promocionais pensadas para os nossos clientes”, comenta Gisela Dias Branco, gerente corporativa de eventos da M. Dias Branco.



A companhia optou ainda por maximizar o uso de telas e QR Codes, ou seja, catálogos e outras comunicações da empresa de forma digital, para reduzir o número de materiais desenvolvidos com o uso de papel. O estande também disponibiliza um painel informativo com dados sobre as práticas sustentáveis da M. Dias Branco na elaboração do projeto.



O estande da M. Dias Branco possui o selo de evento neutro fornecido pela Eccaplan – Consultora em Sustentabilidade oficial da Apas 2024, garantindo que toda a emissão de carbono realizada na produção e operação da feira seja neutralizada por meio do plantio de árvores. O objetivo é contribuir para que em breve, possamos ter a floresta M. Dias Branco criada a partir da neutralização de todos os eventos da companhia.





Resultados que vão além

Reconhecimento do cliente como o melhor estande já produzido.

Incremento de awareness,

Invremento de acessoas redes sociais





Resultados Para Todos

Conquistamos 0 residuos.

100% do residuos sólidos foram reutilizados, ou reciclados.

100% doa pegada de caorbono neutralizada

Mais de 500 pessoas impactadas com a ação social realizada. onde começou no estande e se desdobrou na doaçao e construçao de um esdpaço na ONG PAC.



Resultados de Negócio

Ultrapassamos todos os objetivos de relacionamento em mais de 230%

Breakeven do investimento do no estande pago no prieiro dia de negócios da feira.

Superamos o objetivo comercial no segundo dia de feira.