Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Estande Vetnil CBA - Traços do Complexo da Pampulha

Candidato: Vetnil
Segmento: Cliente Final
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte | Clientes

Troféu Bueno Arquitetura Cenográfica
Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte | Clientes

A Vetnil®, empresa brasileira do setor veterinário, participou do 43º Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA), realizado de 22 a 24 de maio em Belo Horizonte/MG. Como patrocinadora oficial do evento, a Vetnil® se destacou com seu estande, onde apresentou seus mais recentes lançamentos para o mercado pet e realizou diversas ações.
Durante o evento, um dos mais importantes do setor veterinário, o estande da Vetnil® chamou a atenção pelo seu conceito inovador e temático. Em homenagem à cultura da cidade, o espaço proporcionou uma experiência imersiva, inspirando-se nos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, o complexo arquitetônico da Pampulha.
O congresso ocorre anualmente em diferentes estados, e a Vetnil®, com o objetivo de homenagear a cidade anfitriã, desenvolve um estande temático que reflete as principais características e a cultura local. Este compromisso com a originalidade faz com que, a cada edição, o público crie uma grande expectativa para ver o projeto do estande ou as ações realizadas durante a feira. Todos os anos, a Vetnil® se destaca pelo pioneirismo.
 

Em março deste ano, realizamos uma visita técnica de imersão em Belo Horizonte, explorando diversos locais icônicos da cidade. Após essa experiência, decidimos que a inspiração para o estande viria do Complexo Arquitetônico da Pampulha - formado pela Igreja São Francisco, Casa de Baile, Museu de Arte, Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek -, uma obra-prima do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, idealizada entre 1942 e 1944 a pedido do então prefeito da cidade, Juscelino Kubitschek. Para enriquecer ainda mais o projeto, contamos com a influência de nomes renomados como Burle Marx, que assinou o paisagismo, e Cândido Portinari, com suas pinturas icônicas nos azulejos e nas paredes internas da igreja. Nosso objetivo era incorporar os principais elementos arquitetônicos do Complexo - os detalhes, o paisagismo e a essência - no projeto. Dessa forma, não apenas representamos um símbolo da cidade, mas também prestamos uma homenagem ao genial Niemeyer.

Com o briefing elaborado, o maior desafio foi transformar a arquitetura em um estande funcional, que pudesse atender cerca de 1.000 visitantes por dia. Além disso, o local deveria ser um espaço dinâmico para a divulgação de três lançamentos de produtos durante a feira.





 

Com o briefing finalizado, tivemos um mês e meio para colocá-lo em prática. Nos reunimos de forma online com nossa montadora parceira e repassamos juntos todos os esboços, fotos, textos e histórias coletadas durante toda a imersão em Belo Horizonte e as estratégias, mockups e KV dos três produtos que seriam lançados na feira. Em paralelo, discutíamos internamente as ações que seriam realizadas dentro do estande.



Estande: Foram apresentados seis projetos até a aprovação final. A estrutura do estande foi inspirada nas curvas da "Igrejinha", replicando suas abóbadas. Na fachada, incluímos uma brise semelhante à da igreja, onde inserimos a marca. O piso do estande combina grama sintética com piso vinílico que imita a calçada em frente à igreja, reproduzida a partir de uma foto tirada durante a visita técnica.

A parede de fundo do estande, voltada para a rua, foi deixada propositalmente em branco no projeto, exibindo apenas a marca. Para enriquecer ainda mais o espaço, contratamos a muralista local, Carol Smocowisk, conhecida por suas pinturas em diversas paredes da cidade que utilizam elementos dos azulejos de Portinari, uma característica marcante do complexo. Durante quatro dias, Carol trabalhou ao vivo, atraindo a atenção dos congressistas, que tiraram fotos e vídeos de sua obra. A pintura incluiu azulejos de Portinari aplicados com stencil e pintados um a um com tinta spray. Sobre essa base, foram pintadas com tinta acrílica imagens de pessoas em movimento, como se estivessem se exercitando no complexo, sendo uma delas com um cachorro na coleira, criando uma conexão com nossa área de atuação.

O projeto também incorporou elementos da Casa de Baile, como a marquise e a mureta com azulejos, criando um corredor charmoso dentro do estande e reforçando a identidade icônica do local. O paisagismo, inspirado nas formas onduladas de Burle Marx, adicionou um toque final que capturou a essência do complexo, além de trazer mais verde ao estande.

A homenagem ao Complexo da Pampulha foi destacada em uma das paredes do estande, localizada no lounge. Nessa área, adicionamos um adesivo com um texto que explicava mais sobre o complexo e, ao lado, exibimos uma cópia do esboço original do croqui desenhado por Oscar Niemeyer.

Todo o estande foi executado nas cores do guide da marca.

Na área de A&B, contamos com uma equipe de buffet extremamente atenciosa que serviu, além de um café expresso especial do sul de Minas Gerais, uma variedade de comidas típicas da região. Entre os destaques estavam goiabada cremosa no tacho de cobre com queijo Minas, pão de queijo de marca local de Belo Horizonte servido quentinho durante todo o evento, canudinhos recheados com doce de leite Viçosa, famoso no mercado municipal da cidade, e outros quitutes tradicionais. Nas mesas de atendimento e de buffet, incluímos xícaras de ágata verde, um utensílio tradicional das áreas rurais do Estado, como parte da decoração



Lançamento dos Produtos: Aproveitando a cenografia do estande, delimitamos três espaços para as vitrines dos produtos. Foram criados cinco totens de acrílico com vitrines e iluminação de fita de LED, estrategicamente posicionados em frente ao estande e integrados ao paisagismo. As demais vitrines eram módulos fixos em uma parede ripada, que separava dois ambientes: um lounge e uma área com bistrôs e banquetas. Esses espaços permitiam aos visitantes uma visão clara dos nichos com os produtos expostos. Na área dos bistrôs, instalamos um painel de LED curvo, com mais de 2 metros de comprimento, que exibia em looping vídeos de cada produto lançado na feira.

Além das vitrines, instalamos quatro balcões de atendimento estrategicamente posicionados no estande, cada um personalizado para destacar um produto de lançamento. Os balcões incluíam uma aba com espaço para os folhetos informativos de cada produto. Todo o atendimento relacionado aos lançamentos era realizado inicialmente nesses balcões.



Ações: Como parte das ações em homenagem ao local, criamos um Guia de Botecos com a curadoria do jornalista Daniel Neto, conhecido como Nenél da página Baixa Gastronomia no Instagram, que destaca diversos botecos clássicos de Belo Horizonte e recomenda os tira gosto mais típicos. Para o guia, foram selecionados os 10 bares mais tradicionais da cidade, com indicações dos pratos típicos, informações sobre horário de funcionamento, endereço, redes sociais e uma breve história de cada estabelecimento. Para enriquecer ainda mais a experiência, incluímos uma playlist no Spotify com músicas de bandas e cantores mineiros como Milton Nascimento, Skank, Jota Quest e Clube da Esquina. O QR Code para acessar a playlist foi inserido na primeira página do guia, permitindo que as pessoas apreciassem a música durante sua estadia em Belo Horizonte. Cada congressista ganhou um guia e quem visitava o estande também recebia um. A tiragem foi de 4.000 exemplares, impressos exclusivamente para o evento.

Complementando as ações dentro do estande,  instalamos três tablets na parede de um dos arcos para um quiz interativo sobre os três produtos lançados na feira. Para garantir uma melhor experiência aos participantes, mantivemos o ambiente clean, com apenas as marcas dos produtos exibidas na parede.

Todos os objetivos foram alcançados na totalidade. Durante a feira, recebemos feedbacks positivos tanto dos participantes quanto da promotora do evento e até mesmo de concorrentes que visitaram nosso estande para elogiar. Muitos participantes de Belo Horizonte se emocionaram ao se verem representados pelo projeto, reconhecendo cada detalhe inspirado na cidade.

Ao longo dos dias do evento, as marcações nos stories do Instagram da Vetnil® dobraram, com a maioria das postagens destacando o estande e a pintura ao vivo, mostrando o desenvolvimento diário da ação. Após o evento, a clipagem realizada pela assessoria de imprensa revelou nossa presença em diversos veículos de comunicação especializados e tradicionais, incluindo a Folha de São Paulo.

Mesmo depois de meses do evento, ainda recebemos mensagens via Instagram do Guia de Botecos, bem como stories do Nenel, agradecendo a Vetnil® pela parceria para os seus mais de 600 mil seguidores.

Tivemos mais de 1.000 participantes no game dos produtos lançamentos.

Na feira, o número final de participantes foi de 4.200 pessoas.

Galeria de Fotos