Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Mundo Pixar

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Plataformas Digitais

No Brasil, o Mundo Pixar já está em sua 4ª edição (SP, RIO, POA e FORTALEZA). Sendo um sucesso de bilheteria em São Paulo, no Rio de Janeiro em Porto Alegre. Recebeu aproximadamente 1000000 de visitantes apaixonados pela Disney-Pixar. Com base na economia criativa compartilhada, a agência foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. A SolutiOnOff também é responsável pela consultoria de produção, logística e criativa da ida do projeto para fora do Brasil. Sim, o Mundo Pixar virou internacional! Do Brasil direto para o Mundo, tendo em 2023 duas edições realizadas simultaneamente, uma na Cidade do México e outra e Madrid. 
A agência também apresenta um conjunto diversificado de estratégias de marketing para alcançar um público amplo e engajado no Mundo Pixar. A abordagem inclui campanhas digitais direcionadas e promoções planejadas para otimizar o alcance. Com o intuito de elevar a visibilidade, recorre-se a meios offline, como o out-of-home (OOH) por onde se instala o Mundo Pixar, criando um impacto visual. A parceria com veículos de divulgação, incluindo redes de televisão e a RBS, assegura uma cobertura abrangente do público-alvo. Já a mídia orgânica é realizada por meio de influenciadores, que divulgam o evento de forma atrativa e autêntica.
A agência cuida de toda a operação, da montagem à desmontagem, e está diariamente presente na organização operacional.

Sobre a Disney: 
The Walt Disney Company, mais conhecida apenas como Disney, é o maior conglomerado de mídia do mundo.  A empresa cresceu com o lançamento de animações consagradas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Com tantos sucessos sob seu guarda-chuva, a Disney passou a diversificar suas produções a partir dos anos 1950, com filmes live-action, investimentos em TV, além dos parques de diversões temáticos. A Disney passou também a adquirir várias outras empresas. Como resultado, estúdios gigantes hoje operam como subsidiárias, como Lucasfilm, Marvel Entertainment, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight Pictures. Também operam sob a Disney canais de TV como a ESPN, Star e National Geographic, presentes no Brasil, além de outros dedicados a programação infantil, como o Disney Channel. No exterior, a empresa ainda é responsável pela emissora ABC, também controla diferentes serviços de streaming direct to consumer, como é o caso do Disney+.

Vídeo

O Mundo Pixar é uma exposição com experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.



Elaborar um plano de criação para o Mundo Pixar que englobe os layouts dos espaços, a comunicação interna do evento, a comunicação para as mídias de divulgação on e off line e que envolva os parceiros de mídia como os shoppings e rádios não é tarefa simples. Ainda mais para um evento que é "Vivo" e precisa atingir um público bastante diverso como o Mundo Pixar!



O trabalho depende de várias escolhas que precisaram ser realizadas com bastante disciplina.

Mas, o cronograma das etapas bem definidas e focadas sempre na orientação do cliente levam a agência na direção dos objetivos da divulgação da exposição e venda de ingressos.



Além da criação, produção e finalização das peças de comunicação, muitas vezes com conteúdo animados a agência trabalha com uma assessoria de Imprensa afinada com a direção traçada.



A  Estratégia da Divulgação inclui peças para a divulgação como: 

Criação de site;

Comunicação para o Pré Evento (Convidados, Imprensa e Influencers);

Pontos de OOH;

Página no Instagram  e Tik Tok;

Marketing digital + Disney + BarraShopping e BarrashoppingSul digital + UOL;

BarraShopping  e BarrashoppingSul Enxoval;

Rádio Globo e RBS (Rádios Oficiais) , além de materiais para o site de vendas de ingressos das tiqueteiras  Fever e Eventim;

Materiais para a divulgação nos apoiadores como Radisson Hotel Barra (Hotel Oficial) e  Master Hotéis.



 

Apesar das multiplas formas da comunicação, o forte do Mundo Pixar foi o uso das plataformas digitais.



O Instagram @mundopixar.oficial, hoje com 206 mil segidores é a maior página em número de seguidores da área de eventos do mesmo porte.



Alcançar, em  8 meses, um número que só cresce é resultado da dedicação de uma equipe que trabalha diariamente para gerar conteúdos e responder todas as demandas e dúvidas do público em menos de 24 horas.

Ninguém que entre em contato fica sem resposta ou uma solução. Isso é um diferencial muito grande. Quem já precisou falar com um SAC sabe qual a dificuldade de ser atendido.



Atendidos mais de 600 chamados diárias pelo SAC, atingindo pico de 1.4k por alguns dias na abertura do evento é um verdadeiro esforço de venda e comunicação.



O apoio do site, onde se vende ingressos é fundamental. E, ele tem funcionado.



São mais de 300 artes digitais, estáticas e com movimento para atrair o público, encantar e comunicar o que se deseja.



Com os influenciadores, pós estreia, são realizadas ações com visita em horário agendado, mantendo assim o Mundo Pixar sempre fresco na memória do público presente nas redes sociais.





 

250 dias de exposição  e +1,5 milhões de visitantes



O Mundo Pixar atraiu parcerias com grandes rádios locais: RÁDIO DISNEY / RÁDIO GLOBO / RBS 

+110 milhões em alcance 

+120min em aparições na TV aberta e fechada



Imprensa: +330 matérias / no valor de R$13mi / 18% em grandes mídias 



~200 Pontos OOH / somando 290mi de impactos



(Influencers:)

+1.5k influencers convidados

~50mi de views / nos 30 mais vistos 

/ instagram e tiktok



Instagram Oficial

206k seguidores / em 8 meses

2.500.000 alcance / por praça com 3.5% de engajamento



FOOH

Resultados FOOH: https://www.instagram.com/reel/C0uU6ZnOCAU/

1MI views / 57k likes / 14k share / 670 contas únicas alcançadas / 1800h play



A agencia está feliz com os resultados que vem conquistando.



A saudabilidade das menções sobre o Mundo Pixar apresentou crescente em todas as análises chegando de 93% no Rio a 96% em POA no final do período. 

 

Os relatos sobre Experiência e o desejo de ir, novamente, são os maiores destaques, sendo o primeiro, principalmente, no Instagram, com o compartilhamento de fotos tiradas no momento da visitação, e a segunda, principalmente, no Twitter, com as menções espontâneas relatando a vontade de visitar a exposição.

 

 

Galeria de Fotos