Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, no Rio de Janeiro ainda maior que em São Paulo, com 3.200m², e a parceria com o Shoppings, que sempre estão nos melhores pontos das cidades, com fácil acesso e localização privilegiada.
Estudar as Franquias: A equipe de criação entrou nos mundos dos personagens, extraindo os principais cenários e sentimentos de cada um. A agência planejou o evento de janeiro a junho, foram 5 (cinco) meses de trabalho contínuo e mais 30 dias de montagem.
Envolvidos na concepção, produção, construção, operação e organização da Exposição Mundo Pixar estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.
No Mundo Pixar, o público tem a oportunidade de conhecer os locais e personagens mais famosos dos estúdios Disney e Pixar e sentir de perto a magia dos seus filmes favoritos.
Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura e viralizou nas redes sociais.
E como Funciona a Exposição?
É uma experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca, a novidade para a Edição Rio de Janeiro. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.
A exposição funciona das 10h às 21h00, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h00, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras.
Venda de ingressos online ou na bilheteria do evento.
O Foyer e a Loja são abertos ao público pagante ou não.
Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.
Começa a experiência:
Túnel e apresentação 270 Graus
A experiência do Mundo começa com tudo quando se entra no túnel Pixar. Ao redor, os personagens mais queridos pulam de todos os lugares dando boas-vindas e as crianças gritam de felicidade ao serem surpreendidas por eles. Você nunca sabe se o Nemo aparecerá à sua direita ou no teto; se Alegria e Tristeza, de Divertida Mente, estarão conversando com você logo no início ou mais para o final do percurso: cada experiência é única.
Do Túnel, entra-se em uma sala de cinema (sala 270 graus) diferente de tudo, com uma tela panorâmica ocupando os três lados onde recebe-se as informações sobre o passeio, como ele foi montado e as regras de segurança.“Easter Eggs”
As salas são super detalhadas e em cada uma o visitante pode achar “Easter Eggs” que estão escondidos nos ambientes A busca pelas “bolinhas Pixar”, desenvolvidas especialmente para a exposição, virou uma atração à parte tornando a experiência mais divertida.
A casa de Carl (UP) e a fábrica de sustos (MONSTROS SA)
Logo em seguida, entra-se em uma cópia idêntica do exterior da casa de Carl, de UP- Altas Aventuras. A semelhança com o filme é surpreendente, e a partir daqui as coisas só melhoram.
Após passar pela varanda (um lugar perfeito para uma foto) e entrar pela porta da frente, entra-se na sala de estar reproduzida em seus mínimos detalhes. Nela encontra-se as estantes, as fotos de Carl e sua esposa Ellie mais jovens, e pode-se principalmente brincar na lareira onde estão os fios de balões, que ao serem acionados por sensor acendem luzes e tocam notas musicais. Aqui também pode se sentar nas duas poltronas dos donos da casa e tirar uma foto com Carl em tamanho real.
Em seguida, vem a fábrica de sustos de Monstros S.A. Pode-se ver as portas dos quartos das crianças chegando lá em cima, assim como os cilindros de gritos que, ao serem tocados, disparam um grito. Neste espaço encontra-se o monstro peludo gigante Sulley que está pronto para tirar fotos e receber seu carinho. Ao lado dele seu amigo Mike.
O quarto de Andy (Toy Story) e a estação espacial de Lightyear
Depois de Monstrópolis, é a vez de entrar no mundo gigantesco do quarto do Andy e pode-se ver como o lugar é do ponto de vista dos brinquedos de Toy Story, já que tudo está em escala bem maior. Bom para tirar fotos embaixo da mesa de cabeceira gigante, tentar ver se consegue alcançar a borda da cama ou ver os pôsteres e desenhos de Andy nas paredes altas. E é claro, tirar fotos com os personagens favoritos como Woody e Buzz e sua caixa de embalagem em forma de espaçonave, onde você entra e pode se sentir o próprio boneco.
Saindo dali, chega-se no em Lightyear, que estreou nos cinemas em 2022. Aqui, está montada a estação espacial onde se passa o longa, com todas suas luzes e alta tecnologia fazendo parecer que se está em alta velocidade no espaço, e aproveita-se para tirar fotos com a versão “real” de Buzz e seu gato Robô Sox.
Central das emoções (Divertida Mente) e a cozinha de Ratatouille
Saindo da estação espacial de Lightyear todos são transportados para a central das emoções de Divertida Mente, onde pode-se ver prateleiras e mais prateleiras cheias das esferas brilhantes de lembranças que se encontra dentro de cada um e no filme. Atrás do painel de controle estão as protagonistas, Alegria e Tristeza, em tamanho real, prontinhas para dizer ‘X’ com os visitantes. E atrás pode-se ver as ilhas de pensamento, como a de conhecimento e a de diversão.
Saindo dessa experiência, mais uma vez todos sentem-se miniaturas ao entrar em uma cozinha tamanho gigante e sentir na do rato Remy.
Panelas enormes e conchas que nem esticando totalmente os braços se pode alcançar estão espalhadas pelo cenário. E no chapéu de cozinheiro gigante em frente, talvez se consiga espiar o que há dentro dele quando a luz certa bater: o Remy, que sempre aparece para dar uma espiadinha no movimento.
Soul e a Novidade da edição, Luca
Depois, entra-se na barbearia onde Joe, o professor de música do ensino médio de Soul, vai não só para cortar o cabelo, mas também para jogar conversa fora com seus amigos. Aqui, pode-se ouvir a trilha sonora constante de jazz assim como ver os diversos recortes de jornal que contam a história da cidade de Nova York e as diversas estrelas da música que passaram por lá. Local ideal para tirar uma foto com Joe e o gato Sr. Mittens, e caminhar para o Pré-Vida onde as coisas parecem mudar completamente. Assim como Joe se viu em um lugar silencioso e esquisito no filme, também nos sentimos assim ao passarmos tão abruptamente de um ambiente animado para a estranha e encantadora Pré-Vida.
Pequenas almas flutuam pelo lugar e pode-se ouvir suas risadas enquanto brincam ao longe. A versão de Joe pós vida está lá, assim como apequena 22.
A grande novidade da exposição Mundo Pixar nesta praça é o cenário da animação Luca (2021), que recria com perfeição o ambiente de Portorosso, a charmosa vila à beira-mar na Itália onde a história do longa-metragem se passa. Casas coloridas, o lindo céu azul, a beleza do mar, os personagens locais, onde estão Alberto, Luca e Giulia, além do gato Maquiavelli.
Outra atração da sala é moto Vespa, tão desejada pelos personagens, onde todos podem tirar fotos incríveis.
Radiator Springs (Carros) e o mar de Nemo
A exposição segue para Radiator Springs, a pequena cidade onde Relâmpago McQueen vai parar no filme Carros. Observar as incríveis luzes neon que decoram o Flo’s V8 Café tirar fotos com o protagonista em tamanho real é uma experiência única.
E, encerrando o passeio, entra-se no fundo do mar de Procurando Nemo. Ao chegar ao espaço, todos são recebidos por uma multidão de águas-vivas que se aglomeram acima das cabeças. É de encantar os tentáculos brilhantes desses incríveis animais que, pelo menos aqui, podem ser vistos em todo seu esplendor. Depois de tirar uma linda foto embaixo das águas-vivas, segue-se ouvindo os sons do fundo do mar, pode-se ouvir ao longe as risadas de Nemo e seu pai brincando. As peças tridimensionais são excelentes para photo opportunity.
Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D.
Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.
Outro ponto forte é o grande Foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.
Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso.
O Foyer apresenta ações instagramáveis e dois Totens de led que apresentam os personagens que encantam todas as crianças.
A Loja do Mundo Pixar, que pode ser acessa por esta área, está aberta ao público. Foi criada estrategicamente com acesso ao final do circuito e portas abertas para o Foyer.
Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso da Segunda Edição, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.
Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile.
Ações de Responsabilidade Social
A agência acredita que as crianças e adolescentes são atores sociais que de muitas formas participam da construção e determinam a própria vida, também a vida daqueles que as cercam e das sociedades em que vivem. Assim, são compreendidas como construtores, desde o início da vida, do conhecimento, da cultura e da própria identidade e isso requer o desenvolvimento de competências. Para serem dotadas de confiança e competência e assim participarem de maneira autêntica, a elas devem ser continuamente oferecidas condições para que se envolvam ativamente e exercitem situações de tomada de decisão em diferentes níveis de temas que se referem a aspectos reais da vida. Mas para isso necessita-se de repertório. É pela experiência, pela atividade, pela iniciativa que a criança aprende, e, quando adulto, participará em níveis mais complexos da atividade humana nos seus diversos âmbitos.
Pensando sobre essa ótica o Mundo Pixar abre suas portas todas as terças-feiras para uma sessão exclusiva para ONG’s locais que trabalhem com crianças e adolescentes.
Foram 13 ONG’s inscritas e contempladas e que trouxeram mais de 1.600 pessoas durante o período.
Não é muito?
Sim! É um bom começo!!
A agência acredita que desta forma contribui, nem que seja minimamente, para a formação de pessoas melhores e que podem se desenvolver muito mais, através da cultura, e estando em contato com experiências que talvez não conseguissem vivenciar por fatores socioeconômicos. É bom saber que muitos sorrisos saíram dessas visitas e que por alguns momentos todos podem sonhar da mesma forma.
Estiveram no MUNDO PIXAR:
13/06 Ação Social Recreio;
20/06 Rocinha;
27/06 Rocinha_ Segunda Onda;
04/07 Instituto Vivarte ;
11/07 CASA FAVELA;
18/07 Teatro de Oficina Vitória;
25/07 ONG Reação + Jojo Monteiro;
01/08 UPP (MARÉ);
08/08 INATOS;
15/08 Projeto UERE;
22/08 INPAR ,
22/08 GRUPO ECO;
05/09 Gasco – Vidigal
e no dia 09/09 (sexta-feira) Grupo Vitalize (PCD).
O MUNDO PIXAR também se preocupa com o meio ambiente. Todas as madeiras usadas na construção dos cenários são de reflorestamento e são reutilizadas.
As Lonas descartadas são doadas para Ongs que reaproveitam o material e as transformam em bolsas, pastas e estojos.
Todo o lixo plástico, papeis e papelões encaminhados para empresa de reciclagem parceira do BarraShopping.
Estratégia da Divulgação.
Para a divulgação foi feito um planejamento que incluiu:
Criação de site;
Pré Evento para Convidados, Imprensa e Influencers;
Pontos de OOH;
Página no Instagram e Tik Tok;
Marketing digital + Disney + BarraShopping digital + UOL;
BarraShopping Enxoval;
Rádio Globo (Rádio Oficial).
Venda de ingressos: Fiver
Radisson Hotel Barra (Hotel Oficial)