Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Mundo Pixar - Rio de Janeiro

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Mostra e Exposição

No Brasil, o Mundo Pixar já está em sua 4ª edição (SP, RIO, POA e FORTALEZA). Sendo um sucesso de bilheteria em São Paulo, no Rio de Janeiro não poderia ser diferente e recebeu mais de 300 mil pagantes na Exposição/RJ, o que soma 1 milhão de visitantes apaixonados pela Disney-Pixar nas duas primeiras Edições. Com base na economia criativa compartilhada, a agência foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. 

A SolutiOnOff também é responsável pela consultoria de produção, logística e criativa da ida do projeto para fora do Brasil. Sim, o Mundo Pixar virou internacional! Do Brasil direto para o Mundo, tendo em 2023 duas edições realizadas simultaneamente, uma na Cidade do México e outra e Madrid. A agência também apresenta um conjunto diversificado de estratégias de marketing para alcançar um público amplo e engajado no Mundo Pixar. A abordagem inclui campanhas digitais direcionadas e promoções planejadas para otimizar o alcance. Com o intuito de elevar a visibilidade, recorre-se a meios offline, como o out-of-home (OOH) por toda a cidade do Rio de Janeiro, criando um impacto visual. A parceria com veículos de divulgação, incluindo redes de televisão e a Rádio Globo do Rio de Janeiro, assegura uma cobertura abrangente do público-alvo. Já a mídia orgânica é realizada por meio de influenciadores, que divulgam o evento de forma atrativa e autêntica.

Sobre a Disney: The Walt Disney Company, mais conhecida apenas como Disney, é o maior conglomerado de mídia do mundo.  A empresa cresceu com o lançamento de animações consagradas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Com tantos sucessos sob seu guarda-chuva, a Disney passou a diversificar suas produções a partir dos anos 1950, com filmes live-action, investimentos em TV, além dos parques de diversões temáticos. A Disney passou também a adquirir várias outras empresas. Como resultado, estúdios gigantes hoje operam como subsidiárias, como Lucasfilm, Marvel Entertainment, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight Pictures. Também operam sob a Disney canais de TV como a ESPN, Star e National Geographic, presentes no Brasil, além de outros dedicados a programação infantil, como o Disney Channel. No exterior, a empresa ainda é responsável pela emissora ABC, também controla diferentes serviços de streaming direct to consumer, como é o caso do Disney+.

Vídeo

Mundo Pixar - etapa Rio de Janeiro

Data de Realização: 08/06/2023 a 10/09/2023

Local: Barra Shopping



A Disney tem demanda e grande apelo da marca Pixar já consolidada no trabalho que é feito nos cinemas, mas ainda sentia a necessidade de oferecer uma experiência que aproximasse ainda mais o consumidor, e assim nasce o Mundo Pixar, com o objetivo de trazer essa proximidade de forma inédita e emocionante.



Após o sucesso do Mundo Pixar, em São Paulo o evento proprietário se consolida em um formato que apresenta perfeita combinação entre alguns filmes mais clássicos como Toy Story e outros mais recentes como Soul, e livre para ser mutável em conteúdos e sempre focado nos filmes que tem aderência com o público e que respondam bem tanto nas bilheterias dos cinemas, quanto aos resultados no Disney+.



Sim! Foi sucesso! Dessa forma, o desejo voltou-se para a realização de novas Edições em outras praças, para que o Mundo Pixar convide a todos para "uma viagem por dentro das suas histórias favoritas".



Principais objetivos: 

• A experiência necessita superar as expectativas pela organização, atendimento e qualidade de serviços

• Apresentar cenografia e tecnologia que encante todos os visitantes, independentemente de sua idade.

•Realizar venda de Ingressos.

•Ter Inclusão e acessibilidade em todas as áreas.

•Atrair fãs, crianças, adultos e famílias.

•Promover loja conceito dos Produtos Pixar.

•Funcionar de terça a domingo, incluindo feriados.

•Criar uma mecânica e planejamento para as visitações.

•Realizar o evento em local acessível e com espaço e pé direito capazes de receber as cenografias.

•Importante e fundamental não deixar que uma franquia se misture com a outra.

•Pensar em espaço para área de serviços.

•Fazer do MUNDO PIXAR um evento VIVO, para que a cada nova exposição apresente algo diferente, como um presente, para a praça visitada.



As franquia definidas para serem trabalhadas na 2.ª Edição do Mundo Pixar, Rio de Janeiro foram : Up - Altas Aventuras; Monstros S/A; Toy Story; Carros; Divertida Mente; Ratatouille; Soul, Lightyear e Procurando Nemo. A grande novidade da edição é a franquia de LUCA, que entrou no lugar de Os Incríveis, apresentado em São Paulo.



Ainda foi dado destaque na fachada para o personagem ícone da marca, o Luxo Jr, e para a sala 270, que apresenta conteúdos e personagens da Pixar projetados numa tela em 270°.



Todos esses desejos, e mais a responsabilidade de montar um evento que agradasse o público carioca tornaram-se o grande desafio!

Como encantar um público tão diverso?



Bem, como base, a agência seguiu os ensinamentos do próprio  Walt Disney: 

“Arrisque-se! Não faça loucuras, mas ouse na hora de empreender”.



Foi feito! A agência inovou novamente, foi criativa e montou novamente o maior evento da Pixar, em extensão, já realizado no mundo, agora com 3.200m², em São Paulo a exposição foi montada em 3.000m².

Outro grande desafio foi criar soluções para que o público chegasse perto das estatuas, porem em espaço delimitado e sem que as fotos saíssem cheias de uni filas. Conseguimos. Não tivemos as reclamações geradas em São Paulo.

Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, no Rio de Janeiro ainda maior que em São Paulo, com 3.200m², e a parceria com o Shoppings, que sempre estão nos melhores pontos das cidades, com fácil acesso e localização privilegiada.



Estudar as Franquias: A equipe de criação entrou nos mundos dos personagens, extraindo os principais cenários e sentimentos de cada um. A agência planejou o evento de janeiro a junho, foram 5 (cinco) meses de trabalho contínuo e mais 30 dias de montagem.



Envolvidos na concepção, produção, construção, operação e organização da Exposição Mundo Pixar estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.



No Mundo Pixar, o público tem a oportunidade de conhecer os locais e personagens mais famosos dos estúdios Disney e Pixar e sentir de perto a magia dos seus filmes favoritos.



Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura e viralizou nas redes sociais.



E como Funciona a Exposição?



É uma experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca, a novidade para a Edição Rio de Janeiro. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.



A exposição funciona das 10h às 21h00, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h00, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras.             

Venda de ingressos online ou na bilheteria do evento.



O Foyer e a Loja são abertos ao público pagante ou não.

Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.



Começa a experiência:

Túnel e apresentação 270 Graus

A experiência do Mundo começa com tudo quando se entra no túnel Pixar. Ao redor, os personagens mais queridos pulam de todos os lugares dando boas-vindas e as crianças gritam de felicidade ao serem surpreendidas por eles. Você nunca sabe se o Nemo aparecerá à sua direita ou no teto; se Alegria e Tristeza, de Divertida Mente, estarão conversando com você logo no início ou mais para o final do percurso: cada experiência é única.



Do Túnel, entra-se em uma sala de cinema (sala 270 graus) diferente de tudo, com uma tela panorâmica ocupando os três lados onde recebe-se as informações sobre o passeio, como ele foi montado e as regras de segurança.“Easter Eggs” 



As salas são super detalhadas e em cada uma o visitante pode achar “Easter Eggs” que estão escondidos nos ambientes A busca pelas “bolinhas Pixar”, desenvolvidas especialmente para a exposição, virou uma atração à parte tornando a experiência mais divertida.



A casa de Carl (UP) e a fábrica de sustos (MONSTROS SA)

Logo em seguida, entra-se em uma cópia idêntica do exterior da casa de Carl, de UP- Altas Aventuras. A semelhança com o filme é surpreendente, e a partir daqui as coisas só melhoram.

Após passar pela varanda (um lugar perfeito para uma foto) e entrar pela porta da frente, entra-se na sala de estar reproduzida em seus mínimos detalhes. Nela encontra-se as estantes, as fotos de Carl e sua esposa Ellie mais jovens, e pode-se principalmente brincar na lareira onde estão os fios de balões, que ao serem acionados por sensor acendem luzes e tocam notas musicais.  Aqui também pode se sentar nas duas poltronas dos donos da casa e tirar uma foto com Carl em tamanho real.



Em seguida, vem a fábrica de sustos de Monstros S.A. Pode-se ver as portas dos quartos das crianças chegando lá em cima, assim como os cilindros de gritos que, ao serem tocados, disparam um grito. Neste espaço encontra-se o monstro peludo gigante Sulley que está pronto para tirar fotos e receber seu carinho. Ao lado dele seu amigo Mike.



O quarto de Andy (Toy Story) e a estação espacial de Lightyear

Depois de Monstrópolis, é a vez de entrar no mundo gigantesco do quarto do Andy e pode-se ver como o lugar é do ponto de vista dos brinquedos de Toy Story, já que tudo está em escala bem maior. Bom para tirar fotos embaixo da mesa de cabeceira gigante, tentar ver se consegue alcançar a borda da cama ou ver os pôsteres e desenhos de Andy nas paredes altas. E é claro, tirar fotos com os personagens favoritos como Woody e Buzz e sua caixa de embalagem em forma de espaçonave, onde você entra e pode se sentir o próprio boneco.



Saindo dali, chega-se no em Lightyear, que estreou nos cinemas em 2022.  Aqui, está montada a estação espacial onde se passa o longa, com todas suas luzes e alta tecnologia fazendo parecer que se está em alta velocidade no espaço, e aproveita-se para tirar fotos com a versão “real” de Buzz e seu gato Robô Sox.



Central das emoções (Divertida Mente) e a cozinha de Ratatouille

Saindo da estação espacial de Lightyear todos são transportados para a central das emoções de Divertida Mente, onde pode-se ver prateleiras e mais prateleiras cheias das esferas brilhantes de lembranças que se encontra dentro de cada um e no filme. Atrás do painel de controle estão as protagonistas, Alegria e Tristeza, em tamanho real, prontinhas para dizer ‘X’ com os visitantes. E atrás pode-se ver as ilhas de pensamento, como a de conhecimento e a de diversão.



Saindo dessa experiência, mais uma vez todos sentem-se miniaturas ao entrar em uma cozinha tamanho gigante e sentir na do rato Remy.

Panelas enormes e conchas que nem esticando totalmente os braços se pode alcançar estão espalhadas pelo cenário. E no chapéu de cozinheiro gigante em frente, talvez se consiga espiar o que há dentro dele quando a luz certa bater: o Remy, que sempre aparece para dar uma espiadinha no movimento.



Soul e a Novidade da edição, Luca

Depois, entra-se na barbearia onde Joe, o professor de música do ensino médio de Soul, vai não só para cortar o cabelo, mas também para jogar conversa fora com seus amigos. Aqui, pode-se ouvir a trilha sonora constante de jazz assim como ver os diversos recortes de jornal que contam a história da cidade de Nova York e as diversas estrelas da música que passaram por lá. Local ideal para tirar uma foto com Joe e o gato Sr. Mittens, e caminhar para o Pré-Vida onde as coisas parecem mudar completamente. Assim como Joe se viu em um lugar silencioso e esquisito no filme, também nos sentimos assim ao passarmos tão abruptamente de um ambiente animado para a estranha e encantadora Pré-Vida.

Pequenas almas flutuam pelo lugar e pode-se ouvir suas risadas enquanto brincam ao longe. A versão de Joe    pós vida está lá, assim como apequena 22.



A grande novidade da exposição Mundo Pixar nesta praça é o cenário da animação Luca (2021), que recria com perfeição o ambiente de Portorosso, a charmosa vila à beira-mar na Itália onde a história do longa-metragem se passa.  Casas coloridas, o lindo céu azul, a beleza do mar, os personagens locais, onde estão Alberto, Luca e Giulia, além do gato Maquiavelli.

Outra atração da sala é moto Vespa, tão desejada pelos personagens, onde todos podem tirar fotos incríveis.



Radiator Springs (Carros) e o mar de Nemo

A exposição segue para Radiator Springs, a pequena cidade onde Relâmpago McQueen vai parar no filme Carros.  Observar as incríveis luzes neon que decoram o Flo’s V8 Café tirar fotos com o protagonista em tamanho real é uma experiência única.



E, encerrando o passeio, entra-se no fundo do mar de Procurando Nemo. Ao chegar ao espaço, todos são recebidos por uma multidão de águas-vivas que se aglomeram acima das cabeças. É de encantar os tentáculos brilhantes desses incríveis animais que, pelo menos aqui, podem ser vistos em todo seu esplendor. Depois de tirar uma linda foto embaixo das águas-vivas, segue-se ouvindo os sons do fundo do mar, pode-se ouvir ao longe as risadas de Nemo e seu pai brincando. As peças tridimensionais são excelentes para photo opportunity.



Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D.



Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.



Outro ponto forte é o grande Foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.



Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso.



O Foyer apresenta ações instagramáveis e dois Totens de led que apresentam os personagens que encantam todas as crianças.



A Loja do Mundo Pixar, que pode ser acessa por esta área, está aberta ao público. Foi criada estrategicamente com acesso ao final do circuito e portas abertas para o Foyer.



Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso da Segunda Edição, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.



Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile. 



Ações de Responsabilidade Social

A agência acredita que as crianças e adolescentes são atores sociais que de muitas formas participam da construção e determinam a própria vida, também a vida daqueles que as cercam e das sociedades em que vivem. Assim, são compreendidas como construtores, desde o início da vida, do conhecimento, da cultura e da própria identidade e isso requer o desenvolvimento de competências. Para serem dotadas de confiança e competência e assim participarem de maneira autêntica, a elas devem ser continuamente oferecidas condições para que se envolvam ativamente e exercitem situações de tomada de decisão em diferentes níveis de temas que se referem a aspectos reais da vida. Mas para isso necessita-se de repertório. É pela experiência, pela atividade, pela iniciativa que a criança aprende, e, quando adulto, participará em níveis mais complexos da atividade humana nos seus diversos âmbitos.

Pensando sobre essa ótica o Mundo Pixar abre suas portas todas as terças-feiras para uma sessão exclusiva para ONG’s locais que trabalhem com crianças e adolescentes. 

Foram 13 ONG’s inscritas e contempladas e que trouxeram mais de 1.600 pessoas durante o período.



Não é muito?

Sim! É um bom começo!!



A agência acredita que desta forma contribui, nem que seja minimamente, para a formação de pessoas melhores e que podem se desenvolver muito mais, através da cultura, e estando em contato com experiências que talvez não conseguissem vivenciar por fatores socioeconômicos. É bom saber que muitos sorrisos saíram dessas visitas e que por alguns momentos todos podem sonhar da mesma forma.

Estiveram no MUNDO PIXAR:

13/06 Ação Social Recreio;

20/06 Rocinha;

27/06 Rocinha_ Segunda Onda;

04/07 Instituto Vivarte ;

11/07 CASA FAVELA;

18/07 Teatro de Oficina Vitória;

25/07 ONG Reação + Jojo Monteiro;

01/08 UPP (MARÉ);

08/08 INATOS;

15/08 Projeto UERE;

22/08  INPAR ,

22/08 GRUPO ECO;

05/09 Gasco – Vidigal

e no dia 09/09 (sexta-feira) Grupo Vitalize (PCD).



O MUNDO PIXAR também se preocupa com o meio ambiente. Todas as madeiras usadas na construção dos cenários são de reflorestamento e são reutilizadas.

As Lonas descartadas são doadas para Ongs que reaproveitam o material e as transformam em bolsas, pastas e estojos.

Todo o lixo plástico, papeis e papelões encaminhados para empresa de reciclagem parceira do BarraShopping.



Estratégia da Divulgação.

Para a divulgação foi feito um planejamento que  incluiu:

Criação de site;

Pré Evento para  Convidados, Imprensa e Influencers;

Pontos de OOH;

Página no Instagram  e Tik Tok;

Marketing digital + Disney + BarraShopping digital + UOL;

BarraShopping Enxoval;

Rádio Globo (Rádio Oficial).

Venda de ingressos: Fiver

Radisson Hotel Barra (Hotel Oficial)









 

94 dias - 500 mil visitantes (pagantes + não pagantes).

Em 3 meses - 106 mil seguidores no Instagram.

Alcance de 2.5 milhões organicamente, 70 posts e 100 mil interações na conta do evento.

Alcance com tráfego pago de 8 milhões, 900k CLIQUES, com ROI de 1900% - a cada 1 real investido,  19 reais de retorno em vendas. 32 Milhões de visualizações somando 15 dos 500 influenciadores que estiveram na pré-estreia.

O evento foi marcado em 4.5 mil fotos no feed do Instagram, com mais de 80 mil menções

em mar aberto. 66,7 mil usos da #mundopixar, com salubilidade 93% positiva. Foram 185 matérias sobre o Mundo Pixar, no Rio de Janeiro.

Principais meios de comunicação: O Globo, UOL, O Dia, Revista É, O Fuxico, Promoview, Jornal da Barra, Jornal Terceira Via, Diário do Rio, Terra, Cultura e Negócios, Portal Arts News, Super Rádio Tupi, CNN Online, Revista Live Marketing, Cine POP, Poltrona Vi, Terra, Rio para Crianças, Portal Eventos, Portal Radar, Greek Publicitário, Guia Viajar Melhor, Cine Buzz, Boletim Nerd, Jornal DR1, ANMT, O Dia, VIUU, Record TV, entre outros.

Audiência de 800 mil pessoas, com um retorno de investimento de 7900%

TVs: cobertura da Rede Globo RJ, Rede Record, Rede TV e SBT, somando mais de 30" no ar. O evento esteve no ar em podcasts e 4 rádios cariocas, com 7' de divulgação espontânea. 

OOH de quase toda a orla carioca, do Recreio ao Leme, com visibilidade para 3,5 Mi de pessoas por dia.

Atendidos mais de 600 chamados diárias pelo SAC, atingindo pico de 1.4k por alguns dias na abertura do evento. Todas as dúvidas sanadas em 24h.

Na plataforma de vendas, 4,5 de 5 pontos - 85% delas "excelente" ou "muito bom" de um total de 9 mil avaliações

O Mundo Pixar é premiado nacional e internacionalmente.