Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Mundo Pixar

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

No Brasil, o Mundo Pixar já está em sua 4ª edição (SP, RIO, POA e FORTALEZA). Sendo um sucesso de bilheteria em São Paulo, no Rio de Janeiro em Porto Alegre. Recebeu aproximadamente 1000000 de visitantes apaixonados pela Disney-Pixar. Com base na economia criativa compartilhada, a agência foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. A SolutiOnOff também é responsável pela consultoria de produção, logística e criativa da ida do projeto para fora do Brasil. Sim, o Mundo Pixar virou internacional! Do Brasil direto para o Mundo, tendo em 2023 duas edições realizadas simultaneamente, uma na Cidade do México e outra e Madrid. 
A agência também apresenta um conjunto diversificado de estratégias de marketing para alcançar um público amplo e engajado no Mundo Pixar. A abordagem inclui campanhas digitais direcionadas e promoções planejadas para otimizar o alcance. Com o intuito de elevar a visibilidade, recorre-se a meios offline, como o out-of-home (OOH) por onde se instala o Mundo Pixar, criando um impacto visual. A parceria com veículos de divulgação, incluindo redes de televisão e a RBS, assegura uma cobertura abrangente do público-alvo. Já a mídia orgânica é realizada por meio de influenciadores, que divulgam o evento de forma atrativa e autêntica.
A agência cuida de toda a operação, da montagem à desmontagem, e está diariamente presente na organização operacional.

Sobre a Disney: 
The Walt Disney Company, mais conhecida apenas como Disney, é o maior conglomerado de mídia do mundo.  A empresa cresceu com o lançamento de animações consagradas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Com tantos sucessos sob seu guarda-chuva, a Disney passou a diversificar suas produções a partir dos anos 1950, com filmes live-action, investimentos em TV, além dos parques de diversões temáticos. A Disney passou também a adquirir várias outras empresas. Como resultado, estúdios gigantes hoje operam como subsidiárias, como Lucasfilm, Marvel Entertainment, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight Pictures. Também operam sob a Disney canais de TV como a ESPN, Star e National Geographic, presentes no Brasil, além de outros dedicados a programação infantil, como o Disney Channel. No exterior, a empresa ainda é responsável pela emissora ABC, também controla diferentes serviços de streaming direct to consumer, como é o caso do Disney+.

Vídeo

Mundo Pixar é a maior exposição em extensão da Pixar, no mundo, e a primeira promoção da marca desta proporção, fora da Disney.

Um evento 100% criado e organizado no Brasil, por brasileiros e produzido por empresa nacional!

Em 2024 está na 4ª Edição realizada, caminhando para a 5ª Edição até o final do ano.

2022 - São Paulo

2023 - Rio de Janeiro

2023 - Porto Alegre

2024 - Fortaleza

2024 - Curitiba

Em cada edição a criação, organização, produção e montagem envolvem cerca de 200 profissionais diretamente e 2.000, de forma indireta.

E, não para aí, o MUNDO PIXAR atravessou fronteiras, do Brasil para o Mundo!

Virou internacional, e em Dezembro/23 foi montado na Cidade do México/ México, e simultaneamente em Madrid/ Espanha, indo agora se instalar, em 2024, na cidade

de Barcelona.

Elaborar um plano de marketing para eventos não é uma tarefa simples. Ainda mais para um evento como o Mundo Pixar!

O trabalho da organização dependeu de várias escolhas que precisaram ser realizadas com bastante disciplina.

Mas,a agência realizou um planejamento detalhado, com o cronograma feito com as etapas bem definidas e focou todos os esforços em direção aos objetivos da divulgação da exposição e venda de ingressos.

A agência trabalha com uma assessoria de Imprensa e realiza, em cada praça, algumas ações.

 

1- Ação para a imprensa e patrocinadores, onde em um brunch faz o lançamento do Mundo Pixar na cidade, com participação dos representantes da Disney Brasil; 

2- Ação com Imprensa, influencers e convidados, locais, para sessões especiais que acontecem  um dia antes da abertura para o público, de cada praça.

As sessões dedicadas aos jornalistas acontece no período da manhã e para os influencers e convidados a tarde/noite. Todos recebem um convite que é uma caixa com a bola da Pixar miniatura e folder.

3- O trabalho desenvolvido com a imprensa é contínuo, feito através de releases, matérias feitas no Mundo Pixar e entrevistas.

4- Com os os influenciadores, pós estreia, realizou-se ações com visita em horário agendado, mantendo assim o Mundo Pixar sempre fresco na memória do público presente nas redes sociais.

5- Divulgação nos principais hotéis das cidades com distribuição de folders.

6- Display de mesa nas praças de alimentação dos shoppings, RJ, POA 

7- Pontos de OOH;

8 - Página no Instagram  e Tik Tok;

9 - Marketing digital + Disney + BarraShopping digital + UOL;

10- BarraShopping Enxoval;

11- Rádio Globo e RBS (Rádios Oficiais) , além da Venda de ingressos que foi através Fever e Eventim

12- No Rio teve  apoio do Radisson Hotel Barra (Hotel Oficial) e em POA do Master.



A  Estratégia da Divulgação incluiu:

Criação de site;

Uso das redes sociais Instagram, Facebook e Tik Tok.

A página do Instagram mundopixar.oficial, com 206 mil seguidores é usada para comunicar assuntos sobre o Mundo Pixar e ter contato direto com o cliente via adm.

Ações como a Pre Venda dos ingressos, com valor promocional, feita através de cadastros no site da tiqueteira.

Pré Evento para Convidados, Imprensa e Influencers;

Pontos de OOH;

Parceria em Marketing digital  com Disney + BarraShopping digital + UOL;

BarraShopping Enxoval;

Rádio Globo e RBS (Rádios Oficiciais) , além da Venda de ingressos que foi através Fever e Eventim

 

5000 displays instalados em mesas dos shoppings



10.000 folders distribuidos



Parcerias com grandes rádios locais: RÁDIO DISNEY / RÁDIO GLOBO / RBS 

+110 milhões em alcance 

+120min em aparições na TV aberta e fechada



Imprensa: +330 matérias / no valor de R$13mi / 18% em grandes mídias 



~200 Pontos OOH / somando 290mi de impactos



(Influencers:)

+1.5k influencers convidados

~50mi de views / nos 30 mais vistos 

/ instagram e tiktok



Instagram Oficial

204k seguidores / em 8 meses

2.500.000 alcance / por praça com 3.5% de engajamento



FOOH

Resultados FOOH: https://www.instagram.com/reel/C0uU6ZnOCAU/

1MI views / 57k likes / 14k share / 670 contas únicas alcançadas / 1800h play



A agencia está feliz com os resultados que vem conquistando.



A saudabilidade das menções sobre o Mundo Pixar apresentou crescente em todas as análises chegando de 93% no Rio a 96% em POA no final do período. 

 

Os relatos sobre Experiência e o desejo de ir, novamente, são os maiores destaques, sendo o primeiro, principalmente, no Instagram, com o compartilhamento de fotos tiradas no momento da visitação, e a segunda, principalmente, no Twitter, com as menções espontâneas relatando a vontade de visitar a exposição.

 

Atendidos mais de 600 chamados diárias pelo SAC, atingindo pico de 1.4k por alguns dias na abertura do evento. Todas as dúvidas sanadas em menos de 24h. Ninguém fica sem resposta, e isso é um diferencial muito grande. Quem já precisou falar com um SAC sabe qual a dificuldade de ser atendido.



O @mundopixar.oficial criado no início de junho de 2023 é seguido por mais de 206 mil pessoas, tornando-se a conta de eventos com maior número de seguidores do Brasil .



250 dias de exposição com 700 mil ingressos vendidos e +1,5 milhões de visitantes



O Mundo Pixar já recebeu prêmios nacionais e internacionais.





 

Galeria de Fotos