Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Experiência Formula 1 - Moove & Volvo

Candidato: Blackmind Agency
Cliente: Moove
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

Portfólio do concorrente.
A Blackmind Agency é uma agência de comunicação full experience focada em conectar marcas a negócios (Brand-driven business). Com atuação em três principais pilares: Live Marketing, Branding e Performance digital, a agência é capaz de dar um suporte multicanal para os clientes e direcionar marcas com estratégias eficazes em toda a cadeia de projetos. Para essa experiência, a Blackmind foi responsável em desenvolver toda a comunicação visual e o planejamento da experiência que a Moove promoveu para um de seus parceiros estratégicos: Volvo Construction.
 
Portfólio do cliente final.
A Moove é uma empresa brasileira, que detém a propriedade de uso da marca de lubrificantes Mobil no Brasil. A Moove produz, vende e distribui lubrificantes e graxas para os segmentos automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial, garantindo produtividade, eficiência e performance.

A Moove faz parte do Grupo Cosan. Com origem brasileira e atuação internacional, se intitula como uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos da América do Sul, também presente na Europa e Estados Unidos.
A Moove regularmente fomenta eventos para se relacionar com parceiros comerciais estratégicos a fim de estreitar relacionamentos.
 
Portfólio da ação ou evento.
A Moove promoveu uma experiência com o parceiro estratégico: Volvo Constructions, uma vez que a Moove/Mobil produz os lubrificantes para as linhas de caminhões e tratores pesados. A experi6encia foi levar revendedores e executivos para uma experiência no autódromo de interlagos para a grande corrida da Formula 1 que aconteceu em novembro de 2023. Nossa ação de marketing foi promover uma agradável experiência através de uma jornada única que envolvesse esse convidado até chegar no paddock.
Vale lembrar que a Mobil é patrocinadora oficial da equipe RedBull Racing, grande campeã do automobilismo, através de seu mais celebre piloto e campeão: Max Verstappen.  

Vídeo

Galeria de Fotos

Desenvolver uma experiência única para os executivos e revendedores Volvo, unindo o universo do automobilismo e a adrenalina ao proporcionar uma vivência memorável no paddock da Mobil, em Interlagos, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1. O objetivo era criar uma jornada completa, desde a estadia em hotel até a entrega de um Welcome Gift, encantando e envolvendo os clientes executivos durante todo o evento, conectando-os ao mundo da Fórmula 1.

O cliente tinha como meta promover acolhimento e fortalecer a parceria entre a Moove e a Volvo. A proposta era transportar os convidados para o universo do automobilismo, proporcionando uma experiência imersiva que reforçasse a exclusividade de assistir à corrida no paddock — um espaço reservado apenas para convidados especiais.

Além disso, a ação de relacionamento visava fortalecer o posicionamento da marca, destacando a presença da Red Bull Racing como parte dessa vivência exclusiva.

Direção de arte: a identidade visual foi desenvolvida para integrar as marcas Moove e Volvo, reforçando a parceria.

Público-alvo: homens acima de 40 anos, donos de concessionárias, gerentes e vendedores.

 

Para imergir os convidados no universo do automobilismo, desenvolvemos um conceito que os colocava no papel de pilotos da equipe RedBull Racing, tornando-os protagonistas, como se estivessem no cockpit. Para isso, criamos uma caixa de presente com itens essenciais para vivenciar essa experiência de forma autêntica.

Importamos jaquetas oficiais e licenciadas da RedBull Racing, garantindo alta qualidade e oferecendo um presente extremamente desejável e sofisticado. Assim, asseguramos que nossos "pilotos comerciais" estivessem vestidos como verdadeiros campeões.

Além das jaquetas, nossos convidados receberam um headphone bluetooth, proporcionando a sensação de estar no comando e sempre prontos para se comunicar com a equipe da RedBull Racing. Para enriquecer ainda mais a ambientação, criamos uma mensagem de boas-vindas em formato de áudio, gerada por Inteligência Artificial, simulando a equipe de engenheiros da RedBull Racing dando as boas-vindas aos convidados como parceiros nessa jornada.

O áudio pode ser ouvido no vídeo case.

Além disso, colocamos latas de RedBull nos frigobares dos quartos de hotel de cada convidado, reforçando a conexão com a marca. Para completar a experiência, criamos uma ativação especial, colocando os convidados no pódio da Mobil, proporcionando um cenário perfeito e "instagramável" que tornava a vivência ainda mais memorável.

 

Galeria de Fotos

Essa experiência de evento foi uma ação que gerou muita participação dos convidados, nossa ativação teve muita aderência e os convidados puderam se sentir totalmente evolvidos e mergulhados no universo do automobilismo. Todos os convidados atenderam ao paddock em uma experiência muito única e exclusiva. Os participantes puderam circular por espaços exclusivos trajando uma jaqueta extremamente desejável e imersa no universo das competições daquele frande dia de corrida e adrenalina. Quase que literalmente eles foram os pilotos nesse grande circuito de Interlagos.

 

O maior feedback que a agência teve foi renovar a parceria com a Moove referente a este projeto com a responsável da área para a próxima ação que o cliente Moove irá promover ainda esse ano com a Volvo novamente no Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 - 2024 que acontece nos dias 1, 2 e 3 de novembro, no autódromo de Interlagos.

 

Esse realmente é um grande feito e um reconhecimento de um trabalho com conceito criativo com um budget reduzido e ainda sim pudemos levar uma experiência imersiva aos convidados da Moove. Certamente as ferramentas de Inteligência Artificial foi um diferencial em trazer uma roupagem mais adequada, mais imersiva e mais barata para nossa ação de marketing.

 

 

 

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