Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Lançamento do Yazo.club no RD Summit

Yazo.club no RD Summit

Candidato: Yazo
Segmento: Cliente Final
Categoria: Lançamento de Produtos | Clientes

A Yazo é uma startup dedicada a transformar eventos corporativos através de soluções digitais inovadoras. Com mais de 2.700 aplicativos publicados e um histórico de mais de 120 milhões de interações geradas, a Yazo já entregou mais de 2 milhões de leads qualificados para expositores, impactando mais de 8 milhões de pessoas. Tornou-se a maior startup de aplicativos para eventos na América Latina, destacando-se por sua capacidade de conectar experiências e otimizar a gestão para organizadores e expositores.

A Yazo oferece um portfólio abrangente que inclui aplicativos personalizados, ferramenta de coleta e qualificação de leads, gamificação, matchmaking e uma plataforma de streaming para eventos online e híbridos. Com foco em aumentar o engajamento e fornecer dados em tempo real, a Yazo capacita os organizadores a tomar decisões assertivas e estratégicas, elevando o retorno sobre o investimento (ROI) de patrocinadores e expositores.

Sobre o Yazo Club
O Yazo Club é o programa de parceiros homologados da Yazo, criado para apoiar agências organizadoras de eventos. Foi lançado oficialmente em 8 de novembro de 2023, durante o RD Summit, evento escolhido por conta do seu prestígio e alcance no setor de marketing e eventos.

O Yazo Club é pioneiro, sendo o primeiro programa de parceria pensado para agências de eventos na América Latina, com benefícios diversos, como comissionamento por indicação de projetos, materiais personalizados, treinamentos e workshops exclusivos, acesso ao pré-lançamento de funcionalidades, acesso a um hub de fornecedores homologados que complementam as soluções Yazo etc.
O principal objetivo do lançamento do programa é posicionar a Yazo como um braço tecnológico para as agências.

Sobre o RD Summit
O RD Summit é o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. A edição de 2023 marcou sua primeira realização na Grande São Paulo, após anos de crescimento em Florianópolis, onde alcançou sua capacidade máxima. Com 20.000 participantes e mais de 100 marcas expositoras, o RD Summit 2023 ocupou uma área com mais de 20.000 m², proporcionando uma experiência imersiva em inovação e networking.
Conhecido como a “Disneylândia do marketing digital”, o RD Summit vai além de um simples congresso, é um ambiente dinâmico onde novas ideias ganham vida, e o futuro do marketing é moldado.

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Com o surgimento de novas tecnologias, o mercado de eventos vive a constante necessidade de descobrir e implementar novas soluções para melhorar a  experiência dos participantes. Em 2020, com a chegada da pandemia, os pavilhões deram espaço a plataformas de transmissão virtual, promovendo um novo mundo de desafios.



Como consequência, agências e produtores se reinventaram e aprenderam novas tecnologias em um curto período, transformando o desconhecido em oportunidades de crescimento, usando a tecnologia como parte da entrega de valor de seus projetos.



Ao analisarmos o perfil dos clientes que contrataram nossas soluções entre 2019 e o primeiro semestre de 2020, 69% eram clientes finais. Já em 2021, os números praticamente inverteram, sendo 60% dos nossos clientes agências de eventos.



Após a pandemia, os eventos presenciais voltaram, evidenciando ainda mais a importância da educação do mercado, além do pensamento voltado ao ecossistema.



Com isso, assumimos o desafio de unir a expertise do mercado, com anos de experiência e visão de negócio, aliada à tecnologia para eventos.



Porém, mais do que oferecer benefícios financeiros, entendemos que a proposta de solução precisaria trazer uma visão de parceria, colocando a Yazo como um apoio tecnológico e analítico dos clientes, visando nos posicionar como um alicerce técnico para compor a entrega de nossos parceiros.



Como parte do desafio, decidimos levar esta visão para nosso Hackathon de 2022, que também representa a nossa convenção anual, na busca de construirmos, em colaboração com o time, um caminho que viabilizasse o início desta nova geração dos eventos.

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Lançamento:

Com isso, decidimos lançar o projeto diretamente no RD Summit 2023, o maior evento de Marketing, Vendas e E-commerce da América Latina!



Criamos a campanha "A Nova Geração dos Eventos", visando posicionar a marca Yazo como uma referência sólida no mercado, ao mesmo tempo em que anunciamos o Programa de homologados ao público.



Planejamos envolver ativamente os participantes do evento em nosso estande, além da palestra "Evento, a ferramenta de marketing mais poderosa que existe", ministrada no palco business, com lotação máxima, pelo nosso Co-fundador e CEO Eduardo Frezarin.



Dividimos a campanha em três momentos: Passado, presente e futuro. O conceito central da identidade visual foi a passagem do tempo, relembrando como isso influenciou a forma como consumimos e vivenciamos eventos, e apresentando a visão da  Yazo para a próxima transição no mercado.



Utilizamos grafismos e elementos de linha do tempo para enfatizar essa ideia de passagem histórica. O KV trouxe uma assinatura visual diferente das redes sociais, mas mantendo características da marca, destacando a campanha específica.



Passado: Contamos a história da Yazo, sobre nosso pioneirismo em alguns aspectos, inclusive dentro do próprio RD Summit.



Presente: Mostramos o que estamos realizando e transformando, e o que nos posiciona como a maior startup de aplicativos para eventos da América Latina.



Futuro: "A nova geração dos eventos", o lançamento do programa Yazo Club. Convidamos as agências organizadoras de eventos a fazer parte do Club.



Vale destacar que a campanha começou um mês antes do RD Summit, com uma campanha de E-mail marketing direcionada à nossa base de clientes, com o objetivo de convidar agências em potencial para conhecerem o Yazo Club. O E-mail destacava os benefícios exclusivos e incentivava os destinatários a se inscreverem na landing page do programa, além de participarem do lançamento oficial durante o evento.



Também convidamos as agências em potencial a prestigiar o evento RD Summit, como nossos convidados.

Preparamos um mimo especial para cada um deles: um kit churrasco com utensílios fabricados com titânio, aço inoxidável de alta resistência, revestimentos Soft Touch.



O objetivo foi marcar dois principais pontos:



- Experiências eternizam o tempo: entregamos mimos que estão presentes na construção de memórias de nossos parceiros, em churrascos e jantares de família que serão lembranças eternas. 



- Mais que fornecedores, queremos ser parceiros!

Mais que apenas orçar projetos, a ideia é que nossos parceiros nos vejam como uma parte de sua entrega de valor, que possam construir planos e pensar em estratégias que sejam viabilizadas através da tecnologia, com a segurança da 



Alguns dos Benefícios do Yazo Club:


  • Suporte Comercial: Na estruturação de propostas colaborativas

  • Plano de Rentabilidade: Descontos para produtos do portfólio Yazo

  • Materiais: De apoio comercial e de marketing do produto

  • Educação: Treinamentos, workshops, convites para eventos

  • Acesso ao Hub de Fornecedores: Conexão com fornecedores homologados Yazo.

  • Braço tecnológico: Contar com um time comprometido com o sucesso do seu evento.

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Sucesso da Campanha de Marketing: O uso de estratégias de marketing integradas ajudou a criar uma presença forte no evento, atraindo novos parceiros e consolidando a imagem da Yazo como uma empresa inovadora e comprometida com o resultado de seus clientes e parceiros.



Palestra: a campanha serviu como jornada de captação, convertendo os participantes a prestigiarem a palestra "Evento, a ferramenta de marketing mais poderosa que existe", ministrada no palco business pelo nosso Co-fundador e CEO Eduardo Frezarin.



Como resultado, a palestra recebeu lotação máxima já no seu início, contando com diversos participantes interessados nos corredores e demais espaços do evento.



Inscrições: As agências interessadas em fazer parte do Yazo Club, se inscrevem através da landpage da campanha (Yazo.club). Até o momento, já impactamos mais de 340 agências. Algumas delas já foram aprovadas no Club oficialmente, contando com os benefícios e apoio da Yazo em suas entregas.



A convite da MCI Brasil, realizamos o primeiro workshop para agência homologada, no dia 11 de dezembro de 2023, onde trocamos experiências com o time da MCI, sobre soluções de ROI para expositores.



Aumento de 33,4% no ticket médio em negociações com agências no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

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