Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: TikTok Arena

TikTok Arena

Candidato: Joia | Experiências que transformam
Cliente: TikTok
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

A agência Joia – Experiências que Transformam atua há 12 anos no segmento de eventos corporativos e é reconhecida por sua expertise em live marketing e excelência na execução de projetos inovadores. A agência se destaca pelo atendimento personalizado, escuta empática e foco na entrega de soluções que maximizem os benefícios e otimizem os custos para seus clientes. Essa abordagem estratégica e centrada no cliente consolidou a Joia como parceira de grandes marcas como TikTok, Volvo Trucks, Tim, Hospital A.C. Camargo, PagBank, Grupo Pão de Açúcar, JCB, Itaú, Honda, L´Occitane e Canon.

O TikTok é uma plataforma de mídia social inovadora e vibrante, caracterizada por vídeos curtos e criativos. A comunidade é formada por criadores que diariamente compartilham os mais diferentes tipos de conteúdo. O TikTok for Business oferece uma oportunidade única para marcas de todos os portes se conectarem com novas audiências de forma autêntica, promovendo seus produtos e serviços com um impacto significativo e duradouro.

O TikTok Arena foi um projeto grandioso e muito bem-sucedido, executado pela agência Joia entre maio de 2023 e abril de 2024. Com sua expertise em live marketing e eventos corporativos e uma talentosa equipe multidisciplinar, a agência transformou um espaço de 800 m², antes uma academia de ginástica, em um ambiente inspirador e funcional, capaz de acomodar até 200 pessoas e diferentes formatos de eventos. Durante um ano, a Joia produziu 145 eventos para o TikTok for Business, proporcionando experiências enriquecedoras para mais de 12.000 clientes e 2.700 criadores de conteúdo. O projeto se tornou um marco no relacionamento do TikTok com sua comunidade, consolidando-se como um case de sucesso global.

A excelência com que a Joia concebeu e executou esse grandioso projeto a credenciam como forte candidata a ser reconhecida pelo Prêmio Caio.

Vídeo

Em abril de 2023, o TikTok For Business lançou um desafio audacioso à agência Joia: criar do zero, em apenas 15 dias, um espaço físico inovador que refletisse a identidade do TikTok. De acordo com o briefing, o objetivo era oferecer ao time de vendas do TikTok um local na zona sul de São Paulo para até 200 pessoas, com estrutura modular, em um ambiente “inspiracional, cheio de insights, oportunidades de relacionamento e experiências com clientes”, onde pudessem ser realizados eventos de relacionamento, capacitação e ensino com o objetivo de aumentar a consideração da marca e sua relação direta com marcas e agências de publicidade.



O projeto representava um desafio monumental: conceber e construir, em um prazo de 15 dias, um espaço que atendesse a uma série de exigências complexas. A busca pelo local ideal se transformou em uma corrida contra o tempo, com a necessidade de encontrar um espaço não apenas amplo e bem localizado, mas também disponível por pelo menos seis meses e com potencial para se transformar em um palco versátil para uma variedade de eventos. Paralelamente, a formação de uma equipe multidisciplinar de excelência, capaz de orquestrar cada etapa do projeto com maestria, era crucial para o sucesso da empreitada.



A agência superou todas as expectativas do cliente, demonstrando excelência em cada etapa do projeto. A equipe multidisciplinar, composta por alguns dos maiores especialistas em eventos do Brasil, encontrou um espaço ideal e desenvolveu uma solução inovadora e eficiente, com destaque para a cenografia modular, que permitiu a rápida e eficaz adaptação do espaço aos 145 eventos realizados, de palestras e treinamentos para 200 pessoas a reuniões intimistas e lançamentos de produtos. A Joia manteve um ritmo impressionante de criatividade e agilidade, customizando o espaço diariamente para atender às necessidades específicas de cada evento. O sucesso retumbante do projeto, inicialmente previsto para seis meses, culminou em sua extensão por um ano e reconhecimento internacional como um case global da marca, solidificando a posição da Joia como líder em live marketing.

Galeria de Fotos

A execução do TikTok Arena foi marcada pela superação de desafios e pela implementação de soluções inovadoras que transformaram um espaço de 800 m² em um epicentro de criatividade e conexão.



A jornada começou com a busca por um local ideal na zona sul de São Paulo, que coubesse no orçamento do cliente e atendesse a requisitos rigorosos: ser bem localizado na zona sul de São Paulo, estar disponível por pelo menos 6 meses, ter o tamanho ideal para cerca de 200 pessoas e possibilitar adaptações. A equipe da Joia, com sua expertise em encontrar soluções sob medida, localizou na Vila Olímpia uma casa de 800 m2 que se encaixava perfeitamente no perfil desejado, oferecendo ainda a vantagem de estar a poucos passos do escritório do TikTok. Entretanto, o imóvel, onde antes funcionava uma academia de ginástica, teria que ser totalmente reformado em pouquíssimos dias.



Simultaneamente, a agência reuniu um time multidisciplinar com alguns dos maiores especialistas em eventos, englobando desde mentes criativas até profissionais de construção, cenografia e tecnologia. Essa força-tarefa se mobilizou para transformar o espaço em tempo recorde, implementando uma série de intervenções estratégicas:


  • Revitalização da fachada, incluindo pintura, construção de um muro vivo e instalação de um fumódromo com cobertura para criar um ambiente externo acolhedor e convidativo.

  • Reforma completa do imóvel: pintura geral, instalação de novos pisos e modernização das instalações para garantir um ambiente impecável e funcional.

  • Utilização de cenografia modular para a criação de 11 ambientes internos versáteis e multifuncionais, incluindo túnel de entrada, recepção, foyer, copa, plenária, mezanino, estoque, sala de trabalho, banheiros com acessibilidade (feminino, masculino e neutro), tudo projetado para se adaptar às necessidades de cada evento.

  • Adequação para acessibilidade, com a implementação de recursos para garantir o conforto de todos os visitantes.

  • Reforma de todo o sistema elétrico e instalação de equipamentos de climatização, sonorização e iluminação em todos os ambientes, incluindo painel de LED e house mix no auditório e gerador.

  • Projeto e instalação de iluminação e sonorização para eventos em todos os ambientes, com possibilidade de customização de acordo com as necessidades de cada evento.

  • Instalação de circuito de segurança com monitoramento por câmeras e de rede de internet com wi-fi.

  • Instalação de monitores na posição vertical em diferentes ambientes para a exibição de vídeos do TikTok.

  • Reforma dos banheiros, com adesivação de paredes e pisos, revisão da estrutura hidráulica e adequação para PcD.

  • Instalação de totens para carregar celulares.

  • Distribuição de sinalização para orientação e segurança.

  • Construção de copa, um espaço dedicado aos serviços de buffet, com infraestrutura completa para atender às demandas dos eventos.


A versatilidade do espaço foi garantida pela criação de cenários modulares e customizáveis, que permitiram adaptar o ambiente às necessidades de cada evento, desde workshops e palestras até experiências imersivas e exclusivas. O auditório, com capacidade para até 200 pessoas, além de cadeiras, possuía também um sistema de cortina que permitia reduzir o espaço para públicos menores.



O mobiliário também foi cuidadosamente selecionado para ser flexível e adaptável. Um mesmo balcão, por exemplo, poderia ser usado como apoio para buffet, bar de drinks ou mesa de DJ. Diversas vezes, esse mobiliário foi complementado, como quando uma mesa de pingue-pongue e uma cesta de basquete foram instaladas no mezanino.



Para garantir muitos posts incríveis, a Joia criou nove espaços para fotos e vídeos, que também puderam ser customizados de acordo com o tema do evento. Teve painel de LED, parede de lambe-lambe, logo 3 D e até uma caixa enorme que, ao reproduzir o cômodo de uma casa, lembrava que, no TikTok, até os pequenos negócios são gigantes.



A marca TikTok estava por todo o espaço, de diversas formas, na cenografia, na papelaria e nos milhares de brindes distribuídos.



O TikTok Arena se tornou um espaço dinâmico e multifuncional, que recebeu uma variedade de eventos, como workshops, palestras, lançamento de produtos, shows, reuniões e até um esquenta para o Carnaval. O “#TikTokEsportesRoadToOlympics” promoveu a inclusão e a acessibilidade no esporte, o “#TikTokMaisQueUma” incentivou o empoderamento feminino, o “#TikTokMeFezAssistir” celebrou a comunidade de entretenimento da plataforma.



Confira a programação completa:



2023


  • 16/mai - Inauguração - 210 presentes

  • 19/mai - TT Day - 37 presentes

  • 22/mai - TTXP Heineken - 19 presentes

  • 24/mai - Cogna Day - 39 presentes

  • 25/mai - Clientes + Agência - 16 presentes

  • 31/mai - TikTok funciona - 176 presentes

  • 1/jun - TTCX Launch - 150 presentes

  • 1/jun - Discovery Fashion - 222 presentes

  • 2/jun - TTCX Launch - 84 presentes

  • 5/jun - TTXP Workshop - 40 presentes

  • 7/jun - Planning BR - 44 presentes

  • 12/jun - TikTok Day Mídia - 29 presentes

  • 13/jun - Educação e relacionamento - 51 presentes

  • 15/jun - TikTok day agências - 43 presentes

  • 20/jun - Foods and snacks - 53 presentes

  • 21/jun - Performance lab - 86 presentes

  • 22/jun - App day - 153 presentes

  • 23/jun - TikTok Day - 44 presentes

  • 27/jun - TTCX Insights Telco - 69 presentes

  • 27/jun - Discovery Day - TikTok works - 188 presentes

  • 29/jun - Cinemaclass - 71 presentes

  • 30/jun - TikTok Day Governo - 92 presentes

  • 30/jun - TikTok Day - 180 presentes

  • 3/jul - TikTok Day Electrolux - 48 presentes

  • 4/jul - TikTok Me Fez Assistir - 163 presentes

  • 7/jul - TikTok Day Auto - 126 presentes

  • 12/jul - TikTok Day Loreal - 69 presentes

  • 13/jul - TikTok Day Nestle - 60 presentes

  • 13/jul - SMB Lançamento Campanha - 150 presentes

  • 14/jul - TikTok BytePride - 96 presentes

  • 17/jul - Reunião - 14 presentes

  • 20/jul - Offsite SMB - 47 presentes

  • 26/jul - Webinar - Community - 67 presentes

  • 31/jul - Reunião co-criação - 30 presentes

  • 1/ago - TikTok Day Beauty - 107 presentes

  • 2/ago - TikTok Funciona - 111 presentes

  • 3/ago - Discovery Day - Food - 224 presentes

  • 4/ago - Family Day - 67 presentes

  • 8/ago - Women Leaders - M&M - 163 presentes

  • 9/ago - Cap University - 60 presentes

  • 10/ago - Relacionamento com nova agência - 33 presentes

  • 11/ago - TikTok Day Sem Parar - 120 presentes

  • 14/ago - Ad Awards - 57 presentes

  • 15/ago - TikTok Day WMS e WPP - 103 presentes

  • 16/ago - Discovery Day F&B - 211 presentes

  • 16/ago - C-Level Agências - Drink - 41 presentes

  • 17/ago - Treinamento B2B - 23 presentes

  • 17/ago - TikTok Day Multilaser - 61 presentes

  • 21/ago - TikTok Day Mastercard - 24 presentes

  • 21/ago - TikTok Overview - Unilever - 98 presentes

  • 24/ago - Discovery Day - Seguros - 91 presentes

  • 25/ago - Webinar - Community - 69 presentes

  • 28/ago - Literacia Racial p/ Lideranças - 60 presentes

  • 31/ago - TikTok Day Nuvemshop - 73 presentes

  • 4/set - TikTok Imersão Prime Video - 103 presentes

  • 5/set - TikTok Live Summit - 148 presentes

  • 6/set - TikTok Live Summit - 149 presentes

  • 12/set - TikTok Day Natura - 152 presentes

  • 15/set - TikTok Day BRF - 92 presentes

  • 18/set - TikTok Day - 25 presentes

  • 20/set - Creators Sprint - 24 presentes

  • 21/set - Agency Rewards (manhã) - 119 presentes

  • 21/set - Agency Rewards (tarde) - 119 presentes

  • 22/set - Evento Score Media - 107 presentes

  • 25/set - Global TikTok All-hands - 142 presentes

  • 26/set - Reunião interna Bio Ritmo - 32 presentes

  • 26/set - TikTok Fashion Day - 27 presentes

  • 27/set - Webinar - Community - 76 presentes

  • 28/set - Black Friday - Magalu - 24 presentes

  • 29/set - Creative Day - Publicis - 100 presentes

  • 30/set - Workshop Enem - 51 presentes

  • 4/out - TikTok Day Eletro - Tarde - 87 presentes

  • 5/out - TikTok Day P&G - Manhã - 69 presentes

  • 5/out - Creative Sprint - Tarde - 20 presentes

  • 16/out - How to TikTok - CLeveal - 26 presentes

  • 17/out - Partner Day - 123 presentes

  • 18/out - Discovery Day M&E - 102 presentes

  • 20/out - Black Friday Tiktok (manhã) - 152 presentes

  • 20/out - Black Friday Tiktok (tarde) - 117 presentes

  • 24/out - Resultados TikTok + AppSflyer - Técnica - 92 presentes

  • 25/out - TikTok Day Inspiracional - Manhã - 46 presentes

  • 25/out - TikTok Day Beauty - Tarde - 61 presentes

  • 27/out - Jornada de Mensuração para Agências - M - 81 presentes

  • 30/out - How to TikTok - CLeveal - 40 presentes

  • 31/out - Evento TikTok + Principia - 123 presentes

  • 10/nov - TikTok Day Nestle - 44 presentes

  • 10/nov - TikTok Day + Creative Playground (Estée Lauder) - 82 presentes

  • 13/nov - TikTok Day - CP Galderma - 38 presentes

  • 21/nov - TikTok para Elas - SMB - 116 presentes

  • 22/nov - TikTok Day Boticário - 182 presentes

  • 23/nov - TikTok Day JBP - 157 presentes

  • 24/nov - Road to Olympics - 123 presentes

  • 25/nov - Workshop Game - 70 presentes

  • 27/nov - Planning GBM - 26 presentes

  • 28/nov - BlackByte - 117 presentes

  • 29/nov - TikTok Day - 46 presentes

  • 30/nov - TikTok Day - 58 presentes

  • 4/dez - TikTok Day Heineken #2612 - 04/12 - 36 presentes

  • 6/dez - TikTok Day - 06/12 - 50 presentes

  • 7/dez - TikTok Day - 07/12 - 61 presentes

  • 8/dez - Evento Mulheres M&M - 75 presentes

  • 8/dez - HH TikTok me Fez Assistir - 119 presentes

  • 13/dez - Mercado de Educação - 32 presentes

  • 13/dez - TikTok Day Estée Lauder - 32 presentes

  • 14/dez - Creative Planning 2024 - 99 presentes

  • 15/dez - Evento Valéria Barbosa - 24 presentes

  • 15/dez - Criadores Effect House - 49 presentes


2024


  • 24/jan - TikTok Day Santander - 35 presentes

  • 29/jan - TikTok Day - 38 presentes

  • 30/jan - TikTok Day Unilever - 72 presentes

  • 31/jan - TikTok Day Bauducco - 81 presentes

  • 1/fev - TikTok Awards Reverse - 127 presentes

  • 2/fev - TikTok NuvemShop - 111 presentes

  • 8/fev - TikTok Day Pepsico - 59 presentes

  • 10/fev - TikTok Carnaval - 126 presentes

  • 16/fev - TikTok Burger King - 55 presentes

  • 19/fev - TikTok Day - 69 presentes

  • 20/fev - SMB - 59 presentes

  • 21/fev - TikTok Day - 140 presentes

  • 22/fev - 1P Creative Products - 102 presentes

  • 26/fev - TikTok Day - 88 presentes

  • 27/fev - TikTok Day - 126 presentes

  • 29/fev - TikTok Day for Cadastra´s Clients - 81 presentes

  • 6/mar - Reunião Product Roadmap - 138 presentes

  • 6/mar - TikTok Day - 59 presentes

  • 7/mar - Discovery Day Vivo - 117 presentes

  • 11/mar - Evento B2C - 31 presentes

  • 12/mar - TikTok Day - 84 presentes

  • 13/mar - TikTok Day - 66 presentes

  • 19/mar - Imersão Agências - 60 presentes

  • 21/mar - Cria que Cria - 40 presentes

  • 21/mar - Discovery Day - 208 presentes

  • 26/mar - Hackathon B2C - 85 presentes

  • 27/mar - Women´s Day - 102 presentes

  • 3/abr - Treinamento de Creative Product - 130 presentes

  • 4/abr - Workshop on Shareting W/ Alana Institute - 54 presentes

  • 11/abr - Workshop Storytelling - 35 presentes

  • 15/abr - Latam Day - 61 presentes

  • 15/abr - All Hands Global Latam - 138 presentes

  • 17/abr - TikTok Funciona - 169 presentes

  • 18/abr - Discovery Day - 147 presentes

  • 18/abr - SMB Agências - 87 presentes

  • 23/abr - TikTok Day - 144 presentes

  • 23/abr - Encerramento Arena - 170 presentes

Galeria de Fotos

O TikTok Arena superou muito todas as expectativas do cliente, consolidando-se como um case de sucesso global e um marco no relacionamento do TikTok com sua comunidade. A excepcional combinação de criatividade, inovação e eficiência operacional da agência Joia – Experiências que Transformam resultou em um espaço que não apenas fortaleceu o posicionamento da marca, mas também proporcionou experiências extraordinárias, memoráveis e exclusivas para clientes e criadores de conteúdo.



A divulgação estratégica nas redes sociais do TikTok gerou um engajamento massivo, com mais de 4.000 visualizações em posts relacionados ao espaço, amplificando o alcance e o impacto da iniciativa.



Com 145 eventos e mais de 700 horas de conteúdos incríveis produzidos, o TikTok Arena se tornou um polo de aprendizado, networking e celebração. A impressionante taxa de conversão de 84% em relação à lista de clientes e criadores de conteúdo convidados demonstra o grande interesse e a relevância do espaço para a comunidade TikTok.