Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Concrete Show 2023 - Auditório Construindo Conhecimento e Arena 120 Ideias

Congresso Construindo Conhecimento

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: Informa
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

Troféu Expo Telecom
Infraestrutura Técnica para Eventos

O Concrete Show é o principal evento dedicado ao setor da construção civil na América Latina. A edição de 2023 contou com 370 marcas expositoras nacionais e internacionais, mais de 100 horas de conteúdo e oportunidades de networking

Voltado para inovações tecnológicas, tendências em produtos e serviços para o setor da construção civil, e geração de negócios, a edição contou também com dois espaços de exposição de conteúdo, que foram projetados e executados pela Bueno Arquitetura Cenográfica.

A Arena 120 Ideias é uma área para palestras rápidas de até 30 minutos, e acesso gratuito para os visitantes interessados. Já o auditório Construindo o Conhecimento recebeu uma série de palestras, seminários e congressos com acesso pago, e exclusivo para profissionais do setor. 

Esses dois espaços, com alto teor técnico voltados para os profissionais da cadeia do setor da construção civil, são sempre elogiados, por trazer assuntos que são tendências crescentes no setor, além de contar com a participação de profissionais que são referência. Entidades importantes, como a Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e a Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto) marcaram presença, apresentando importantes seminários. 

Já sendo uma parceira conhecida da Informa Markets, promotora da Concrete Show, a Bueno abraçou o desafio de surpreender o público, repetindo o sucesso das áreas na edição anterior, novamente entregando estruturas grandiosas, artísticas e contando com pontos aéreos, que instigaram a curiosidade dos visitantes, as duas áreas atenderam muito bem aos objetivos que foram propostos.

Quando se trata de um público com conhecimento técnico, o desafio construtivo fica ainda mais evidente. Cada uma das áreas projetadas para abrigar a propagação de conteúdo, buscou surpreender os convidados, através dos materiais e das escalas grandiosas, mas com toques inovadores em relação à edição anterior, que foi um sucesso.



O Auditório Construindo o Conhecimento, área exclusiva para profissionais capacitados, e conteúdos mais técnicos, fez uma alusão a pilares de concreto, trazendo o lúdico e o artístico para a grande peça aérea cenográfica que ambientou toda a área. 



Com a combinação de estrutura metálica, e tecido tensionado metalizado, a peça ganha forma e volumetria, unindo segurança, eficiência construtiva e plasticidade. A peça foi suspensa com auxílio de talhas, e a carga foi devidamente distribuída nos pontos aéreos do pavilhão. 



O tecido metalizado, visto à distância, recebe muito bem a iluminação e traz dinamismo à cenografia, podendo ser facilmente alterado conforme a ambiência desejada. Entre as três áreas de conteúdo que fazem parte do auditório inserimos peças volumétricas que além de agregarem em forma e volumetria, serviram de espaço de apoio para o espaço. 



A grandiosidade das peças, com textura metalizada, remete a algo sólido, pesado, e surpreende que as estruturas estejam suspensas.  As aberturas centrais nos aros, com a trama de tecido recortada aparente, brinca com a percepção do observador, revelando ora a solidez, ora a leveza da peça. 



A trama aparente, faz alusão às conexões e amplas possibilidades que o universo do ‘concreto’ já abrangendo toda a escala da construção civil, proporciona. Uma visão subjetiva, mas que foi a inspiração de todo o conceito criativo dessa área.



A escala grandiosa dessas peças, repousando sobre a área dos auditórios, também contribui para gerar as nuances de percepção. 



Além dos palcos para transmissão de conteúdo, o espaço contou com lounges que possibilitaram networking e trocas de experiências entre os participantes. Por isso a importância funcional das salas de apoio agregadas às peças volumétricas. O fechamento do auditório foi realizado voil preto, que possibilitou o contato visual da área interna do espaço, com o entorno, permitindo que o público em geral contemplasse a obra de arte. 



Para os acabamentos, a flexled foi escolhida por reforçar a plasticidade e as curvas, além de destacar o espaço Construindo o Conhecimento dentre os demais ambientes da Expo. 



A Arena 120 Ideias também é um espaço para transmissão de conteúdo, porém aberta a todos os visitantes da Expo, com palestras mais curtas. O conceito criativo da peça cenográfica central da Arena, foi uma espécie de ‘provocação’ aos profissionais da construção civil, buscando formas orgânicas e até esculturais, e se apropriando de um acabamento que chamou a atenção por causar surpresa e curiosidade entre os visitantes. Em meio a tantas soluções técnicas, a Bueno entregou uma peça artística e inusitada, uma verdadeira obra de arte.



Dois palcos com a peça cenográfica como plano de fundo, receberam o público, tendo a peça como ponto de conexão visual. A técnica do tecido tensionado foi utilizada para criar a volumetria orgânica, porém dessa vez com malha em acabamento metalizado azul, que brincou com a percepção dos convidados por se tratar de uma peça. Porém o metal não chegaria a essas proporções e dimensões, e o efeito foi surpreendente. Muitas pessoas tocavam a peça, e se espantavam com a maciez e leveza no toque. 



Para finalizar a ambientação da arena, espelhos foram instalados ao redor da grande peça, sendo mais uma forma de brincar com a espacialidade. Os espelhos refletiam o entorno, a peça e os visitantes, dependendo do ângulo de observação, e traziam ainda mais mistério para a ambiência envolvente e lúdica que foi criada.

Galeria de Fotos

As peças aéreas que ambientaram o espaço Construindo o Conhecimento foram nesta edição também desafiadoras. Como uma melhora para a distribuição de cargas, foram utilizadas três peças aéreas independentes, e com muito estudo técnico de cargas, a equipe de arquitetura da Bueno optou por trabalhar com estrutura em box truss de face simples,garantindo leveza e maior conforto para os cenotécnicos durante a montagem. 



Toda a peça foi montada em uma altura confortável para os cenotécnicos trabalharem, na aplicação do tecido, instalação da flexled e demais acabamentos, e somente após estar pronta, com auxílio de talhas, as peças foram meticulosamente suspensa, garantindo a harmonia visual e fixadas com cintas catraca em cada ponto aéreo. Essa forma de trabalho otimiza o trabalho durante a montagem e aumenta a segurança construtiva. Ao todo, as peças chegaram a pesar 2,9 toneladas, distribuídas em 75 pontos aéreos. 



A escolha do material, a malha metalizada prateada, também foi assertiva, pois gerou curiosidade e surpresa, uma vez que não era possível tocar a peça para entender melhor o material de que era feita. Essa estratégia foi uma grande aliada para envolver os convidados, e conectá-los com o ambiente, através da surpresa.

Para um resultado como este, uma peça tridimensional grandiosa, através de um material plano, com potencial de tensionamento capaz de se transformar visualmente em uma estrutura sólida, é preciso om muito conhecimento técnico.



A mesma técnica, que utiliza a força de tensão e o potencial de tensionamento do tecido com elastano, aplicada com outro propósito, gera um resultado totalmente diferente, tanto que fica imperceptível para os visitantes que se trata do mesmo material e técnica, porém com acabamentos diferentes. 



Na Arena 120 Ideias, o acabamento metalizado do tecido com elastano, porém na cor azul, brinca com as percepções por tornar ainda mais inesperado o material utilizado.



A grande expertise da Bueno está justamente aí, em chegar a diferentes resultados, com inovações técnicas, mas sempre fieis ao seu modo de pensar o projeto e em respeitar as potencialidades de cada material empregado, inclusive o ciclo de utilização renovável dessas matérias primas, como o tecido.



Como elementos complementares, a iluminação cênica dos ambientes, e elementos visuais como espelhos e apliques de forração que foram agregados nos ambientes, foram cuidadosamente escolhidos, para contribuir com o efeito surpreendente e inovador de cada espaço. 

Com corredores lotados no pavilhão do São Paulo Expo, o Concrete Show, evento da cadeia construtiva, foi um sucesso de público e de negócios. Mais de 20 mil profissionais do setor visitaram a 14ª edição do evento, que contou com a participação de 370 marcas expositoras nacionais e de fora do Brasil. O resultado de público superou em 11% a edição de 2022.



O investimento em propagação de conteúdo, em diversas especialidades técnicas e níveis de complexidades, é sempre um diferencial muito atrativo para profissionais do setor. E a estratégia de investir através da arquitetura cenográfica, nesses espaços, gera uma valorização nessas ações de fomento. 

“Esta edição do Concrete Show foi um reflexo real do potencial do mercado da cadeia produtiva de concreto e de construção civil. O evento está 34% maior em área de exposição na comparação com o ano anterior, ocupando 30 mil metros quadrados do São Paulo Expo. E constatamos que o público visitante teve comportamento similar, superando as nossas expectativas iniciais", destacou o diretor do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, Hermano Pinto.



Muitas marcas expositoras relataram recorde no volume de negócios gerados nesta edição da Expo, entre elas a Metalesp, Liebherr,  Caterpillar, Coplas, Yanmar, Quartzolit, entre outras, de diferentes nichos de atuação e soluções para construção civil, como insumos, equipamentos, ferramentas e demais serviços especializados. 

Para o gerente de Branding e Relacionamento da ArcelorMittal, marca patrocinadora da área de conteúdo do evento,  Luís Gustavo Pracchia, o Concrete Show mostrou que o público está cada vez mais interessado em inovações na construção civil que promovam a sustentabilidade. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no evento e impressionados com a grande presença de público, cada vez mais qualificado, durante todo o evento. As soluções ecoeficientes que apresentamos - como o vergalhão XCarb®️ e Alta-resistência - , atraíram um número ainda maior de visitantes, parceiros e clientes ao nosso estande. O evento também permitiu a prospecção de novas relações comerciais e a nossa expectativa é a realização de bons negócios nos próximos meses”.



A Bueno Arquitetura Cenográfica, aliando design e inovação cumpriu com excelência o papel de atrair os olhares das mais de 20.000 pessoas que passaram na Expo para as áreas de conteúdo, reforçando através da arquitetura cenográfica grandiosa, o papel de destaque e de responsabilidade que a troca de conhecimento representa.