Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Bienal do Livro Rio 2023

O principal evento de Literatura, Cultura e Entretenimento do país

Candidato: GL events Exhibitions
Cliente: GL-events Exhibitions
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2C

Troféu Expo Center Norte
Feira e Salão B2C

SOBRE A GL EVENTS

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 26 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 57 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor - desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em 40 anos de atuação e que atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.

Listada na Bolsa de Valores de Paris – o Eurolist Euronext Compartment B –, a GL events faturou 1.173 bilhão de euros em 2019 e já investiu mais de R$ 3 bilhões no Brasil – maior operação fora da França. A marca chegou ao país em 2006 e está presente nas suas três principais capitais turísticas e de negócios: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. No auge de sua trajetória e maturidade, a companhia ainda tem fôlego para novos projetos e mantém-se atenta às oportunidades.

SOBRE O EVENTO: BIENAL DO LIVRO RIO

Com a missão de transformar a sociedade através do incentivo o hábito da leitura, a Bienal Rio hoje, com seus 40 anos de história, é o maior evento de literatura, cultura e entretenimento do país. Dentro dos pavilhões do Riocentro, o festival promove durante 10 dias o encontro de mais de 600 mil visitantes com grandes autores nacionais e internacionais, produzindo conteúdos atemporais e relevantes, e proporciona experiências que permeiam o conhecimento para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades na cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo de suas 21 edições, grandes nomes passaram pela Bienal, como Saramago, Paulo Coelho, Fernanda Montenegro, Giberto Gil, Mauricio de Souza entre outros. 

Vídeo

Galeria de Fotos

UM EVENTO QUE PROMOVE A LEITURA, ESTIMULA A CRIATIVIDADE, FORMA NOVOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO E FOMENTA O MERCADO LITERÁRIO DO PAÍS

 

Um país que possui 11,3 milhões de pessoas analfabetas, e que, recentemente, apresentou um triste desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no qual avalia-se a capacidade dos estudantes de produzir ideias originais e diversas, ficando em 44º lugar, a Bienal do Livro Rio se apresenta como uma importante plataforma para despertar interesse das pessoas pela leitura.



Dentro dos pavilhões do Riocentro, o festival promove o encontro de mais de 600 mil visitantes com grandes autores nacionais e internacionais, produzindo conteúdos atemporais e relevantes, e proporciona experiências que permeiam o conhecimento para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, foram vendidos mais de 5.5 milhões de livros durante os 10 dias de evento. Uma média de 9 livros por pessoa. 



Isso mostra a força do evento em promover esse apreço pelo universo dos livros. Entrar na Bienal é se encantar por esse universo e descobrir o quanto a leitura é prazerosa e pode transformar vidas.



Presente na memória afetiva dos cariocas há mais de 40 anos, em 2023 o evento conquistou mais um feito. A Bienal foi decretada pela prefeitura como Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro, ressaltando ainda mais a sua importância para o cenário cultural da cidade.

 

O Festival conta com 4 espaços de conteúdos oficiais: Palavra-chave – espaço para 800 pessoas e que recebe grandes nomes da literatura com foco no público jovem, trazendo assuntos latentes que transitam nesse universo –, o Café Literário – onde acontecem discussões com formadores de opinião renomados no país e no mundo, abordando pautas que apontam os rumos de nossa sociedade, o Páginas na Tela – que aborda a transversalidade do livro para o audiovisual, trazendo para o palco autores, atores, diretores e roteiristas que estiveram envolvidos em filmes e séries que partiram do livro – e o Espaço Infantil – que proporciona, de uma maneira lúdica, uma imersão dos pequenos ao universo da leitura. Inclusiva, todos os seus painéis, encontros e bate-papos possuem tradução em Libras, democratizando ainda mais o acesso ao conhecimento.





O evento também conta com ações que englobam a rede pública de ensino: A Bienal nas Escolas (Projeto que já recebeu o Prêmio Caio) e a Visitação Escolar. No primeiro, desde 2019 a Bienal do Livro leva autores renomados para dentro de escolas públicas no Rio de Janeiro, promovendo o incentivo à leitura a dezenas de alunos e proporcionando encontros inesquecíveis.  Já o projeto Visitação Escolar, em parceria com as Secretarias de Educação do Município e Estado, visa receber, gratuitamente, mais de 100.000 alunos da Rede Pública de Ensino para vivenciarem uma experiência única no evento. E eles chegam ao evento com um Vale Livro em média de 40 reais para compra dos livros que mais gostam.



A relevância da Bienal enquanto essa engrenagem potente de transformação também foi reconhecida pela UNESCO, que elegeu o Rio de Janeiro para ser a Capital Mundial do Livro. O evento será a principal destaque dessa celebração.













 

Galeria de Fotos

A Bienal tem o objetivo de fazer as pessoas se encantarem pelo mundo das narrativas. Acreditamos que para formar novos leitores é necessário buscar diveras formas de envolvê-los no mundo dos livros. E, por isso, busca sempre inovar em suas propostas de conteúdo e experiências.



Em 2023, o evento apostou em um jovem trio curador – os escritores Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges – com o desafio de desenhar um conteúdo que percorresse as trilhas do conhecimento por assuntos variados, promovendo encontros com escuta ativa de todos os públicos e formatos de troca que desconstruíssem estereótipos e ampliassem o lugar de fala, atravessando as mais importantes questões contemporâneas. A roteirista Bianca Ramoneda assinou a direção artística do festival e a jornalista Ana Paula Costa, a produção executiva.



Entre as novidades, a “Bienal das narrativas” trouxe o ‘Baile de Máscaras da Julia Quinn’, promovendo uma festa de época como acontece nos episódios de Os Bridgertons, sucesso de livro que virou série. Destaque também para o desfile de fantasias das autoras estrangeiras Holly Black e Cassandra Clare, promovendo uma nova experiência para os fãs. Os visitantes também tiveram a oportunidade de experimentar um momento de meditação zen budista guiados pela Monja Coen.



A Bienal 40 anos também lançou o ‘Páginas na Tela’, com curadoria da cineasta e escritora Rosana Svartman, e ‘Páginas no Palco’, coordenado por Bianca Ramoneda. Os formatos convergem essas narrativas que se cruzam entre livro, audiovisual e teatro, com nomes como Guel Arraes, Raphael Montes, Klara Castanho, Vera Holtz, Claudia Abreu. Houve ainda o ‘Sextou com Simas’, encontros em que o professor e autor Luiz Antonio Simas recebeu convidados, transformando o Café Literário em um verdadeiro boteco carioca. Neste espaço, que tradicionalmente recebe grandes nomes da literatura, a curadoria propôs um momento de fala batizado de ‘Em Primeira Pessoa’, para autores como Ailton Krenak e Conceição Evaristo.



As crianças que visitaram a Bienal encontraram um universo lúdico chamado “Uma Grande Aventura Leitora”, em um espaço de 600 metros quadrados. Com curadoria de Carolina Sanches, Martha Ribas e Rona Hanning, a experiência imersiva infantil trouxe a magia das histórias que extrapolam os livros e ganham as emoções das crianças. No espaço, os pequenos foram recebidos pelo Chapeleiro Maluco, de Alice no País das Maravilhas, e também foi comemorado os 60 anos da personagem Mônica, da obra de Maurício de Sousa



Além dessa preocupação em inovar nos conteúdos, que é constante em nosso DNA, todos os nossos painéis são transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Bienal na Youtube, para que a disseminação do conhecimento chegue ainda mais longe. Esses vídeos, após o evento, ficam disponíveis para o público assistirem também.



A respeito da divulgação, a Bienal, mais uma vez, inovou e fez sua divulgação no Cristo Redentor, que no dia da abertura do evento, ficou ‘’vestido’’ com a identidade do evento.



BIENAL RIO ESG



Desde 2015, a Bienal realiza a coleta seletiva de todo o lixo do evento, trabalhando com ONGs parceiras para minimizar o impacto ao meio ambiente e contribuir com a economia circular, incrementando a renda de cerca de 70 famílias atendidas pelas cooperativas. Este ano, foram recolhidos 1.238kg de PET, 8.540kg de papelão, 1.367kg de plástico e 1.870kg de latinhas de alumínio, que terão destinação ambientalmente correta.



E em 2023 a Bienal Rio fez a Neutralização de Carbono, tornando um evento ainda mais sustentável. Além disso, o evento tem em sua programação cultural painéis e debates que levam até o público discussões pertinentes sobre o cuidado com o Meio Ambiente, recebendo nomes como Ayrton Krenak, por exemplo.



AÇÕES SOCIAIS



Sabendo de sua importância, a Bienal busca seguir com sua missão de incentivar a leitura com ações que extrapolam o Riocentro, disseminando ainda mais o conhecimento. 



BIENAL NAS ESCOLAS ( ganhador do Prêmio Caio 2019, Projetos Sociais ):

 

Projeto que visa levar autores renomados para escolas públicas do Rio de Janeiro para que possam interagir com os alunos e despertarem neles ainda mais o hábito da leitura. Desde 2019, grandes nomes já foram visitar esses estudantes, como Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Nathalia Arcuri, entre outros. Ao todo, mais de 1.000 crianças já foram beneficiadas com esses encontros. Vale lembrar que cada visita realizada, é feita uma doação de livros para as bibliotecas dessas escolas.   



VISITAÇÃO ESCOLAR:

Neste projeto, que há anos já faz parte do histórico da Bienal, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, alunos da rede pública participam, gratuitamente do evento, indo em grupos junto com suas escolas em busca de novas histórias, inspirações e aprendizado. 

Além disso, todos eles recebem vale-livros, com um crédito para que possam comprar livros durante o evento.  Na última edição, mais de 2.000 ônibus chegaram nos pavilhões do evento. Recebemos mais de 110.000 mil alunos de escolas públicas de todo Estado do Rio de Janeiro.



Ação Hemorio

Nesta ação junto com o Hemorio, a Bienal promove não só o incentivo à leitura como também à doação de sangue. Dias antes do evento, as pessoas que doam sangue no período estipulado, levam para casa um livro. Além disso, a cada bolsa de sangue preenchida, um livro também é doado para um hospital público para pacientes que estão internados. Em 2023, foram 790 bolsas de sangue. 



Doação de Livro no metro

A cada edição, escolhemos um data prévia ao evento e distribuímos mais de 2.000 livros nos vagões do metro, para que as pessoas possam ser supreendidas logo pela manhã com uma obra literária. 



 

Nesta edição, em que até o Cristo Redentor “vestiu” a camisa do evento, houve recorde de público e de vendas: mais de 600 mil visitantes estiveram no Riocentro, levando para casa cerca de 5,5 milhões de livros, uma média de nove por pessoa. Com mais de 500 editoras, selos e distribuídoras e uma diversidade de títulos, o tíquete médio de gastos com livros chegou a aproximadamente R$ 200. O faturamento total em venda de livros foi de 165 milhões de reais.



Houve aumento expressivo no número de alunos do projeto de visitação escolar, com mais de 100 mil alunos de escolas da rede pública das cidades do Rio, Queimados e Angra dos Reis, além de investimentos de R$ 13,5 milhões para a aquisição de livros para os estudantes das redes municipais e estadual do Rio.



O sucesso do evento também se deu em sua exposição na mídia. Com valoração de mídia espontânea em R$ 131.418.395,00, a Bienal saiu em 4.500 publicações nacionais e mais de 150 em mídia internacional. Durante sua realização a Bienal teve mais de 44.000 mil pessoas trabalhando direto e indiretameente.