A Bienal tem o objetivo de fazer as pessoas se encantarem pelo mundo das narrativas. Acreditamos que para formar novos leitores é necessário buscar diveras formas de envolvê-los no mundo dos livros. E, por isso, busca sempre inovar em suas propostas de conteúdo e experiências.
Em 2023, o evento apostou em um jovem trio curador – os escritores Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges – com o desafio de desenhar um conteúdo que percorresse as trilhas do conhecimento por assuntos variados, promovendo encontros com escuta ativa de todos os públicos e formatos de troca que desconstruíssem estereótipos e ampliassem o lugar de fala, atravessando as mais importantes questões contemporâneas. A roteirista Bianca Ramoneda assinou a direção artística do festival e a jornalista Ana Paula Costa, a produção executiva.
Entre as novidades, a “Bienal das narrativas” trouxe o ‘Baile de Máscaras da Julia Quinn’, promovendo uma festa de época como acontece nos episódios de Os Bridgertons, sucesso de livro que virou série. Destaque também para o desfile de fantasias das autoras estrangeiras Holly Black e Cassandra Clare, promovendo uma nova experiência para os fãs. Os visitantes também tiveram a oportunidade de experimentar um momento de meditação zen budista guiados pela Monja Coen.
A Bienal 40 anos também lançou o ‘Páginas na Tela’, com curadoria da cineasta e escritora Rosana Svartman, e ‘Páginas no Palco’, coordenado por Bianca Ramoneda. Os formatos convergem essas narrativas que se cruzam entre livro, audiovisual e teatro, com nomes como Guel Arraes, Raphael Montes, Klara Castanho, Vera Holtz, Claudia Abreu. Houve ainda o ‘Sextou com Simas’, encontros em que o professor e autor Luiz Antonio Simas recebeu convidados, transformando o Café Literário em um verdadeiro boteco carioca. Neste espaço, que tradicionalmente recebe grandes nomes da literatura, a curadoria propôs um momento de fala batizado de ‘Em Primeira Pessoa’, para autores como Ailton Krenak e Conceição Evaristo.
As crianças que visitaram a Bienal encontraram um universo lúdico chamado “Uma Grande Aventura Leitora”, em um espaço de 600 metros quadrados. Com curadoria de Carolina Sanches, Martha Ribas e Rona Hanning, a experiência imersiva infantil trouxe a magia das histórias que extrapolam os livros e ganham as emoções das crianças. No espaço, os pequenos foram recebidos pelo Chapeleiro Maluco, de Alice no País das Maravilhas, e também foi comemorado os 60 anos da personagem Mônica, da obra de Maurício de Sousa
Além dessa preocupação em inovar nos conteúdos, que é constante em nosso DNA, todos os nossos painéis são transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Bienal na Youtube, para que a disseminação do conhecimento chegue ainda mais longe. Esses vídeos, após o evento, ficam disponíveis para o público assistirem também.
A respeito da divulgação, a Bienal, mais uma vez, inovou e fez sua divulgação no Cristo Redentor, que no dia da abertura do evento, ficou ‘’vestido’’ com a identidade do evento.
BIENAL RIO ESG
Desde 2015, a Bienal realiza a coleta seletiva de todo o lixo do evento, trabalhando com ONGs parceiras para minimizar o impacto ao meio ambiente e contribuir com a economia circular, incrementando a renda de cerca de 70 famílias atendidas pelas cooperativas. Este ano, foram recolhidos 1.238kg de PET, 8.540kg de papelão, 1.367kg de plástico e 1.870kg de latinhas de alumínio, que terão destinação ambientalmente correta.
E em 2023 a Bienal Rio fez a Neutralização de Carbono, tornando um evento ainda mais sustentável. Além disso, o evento tem em sua programação cultural painéis e debates que levam até o público discussões pertinentes sobre o cuidado com o Meio Ambiente, recebendo nomes como Ayrton Krenak, por exemplo.
AÇÕES SOCIAIS
Sabendo de sua importância, a Bienal busca seguir com sua missão de incentivar a leitura com ações que extrapolam o Riocentro, disseminando ainda mais o conhecimento.
BIENAL NAS ESCOLAS ( ganhador do Prêmio Caio 2019, Projetos Sociais ):
Projeto que visa levar autores renomados para escolas públicas do Rio de Janeiro para que possam interagir com os alunos e despertarem neles ainda mais o hábito da leitura. Desde 2019, grandes nomes já foram visitar esses estudantes, como Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Nathalia Arcuri, entre outros. Ao todo, mais de 1.000 crianças já foram beneficiadas com esses encontros. Vale lembrar que cada visita realizada, é feita uma doação de livros para as bibliotecas dessas escolas.
VISITAÇÃO ESCOLAR:
Neste projeto, que há anos já faz parte do histórico da Bienal, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, alunos da rede pública participam, gratuitamente do evento, indo em grupos junto com suas escolas em busca de novas histórias, inspirações e aprendizado.
Além disso, todos eles recebem vale-livros, com um crédito para que possam comprar livros durante o evento. Na última edição, mais de 2.000 ônibus chegaram nos pavilhões do evento. Recebemos mais de 110.000 mil alunos de escolas públicas de todo Estado do Rio de Janeiro.
Ação Hemorio
Nesta ação junto com o Hemorio, a Bienal promove não só o incentivo à leitura como também à doação de sangue. Dias antes do evento, as pessoas que doam sangue no período estipulado, levam para casa um livro. Além disso, a cada bolsa de sangue preenchida, um livro também é doado para um hospital público para pacientes que estão internados. Em 2023, foram 790 bolsas de sangue.
Doação de Livro no metro
A cada edição, escolhemos um data prévia ao evento e distribuímos mais de 2.000 livros nos vagões do metro, para que as pessoas possam ser supreendidas logo pela manhã com uma obra literária.