Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Norsul - Feira Intermodal South America 2024

Norsul - Feira Intermodal South America 2024

Candidato: Vaion Comunicação
Cliente: Companhia de Navegação Norsul
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2B

Troféu Expo Center Norte
Feira e Salão B2B

A Vaion é uma agência de live marketing que se destaca por transformar ideias inovadoras em execuções perfeitas. Com uma equipe multidisciplinar e uma rede de fortes parceiros, a agência atua tanto no Brasil quanto no exterior. Temos um orgulho muito grande em, além de ser participante, ser a agência oficial de eventos do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Uma agência independente, formada por profissionais experientes e mais de 85% de mulheres,
recebeu prêmios importantes em 2023, incluindo o Prêmio Caio na categoria Lançamento de Produtos e o Prêmio ABC na categoria Melhor Uso de Eventos, com o case do lançamento de produto da Syngenta, e vêm crescendo exponencialmente em número de clientes e faturamento no ano de 2024.

 
A Vaion liderou o projeto para a Norsul na Feira Intermodal South America. Foi responsável pela concepção e implementação completa do estande da Norsul, desde o planejamento criativo inicial até a execução detalhada e acompanhamento no local.
 
A equipe desenvolveu três propostas de design em 3D, permitindo uma visualização clara e detalhada de cada conceito. Criou a identidade visual do estande e propôs ativação e brindes, que maximizaram a interação com o público.
 
O projeto incluiu levantamento e gestão de casting, desenvolvimento de scripts para promotores, design de uniformes, e coordenação de fotografia e filmagem. Planejou o mobiliário e o cardápio de alimentos e bebidas que foi pensado para atender todos os visitantes ao longo dos dias e nos momentos de happy hour.Cada etapa foi cuidadosamente detalhada, que garantiu alinhamento com as expectativas e objetivos da Norsul.
 
A Feira Intermodal América Latina é um evento de destaque no cenário logístico, reunindo empresas, profissionais e especialistas do setor de transporte e logística. Proporciona espaço para networking, palestras, apresentação de soluções e discussões sobre tendências e desafios do mercado. Este ano, a feira chegou a impressionantes 44 mil visitas em 3 dias.
 
O estande esteve presente na Intermodal 2024 entre os dias 5 a 7 de março. Em 2023, o estande tinha uma TV pequena para conteúdo e uma parede interativa de difícil acesso, sendo um estande pouco convidativo.  Este ano, trouxemos conteúdo em tela de LED, com visibilidade ao vídeo, estande com conceito de ondas e ativação bem localizada, tornando o estande da Norsul em 2024 um grande sucesso.

Vídeo

Galeria de Fotos

O briefing buscava reforçar sua essência como empresa de navegação na Intermodal 2024. O desafio: transmitir a solidez, reputação e expertise da empresa em um estande de 96 m2.

 

As metas incluíam consolidar a Norsul como referência em navegação e cabotagem, destacando sua trajetória, expertise e excelência e fortalecer o relacionamento com parceiros, além de comunicar os valores da empresa e consolidar sua reputação como empresa confiável e inovadora.

 

O público era profissionais de logística, importadores, exportadores e empresas que buscam soluções eficientes em navegação e cabotagem. O mote criado pela Vaion foi Nossa Essência é Navegar reflete a expertise, a base e a paixão da Norsul: a navegação.

 

Pensamos em um estande deveria seguir princípios de clareza, objetividade e dinamismo, utilizando recursos de vídeo, ativação, A&B, maquete, espaço para reunião, entre outros pontos, para apresentar a empresa e seus serviços de forma envolvente.

 

A planta da feira foi cuidadosamente estudada para garantir a melhor experiência. O estande estava localizado em uma área de grande fluxo, facilitando o acesso do público.

 

Além da verba, outro desafio foi apresentar a complexa e enorme gama de serviços da Norsul de forma clara e objetiva. Para isso usamos recursos de vídeo, ativação interativa e a maquete, que vamos citar mais à frente.

 

A ativação foi bem planejada e executada. O conteúdo foi mostrado de forma clara. Muita gente participou, teve interesse, curiosidade, quis ver a ativação inteira. Teve A&B para todos os perfis, diversidade no casting, acessibilidade, detalhes que fizeram diferença. O estande fez successo, concorrentes queriam saber quem executou o projeto, se impressionaram. Tudo com recursos inovadores e criativos em um estande muito bonito e diferenciado, bem estruturado e acolhedor.

 

Podemos vencer porque reforçamos a imagem da empresa muito além do esperado. Consolidamos sua posição como referência em navegação e cabotagem, conquistando o reconhecimento por meio de conteúdos que mostraram sua atuação, grande expertise, apresentamos suas diversas embarcações. O sucesso do estande refletiu o compromisso com a excelência e a satisfação do cliente, consolidando ainda mais a expertise da Vaion em eventos de grande escala.

O briefing apresentou para edição de 2024 um cenário desafiador para a Norsul, que precisava reforçar sua posição de liderança, fortalecer a marca, atrair clientes, mostrar seus diferenciais e ampliar o alcance da marca.

 

No período pré-evento, a Norsul divulgou nas redes sociais sua participação na Intermodal, criando posts informativos e convidativos. Além disso, a empresa desenvolveu material para a imprensa com informações sobre a empresa e sua participação no evento, garantindo ampla cobertura do evento.



Com o mote Nossa Essência é Navegar, a estratégia foi desenvolver um estande de 96 m2 moderno, visual, interativo e convidativo, chamando a atenção dos próprios concorrentes. A exposição do modelo Pio Grande em escala reduzida, carregado com pás eólicas, foi um atrativo encantador, bem como a ativação vitrine de conteúdo que permitiumil a navegação pelas 21 embarcações e suas características, via touchscreen. Essa ativação foi tão brilhante que o conteúdo foi reaproveitado após o evento e divulgado internamente em outro formato.

 

O navio Tellus, com seu sistema de transporte de cimento a granel seco por pressão, foi um dos destaques. A Norsul apresentou essa tecnologia como um diferencial competitivo, demonstrando seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade.

 

A participação de Fabiano Lorenzi, diretor comercial da Norsul, junto ao diretor executivo, Luis Fernando Resano, a divulgação da participação da emrpresa nas redes sociais e material para a imprensa fecharam nossas estratégias. As participações reforçaram a Norsul como referência no setor e ampliou seu alcance para o público.

 

Como resultado, as estratégias implementadas pela Vaion na Intermodal 2024 foram um sucesso. A empresa se destacou da concorrência e comunicou seus diferenciais de forma eficaz. O estande atraiu número significativo de visitantes, a ativação vitrine de conteúdo foi um grande sucesso e a participação de Fabiano Lorenzi reforçou a posição da Norsul como referência no setor. A campanha digital contribuiu para o sucesso da empresa, gerando grande engajamento nas redes sociais e ampla cobertura da imprensa.

 

A Vaion superou os desafios da Norsul na Intermodal 2024 utilizando estratégias criativas e inovadoras para se destacar da concorrência e superar seus objetivos. A empresa demonstrou sua expertise em navegação cabotagem, expôs seu compromisso com a tecnologia e com a sustentabilidade, reforçando seu protagonismo no setor de cabotagem e navegação.

 

A Vaion traçou para a Norsul um curso de sucesso na Intermodal South America 2024, superando as expectativas e conquistando resultados excepcionais.

 

Mais do que consolidar sua posição de referência em navegação e cabotagem, a empresa comprovou a efetividade da estratégia criativa da Vaion, impulsionando o crescimento do negócio e reforçando sua imagem no mercado com um estande esteticamente diferente, fora do padrão.

 

Obteve aumento da visibilidade porque gerou mídia espontânea nas redes sociais, ampliando seu alcance e reconhecimento no mercado: centenas de selfies com a maquete e perguntas sobre a embarcação Pio Grande, dada sua imponência na maquete.

 

O material para a ativação desenvolvido para ser utilizado na feira foi estudado em outros formatos para ser usado como conteúdo para toda a empresa e redes sociais, tamanho seu sucesso. O vídeo em looping, posicionado estrategicamente, foi assistido muitas vezes até o fim por muitos que passavam pelo estande.

 

A Norsul teve um alto engajamento do público, interessados em saber mais sobre a empresa. Os colaboradores que trabalhavam no estande eram procurados para tirar dúvidas o tempo todo. A sala de reunião foi de grande uso para que colaboradores pudessem ter uma conversa mais reservada com pessoas de interesse.





Em comparação com as participações anteriores, este foi o que teve maior destaque por ter sido melhor planejado, superando todas as expectativas do cliente. Tivemos em 2024 um espaço maior para o estande, maior investimento e, consequentemente, maior engajamento.

 

A Norsul marcou presença e se posicionou como uma grande empresa do setor de cabotagem e navegação, gerando mídia espontânea nas redes sociais reverberando comentários e internamente e nas redes sociais.

 

Também obtivemos impactos culturais, ambientais e sustentáveis: gerou promoção da cultura marítima, interesse em conhecer mais sobre benefícios do transporte marítimo em relação ao rodoviário e também sobre combustíveis alternativos na navegação, como LNG, metanol, etanol e amônia, além dos desafios para adoção da tecnologia verde no Brasil.

 

O público conheceu as ações de sustentabilidade da Norsul em preservar os mares por meio de investimentos na modernização de suas embarcações, tecnologias que poupam combustível, implementa rigorosos planos de gestão de resíduos, garantindo a correta destinação dos materiais gerados em suas operações.