Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Feicon

Tem novidade na construção, tem na Feicon!

Candidato: Reed
Cliente: Feicon
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2B

Troféu Expo Center Norte
Feira e Salão B2B

Se tem na construção, tem na Feicon. A feira, que abre o calendário de construção civil e arquitetura no Brasil, oferece oportunidades para todo o mercado fechar os melhores negócios. Com presença de grandes players e o maior mix de produtos dos segmentos de acabamentos, estruturas, instalações e externos, a Feicon apresenta novas tecnologias, tendências e produtos aos seus principais compradores, entre eles, varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais deste mercado.

Além de impulsionar negócios, a Feicon fomenta o networking do setor, reunindo as principais entidades que trabalham pelo desenvolvimento da indústria da construção civil. A feira funciona como uma plataforma de geração de conhecimento e profissionalização, por meio de experiências e sua vasta grade de conteúdo construída por quem é autoridade nos principais temas do momento.

A Feicon está comprometida com o futuro da construção civil. Promove soluções sustentáveis, tecnologias inovadoras e práticas que visam a construção de um futuro mais eficiente.

Vídeo

A Feicon 2024 foi a maior dos últimos 10 anos, uma edição histórica que conectou profissionais da construção ao futuro do setor com soluções, lançamentos e atualizações técnicas, de inteligência artificial à materiais sustentáveis. Mais de 100.000 profissionais vindos de 17 países, e mais de 700 marcas estiveram reunidos no São Paulo Expo, de 02 a 05 de abril.

Os resultados da Feicon impulsionaram fortemente, não apenas a indústria da construção e arquitetura, mas também a economia da cidade de São Paulo. Segundo a pesquisa realizada pelo Núcleo de pesquisa e inteligência de mercado da SPTuris, o Observatório de Turismo e Eventos (OTE), considerando o público total participantes, estima-se que o impacto econômico do evento somente com turismo tenha atingido a marca de R$ 46 milhões para a cidade. O gasto médio dos turistas, englobando despesas relacionadas ao evento, hospedagem, transporte, alimentação, compras e outras formas de lazer, foi de R$ 2.189 durante uma permanência média de 3,5 pernoites na capital. É preciso considerar que há um grande volume de profissionais que viajam de diversas cidades do Brasil para São Paulo para participar da Feicon, aproveitando o período usufruir das novidades de turismo na cidade. Ainda segundo a pesquisa, 77,4% dos visitantes foram ao evento com a intenção de fechar negócios.

Além da presença das principais marcas com suas novidades e lançamentos, as experiências oferecidas somaram mais de 200 horas de conteúdo em 4 dias:

98ª ENIC

Casa Cerâmica

Encontro VMC

Lounge dos Influenciadores

Núcleo de Conteúdo Construção

Núcleo de Conteúdo Varejo

Rota da Sustentabilidade

Rota da Tecnologia

Selo Inovação

SINCOMAVI 18º Simpósio

Espaço SINCOMAVI – Escola de NegóciosA Feicon é atualmente o principal canal da indústria 365 dias do ano. Além de oferecer um evento totalmente relevante para o setor, reunir os principais parceiros e fomentar a geração de novos negócios para os meses futuros, garantindo o palco ideal às marcas expositoras que desejam projetar suas vendas e fortalecer a visibilidade de suas marcas no mercado; a Feicon mantém ano a ano, a sua posição de referência na conexão de profissionais da construção ao futuro do setor com soluções, lançamentos e atualizações técnicas, abordando os temas mais recentes, de inteligência artificial à materiais sustentáveis, por exemplo.

Com ampliação da área de exposição do evento e crescimento de 20% em comparação com a edição passada, também foram aumentadas as oportunidades de networking e prospecção, além das experiências, sempre marcantes em sua relevância para o setor.

Em espaços para compartilhamento de conhecimento como ENIC, Encontro VMC, Simpósio e Espaço Sincomavi, Núcleos de Conteúdo de Construção e Varejo, além do Lounge dos Influenciadores, foi possível conferir a apresentação de especialistas sobre temas como Inteligência artificial, de dados e reforma tributária. Já na Casa Cerâmica, visitantes tiveram acesso aos materiais e sistemas que podem tornar obras mais baratas e rápidas em uma construção de 43,85 m2.

Enquanto a Rota da Tecnologia levou visitantes diretamente às novas soluções para maior eficiência e menores custos, expositores mostraram produtos disruptivos. A Rota de Sustentabilidade deu visibilidade aos produtos que atendem aos critérios de menor impacto ambiental.  

Além disso, o futuro da construção ganhou spoilers com o Selo de Inovação Varejo, uma parceria com a Grau 10 Editora.

Algumas das principais associações, mídias e empresas que representam setores da construção civil apoiaram a Feicon 2024, como ABRAMAT, Anamaco, CBIC, Inovatech Engenharia, Sincomavi, e Editora Grau 10 além do Squad de Influenciadores digitais que, juntos à organização da feira, somaram esforços para levar ao pavilhão o que há de mais recente e inovador na indústria. 

No coração da Feicon, o Lounge dos Influenciadores vibrou com ideias e conexões, sendo uma importante novidade desta edição. Mais de 300 influenciadores credenciados se reuniram para compartilhar conhecimento, impulsionar debates e falar sobre o futuro do setor. Foram realizadas Palestras, gravação de videocasts e rodas de conversa com especialistas renomados, selando oportunidades de networking genuíno entre influenciadores, marcas e visitantes. Foi um ambiente propício para a troca de ideias e a construção de parcerias.

Ações como esta geram impactos positivos para todos os envolvidos, como o fomento à inovação, debates relevantes e fortalecimento da comunidade. Os expositores, garantem maior visibilidade da marca e fortalecimento do relacionamento com o público-alvo; e os visitantes adquirem acesso a um conteúdo exclusivo, insights valiosos e a oportunidade de interagir com influenciadores.

A tecnologia é um ponto latente e prioritário quando associada à experiência do cliente. Pensando nisso, a Feicon ofereceu um mapa digital totalmente interativo para ajudar os visitantes a encontrar os estandes e auditórios (dentre outros locais) com facilidade na feira, sendo guiados por um GPS de onde quer que estivessem.

Para fortalecer a experiência do expositor, as ferramentas digitais exclusivas da RX foram disponibilizadas, como o Emperia, um aplicativo para coleta de dados dos visitantes, em conformidade com a LGPD, que fornece relatórios analíticos para os expositores, como perfil profissional e contato de quem esteve no seu estande; e o Exhibitor Dashboard, um painel inteligente que permite aos expositores acompanhar o desempenho no evento, comparando acessos ao seu perfil no site com concorrentes, além de calcular o ROI de sua participação. Além disso, os canais digitais da Feicon mantêm espaços publicitários disponíveis para as marcas que desejam se conectar com sua comunidade 365 dias ao ano.

Estas ferramentas, cujas orientações de uso foram cuidadosamente conduzidas pelo time operacional de Sucesso do Cliente, representaram um grande sucesso na Feicon, gerando mais de 480.000 leads para os expositores, um recorde mundial na RX, dentre todas as suas unidades no mundo. Este marco não representa apenas um número, mas a garantia que os expositores levaram para suas empresas muitas oportunidades de novos negócios, até que um novo encontro aconteça, na próxima Feicon em 2025.

Galeria de Fotos

O principal resultado da Feicon, entretanto, não está apenas nos números, mas no impacto real no setor de construção. A feira é um ecossistema que pulsa inovação, tecnologia, sustentabilidade, composta por atrações que mesclam teoria e prática, estratégia e visão de futuro. É um ciclo 360 graus, que tem seu ápice no pavilhão, mas não está restrito a ele. As comunidades da indústria da construção estão conectadas durante todo o ano através de nossos canais. Como reflexo da atmosfera de sucesso que a Feicon criou em 2024, houve um aumento de 14 pontos no NPS do visitante, e 13 pontos no NPS do expositor em relação à última edição, em 2023.

As comunidades digitais da Feicon somam mais de 254.000 seguidores e tiveram um aumento de 800% em alcance do público organicamente. Mais de 830 mil usuários únicos estiveram no site do evento e mais de 464 mil endereços de e-mail estão inscritos para receber informações do evento constantemente. O Squad de Influenciadores gerou um potencial de alcance de mais de 1.7 milhão de seguidores.

Quando falamos de imprensa, a Feicon teve mais de 271.000 publicações e recebeu mais de 400 jornalistas, garantindo presença em veículos de Tier 1, como Valor Econômico, Estadão, Correio Braziliense, CNN Brasil, CBN, Band, SBT, Record, Gazeta, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Gazeta do Povo,Casa Vogue, Casa e Jardim e CasaCor.