Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: MIND 360

Evento científico signature Medtronic sobre futuro da medicina e inovações tecnológicas e terapêutic

Candidato: Medtronic
Segmento: Cliente Final
Categoria: Eventos Técnicos-Científicos | Clientes

A Medtronic é a única empresa global que consegue oferecer uma gama de terapias e soluções 360º para as mais diversas complexidades médicas nas áreas de oncologia, cardiologia, neurociências e metabologia. A partir desta certeza, nasceu o MIND 360, uma iniciativa que amplia a educação científica e propõe o intercâmbio de conhecimento de maneira integrada, tendo como foco a educação científica centrada no paciente.
Líder em soluções tecnológicas de saúde para condições complexas e desafiadoras, a Medtronic atua há 75 anos na área de Engenharia Biomédica, com pesquisas, projetos, fabricação e venda de instrumentos e aparelhos que restabelecem a saúde e prolongam a vida, a partir da combinação de dados, inteligência artificial e profundo conhecimento sobre o corpo humano.
Para aproveitar o tamanho e a experiência da Medtronic e gerar otimização de portfólio, posicionando a marca como parceiro de escolha, o MIND 360 promoveu diálogos com líderes de opinião em saúde sobre o futuro da medicina e as inovações tecnológicas e terapêuticas, em diferentes áreas da saúde.
Ações de engajamento e divulgação ocorreram com três meses de antecedência, com um site responsivo como hub, tanto para informações como para a coordenação de logística – ponto de imensa importância neste evento que reuniu pessoas de diversos pontos do planeta.
São Paulo foi a cidade escolhida por apresentar as estruturas principais, a começar pelo local do evento, transformado em uma arena inovadora, com plenária em 360º que se dividia em quatro palcos simultâneos, cada qual tratando de temas de relevância para a plateia, dividida por área de especialidade.
Em outra área, as ativações para demonstração de novas tecnologias e aprofundamento em conteúdo científico fizeram parte da programação, possibilitando ao público tangibilizar o portfólio da Medtronic de maneira inédita e eficaz.
A escolha do Golden Hall tem uma importância adicional: está a poucos metros do Centro de Inovação Medtronic, o laboratório de experimentação mais robusto da América Latina, onde foram oferecidas atividades práticas denominadas “Hands on”.
Em linha com a promoção de bem-estar da Medtronic, tivemos corrida e caminhada noturnas, no Parque Villa-Lobos, com massiva adesão dos participantes.
Estiveram reunidas mais de 600 pessoas: 400 médicos da América Latina, Estados Unidos e Canadá, 200 especialistas Medtronic e 45 palestrantes internacionais, além de pacientes e convidados.






 

Vídeo

Aproveitar a posição da Medtronic como líder em tecnologia na área da saúde por meio de um plano de visibilidade que destaque as propostas de valor de suas mais recentes tecnologias, seu papel chave na Educação Médica e seu compromisso com a ampliação do acesso dos pacientes à Cirurgia Minimamente Invasiva (MIS).

Para tanto, o evento teve como meta reunir, em São Paulo, os mais conceituados médicos e líderes de opinião em saúde da América Latina, Estados Unidos e Canadá, para a disseminação de informação e troca de experiências sobre soluções integradas nas áreas cardiovascular, metabólica, neurociências e oncologia.

Visando trazer o olhar desses profissionais para uma nova abordagem em soluções integradas de saúde, a partir do foco no paciente, a ideia foi realizar a primeira edição de um evento científico dessa magnitude, com formato inovador, que possibilitasse a transmissão de conteúdos e fomentasse discussões de maneira orgânica.

Para tanto, sabíamos da importância em dar atenção aos mínimos detalhes para promover uma excelente experiência aos participantes, desde a  concepção à realização e logística. Ressignificamos a maneira de transmitir conteúdo científico, colocando o convidado como protagonista ao agregar experiências efetivamente práticas. Aproximamo-nos ainda mais dos profissionais que utilizam as soluções Medtronic na prática clínica.

Ao tornar o evento reconhecido como o principal do Americas Region Led Market Medtronic, alcançamos o objetivo de ser top of mind em soluções de Engenharia Biomédica.





 

Criar uma imersão às soluções integradas da Medtronic nas áreas de cardiologia, metabologia, oncologia e neurociência. Deste desafio, nasceu o MIND 360, Medical Innovation & Development Program, acompanhado da identidade visual que explora o mote 360º  e da assinatura “Patient First”, que traz o foco para o paciente.

O próximo passo foi enraizar o conceito e conquistar a simpatia e a confiança dos convidados desde o primeiro contato. Com este objetivo em mente, o público foi inicialmente impactado via plataforma MIND 360, que centralizava todos os seus interesses, desde conteúdos, palestrantes e horários a dados de passagem e hospedagem, de maneira personalizada, fácil e segura.

A identidade visual do evento foi estendida também para a ambientação das instalações dos três locais que sediaram o evento.

O projeto cenográfico do Golden Hall foi concebido de modo a refletir o conceito e explorar as quatro grandes áreas de conhecimento (cardiovascular, metabólica, neurociências e oncologia), em quatro palcos para conteúdos simultâneos, de maneira integrada. O local atendeu às necessidades do projeto, pois além da localização próxima aos hotéis e vias de fácil acesso, está estrategicamente próximo ao Centro de Inovações da Medtronic. Desse modo, todo o percurso dos convidados pôde ser realizado a pé, contando com monitores uniformizados que sinalizavam o caminho e orientavam o público.

A programação incluiu conteúdo científico ofertado por 45 palestrantes e um ciclo de visitação guiada seguida de atividade prática no Centro de Inovação Medtronic, aproximando as soluções oferecidas da realidade dos médicos.

Além disso, uma área com ativações apresentava soluções inovadoras em cada especialidade médica, às quais os convidados podiam acessar nos intervalos e em horários específicos.

O conceito inovador trouxe também a oportunidade de propiciar aos participantes uma experiência pessoal e de bem-estar, concretizada com a Night Run, corrida e caminhada noturnas realizadas ao final da programação, no Parque Villa-Lobos. Muito bem aceita pelos convidados, a atividade ultrapassou a previsão de adesão, sendo necessário aumentar o número de vagas. As duas modalidades, corrida e caminhada, somaram aproximadamente 200 participantes.

Já que estamos falando de integração, toda a régua de comunicação e ativações pré, durante e pós-evento foram realizadas em três idiomas: inglês, português e espanhol.

Profissionais de todas as áreas da Medtronic se engajaram na realização do evento: Comercial, Marketing, Educação Médica, Facilities, Compras, Comunicação,  Compliance, Jurídico, TI, Digital, Eventos e Suporte, todos unidos para tornar o evento ainda mais proprietário, oferecendo informação excelente e atendimento humanizado, trazendo mais proximidade.

Além da equipe Medtronic, para a estruturação do evento foram reunidos 250 profissionais de diversas competências, utilizando 48 horas de montagem, com um pré-evento robusto que somou sete meses de planejamento criativo, estratégico e executivo.

 

O MIND 360 foi realizado conforme planejado, alcançando altos níveis de satisfação, a partir de pesquisa NPS, entre outros recursos.



Grandes números, grandes conquistas: alcançamos NPS 96, no total, sendo em grande parte atribuído ao cumprimento da principal meta estipulada: ampliação do conhecimento do portfólio Medtronic, em mais que o dobro em comparação com o índice anterior.

Conhecimento de portfólio Medtronic: subiu de 45% para 93%, o evento impulsionou um aumento de 48% no conhecimento das soluções Medtronic.

97% do público aprovou a inovadora metodologia do evento.

92% do público aprovou o conteúdo educacional, integrando aulas, debates e exercícios práticos no Centro de Inovação Medtronic, com experiências em peças.



Presença marcante e ampla repercussão nos principais meios de comunicação que, juntos, têm alcance e cobertura em quase todo o país.

Veja: 8 milhões de impactos

UOL: 3 milhões de impactos

Metrópoles: 5 milhões de impactos

A Gazeta: 800 mil impactos 



Alcance nos canais digitais da Medtronic

427 mil pessoas alcançadas nas redes sociais da Medtronic

221 compartilhamentos de publicações sobre o evento.