Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Torneio Regional Firjan Sesi de Robótica 2023

Torneio Regional Firjan Sesi de Robótica 2023

Candidato: Firjan
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Social | Clientes

O Torneio SESI de Robótica é um festival de educação, sem fins lucrativos, fomentado pelo SESI - Departamento Nacional, e operado pela Firjan SESI em sua etapa regional (Rio de Janeiro). É composto por, majoritariamente, a competição da FIRST Lego League. Esta competição de robótica utiliza a tecnologia LEGO para a construção de robôs autônomos para solução de desafios em uma arena. As equipes, formadas por alunos dentre 9 e 15 anos de escolas públicas e privadas, também desenvolvem projetos de inovação sobre a temática da temporada. Neste ano de 2023, o grande tema será "Master Piece", abrangendo conexão de novas tecnologia por meio das artes. Assim, refletir e agir hoje para viver um melhor amanhã. Estes projetos também foram expostos em espaços destinados para o público. Através da robótica, utilizamos o projeto para ampliar ainda mais as ações educacionais trazendo outras ativações para dentro do espaço. Neste ano, além do torneio, tivemos parceria com a SEEDUC na realização de uma olímpiada de ciência e tecnologia, fazendo um grande hackaton com diversas escolas públicas durante os dois dias de evento. Acompanhando, também, o Seminário STEAM, onde convidamos diversos professores para apresentação de práticas pedagógicas que tem como inspiração a união entre a ciência, arte, tecnologia, matemática e engenharia. Além de palestras e mesas redondas que promovem a iniciativa STEAM e trazem a discussão ao centro. Tivemos a inauguração da unidade Móvel de Matemática da Firjan Sesi, possibilitando a propagação do ensino da matemática de forma lúdica e divertida até seu público. E ainda, ambientes de exposição de projetos de robótica dos alunos de mais de 40 escolas da rede Firjan sesi e particulares do estado do Rio de janeiro e realização da e Mostra SENAI de Projetos Integradores. O Torneio SESI de Robótica é um grande evento que mobiliza mais de 500 pessoas (alunos e professores) participantes do torneio, além de toda equipe envolvida direta e indiretamente, em dois dias de evento aberto ao público de forma gratuita, sem contar a visitação de público externo.

Vídeo

FIRST® LEGO® League Challenge

O programa FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).



Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.



Para participar, as equipes devem ter de 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de 4 competidores por equipe.



A categoria Challenge da FIRST® LEGO® League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde a temporada 2012-2013. O programa tem ainda outras duas categorias, operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).

 

Torneio Estadual

O Torneio Estadual Firjan Sesi de Robótica mobiliza muitas pessoas, além de alunos e professores participantes do torneio. Temos equipes de educadores e produtores envolvidos direta e indiretamente, ao longo dos meses antecedentes ao dia D e nos dois dias do evento que é gratuito.

Nosso grande desafio era expandir, cada vez mais, a importância do torneio na cidade do Rio de janeiro e sensibilizar a sociedade para fortalecer a Robótica como verdadeira ferramenta na educação, contribuindo na construção e desenvolvimento do profissional do futuro.





Desafio

Além de treinar e preparar competidores e professores para etapa nacional e internacional, nosso desafio é ampliar o torneio para mais pessoas, mais times.

Nessa edição, conseguimos avançar com desafio em realizar o evento na capital do Rio de Janeiro.

Antes, devido à falta de estrutura na maioria das unidades da Firjan, em montar uma arena com palco e mais de 16 mesas de competição, mais de 10 salas de apoio e avaliação individual, espaço para exposição de mais 40 escolas e times, espaço estruturado para alimentação de mais 600 pessoas (cozinha e praça de alimentação), espaço para festa da amizade, entre outras necessidades. A única unidade possível que nos atendia era em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Uma localização distante, acesso restrito e pouco apelo ao público externo.



No intuito de expandir o público, abrir para visitação com acesso livre e gratuito, sendo mais atrativo para as instituições de ensino e incentivar os próprios alunos das escolas Firjan Sesi e Firjan Senai a participar de novas edições, conseguimos realizar na unidade da Tijuca.

Mas, não foi fácil, pois o local não tem o espaço ideal para a montagem de uma Arena de mais de 1000m². Conseguimos construir espaços para estruturar todas as necessidades o evento.

Com isso, não só possibilitou a visitação de público externo como vizinhança do entorno, famílias e amigos dos competidores, professores e alunos de outras instituições para conhecerem o torneio, as instalações da Firjan e todo portfólio de diversos segmentos para educação básica, técnica e desenvolvimento ou aperfeiçoamento profissional. Com isso, também os próprios alunos da rede puderam conhecer o torneio tão de perto. Conseguimos mobilizar mais 400 visitantes por dia, além de otimizar algumas ações promovendo projetos educacionais e parcerias.



 

Galeria de Fotos

O torneio estadual é a primeira etapa referente a temporada 2022/2023. Os competidores passam por processo de preparatório e desenvolvimento de robôs e soluções de acordo com o tema. No caso de 2022/ 2023 foi MASTER PIECE abrangendo conexão de novas tecnologias por meio das artes.

Os projetos apresentados pelas equipes abordaram desde a criação de planos de negócios para escuderias até a resolução de problemas reais tratando de espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. As equipes aplicaram conceitos de STEAM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e utilizaram metodologias variadas para desenvolverem os projetos apresentados.

O torneio favorece o diálogo entre estudantes, professores, gestores escolares, técnicos, artistas, especialistas de diversas áreas e autoridades.

No dia a dia na rede de escolas Firjan Sesi a Robótica Educacional é desenvolvida como parte integrante do currículo do Ensino Fundamental e Médio, e com ações de incentivo à participação em torneios do gênero em todos os segmentos de ensino, permitindo potencializar o conhecimento científico e tecnológico, permitindo:

Fundamentar o raciocínio lógico

Pensamento computacional e as competências da atualidade

Elaborar atividades à perspectiva do modelo STEAM e à solução de problemas

Promover o desenvolvimento das competências socioemocionais

Ampliar conceitos de montagem e programação

Integrar conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Capacitar para planejamento de ações estratégicas sobre o desafio proposto

Resoluções e elaboração de soluções sobre problemas complexos

Aplicar conceitos de lógica de programação a cada desafio

Desenvolver a autonomia, pensamento científico, crítico e criativo

Empregar a inteligência emocional na tomada de decisões

Investigar diferentes tipos de linguagem de programação

Explicar o processo de desenvolvimento dos projetos

Desenvolver o letramento digitalAo longo do processo, os jovens expressam o pensamento crítico, trabalhando em grupo e desenvolvendo habilidades relacionadas a oralidade e comunicação. Por exemplo, nas avaliações do Design do Robô e do Projeto de Inovação precisam fazer uma apresentação, justificando tanto a construção do robô quanto o projeto de um produto inovador, para um problema real. Na avaliação dos Core Values, onde avaliam situações vivenciadas e associadas a competição com cooperação, as equipes contam o que as motivaram a participar da competição, quem as inspirou e como trocaram experiências para além da rotina da equipe. Na avaliação do Desafio do Robô, dois jovens de cada equipe protagonizam três rounds de 2 minutos e meio para completar as missões definidas em uma mesa previamente desenhada. É nessa mesa, que os robôs executam a estratégia de programação e estrutura traçada pela equipe, para completarem o maior número possível de missões. Na FIRST® LEGO League Challenge, os jovens vivenciam uma experiência em que a robótica vai muito além dos robôs. As páginas a seguir, descrevem um pouco dessa experiência e apresentam uma perspectiva tecnológica dos esportes e atividades e como podem nos fortalecer física e mentalmente. Esses são os resumos dos Projetos de Inovação das equipes de FLL.

Ao final do torneio grupos são premiados em 3 colocações na categorias - Desafio do Robô, Projeto de Inovação, Design do Robô e Core Valeus. A mais importante Champions Awards, que são os classificados para o torneio Nacional. Temos também as premiações não oficiais

A Firjan Sesi sedia e organiza o torneio desde 2019 e, especialmente nesta edição, consideramos um feito muito significativo. Além do desafio em realizar 6 eventos em 1 grande em local que não havia estrutura ideal, conseguimos nos surpreender com a nossa capacidade de realizar um projeto, em termos estruturais, do zero. Criando ambientes que proporcionassem um fluxo harmônico, divertido, feliz, apesar da grande seriedade que é uma competição desse nível. Onde sua capacidade de organização, técnica e psicológica é constantemente observada e avaliada.



Conseguimos realizar um ambiente onde staff, alunos, técnicos e visitantes pudessem se sentir confortáveis, ainda mais no calor fora do normal, que foi o verão de 2023.



Agregamos outras ativações de projetos junto ao torneio, transformando um grande evento com exposições e atividades paralelas para educadores e estudantes. Com isso, atraímos um público externo que as outras edições não foram possíveis.



6 eventos em 1


  • Arena Principal – com competição FLL - FIRST® LEGO® LeagueOs jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.


 


  • Exposição de Projetos de RobóticaCerca de 40 estandes com times diferentes expuseram seus projetos desenvolvidos ao longo do ano. É um espaço expositivo principalmente para aqueles que não são competidores. É uma oportunidades de integração, pois além de conhecerem outros times e projetos, é uma oportunidade de praticar a comunicação e desenvolver habilidade técnica em falar em falar em público.


 


  • Seminário de Educação STEAMEm sua 2ª edição o seminário traz o debate sobre a abordagem de ensino ativo e multidisciplinar, que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental, reuniu professores, diretores e pedagogos da Rede SESI fluminense. O encontro contou com uma palestra, na época, da secretária de Ciência e Tecnologia do município do Rio, Tatiana Roque, e apresentações de trabalhos educacionais realizados pelos professores ao longo do ano sobre a metodologia STEAM


 


  • Inauguração Unidade Móvel Firjan Sesi MatemáticaO novo equipamento foi projetado para rodar o estado do Rio, levando o conhecimento e a popularização da matemática para toda a comunidade escolar da rede pública e privada. Foi lançado no primeiro dia e simultaneamente ao evento.


 


  • Olimpíadas de Ciência e TecnologiaEm formato Hackthon, os alunos do 9º de instituições públicas e privadas são desafiados para soluções de problemas socioambientais comuns da cidade do Rio de Janeiro colocando o seu conhecimento de ciência e tecnologia a serviço do bem social


 


  • Mostra SENAI de Projetos IntegradoresExposição de projetos selecionados no Desafio Senai projetos integradores. Uma competição que tem duração de 6 meses as equipes desenvolvem projetos inovadores e soluções de problemas reais do cotidiano da Indústria. Oportunidade de investimento de empresas privadas.


 

 

Equipes de competidores


  • 28 equipes participantes, sendo 17 equipes da Escola Firjan do SESI, 10 instituições privadas e pública 


Impacto da Robótica em outras áreas do conhecimento


  • Os estudantes que participaram do Torneio SESI de Robótica, tiveram uma nota de matemática 5 pontos maior do que aquelesque não competiram. os estudantes competidores têm um ganho de 6,4% na nota

  • Contribui para o desempenho escolar dos estudantes em Ciências Humanas e Sociais

  • Competidores do Torneio Firjan SESI de Robótica têm nota de linguagem 4,5% maior do que aqueles que não competiram. 




Público externo - visitação


  • Cerca de 430 visitantes ao dia

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