Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: John Deere & Wirtgen Group na M&T Expo 2024

Candidato: Agência Esfera
Cliente: John Deere
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

A Agência Esfera atua no ramo de eventos corporativos há 25 anos. Localizada em Curitiba – PR, acumula experiência com os mais diversos tipos de eventos, trabalhando em parceria com os setores público e privado.

A cada entrega, mantemos contato com o cliente de maneira próxima, durante todas as etapas do processo. É assim que conseguimos compreender suas demandas com o uso de diagnósticos assertivos. 

Com um estudo detalhado de cada público envolvido, traçamos um planejamento estratégico que todos sejam parte fundamental do evento, convidando-os a viver plenamente a experiência e transmitindo fielmente a mensagem proposta por nossos clientes.

Desta forma, nos apoiamos em diversas ferramentas e técnicas para que nossos projetos sejam, de fato, marcantes – afinal, eventos são para marcar. Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada, que atua de acordo com suas habilidades e competências em cada fase do trabalho.

Um dos indicadores dos quais mais nos orgulhamos diz respeito ao relacionamento com nossos clientes e fornecedores. Através da excelência na entrega, firmamos parcerias sólidas ao longo do tempo. 

Vídeo

A M&T Expo, oficialmente conhecida como Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, é a maior feira do setor na América Latina e acontece a cada três anos. O evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e o avanço da indústria de equipamentos no país.



A feira reúne uma vasta gama de expositores que incluem fabricantes de equipamentos pesados, fornecedores de tecnologia, e prestadores de serviços para os setores de construção e mineração. Além disso, a M&T Expo é um ponto de encontro para profissionais, oferecendo uma oportunidade única para networking e parcerias. A programação é extensa e promove uma série de eventos paralelos e demonstrações ao vivo. 



Em meio a um evento que reúne, em média, mais de 600 expositores, John Deere e Wirtgen Group tinham de se destacar em meio à concorrência, mostrando seus diferenciais, além de posicionar-se de forma estratégica a fim de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade perante o mercado e comunidade.

Galeria de Fotos

Para suprir todas as demandas de projeto, foi necessário contar com diversas ferramentas e uma programação robusta, aliado à expertise da arquiteta Fabiane Perri.



Buscamos referências em feiras realizadas na Alemanha para elaborarmos todo o conceito visual, além de tornar o estande acessível, receptivo, com ativações e conteúdos para todo público que o setor atinge: do operador aos CEOs.



A participação da John Deere e do Wirtgen Group na M&T Expo 2024 foi uma experiência completa e imersiva, para além da exposição de produtos. O pré-evento se deu a partir de uma reunião prévia no Hotel Hyatt, seguida de um coquetel de networking. Durante toda a feira, a Casa John Deere & Wirtgen Group serviu como um ponto de encontro importante para convidados e clientes, com eventos gastronômicos exclusivos nas três noites, comandados por grandes chefs e reunindo 200 convidados em cada jantar.



Ao longo da M&T Expo 2024, o estande enfatizou que John Deere e Wirtgen Group possuem todas as soluções para os principais segmentos da construção, como pedreiras e agregados, pavimentação e terraplenagem. Para transmitir essa mensagem, foram realizados tours guiados no estande, onde os visitantes participaram da "Experiência John Deere" – uma ativação consagrada na Agrishow, mas, desta vez, voltada ao setor de Construção. O túnel imersivo proporcionou um storytelling diferenciado, apresentando os diferentes segmentos atendidos pelas empresas, mostrando máquinas, soluções e aplicações.



A ação "Pregão de Guerra" ocorreu diariamente, juntamente com ativações de comunicação em pontos estratégicos como relógios de rua, aeroportos, outdoors e na Churrascaria Fogo de Chão. O estande também contou com espaço instagramável, loja oficial, área de pós-venda, salas VIP e de reuniões, além do espaço Nespresso para momentos de descanso e interação.



Para o staff, composto por 120 pessoas divididas em quatro grupos, houve tours guiados, uniformes, EPIs e credenciais. Também ocorreram sessões diárias de "Warm-up Stand" e "Lessons & Learn" para garantir a melhor performance durante a feira. Além disso, os visitantes puderam conhecer os lançamentos da John Deere e Wirtgen Group e assistir ao videocast preparado para o evento, e os jornalistas participaram de coletivas de imprensa.



Paralelamente, aconteceu o Fly-In, um evento dedicado ao segmento de Construção, que teve programação exclusiva para levar clientes ao estande e fazer uma visita guiada na fábrica da John Deere.



Por fim, o evento destacou as parcerias da John Deere com bancos como Bradesco e Deutsche Bank, oferecendo opções de consórcio e financiamentos para os participantes. Houve também um espaço dedicado ao Banco John Deere, reforçando o compromisso da empresa em oferecer soluções completas para o mercado de construção e infraestrutura.

Esta foi a primeira vez no Brasil que as marcas se apresentaram juntas desde a aquisição da Wirtgen Group pela John Deere: um mega desafio para mostrar todo o portfólio e atender a demanda estrutural, evidenciando a tecnologia de ambas empresas.



As marcas tinham o estande de maior metragem da feira. Além de ser um projeto robusto, com estrutura de mezanino, contamos com montagem 24h por 4 dias consecutivos em uma operação intensa. 



Na mídia:



“A participação está ocorrendo de acordo com as perspectivas. O principal foco de nossa presença é o reforço da marca e da tecnologia desenvolvida, reforçando o suporte que podemos dar ao negócio e aos desafios de nossos clientes. Para isso, durante os 4 dias de evento, levamos 800 clientes do Brasil e América Latina, em grupos, para conhecer a fábrica em Indaiatuba (SP). Os negócios acontecem, inclusive com os vários lançamentos que foram preparados para esta M&T Expo, porque a máquina é o começo da jornada.” Thomas Spana – Gerente de Marketing América Latina da John Deere (https://www.mtexpo.com.br/blog/release/mt-expo-2024-reforca-o-potencial-do-mercado-de-maquinas-com-expectativa-de-negocios-de-r-9-bilhoes/) 



“A inteligência do Wirtgen Group somada aos anos de experiência da John Deere buscam trazer para a M&T Expo 2024 o que há de mais moderno e tecnológico no segmento de equipamentos para construção e recuperação de rodovias. Nosso objetivo é facilitar a vida dos operadores e aumentar a rentabilidade do seu trabalho” - Adriano Correia, Diretor-Presidente da Wirtgen Brasil. (https://www.deere.com.br/pt/a-nossa-empresa/not%C3%ADcias/sala-de-imprensa/2024/abr/m-t-expo-2024/#:~:text=Na%20M%26T%20Expo%202024%2C%20o,de%20at%C3%A9%207%2C3%20m.)



“O sucesso é tão grande dos produtos da John Deere no mercado brasileiro e latino americano, que a companhia com sua sede em Indaiatuba-SP passou a investir também na modernização e ampliação da sua segunda fábrica, na cidade de Catalão Goiás, algo na casa dos R$ 700 milhões.



‘Nós continuamos acreditando nessa região, continuamos acreditando no potencial da infraestrutura tanto aqui, quanto em toda América Latina. Estamos fazendo investimentos significativos no Brasil, como uma plataforma de exportação é, também para atender um mercado exigente como do Brasil.’” - Adilson Buztke, Diretor de Vendas e Marketing da John Deere Brasil. (https://www.jornaldaconstrucaocivil.com.br/2024/04/26/mt-expo-2024-john-deere-reforca-investimentos-no-brasil/) 



Por fim, com grande honra, a Agência Esfera, junto à John Deere & Wirtgen Group, receberam o Prêmio Mais Sustentável by M&T Expo por sua produção na categoria de estandes de mais de 500m².