IDENTIDADE VISUAL
Durante o planejamento das ações, meses antes do evento, já estávamos preocupados em transmitir VISUALMENTE nossa estratégia. Assim, criamos, internamente, uma identidade visual disruptiva, algo ainda não explorado pelo nosso branding, para reforçar o DNA criativo e inovador da Firjan em todas as peças de divulgação, não apenas em nosso espaço físico.
O conceito desenvolvido conseguiu misturar as premissas de tecnologia, (previsto no briefing da estratégia), com o Soft Power fluminense, refletindo o estilo despojado, vibrante e inovador do estado do Rio de Janeiro. Esta identidade visual reuniu “Inspiração” e “Transformação”, traduzindo a essência da Firjan e definindo nosso POSICIONAMENTO no Rio2C.
Reforçamos os conceitos de Criatividade e Inovação em todas as nossas comunicações, focando em transmitir uma imagem leve, descomplicada, criativa e até divertida. Com essa abordagem, conseguimos alinhar nossas ações visuais ao nosso propósito, nos conectando com o público e destacando a Firjan como uma marca contemporânea e dinâmica.
>>>>>> Link para vídeo da identidade visual
MÃO NA MASSA
Com a estratégia definida, era hora de pensar nas ativações: como materializaríamos todas as ideias, em espaços e ações promocionais que realmente comunicassem nossa mensagem.
A palavra de ordem foi INTERATIVIDADE. O destaque e a visibilidade da marca que pretendíamos alcançar precisavam combinar diversas estratégias para colocar a experiência do público em primeiro plano.
- Criatividade e Inovação no estande
Prevendo outras ações promocionais além do estande, reduzimos nossa área de 100m² para 60m², em comparação ao ano anterior. Optamos por um formato de dois andares para otimizar o espaço disponível sem perder área útil.
Apostamos na construção em container, uma composição estrutural mais segura e impactante, que remete à força da indústria, junto a uma abordagem voltada ao soft power e à sustentabilidade. Ao evitar a tradicional cenografia em marcenaria, tão comum em feiras, reduzimos significativamente a geração de resíduos e quase conseguimos zerar este impacto.
Algumas ativações foram pensadas como oportunidades de conteúdo para nossa estratégia de redes sociais, ampliando nossa presença e engajamento online. Inclusive, nos tornamos referência para as postagens nas redes do Rio2C e aparecemos diversas vezes no feed da organização.
Outras experiências interativas, alinhadas ao nosso portfólio, destacaram tudo o que gostaríamos de transmitir, influenciando indiretamente a opinião do nosso público. Oferecemos atividades relacionadas a Inteligência Artificial, Institutos de Tecnologia, FabLabs, Prototipagem, Mão na Massa, Gamificação, Robótica, Óculos 3D, Cinema, Audiovisual e Educação.
- Memória e Tecnologia
Uma Inteligência Artificial realizava a leitura do rosto das pessoas, e um robô automatizado criava uma lembrança personalizada para elas levarem para casa.
Essa ação gerou grande repercussão no evento, despertando um intenso interesse do público em criar conteúdo para suas redes sociais. Mesmo sem a distribuição de material promocional, formaram-se filas para participar da experiência.
- Viagem ao espaço
Protagonizada por nossos alunos, criamos uma experiência de realidade virtual com óculos 3D, desenvolvida dentro das nossas escolas. O jogo, criado internamente, simula uma viagem espacial, onde o astronauta tem uma missão a cumprir.
Aqui, ‘vendemos sem vender’. 😉
Embora não houvesse uma campanha explícita de cursos, ao convidar nossos visitantes para uma experiência imersiva e realista desenvolvida por nossos alunos, a mensagem era clara: “Se eu fizer um curso no Senai, serei capaz de fazer algo assim”. Os próprios alunos explicavam toda a ação e o resultado foram reações muito divertidas de quem experimentava.
Após o evento, uma vez que o público já conhecia nossa expertise, consolidamos nossa estratégia, oferecendo (via e-mail e WhatsApp) o portfólio de cursos de tecnologia e programação.
- De ponta cabeça
Criamos uma ação instagramável onde, ao tirar uma foto e girar o celular, a perspectiva dava a sensação de estar de cabeça para baixo. Localizada na entrada do nosso estande, essa atração permitia que todos vissem outras pessoas participando, aguçando a curiosidade de muitos e resultando em inúmeras fotos e marcações nas redes sociais.
Essa ação foi uma oportunidade para explorarmos nossas redes, sem a necessidade de cadastros excessivos ou captação de leads, o que configurou uma ativação super interativa que deixava o público à vontade em nosso espaço.
- In-te-ra-ti-vi-da-de
Um painel de LED interativo, com diversas possibilidades de efeitos, gerava alta rotatividade dentro do estande. Outro exemplo de experiência mais descontraída e com grande impacto: o público era livre para 'brincar' e gerar conteúdo para suas redes. O sentimento de pertencimento era enorme, com todos se sentindo muito à vontade para participar das ações, interagir com desconhecidos e criar conteúdo. O estande permaneceu movimentado durante o todo Rio2C, contribuindo significativamente para o reconhecimento da nossa marca.
>>>> Link para vídeo curto das nossas açoes
AÇÕES PROMOCIONAIS
E o estande foi apenas o começo! Ele representou o primeiro contato do público com nossa marca. Porém, desde a criação da estratégia, nosso objetivo era pulverizar nossas ações para criar mais pontos de convergência com os participantes do Rio2C. E conseguimos.
Após negociações intensas com a organização do evento, demonstramos que nosso plano de comunicação beneficiava não apenas nosso posicionamento, mas também agregava valor à marca do próprio evento, ao incorporar mais ações criativas e tecnológicas fora do nosso estande. Com isso, conseguimos destaque nos perfis do Rio2C nas redes sociais.
Ponto pra gente!
- Que programa legal
Vai uma pipoquinha aí? Nossa ativação para divulgar a recém-inaugurada Escola de Cinema apresentou uma Firjan SENAI mais leve, com o objetivo de conquistar novos públicos e rejuvenescer a marca, distribuindo guluseimas para todo o publico.
Estabelecemos uma conexão com os participantes ao marcar presença no principal andar do evento (onde ocorrem as grandes programações de conteúdo). Essa foi nossa ação de maior sucesso na captura de leads, alcançando 1.700 usuários únicos.
- Ócio criativo
Em meio a inquietação típica de eventos com grande público, criamos um espaço de convivência e descompressão na Cidade das Artes. Foi a oportunidade perfeita para conexões diretas com os serviços do SESI, como Bem-estar, Esporte e Lazer, Cultura e Saúde, explorando a vertente criativa do Rio 2C.
Além de ser um local acolhedor, que associa nosso propósito a uma sensação de prazer, o espaço atendeu a necessidades reais do evento, oferecendo áreas para sentar, descansar, fazer ligações, enviar e-mails ou almoçar...
Esta foi nossa ação mais bem avaliada na pesquisa de satisfação do público.
- Que líder é você?
Nossa ação itinerante contou com um robô interativo que convidava os participantes do evento a participarem de um quiz. O propósito era divulgar nossos cursos de Liderança de Empresas, um dos públicos-alvo mapeados na audiência do Rio2C.
Essa ativação incluiu a distribuição de material promocional, mas gerou interesse e filas mesmo quando a cota diária de brindes havia se esgotado. Apostamos em um 'teste de personalidade' que despertou a curiosidade das pessoas sobre suas características comportamentais. Mais uma vez, fizemos menção indireta ao nosso portfólio de produtos, sem necessariamente oferecer cursos aos participantes.
- O xis da questão
O Rio2C é, essencialmente, um evento de conteúdo. E, claro, que nós levamos conteúdo técnico para as arenas do evento. A Firjan é reconhecida por seus estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo dos anos.
Aproveitamos o evento para dar visibilidade a esses trabalhos, criados e fundamentados pelas mais diferentes áreas do conhecimento.
Convidados colaboradores especialistas para palestrar sobre:
Profissões do Futuro no Presente
Jonathas Goulart
Report de Macrotendências 24/25
Carol Fernandes | Nathália Coelho
All-in-one: A Tendência Centralizadora de Processos da Unreal Engine
Roger Haubrichs
Jogo Futuros Possíveis
Nathalia Coelho | Isabela Petrosillo | Wallace Soares
Ainda aproveitamos para distribuir dois de nossos estudos que conversam muito com o tipo de público do evento.
1. Estudo de demanda profissional no setor audiovisual
2. Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual
MIMOS
De curiosos no estande até mídia circulante de divulgação: a distribuição de material promocional nos trouxe ótimos resultados.
Sabemos que brindes reforçam, no imaginário coletivo, os propósitos da marca. Dentro de um orçamento reduzido, criamos uma estratégia eficaz para definir o modelo e a quantidade de cada material distribuído, contribuindo para fixar nossa marca na mente do público.
A distribuição foi planejada para que apenas aqueles que participaram de nossas ativações recebessem os materiais, gerando encantamento e engajamento. Foram produzidos moleskinis, bolsas, abadás e copos sustentáveis.
O BÁSICO QUE FUNCIONA
Equipe uniformizada também é fundamental. Nossos uniformes seguiram toda o dinamismo da nossa identidade visual, elevaram o astral dos colaboradores e contribuíram para a visibilidade da marca em todo o evento.