Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Firjan no RIO2C | Inovação e inspiração para transformar

Candidato: Firjan
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Promocional | Clientes

O Rio2C é o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Todos os anos, criadores profissionais e grandes empresas se reúnem no Rio de Janeiro para aprender, se relacionar, fazer negócios e se entreter. O evento celebra as principais tendências da Indústria Criativa, abrangendo áreas como audiovisual, música, inovação, marketing, tecnologia, educação, sustentabilidade, entre outras pautas relevantes do Capital Intelectual.
 
A essência relacional da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) define nossa atuação na sociedade. Relacionamento é parte integrante do nosso core, e a realização de eventos é uma das maneiras que encontramos para abordar os temas mais importantes da nossa agenda. Guiados pelo nosso mapa estratégico 23/24 (link), buscamos constantemente tornar a Firjan uma instituição mais RELEVANTE (resultado e valor percebido) e INOVADORA (tendências e soluções).
 
Entre as diversas e possíveis maneiras de atingir nosso público-alvo, patrocinar o Rio2C é uma forma de materializar nossos princípios e crenças. Ao apoiar o evento, contribuímos para o desenvolvimento da Economia Criativa, essencial para nossa atuação, e fortalecemos nosso posicionamento, alcançando uma audiência que é extremamente valiosa para nós.
  
Nossa participação no Rio2C não é apenas uma exposição, mas um compromisso em consolidar nosso posicionamento como uma marca inovadora, tecnológica, criativa e moderna. Ao associar nossa marca ao Rio2C, escolhemos também estar ao lado de outras grandes marcas presentes no evento, como Petrobras, Banco do Brasil, Heineken, Claro, Ancine, OLX, Globo, Forbes e Play9.

Desde sua primeira edição em 2018, o Rio2C tem se consolidado como o maior evento de Criatividade e Inovação da América Latina. Em 2024, o evento realizou sua 6ª edição, reunindo profissionais e empreendedores em busca de negócios, networking e eventos de relacionamento.
 
O projeto é um verdadeiro hub de conteúdo e negócios, proporcionando diversas formas de aproveitamento. Os participantes podem vender produtos, assinar contratos, fazer networking, conhecer tendências, além de se divertir. Desde sua criação, o Rio2C tem funcionado como uma plataforma de fomento à Indústria Criativa, mapeando novos talentos e gerando oportunidades de negócios, reafirmando seu impacto e relevância no setor.

DADOS GERAIS:
   50.000  público    
   21  palcos
   1.663  palestrantes
   1.239  rodadas de negócio

 

Vídeo

Galeria de Fotos

PLANEJAMENTO

 

O Rio2C é um evento anual, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Em 2024, o evento aconteceu entre os dias 04 e 09 de junho, de terça a domingo, sempre das 09h às 22h.

Embora o evento dure apenas seis dias, para a Firjan, o trabalho começa no momento em que o patrocínio é confirmado. Este ano, oficializamos a parceria em fevereiro. A partir dessa confirmação, iniciamos a elaboração de toda a estratégia, que só é concluída após a entrega das prestações de contas e do relatório final do evento.



Esse processo de planejamento e execução se estende por cerca de seis meses, garantindo que todos os detalhes sejam minuciosamente preparados para maximizar o impacto e o sucesso do evento. A preparação envolve a definição de objetivos claros, aprovações com Diretoria, briefing de ativações, curadoria de conteúdo, campanhas de marketing e engajamento, bem como a criação de experiências memoráveis para os participantes.



Nosso compromisso com a excelência e a inovação orienta cada etapa desse processo, assegurando que o Rio2C não apenas atenda, mas supere as expectativas de todos os envolvidos.

 

        04 A 09 DE JUNHO DE 2024

        CIDADE DAS ARTES, RIO DE JANEIRO . RJ

        https://www.rio2c.com/






MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA 



O contexto atual da empresa nos direciona a uma estratégia alinhada aos nossos propósitos. Em nossa última pesquisa de imagem, realizada em 2023, os resultados indicaram que o nosso público nos percebe como uma empresa pouco ágil e acessível.



Diante desse cenário, focamos no objetivo de fortalecer a imagem da marca e aumentar nossa visibilidade, nos apropriando da temática do evento. Criamos um posicionamento que nos conectou com o público, reforçando a percepção da Firjan como uma instituição referência em Criatividade e Inovação – o foco do projeto.



Alinhados aos objetivos estratégicos da instituição, adotamos o conceito de BRAND EXPERIENCE nas ativações de marca dos nossos eventos patrocinados para criar conexões genuínas. Decidimos montar um estande sem levar nosso portfólio de produtos.



Com ações interativas de tecnologia, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, proporcionamos experiências que geraram valor e bons momentos para o público, enquanto interagiam com a marca. Dessa forma, aumentamos a percepção da Firjan como uma instituição moderna e conectada aos novos tempos.



O resultado foi uma marca mais visível e reconhecida pelo público. Nos tornamos o estande mais movimentado da feira e viramos referência dentro do evento. Ampliamos o alcance da marca e estreitamos o relacionamento com nossos stakeholders, especificamente a população das classes A e B, de 30 a 65 anos, com ensino superior completo ou mais.



Numa era orientada por dados, não poderíamos deixar de medir os resultados para criar um histórico sólido que embasasse nossas escolhas em eventos futuros. Pensando nisso, desenvolvemos um quadro de KPI’s para estabelecer metas e avaliar se a estratégia adotada funcionou, com as seguintes métricas:

 

OBJETIVO 1: Gestão de reputação da marca

META 1: Atingir 10% do total de público do evento (em todas as nossas ações)



OBJETIVO 2: Menção da marca

META 2: Quantificar o número de pessoas falando das ações e participações da Firjan no evento



OBJETIVO 3: Promoção e reconhecimento da marca

META 3: Avaliar a percepção de marca inovadora, criativa e relevante com índice de NPS, aplicando uma pesquisa on-line



OBJETIVO 4: Retorno sobre os investimentos de mídia on-line

META 4: Aumentar 5% o número de alcance nas redes sociais (em relação a 2023)

 

Após definir os objetivos para reputação, menção e promoção da marca, traçamos metas que organizam nossas estratégias e orientam a direção que queremos seguir. Além disso, essas metas nos auxiliam a programar não só as próximas edições do evento, como também aplicar as mesmas estratégias em outros projetos patrocinados.

 

 

IDENTIDADE VISUAL

 

Durante o planejamento das ações, meses antes do evento, já estávamos preocupados em transmitir VISUALMENTE nossa estratégia. Assim, criamos, internamente, uma identidade visual disruptiva, algo ainda não explorado pelo nosso branding, para reforçar o DNA criativo e inovador da Firjan em todas as peças de divulgação, não apenas em nosso espaço físico.

 

O conceito desenvolvido conseguiu misturar as premissas de tecnologia, (previsto no briefing da estratégia), com o Soft Power fluminense, refletindo o estilo despojado, vibrante e inovador do estado do Rio de Janeiro. Esta identidade visual reuniu “Inspiração” e “Transformação”, traduzindo a essência da Firjan e definindo nosso POSICIONAMENTO no Rio2C.

 

Reforçamos os conceitos de Criatividade e Inovação em todas as nossas comunicações, focando em transmitir uma imagem leve, descomplicada, criativa e até divertida. Com essa abordagem, conseguimos alinhar nossas ações visuais ao nosso propósito, nos conectando com o público e destacando a Firjan como uma marca contemporânea e dinâmica.

 

>>>>>> Link para vídeo da identidade visual





MÃO NA MASSA

 

Com a estratégia definida, era hora de pensar nas ativações: como materializaríamos todas as ideias, em espaços e ações promocionais que realmente comunicassem nossa mensagem.

 

A palavra de ordem foi INTERATIVIDADE. O destaque e a visibilidade da marca que pretendíamos alcançar precisavam combinar diversas estratégias para colocar a experiência do público em primeiro plano.

 

           Criatividade e Inovação no estande

 

Prevendo outras ações promocionais além do estande, reduzimos nossa área de 100m² para 60m², em comparação ao ano anterior. Optamos por um formato de dois andares para otimizar o espaço disponível sem perder área útil.



Apostamos na construção em container, uma composição estrutural mais segura e impactante, que remete à força da indústria, junto a uma abordagem voltada ao soft power e à sustentabilidade. Ao evitar a tradicional cenografia em marcenaria, tão comum em feiras, reduzimos significativamente a geração de resíduos e quase conseguimos zerar este impacto.

 

Algumas ativações foram pensadas como oportunidades de conteúdo para nossa estratégia de redes sociais, ampliando nossa presença e engajamento online. Inclusive, nos tornamos referência para as postagens nas redes do Rio2C e aparecemos diversas vezes no feed da organização.



Outras experiências interativas, alinhadas ao nosso portfólio, destacaram tudo o que gostaríamos de transmitir, influenciando indiretamente a opinião do nosso público. Oferecemos atividades relacionadas a Inteligência Artificial, Institutos de Tecnologia, FabLabs, Prototipagem, Mão na Massa, Gamificação, Robótica, Óculos 3D, Cinema, Audiovisual e Educação.

 

 

                Memória e Tecnologia

 

Uma Inteligência Artificial realizava a leitura do rosto das pessoas, e um robô automatizado criava uma lembrança personalizada para elas levarem para casa.

 

Essa ação gerou grande repercussão no evento, despertando um intenso interesse do público em criar conteúdo para suas redes sociais. Mesmo sem a distribuição de material promocional, formaram-se filas para participar da experiência.

 

                       Viagem ao espaço

 

Protagonizada por nossos alunos, criamos uma experiência de realidade virtual com óculos 3D, desenvolvida dentro das nossas escolas. O jogo, criado internamente, simula uma viagem espacial, onde o astronauta tem uma missão a cumprir.



Aqui, ‘vendemos sem vender’. 😉



Embora não houvesse uma campanha explícita de cursos, ao convidar nossos visitantes para uma experiência imersiva e realista desenvolvida por nossos alunos, a mensagem era clara: “Se eu fizer um curso no Senai, serei capaz de fazer algo assim”. Os próprios alunos explicavam toda a ação e o resultado foram reações muito divertidas de quem experimentava.



Após o evento, uma vez que o público já conhecia nossa expertise, consolidamos nossa estratégia, oferecendo (via e-mail e WhatsApp) o portfólio de cursos de tecnologia e programação.

 

                     De ponta cabeça

 

Criamos uma ação instagramável onde, ao tirar uma foto e girar o celular, a perspectiva dava a sensação de estar de cabeça para baixo. Localizada na entrada do nosso estande, essa atração permitia que todos vissem outras pessoas participando, aguçando a curiosidade de muitos e resultando em inúmeras fotos e marcações nas redes sociais.

 

Essa ação foi uma oportunidade para explorarmos nossas redes, sem a necessidade de cadastros excessivos ou captação de leads, o que configurou uma ativação super interativa que deixava o público à vontade em nosso espaço.

 

              - In-te-ra-ti-vi-da-de



Um painel de LED interativo, com diversas possibilidades de efeitos, gerava alta rotatividade dentro do estande. Outro exemplo de experiência mais descontraída e com grande impacto: o público era livre para 'brincar' e gerar conteúdo para suas redes. O sentimento de pertencimento era enorme, com todos se sentindo muito à vontade para participar das ações, interagir com desconhecidos e criar conteúdo. O estande permaneceu movimentado durante o todo Rio2C, contribuindo significativamente para o reconhecimento da nossa marca.



  

>>>> Link para vídeo curto das nossas açoes





AÇÕES PROMOCIONAIS

 

E o estande foi apenas o começo! Ele representou o primeiro contato do público com nossa marca. Porém, desde a criação da estratégia, nosso objetivo era pulverizar nossas ações para criar mais pontos de convergência com os participantes do Rio2C. E conseguimos.

 

 Após negociações intensas com a organização do evento, demonstramos que nosso plano de comunicação beneficiava não apenas nosso posicionamento, mas também agregava valor à marca do próprio evento, ao incorporar mais ações criativas e tecnológicas fora do nosso estande. Com isso, conseguimos destaque nos perfis do Rio2C nas redes sociais.

Ponto pra gente!

 

               - Que programa legal

 

Vai uma pipoquinha aí? Nossa ativação para divulgar a recém-inaugurada Escola de Cinema apresentou uma Firjan SENAI mais leve, com o objetivo de conquistar novos públicos e rejuvenescer a marca, distribuindo guluseimas para todo o publico. 



Estabelecemos uma conexão com os participantes ao marcar presença no principal andar do evento (onde ocorrem as grandes programações de conteúdo). Essa foi nossa ação de maior sucesso na captura de leads, alcançando 1.700 usuários únicos.

 

             -  Ócio criativo 



Em meio a inquietação típica de eventos com grande público, criamos um espaço de convivência e descompressão na Cidade das Artes. Foi a oportunidade perfeita para conexões diretas com os serviços do SESI, como Bem-estar, Esporte e Lazer, Cultura e Saúde, explorando a vertente criativa do Rio 2C.



Além de ser um local acolhedor, que associa nosso propósito a uma sensação de prazer, o espaço atendeu a necessidades reais do evento, oferecendo áreas para sentar, descansar, fazer ligações, enviar e-mails ou almoçar...



Esta foi nossa ação mais bem avaliada na pesquisa de satisfação do público.

 

 

              - Que líder é você?



Nossa ação itinerante contou com um robô interativo que convidava os participantes do evento a participarem de um quiz. O propósito era divulgar nossos cursos de Liderança de Empresas, um dos públicos-alvo mapeados na audiência do Rio2C.

 

Essa ativação incluiu a distribuição de material promocional, mas gerou interesse e filas mesmo quando a cota diária de brindes havia se esgotado. Apostamos em um 'teste de personalidade' que despertou a curiosidade das pessoas sobre suas características comportamentais. Mais uma vez, fizemos menção indireta ao nosso portfólio de produtos, sem necessariamente oferecer cursos aos participantes.

 

 

             - O xis da questão

 

O Rio2C é, essencialmente, um evento de conteúdo. E, claro, que nós levamos conteúdo técnico para as arenas do evento. A Firjan é reconhecida por seus estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo dos anos.



Aproveitamos o evento para dar visibilidade a esses trabalhos, criados e fundamentados pelas mais diferentes áreas do conhecimento.



Convidados colaboradores especialistas para palestrar sobre:



Profissões do Futuro no Presente

   Jonathas Goulart



Report de Macrotendências 24/25

   Carol Fernandes | Nathália Coelho



All-in-one: A Tendência Centralizadora de Processos da Unreal Engine

   Roger Haubrichs



Jogo Futuros Possíveis

   Nathalia Coelho | Isabela Petrosillo | Wallace Soares

  

Ainda aproveitamos para distribuir dois de nossos estudos que conversam muito com o tipo de público do evento.

      1. Estudo de demanda profissional no setor audiovisual

      2. Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual

 

MIMOS

 

De curiosos no estande até mídia circulante de divulgação: a distribuição de material promocional nos trouxe ótimos resultados.

 

Sabemos que brindes reforçam, no imaginário coletivo, os propósitos da marca. Dentro de um orçamento reduzido, criamos uma estratégia eficaz para definir o modelo e a quantidade de cada material distribuído, contribuindo para fixar nossa marca na mente do público.





A distribuição foi planejada para que apenas aqueles que participaram de nossas ativações recebessem os materiais, gerando encantamento e engajamento. Foram produzidos moleskinis, bolsas, abadás e copos sustentáveis. 

 

 

O BÁSICO QUE FUNCIONA



Equipe uniformizada também é fundamental. Nossos uniformes seguiram toda o dinamismo da nossa identidade visual, elevaram o astral dos colaboradores e contribuíram para a visibilidade da marca em todo o evento.

CONTE ME TUDO E NÃO ME ESCONDA NADA

 

Aplicamos uma pesquisa de percepção da Firjan no Rio2C, durante todos os dias de evento. Enviamos um questionário por e-mail e WhatsApp para os quatro mil convidados que participaram das nossas ações, pedindo que avaliassem a experiência Firjan. Recebemos respostas de 374 pessoas (quase 10% do total), um número expressivo segundo nossa Gerência de Pesquisa, que desenvolveu e aplicou a ação.



Além de nos fornecer resultados para embasar novas decisões e cumprir uma de nossas metas, a pesquisa foi excelente para avaliar o nível de satisfação dos clientes com a Firjan. Os resultados foram considerados muito positivos.



O evento contribuiu significativamente para o aumento da visibilidade e imagem da Firjan: 14% dos entrevistados não nos conheciam antes do Rio2C. Convertendo esse percentual para o público total do evento, são 3.375 pessoas que passaram a conhecer nossa atuação graças à nossa presença no Rio2C. Um dado bastante expressivo pelo nosso histórico.

 

O estudo mostrou, ainda, uma mudança de percepção da marca, onde a maioria do público nos enxerga como ‘tecnológico’ e ‘inovador’.



Além disso, atingimos um índice de fidelização de clientes de 68. Na língua NPS (Net Promoter Score), nossas ativações ficaram numa zona de qualidade. Outro dado muito positivo na nossa percepção.



>>> Acesse a pesquisa completa aqui (link)

 

Infelizmente, nossa quarta meta, relacionada aos números de campanha de mídia, não foi atingida. Desde junho deste ano, a Firjan está enfrentando um ataque cibernético que danificou grande parte dos nossos sistemas online, afetando também nossos canais digitais. Por esse motivo, decidimos não investir recursos para impulsionar posts nas redes sociais.

 

IMPRENSA E REDES

 

Os resultados na imprensa, no entanto, continuam surpreendentes. É comum que eventos liderados pela Firjan tenham um forte retorno nos veículos de imprensa, dada nossa representatividade, prestígio e reputação.



Conseguimos uma mídia espontânea no valor de R$ 4.045.999,00, com destaques no caderno especial do Rio2C no Globo e uma matéria na TV chinesa, transmitida diretamente do nosso estande. Além disso, destaque e cobertura especial da ação com nossos alunos.

 

         Total do retorno em mídia: R$4.045.999,00

          (quatro milhões, quarenta e cinco mil, novecentos e noventa e nove reais)

 



>>> Acesse o clipping completo (link)

 

>>> Link para relatório completo de mídia





 ORÇAMENTO

 

O patrocínio da Firjan ao Rio2C representa um dos maiores aportes financeiros do ano para a área de Comunicação da Firjan, sendo o segundo em linha de grandeza.

 

Total do investimento: R$1.167.310,11

(um milhão, cento e sessenta e sete mil, trezentos e dez reais e onze centavos)

  

Nosso apoio ao projeto foi de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) que contemplaram várias contrapartidas de aplicação de marca. Além disso, este ano, o montante destinado à Ativação foi de R$667.310,11  (seiscentos e sessenta e sete mil, trezentos e dez reais e onze centavos).







EXTRA! EXTRA! EXTRA!



>>> Link para relatório de entregas do patrocinado