Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Fruit Attraction São Paulo 2024

Fruit Attraction São Paulo 2024 - Feira Internacional de Frutas e Legumes

Candidato: Fiera Milano Brasil
Cliente: Fiera Milano Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Internacional Realizado no Brasil

Fruit Attraction São Paulo: O encontro internacional para o setor de frutas e hortaliças no Brasil
 
Após quinze edições, a Fruit Attraction, uma das principais referências mundiais para a comercialização de frutas e legumes, e o ponto de encontra para novas relações comerciais sólidas e oportunidades em novos mercados globais, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, enfrenta seu processo de internacionalização como uma marca global de referência e chega a América Latina para a segunda edição no Brasil.
 
Organizado pela IFEMA MADRID e FIERA MILANO BRASIL, a Fruit Attraction São Paulo realizou sua primeira edição de 16 a 18 de abril de 2024, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center, onde reuniu toda a comunidade de frutas e hortaliças.
 
O evento congrega as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de frutas, verduras e legumes, além de atrair compradores, nacionais e internacionais, de toda a cadeia produtiva proporcionando o ambiente propício para a geração de negócios e networking.

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DESAFIO

 

A realização da primeira edição da Fruit Attraction São Paulo 2024 enfrentou uma série de desafios significativos, especialmente considerando o curto prazo para a organização, venda e promoção do evento. Foi necessário planejar de maneira estratégica, coordenando todos os aspectos necessários para garantir o sucesso da feira.

 

Com apenas cinco meses até o evento, o tempo para a preparação, venda e promoção foi extremamente limitado. Esse prazo curto resultou em dificuldades para alcançar todos os potenciais expositores e visitantes. A construção de uma audiência e o estabelecimento de contatos estratégicos dentro desse curto período exigiu uma execução rápida e eficaz de estratégias de promoção digital e offline.

 

Outro desafio crucial foi definição clara e o alinhamento dos processos entre os envolvidos no comercial, alta gestão, marketing e operações, uma vez que as ações ficaram divididas entre as empresas envolvidas no projeto.

 

Organizar a primeira edição de um evento desse porte em um novo mercado, como o Brasil, também trouxe desafios operacionais, como a gestão das reservas na planta do evento, dos projetos externo e internos, montagem dos estandes, acomodação de expositores internacionais e nacionais, e a garantia de que todos os aspectos técnicos fossem atendidos.

 

Do lado do marketing do evento, o tempo limitado para divulgação e promoção sem uma base de dados estabelecida, páginas nas redes sociais e outros itens importantes para alcançar o público do evento foram os grandes desafios para entregar um evento de sucesso.

 

Por último, a gestão dos eventos paralelos como Fruit Fórum, Cooking Show e Rodada de Negócios internacional foram pontos que exigiram muita dedicação para a realização.

 

META


  • 200 Expositores

  • 7.000 Visitantes

  • Estados produtores brasileiros

  • Presença expositiva internacional

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SOLUÇÕES

 

Para superar os desafios enfrentados na realização da Fruit Attraction São Paulo 2024, uma série de soluções estratégicas e táticas foram implementadas com foco no sucesso do evento. Cada solução visou mitigar as dificuldades associadas ao tempo limitado, à falta de base de dados e à gestão da primeira edição do evento no Brasil e ao alinhamento entre os envolvidos na parte comercial e administrativa do evento.

 

Para lidar com o curto prazo foi essencial adotar reuniões semanais para manter as equipes alinhadas e com menores riscos de erro nas ações. Uma abordagem ágil no planejamento e execução das atividades foi implementada e a criação de uma equipe de "task force" permitiu uma tomada de decisão rápida das ações necessárias.

 

A gestão operacional foi acompanhada de perto e fortalecida através da parceria estratégica para a gestão do evento. A contratação antecipada de fornecedores locais para montagem de estandes, logística, catering e serviços de apoio, também garantiu a eficiência, reduzindo riscos operacionais. Além disso, a criação de um manual de operações detalhado e uma equipe de suporte dedicada ajudaram a solucionar problemas em tempo real.

 

Para compensar a falta de uma base de dados estabelecida, a equipe de marketing preparou um planejamento robusto com ações variadas e de grande impacto para captação de leads tanto de vendas, quanto para visitantes, começando a criar e nutrir uma lista de contatos qualificada. Parcerias com associações setoriais, mídias especializadas e organizações empresariais também foram de grande importância para ter acesso a suas bases de dados. Além disso, campanhas de email marketing e anúncios direcionados a esses públicos, anúncios em rádios e grandes portais do universo agro forão fundamentais para a promoção do evento.

 

Como o evento é uma extensão da renomada Fruit Attraction de Madrid, uma das estratégias foi utilizar a autoridade e a pujança do evento matriz para construir credibilidade e atrair participantes. O evento foi promovido como uma oportunidade única para conectar-se com os principais players do mercado global de frutas e vegetais, e enfatizou a relevância e o potencial de crescimento do mercado brasileiro, o que ajudou a aumentar a adesão e o interesse.

 

Para os eventos paralelos, foi necessária a contratação de uma equipe especializada em cada tema. Para o Fruit Fórum, deixar a curadoria dos temas e palestrantes com uma empresa especializada no assunto foi crucial para a entrega com qualidade, os participantes tiveram um conteúdo extremamente rico sobre toda a cadeia do setor.

 

O Cooking Show teve curadoria do patrocinador, que convidou e organizou os horários de cada chef renomado, fazendo do espaço uma verdadeira atração com receitas sendo feitas ao vivo com frutas e ingredientes brasileiros.

 

A Rodada de Negócios teve uma grande repercussão pela organização e geração de negócios futuros previstos, isso só foi possível com uma gestão otimizada e especializada em reunir os melhores compradores com as principais empresas do evento.

 

Implementando essas soluções foi possível mitigar os desafios e entregar a primeira edição do evento de forma bem-sucedida, estabelecendo uma base sólida para futuras edições.

 

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Primeira edição da Fruit Attraction no Brasil refletiu o potencial da fruticultura brasileira.

 

A Fruit Attraction, uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, teve sua primeira edição em solo brasileiro e foi um verdadeiro sucesso. O evento organizado pela IFEMA MADRID e FIERA MILANO BRASIL reuniu em três dias toda a cadeia produtiva do segmento no São Paulo Expo.

 

O evento congregou expositores nacionais e internacionais de 15 países e 8 governos estaduais, apresentando o que há de melhor em frutas, verduras, legumes e hortaliças, produtos, serviços e tecnologias para um público de 12 mil profissionais de 45 países.

 

A feira contou com uma experiência interativa, renomados chefs de cozinha preparam receitas com os ingredientes expostos no espaço do Cooking Show by SP Negócios. Já o Fruit Fórum contou com os patrocínios do Governo da Bahia, Governo do Maranhão, Porto de Suape e ApexBrasil e mais de 20 horas de conteúdo e indicou tendências e oportunidades de quem está ou deseja empreender no setor frutícola.

 

Além disso a ApexBrasil trouxe o Programa de Compradores Internacionais, que reuniu compradores de 32 países distintos e realizou mais de 1.000 reuniões de negócios ao longo dos três dias da feira.

 

RESULTADOS


  • 12.000 Visitantes

  • Visitação de todos os estados brasileiros

  • +45 países visitantes

  • 300 Expositores

  • 8 Governos estaduais expondo

  • 15 países expositores

  • 1.000 Reuniões com compradores internacionais

  • R$1 Bilhão em negócios previstos para os próximos 12 meses, resultados de negociações durante o evento. 


 

PÚBLICO DECISOR

 

85% dos visitantes DECIDEM ou TEM INFLUÊNCIA na hora da compra de produtos e serviços no setor de Segurança;

75% das empresas visitantes investem em produtos, serviços e tecnologias no setor anualmente;

70% dos profissionais visitantes possuem verba acima de 100 mil para investir no setor;

98% dos profissionais visitantes pretendem voltar em 2025.

 

O QUE OS VISITANTES PENSAM SOBRE O EVENTO

 

90% diz que a feira reúne grandes marcas e empresas;

87% diz que a feira apresenta uma grande diversidade de produtos e serviços;

87% diz que é uma ótima feira para ver lançamentos, novidades e tendências;

97% diz que a feira proporciona ótimas oportunidades de networking e negócios;

 

A EXPERIÊNCIA DOS EXPOSITORES

 

57% dos expositores FECHARAM NEGÓCIO durante a feira;

88% dos expositores GERARAM LEADS QUALIFICADOS para trabalhos no pós evento;

99% dos expositores RECEBERAM VISITANTES INTERNACIONAIS em seus estandes;

97% dos expositores RECOMENDARIAM A PARTICIPAÇÃO na Fruit Attraction São Paulo para outras empresas do segmento.

 

 

ALGUNS DEPOIMENTOS DOS EXPOSITORES

 

“Estou muito feliz com a Fruit Attraction, um evento que veio para ficar. Uma feira, para se consolidar, precisa ter alguns elementos importantes: bons estandes, rodadas de negócios, painéis de conteúdo e, principalmente, corredores lotados. A Fruit Attraction tem tudo isso e, tenho certeza, ano que vem será três vezes maior do que este ano. Que venha a Fruit Attraction São Paulo 2025.”

 

ABRAFRUTAS - Guilherme Coelho, Presidente

 

“Os últimos dias foram ótimos. O primeiro dia foi muito cheio, com um público muito interessante que veio nos visitar. Estamos expondo a parte de sementes de hortaliças e a parte de defensivos. Então, para as duas áreas, a gente recebeu muito produtor, a gente recebeu muito comercializador de frutas nacionais e internacionais interessado em conhecer as soluções, o temos para entregar. Então, a expectativa desse último dia é receber mais pessoas do setor. Seja da área produtiva ou de comercialização em nível global. Para nós, a feira foi um sucesso, um sucesso mesmo. Surpreendente. Essa é a palavra.”

 

BASF - Bruna Hosken, Gerente de Marketing de Sementes de Hortaliças

 

“Estamos muito contentes e muito otimistas com o primeiro ano da Fruit Attraction. Nós aqui da GrandValle estamos muito satisfeitos. Recebemos muita gente, muitos clientes de fora, e a gente sabe que é só o primeiro ano. Nós já visitamos a feira na Europa, em Madri, nas edições anteriores, e a primeira vez aqui no Brasil e já estamos marcando presença para o ano que vem. Então, muito produtivo, estamos muito felizes por ter participado deste primeiro ano, foi muito bom.”

 

GrandValle - Ilvison José de Lima Silva, Gerente de Captação



“Tudo estava excelente nesta feira, não há o que apontar. Foi uma ótima oportunidade para realizar novos negócios e, com certeza, estaremos de volta aqui no ano que vem.”

 

Lócuston - Gustavo Martins Proença, Diretor de Business Development

 

“A feira está muito positiva. Tem muita gente circulando. Várias línguas estão sendo faladas aqui e isso é muito legal. Tem muito produtor interessado em fazer negócio. Então a interação entre os produtores é grande. Essa feira é muito positiva para o setor, para todos aqui, para o Governo de São Paulo. A Fruit Attraction é a cara de São Paulo. Você vê essa diversidade de produção. São Paulo produz de tudo. O que ele não produz, ele comercializa. Então essa feira é a cara de São Paulo. Apesar de você ter gente aqui do Brasil todo, do Rio Grande do Sul, do Nordeste todo, você vê que aqui em São Paulo tem produtores que produzem produtos que estão em todos os estados e que também estão sendo exportados. Isso é muito positivo para a gente aqui.”

 

Governo do Estado de São Paulo - Eduardo Prada Neto, Assistente da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

 

 

COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS

 

+42 Milhões Pessoas impactadas pela marca nas redes sociais, buscas, portais de notícias e blogs do setor;

+545 Publicações em portais de notícias, rádios e blogs do setor;

+58 Milhões Alcance da marca em rádios de todo Brasil;

+R$4.7 Milhões em valoração de mídia;

R$1 Bilhão em negócios previstos para os próximos 12 meses, resultados de negociações durante o evento.