Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: 101º Workshop Nestlé Nutrition Institute

Workshop NNI - Edição Brasil

Candidato: MIND
Cliente: Nestlé
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Internacional Realizado no Brasil

Somos agência a Mind, temos 20 anos de história, criando experiências que conectam pessoas e marcas. Fazemos eventos,  ativações, promoções, endomarketing, incentivos, ações de trade, comunicação on e offline.
Mas, o que nos diferencia não é o que fazemos, e sim, como fazemos. De uma promoção a uma convenção anual, existe estratégia em todas as nossas entregas. Ousamos questionar o briefing, o cliente, o mercado. Provocamos conversas e nos provocamos a encontrar melhores soluções.
Criamos com propósito, entregamos com excelência! Nada é por acaso, por trás de cada emoção que despertamos existe uma intenção.
A Mind é parceira fornecedora da Nestlé há 15 anos e nesse projeto ganhou a concorrência ao apresentar um conceito pertinente, uma identidade visual que trazia brasilidade em cores sutis e diagramação coerente ao local e mais do que tudo isso na elaboração de um projeto pensado nos mínimos detalhes. Um planejamento de execução que deixou o cliente seguro e confiante da entrega internacional que fizemos.
Fomos responsáveis por todas as etapas do evento desde o convite até o agradecimento. Detalhes pensados com carinho que mudam a experiência do convidado. Escolhemos o melhor hotel, o melhor restaurante para a refeição externa e desenvolvemos a atividade científica que foi proposta como atividade externa.
Neste projeto trabalhamos com o Instituto de Nutrição da Nestlé, uma associação sem fins lucrativos estabelecida em 1981 com o objetivo de avançar na ciência da nutrição. Trazer a ciência da nutrição à vida através das pessoas que a vivem; conectando um mundo de prestadores de saúde, gerando discussões e incentivando conversas relevantes.
O NNI acredita que quanto mais promovemos e expandimos a compreensão da nutrição hoje, mais podemos moldar a ciência de amanhã.
O evento Nestlé Nutrition Workshop é um evento de discussão cientifica entre médicos , com uma grade científica de 3 dias. Um workshop histórico que a cada ano acontece em um determinado país e no ano de 2024 tivemos a edição 101, pela primeira vez no Brasil. O principal objetivo do evento é manter o protagonismo da ciência e elevar a discussão sobre o futuro da nutrição e da saúde. Neste ano, nosso desafio foi trazer uma proposta que apresentasse brasilidade de forma didática e de fácil compreensão para os convidados do mundo todo, além de promover momentos de discussão e troca de conhecimento científicos, interações entre os convidados, e atividades educativas.

Vídeo

O workshop 101 do NNI e do WNSC reuniu especialistas renomados para um mergulho profundo nas últimas descobertas sobre o microbioma intestinal. Entre os tópicos discutidos estavam os padrões ecológicos que ocorrem no início da vida, a influência da microbiota materna e da alimentação infantil, bem como as estratégias para modular o microbioma intestinal e promover a saúde infantil.









O workshop também se aprofundou em pesquisas futuras, como a intersecção do ambiente do microbioma, o viroma intestinal infantil e o uso de inteligência artificial.



Por ser tratar da primeira vez no Brasil nosso desafio foi encontrar um local que pudesse acomodar todos os convidados de forma que além de confortáveis e com toda estrutura necessária para os encontros durante os dias de evento bem como estarem estrategicamente localizados na cidade do Rio de Janeiro para as atividades e jantares externos que faziam parte da programação da agenda.









O Hotel escolhido foi o Prodigy Santos Dumont que tem a conveniência de estar integrado ao Aeroporto Santos Dumont, que é um dos dez aeroportos mais movimentados do Brasil, uma localização privilegiada e de fácil acesso, bem no centro financeiro da capital carioca.









O local entregava a brasilidade óbvia dos cartões postais mais famosos do mundo:  bem em frente ao Corcovado e a Baía de Guanabara na cidade do Rio de Janeiro.









A agencia foi responsável em criar a identidade visual do projeto, bem como a cenografia e sinalização dentro do Hotel, kids boas vindas e brindes do evento.









Para explorar o tema brasilidade, apostamos em photo opportunities em todos os momentos de encontro da agenda explorando ícones regionais e da cultura brasileira.



DIA 1 - 16/06



Check in

Coquetel de boas vindas

Hotel Prodigy – rooftop (Espaço Vista Pista) :: das 19h as 22h



DIA 2 - 17/06



Credenciamento

Plenária – salas Corcovado + foyer :: das 8h30 as 18h

Almoço e Jantar :: Restaurante do hotel



DIA 3 - 18/06



Plenária – salas Corcovado + foyer :: das 8h30 as 18h

Almoço :: Restaurante do hotel

Jantar externo :: Restaurante Baleia’s Rio



DIA 4 - 19/06



Check out

Atividade externa:: das 9h as 13h Gastromotiva

Almoço :: Restaurante do hotel 

 

O ponto auge do evento além de todo conteúdo específico era trazer uma atividade externa de caráter científico, onde os convidados pudessem viver uma experiência conectada ao futuro da alimentação e nutrição saudável.









Após um longo aprofundamento e estudo de possibilidades, apresentamos a proposta de levá-los para uma experiência no Reffetorio Gastromotiva, localizado no centro do Rio de Janeiro.









Refettorio Gastromotiva é um HUB de Gastronomia Social, um restaurante escola que também atua como refeitório comunitário, servindo jantares à pessoas em vulnerabilidade social, de segunda à sexta-feira, preparados por jovens talentos da Gastromotiva com ingredientes resgatados do desperdício, sob a supervisão de chefs convidados de várias partes do mundo.



A Gastromotiva é uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social. Desde 2006 trabalham com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar, e de geração de renda a partir da educação.



Com o grupo no Reffetorio usamos o espaço para o network, criamos experiências com impressora 3D ao vivo, degustação de produtos de fermentação e cultivo celular.









Servimos aos convidados um menu desenvolvido pela ONG com o foco na experiência de desperdício, sustentabilidade e nutrição.









O grupo de 150 pessoas foi dividido em 3 e todos puderam participar de todas as dinâmicas e atividades propostas no espaço:









1- Impressão 3D produzindo alimentos na hora (foco em facilitar a deglutição e composição de alimentos para indivíduos com deficiência ou dificuldade);



2- Produtos de fermentação de micélio para degustar (o micélio é a parte vegetativa e sustentável de fungos para absorção de nutrientes, uma proteína plant based);



3- Apresentação de projetos com cultivo celular.

O evento realizado pela primeira vez no Brasil mostrou com excelência o quanto o país está preparado e antenado nas pesquisas e soluções para a nutrição do futuro.

Os cientistas e médicos de todos os países convidados elogiaram a estrutura do Brasil, bem como ficaram encantados com a cidade do Rio de Janeiro, nosso cartão postal mais famoso no mundo.



O Workshop 101o alcançou os diversos objetivos traçados pelo Instituto de Nutrição da Nestlé, da qualidade da hospedagem à qualidade das informações e atividades.



Trouxe a luz às discussões sobre os temas dos painéis e colocou em prática assuntos que envolvem o futuro.



Consolida o Brasil como uma grande potência na busca por soluções nutricionais e sustentáveis.

Sucesso mais que confirmado, tanto é que já se está divulgando o Brasil como possibilidade de ser sede do Workshop novamente no futuro.



A parceria entre Mind e Nestlé fortaleceu ainda mais após a entrega deste evento em confiança, excelência e experiência.



O Institudo, por sua vez, fomentou discussões valiosas para transformar a nutrição e a saúde que transforma a vida de tantas pessoas.