Para promovermos a Cultura Sneaker e ampliarmos o público dessa cultura, separamos nossa meta geral em 2 objetivos principais.
Objetivo 1 - Promover a "Cultura Marginal", como o Graffiti, Breaking, RAP, Skate e Basquete.
Na SCSP23, o sneaker é o conector dessas expressões culturais, promovendo artistas, músicos, dançarinos, empreendedores e trazendo a cultura "marginal" para o centro das atenções.
Objetivo 2 - Promover a "Cultura Sneaker", incentivamos pequenos revendedores de sneakers (microempreendedores) que negociavam tênis somente na internet, oferecendo uma estrutura completa para a venda no local (mesas, cadeiras, expositores, espelhos, araras, wi-fi e água a vontade).
Foram 56 revendedores, que negociaram mais de R$ 1.300.000,00 em dois dias de evento. Em uma pesquisa pós-evento, e mais de 97% deles disseram que voltarão na edição 2025 (41 deles responderam o questionário).
BREAKING
Realizamos um campeonato remunerado com 72 dançarinos que trouxe uma repercussão enorme para o breaking, e que agora é esporte olímpico.
ARTES GRÁFICAS
Uma exposição de arte urbana, promoveu 16 artistas marginais de diversas regiões. São artistas ainda com pouca expressão, mas com enorme potencial.
MÚSICA
Promovemos novos músicos do RAP/Funk/Trap. Foram realizados 11 shows com os artistas: Budah, Wiu, DJ Niaky, DJ Nox, Jovem Blues, Ionder, Mano Mike, Duquesa, Ryu the Runner, DJ Ash e BO.
SKATE
Realizamos um campeonato remunerado com 14 skatistas profissionais como: Pedro Barros, Sandro Dias (Mineirinho), Yndiara Asp, dentre outros. Além disso, a pista de skate foi aberta ao público em diversos momentos do evento.
BASQUETE
Um campeonato remunerado de basquete de rua (3X3), foi organizado e contou com a participação de 96 atletas em 40 jogos.
MODA
23 marcas patrocinaram o evento, dentre elas: Marvel, Disney, Fila, Sprite, Vans, QIX e TV Record.
ALIMENTAÇÃO
Foram 13 espaços na praça de alimentação, e contou com empresas como Micheluccio, Bulllguer, Cão Veio, e outros.
PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL
Trouxemos o JAVON WALTON, ator da série Euphoria da HBO, que é o boxeador mais jovem a ser patrocinado pela Nike. A sua presença trouxe um frisson para um público jovem que estava fora do nosso radar.
INFLUENCIADORES
Contamos com a ajuda dos 5 maiores influenciadores de sneaker e moda urbana para potencializar o alcance do conteúdo.
TALKS
Realizamos 9 talks sobre moda, empreendedorismo, mercado marginal, arte urbana, conteúdo viral, momentos das marca, mercado de sneakers, música eletrônica e carreira esportiva.
Ao final, o evento vendeu 4527 ingressos e tivemos um total de mais de 6000 visitantes.
Participaram do evento 35 microempreendedores vendendo seus produtos, e no nosso instagram oficial (@sneakerconbr) passamos de ZERO seguidores em maio de 2023 para mais de 18.000 seguidores em novembro do mesmo ano.
Com a ajuda dos influenciadores tivemos mais de 900.000 interações nas redes sociais, 178 publicações até a data de início do evento, e alcançamos mais de 335.000 pessoas com mais de 8.700.000 impressões.
Tivemos 35 matérias veiculadas em 3 meses de campanha pré-evento.
Nas campanhas on line pagas nós tivemos:
META: +10.000 seguidores / +2.300.000 impressões / +500.000 alcance
Google Display/Youtube: +117.000 impressões / +1.700 cliques
Google Search: +17.000 impressões / +7.000 cliques
Tiktok: +196.000 impressões / +1.000 cliques
CONCLUSÃO:
A Sneaker Con é a maior feira de Sneakers do mundo. Criada nos Estados Unidos em 2009, hoje está presente em 14 países e já conta com mais de 100 edições.
A edição São Paulo 2023 foi a MAIOR PRIMEIRA EDIÇÃO de uma Sneaker Con em termos de ingressos vendidos, repercussão na mídia e engajamento.