Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Sneaker Con São Paulo 2023 | SCSP23

Logo Sneaker Con São Paulo 2023

Candidato: Agência Blood
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Internacional Realizado no Brasil | Clientes

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

A Sneaker Con é a maior feira de tênis (sneakers) do mundo e a Blood é detentora dos direitos em toda a América Latina.
Diferente do resto do mundo, realizamos no Brasil um Festival de Cultura Marginal, onde o tênis (sneakers) é a conexão entre a cultura e o esporte da periferia, promovendo assim o grafitti, o breaking, o trap, o RAP, o skate e o basquete de rua.

APRESENTAÇÃO DA AGÊNCIA

Com quase 15 anos de existência a Agência Blood é uma empresa especializada em planejamento e execução de eventos presenciais, ou Live Marketing.
Nosso time de planejamento, produção, criação, ilustração 3D e atendimento são formados por profissionais experientes com anos no mercado de eventos. Isso faz da Blood uma agência preparada para planejar e viabilizar eventos de todos os portes.
As parcerias globais da Blood permitem a realização de eventos em diversas cidades ao redor do mundo, como:

  • Nova Iorque
  • Lisboa
  • Londres
  • Manchester
  • Grankfurt
  • Mumbai
  • Sidney
  • Cidade do Cabo
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Bariloche
  • Belo Horizonte
  • Lima
  • Aruba
  • Punta Cana
  • Cidade do México
  • Miami
  • Las Vegas 
Nossos principais clientes são:
  • Meta
  • iFood
  • Raízen
  • Mapfre
  • Logcomex
  • Casas Bahia
  • Globo
  • Campari
  • Deloitte
  • Havaianas
  • MDS
  • Pismo
  • Samsonite
  • Capgemini
  • OLX
  • Garena
  • ONU (Agência Oficial do Pacto Global ONU no Brasil) 
Nossa empresa é Carbon Free. Somos parceiros da AMBIFY, e todo o carbono emitido é compensado. Além disso nossos parceiros são empresas que seguem rigorosas normas para a redução da emissão de carbono.

Vídeo

Briefing:

Diferentemente dos Estados Unidos (onde a cultura Sneaker é fortíssima), a cultura Sneaker no Brasil ainda é muito restrita aos aficcionados por sneakers, e devido aos altos valores dos tênis (que na maioria das vezes são importados), poucas pessoas estão dispostas a participar de um evento que é exclusivamente sobre sneakers.



Além disso, o histórico do evento em outros países, que também tem uma cultura sneaker pequena, nos mostrou que somente o apelo dos Snekaers não seria suficiente para atingir nossa meta que era a venda de pelo menos 4000 ingressos.



Portanto, o desafio era "Criar um evento que além de promover a Cultura Sneaker no Brasil, ampliasse esse público".



Além de termos uma meta de vender 4 mil ingressos nessa primeira edição, buscávamos 10 mil seguidores nas redes sociais (que haviam sido recentemente criadas para essa primeira edição), além de 10 patrocinadores para o evento.



Sabíamos do nosso desafio, mas estávamos confiantes pelo peso do nome do evento (mundialmente famoso no universo Sneaker), mas principalmente pela estratégia de mídia para a ampliação de público que tínhamos traçado.

 

Para garantirmos a participação de mais pessoas no evento, reposicionamos a Sneaker Con no Brasil como sendo um Evento de Cultura Urbana Marginal.



O evento deixaria de ser uma grande feira para a venda de tênis (como acontece nos Estados Unidos) para ser uma celebração da Cultura Marginal.



A partir desse reposicionamento, o tênis se tornaria um centralizador da cultura periférica, e com isso conseguiríamos agregar ao evento a música marginal (Rap/Funk/Trap), o grafitti, a dança de rua, o breaking, o skate e o basquete.



Estrategicamente nos unimos a parceiros que conheciam cada uma dessas representações culturais.



Streetopia, empresa especializada em campeonatos de basquete, ficou responsável por desenhar um campeonato de basquete de rua (3 contra 3) e produzir todas as fases desse campeonato, da inscrição dos times, a confecção dos uniformes, a tabela de jogos e a premiação final.



Para a ativação do skate, nos unimos com o André China, representante dos principais skatistas do país, para desenhar a pista, o campeonato e realizar o convite aos skatistas.



Para a exposição de arte marginal, convidamos a experiente Julie Schlossman, que é sneakerhead (aficcionada por tênis) e membro do conselho assessor de artes e patrimônio cultural da UNESCO. Ela foi responsável pela curadoria artística na SCSP23 e garantiu a participação de novos artistas das periferias das cidades brasileiras.



Para a escolha musical, firmamos uma parceria com o selo Canguru Records para realizarmos 11 shows ao longo dos 2 dias de evento.

 

Além disso uma robusta estratégia de mídia foi colocada em prática.



Veja abaixo o planejamento de mídia realizado.



O TARGET

O target da campanha foram pessoas entre 18 e 45 anos, ambos os sexos, das classes A, B e C. O público é amplo pois a feira oferece a venda de sneakers de todos os preços e também promove a cultura urbana marginal.



PRAÇA E PERÍODO DE VEICULAÇÃO

Sabíamos que a maioria das pessoas viriam de um raio de até 100km do local do evento. Portanto, concentramos a veiculação nnesse raio, intensificando a comunicação online e OOH no último mês, e na TV (aberta e streaming) nas últimas duas semanas.



A nossa comunicação foi planejada em 7 frentes principais.

1.     Redes sociais do evento

2.     Midia online paga

3.     Midia Out Of Home (OOH)

4.     Parceria com influenciadores

5.     Email Mkt

6.     TV Aberta e streaming

7.     Assessoria de imprensa






REDES SOCIAIS DO EVENTO (dividido em 8 momentos nas Redes Sociais)



1º momento - Apresentamos as edições da feira ao redor do mundo com fotos, videos e depoimentos.



2º momento - Confirmamos a edição de 2023 apresentando o local do evento e iniciando a promoção das marcas parceiras que estaríam presentes.



3º momento - Os parceiros: Os 5 principais influenciadores de Sneakers e moda nos ajudaram a criar conteúdo e a promover o nosso próprio conteúdo. Eles identificaram as tendências e nos apresentaram novidades que foram relevantes para nosso público, além de aumentar exponencialmente o nosso alcance na internet.



4º momento - As personalidades: Os nomes dos artistas, esportistas e celebridades que estariam no evento foram divulgados nesse momento da comunicação.



5º momento - As atrações: Detalhamos as marcas, ativações, shows, campeonatos, brindes e experiências que o visitante encontraria no pavilhão nesse momento da estratégia.



6º momento - Os revendedores: Uma parte importante do evento foram os revendedores de Sneakers (microempreendedores). Dois meses antes do evento, iniciamos um podcast semanal onde divulgamos os nomes e perfis desses revendedores nas redes sociais. Essa ação trouxe muito engajamento do público, além disso, esses revendedores repostaram o conteúdo e nos ajudaram a promover o evento.



7º momento - Os serviços: Agora estávamosmos a poucas semanas do evento e o foco era a comunicação do serviço: Os horários do evento, os hotéis parceiros, a estação de metrô mais próxima, as restrições para o acesso e as informações importantes para o visitante.



8º momento - A cobertura: Durante a montagem e ao longo do evento tivemos uma equipe própria de vídeo e foto cobrindo tudo, além de um time de editores para finalizar o conteúdo e subi-lo nas redes sociais em tempo real. A Play Plus (streaming da TV Record) cobriu também o evento em tempo real.



MIDIA ONLINE PAGA

Tivemos como parceiro de mídia paga a Agência JPR que planejou todo o investimento em mídia online e traçou uma estratégia vencedora no LinkedIn, onde criamos uma campanha voltada para diretores e gerentes de eventos de grandes empresas.

Estávamos buscando empresas de produtos e serviços voltados para o público jovem e para tal, listamos as 150 empresas que acreditávamos serem as mais pertinentes para o público do evento. Foi com essas empresas em mente que fizemos nossa segmentação no LinkedIn.



MIDIA OUT OF HOME (OOH)

Para uma presença em mídia exterior, fechamos uma parceria com a Eletromídia na Cidade de São Paulo para veicular peças em metrôs, pontos de ônibus e shoppings, com foco nas atrações e na divulgação do site do evento.



PARCERIA COM INFLUENCIADORES

Trabalhamos lado a lado com os principais influenciadores de Sneakers e moda no Brasil. Eles nos ajudaram a desenhar um evento que satisfizesse o aficcionado por sneaker mais radical, e também aquele público entusiasta da cultura marginal, mas com pouca afinidade com o Sneaker.



EMAIL MKT

Enviamos e-mails para o mailing das marcas parceiras e para uma lista fornecida pelos influenciadores.



TV ABERTA E STREAMING

Para ampliar o número de visitantes, nos aproximamos da TV Record para alcançarmos um público na TV aberta, onde veiculamos um filme 15 dias antes do evento, além de flashs ao vivo direto do pavilhão durante a montagem e durante o próprio evento.



ASSESSORIA DE IMPRENSA

Firmamos uma parceria com a assessoria de imprensa Miki Malka, especializada em moda e lifestyle, que trabalhou com a gente promovendo o evento em veículos relevantes, fora da bolha sneakerhead e em veículos importantes para nosso posicionamento perante os potenciais patrocinadores.



 

Para promovermos a Cultura Sneaker e ampliarmos o público dessa cultura, separamos nossa meta geral em 2 objetivos principais.



Objetivo 1 - Promover a "Cultura Marginal", como o Graffiti, Breaking, RAP, Skate e Basquete.

Na SCSP23, o sneaker é o conector dessas expressões culturais, promovendo artistas, músicos, dançarinos, empreendedores e trazendo a cultura "marginal" para o centro das atenções.



Objetivo 2 - Promover a "Cultura Sneaker", incentivamos pequenos revendedores de sneakers (microempreendedores) que negociavam tênis somente na internet, oferecendo uma estrutura completa para a venda no local (mesas, cadeiras, expositores, espelhos, araras, wi-fi e água a vontade).

Foram 56 revendedores, que negociaram mais de R$ 1.300.000,00 em dois dias de evento. Em uma pesquisa pós-evento, e mais de 97% deles disseram que voltarão na edição 2025 (41 deles responderam o questionário). 



BREAKING

Realizamos um campeonato remunerado com 72 dançarinos que trouxe uma repercussão enorme para o breaking, e que agora é esporte olímpico.



ARTES GRÁFICAS

Uma exposição de arte urbana, promoveu 16 artistas marginais de diversas regiões. São artistas ainda com pouca expressão, mas com enorme potencial.



MÚSICA

Promovemos novos músicos do RAP/Funk/Trap. Foram realizados 11 shows com os artistas: Budah, Wiu, DJ Niaky, DJ Nox, Jovem Blues, Ionder, Mano Mike, Duquesa, Ryu the Runner, DJ Ash e BO.



SKATE

Realizamos um campeonato remunerado com 14 skatistas profissionais como: Pedro Barros, Sandro Dias (Mineirinho), Yndiara Asp, dentre outros. Além disso, a pista de skate foi aberta ao público em diversos momentos do evento.



BASQUETE

Um campeonato remunerado de basquete de rua (3X3), foi organizado e contou com a participação de 96 atletas em 40 jogos.



MODA

23 marcas patrocinaram o evento, dentre elas: Marvel, Disney, Fila, Sprite, Vans, QIX e TV Record.



ALIMENTAÇÃO

Foram 13 espaços na praça de alimentação, e contou com empresas como Micheluccio, Bulllguer, Cão Veio, e outros.



PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

Trouxemos o JAVON WALTON, ator da série Euphoria da HBO, que é o boxeador mais jovem a ser patrocinado pela Nike. A sua presença trouxe um frisson para um público jovem que estava fora do nosso radar.



INFLUENCIADORES

Contamos com a ajuda dos 5 maiores influenciadores de sneaker e moda urbana para potencializar o alcance do conteúdo.



TALKS

Realizamos 9 talks sobre moda, empreendedorismo, mercado marginal, arte urbana, conteúdo viral, momentos das marca, mercado de sneakers, música eletrônica e carreira esportiva. 



Ao final, o evento vendeu 4527 ingressos e tivemos um total de mais de 6000 visitantes.

Participaram do evento 35 microempreendedores vendendo seus produtos, e no nosso instagram oficial (@sneakerconbr) passamos de ZERO seguidores em maio de 2023 para mais de 18.000 seguidores em novembro do mesmo ano.

Com a ajuda dos influenciadores tivemos mais de 900.000 interações nas redes sociais, 178 publicações até a data de início do evento, e alcançamos mais de 335.000 pessoas com mais de 8.700.000 impressões.

Tivemos 35 matérias veiculadas em 3 meses de campanha pré-evento.



Nas campanhas on line pagas nós tivemos:

META: +10.000 seguidores / +2.300.000 impressões / +500.000 alcance 

Google Display/Youtube: +117.000 impressões / +1.700 cliques

Google Search: +17.000 impressões / +7.000 cliques

Tiktok: +196.000 impressões / +1.000 cliques



CONCLUSÃO:

A Sneaker Con é a maior feira de Sneakers do mundo. Criada nos Estados Unidos em 2009, hoje está presente em 14 países e já conta com mais de 100 edições.

A edição São Paulo 2023 foi a MAIOR PRIMEIRA EDIÇÃO de uma Sneaker Con em termos de ingressos vendidos, repercussão na mídia e engajamento.