Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Conmebol Libertadores Fan Zone

Candidato: Effect Sport
Cliente: Confederacion Sudamericana de Futbol
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

HÁ 15 ANOS NOSSO PROPÓSITO É PROMOVER O ESPORTE COMO CONEXÃO E TRANSFORMAÇÃO PARA GERAR EFEITOS POSITIVOS NA SOCIEDADE.

Clientes locais e globais.

Esporte é o nosso foco.
Esporte é a nossa paixão.
Esporte é a nossa criatividade.

Mais de 600 eventos, campanhas e ativações criadas, planejadas e produzidas.

Somos uma agência full service de marketing esportivo. Trabalhamos com projetos proprietários e tailor made.
LIVE MARKETING: Experiências customizadas que criam momentos inesquecíveis.
DIGITAL MARKETING: Uma conversa de fã para fã promovendo conteúdo original, relevante em todas as plataformas digitais.
BRANDING: Criação, desenvolvimento e evolução de soluções estratégicas para marcas.
SPORT BUSSINESS: Consultoria esportiva, patrocínios e direitos de imagem e propriedades

Aguns cases: 

Fanzone Copa América:
Voltamos às areias de Copacabana em clima festivo e emocionante, conectando marcas com famílias e fãs de todas as idades. Exibição ao vivo de todos os jogos do Brasil no evento em um telão instalado em Copacabana. Shows com grandes músicos brasileiros como: Xande de Pilares, Fundo de Quintal e Toni Garrido.

Rexona:
A ativação da marca na Copa América foi sobre criar uma presença relevante, buscando atrair o maior número de pessoas no evento. Trouxemos visibilidade, valorizamos a identidade visual e planejamos o espaço para a produção de conteúdo.

Agência oficial WSL e NFL:
Planejamento estratégico e criativo, gestão de comunidades, criação de conteúdo e um mar de engajamento para as principais ligas esportivas do mundo.

NFL Plataforma: 
Somos a agência full service da NFL no Brasil.
Há 8 anos responsáveis pelo planejamento estratégico, marketing, produção de conteúdo, direitors de transmissão, interlocução com entidades locais, comercial e patrocínio, representando a liga em toda as frentes dentro de sua estratégia de expansão no Brasil.









 

Vídeo

Galeria de Fotos

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) foi fundada em 9 de julho de 1916, em Buenos Aires, Argentina. É a entidade responsável por organizar e regulamentar o futebol na América do Sul. A CONMEBOL é uma das seis confederações continentais filiadas à FIFA e é a mais antiga confederação continental de futebol do mundo.



Atua no mercado esportivo, especificamente no futebol, coordenando competições de clubes e seleções nacionais na América do Sul. Suas principais competições incluem a Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Copa América, além de diversos torneios de categorias de base e femininos.



Nossos desafios foram:



- Desenvolver um conceito criativo que conectasse a marca ao jeito de torcer do sul-americano e que esse conceito se tornasse atemporal, para as próximas edições;

-Rejuvenescer a imagem da marca para além dos jogos;

-Reforçar os assets da marca: taça Libetadores;

-Reforçar o vínculo da Conmebol com o torcedor;

-Trazer uma nova proposta para a fanzone de final única da Libertadores.



A Effect Sport venceu a dupla concorrência para o projeto da Fan Zone da final da Libertadores no Rio de Janeiro. A agência teve o bid vencedor para o conceito criativo e para a produção do evento. O conceito criativo escolhido buscou inspiração nas propriedades do cliente para realizar uma nova experiência única, a silhueta da taça valoriza os assets da marca que torna a ´Liberta´ especial. Em seguida, uma execução repleta de desafios, com prazos curtos, mas que resultou em um grande evento na Praia de Copacabana.



A Fanzone no Rio de Janeiro em 2023, foi a 4ª edição da Conmebol. Tendo acontecido nas cidades sede da final, que se tornou jogo único a partir de 2019: Lima (Peru-2019), Montevideo (Uruguai-2021), Guayaquil (2022). Nas 3 primeiras edições, o local trouxe o conceito de “embajada del hincha”, que trazia diversas dificuldades de comunicação, conceito e possibilidade de expansão para diversos países.



O nosso conceito e solução da taça como asset da fanzone, foi uma proposta inovadora que será replicada nas próximas finais.



 

"Um legado de rebeldia.

Um caminho para a liberdade.

Gloria eterna aos rebeldes.

Gloria eterna.

Inigualável.

Incomparável.

Imbatível."



Libertadores fica do outro lado da régua em termos de percepção. E esse é o nosso ponto forte: nossa identidade e a maneira que jogamos e vivemos o futebol.



Diretrizes de Criação          

100% Sulamericano

Futebol, nossa paixão

Todo mundo é bem-vindo



O sonho dentro do sonho.

Estar em uma final de Libertadores é o sonho de 10 em cada 10 apaixonados por futebol.

Receber um evento dessa magnitude então, pode ser considerado o sonho dentro do grande sonho.

É onde conseguimos promover encontros de países, fronteiras são quebradas, torcedores se unem para celebrar o futebol.

É onde o impossível é só questão de ponto de vista.

O sonho dentro do grande sonho também é temporário e não dura para sempre, infelizmente.

São 5 dias inesquecíveis nos quais todo mundo se pergunta: será que estou sonhando?



Projeto: Conmebol Libertadores Fanzone;

Local: Praia de Copacabana – Rio de Janeiro;

Data: 30/10 até 03/11/2023;

Pilares: 100% sulamericano – Futebol, nossa paixão, todo mundo é bem-vindo;

Conceito: O sonho dentro do sonho;

Atividades: Museu Conmebol, mini estádio, food trucks, DJs, bar, exposição troféu, premiações, ativação de patrocinadores, visitas de alunos de escola pública, acessos exclusivos para patrocinador, visitas de lendas do futebol;

Acesso gratuito;

Serviços realizados: Planejamento, criação e produção;

Marcas patrocinadoras: Coca-cola, Powerade, EA Sports, Amstel, TCL, Sportingbet;

Origem: Embajada del hincha;

Evolução: Conceito que vai seguir em todas as outras fanzones da Libertadores.



 

Galeria de Fotos

50k Público presente (+10k em relação ao anterior)



60h De evento (+40h em relação ao anterior)



Mais da metade do público consideraram uma ótima experiência e 93% avaliaram entre bom e ótimo.



$40.000,00 USD Em vendas nos food trucks

R$18.070,00 Receita estimada (Fonte: Visit Rio)

+500 Gerados direta ou indiretamente

4.584,60 kg Resíduos retornados a sua cadeia de produção

267,60 kg Alimentos orgânicos

2.172kg Resíduos reciclados



“O maior e mais emblemático evento de Live Marketing da história da CONMEBOL.”

Marcelo Vouga, CONMEBOL Project Leader





https://www.meioemensagem.com.br/marketing/conmebol-libertadores-rio-recebe-fan-zone-para-final



https://www.meioemensagem.com.br/marketing/conmebol-libertadores-rio-recebe-fan-zone-para-final



https://esportes.r7.com/lance/fan-zone-montada-em-copacabana-tem-formato-da-taca-da-libertadores-31102023/



https://maquinadoesporte.com.br/futebol/conmebol-escolhe-effect-sport-para-executar-fan-zone-da-final-da-libertadores-no-rio/?amp=1

Galeria de Fotos