Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: BGS eSports 2023

BGS eSports 2023

Candidato: Brasil Game Show
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Esportivo | Clientes

Um dos segmentos que mais cresce no mercado de games, os esportes eletrônicos ganharam uma importância ainda maior durante a Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina. Fundada em 2014, a Brasil Game Cup é conhecida por promover campeonatos de jogos como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2, League of Legends e outros, com prêmios significativos em dinheiro e uma crescente base de fãs.
A renovação para BGS Esports aconteceu em 2019 e veio acompanhada de diversos aprimoramentos na infraestrutura, inclusive com o lançamento do Camarote BGS, e também no conteúdo das competições, com a realização de torneios inéditos, de importância internacional. Ao longo dos anos, os principais times do cenário participaram das competições. A lista inclui nomes como Furia, Mibr, B4 Demons, Flamengo, W7m Esports, Loud, Vivo Keyd, Black Dragons e assim por diante. A história do BGS Esports é uma narrativa de como os jogos eletrônicos evoluíram para se tornar uma parte central da cultura pop brasileira.
Além das competições, o BGS Esports também se tornou um local de aprendizado e networking para profissionais da indústria. O palco recebe uma programação robusta, com showmatches, espetáculos musicais e ativações de patrocinadores, que abrilhantam ainda mais o momento. Sendo a patrocinadora e detentora dos naming rights da arena, a Monster Energy.

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Com a tag oficial "Viva o game", a Brasil Game Show bateu recorde de público em 2023, com mais de 328 mil visitantes, e entrou para a história. A edição contou com mais de 60 patrocinadores e mais de 300 marcas parceiras.



O BGS Esports estabeleceu-se ao longo dos anos como o campeonato obrigatório nos calendários dos pro-players brasileiros. Há duas etapas: a fase online conta com narradores e comentaristas profissionais na transmissão e foi exibida nas principais plataformas de vídeo do mundo, Twitch, Youtube e TikTok, e alguns parceiros de mídia, como o Terra. Os melhores times da fase online se classificam para a etapa presencial. No ano passado, o evento contou com campeonato de Free Fire, torneios de CS:GO feminino e masculino e a primeira competição mundial de Mortal Kombat 1.



Concentramos esforços em tornar o BGS Esports cada vez mais multi-plataforma e multi-gênero, atendendo a todos os tipos de jogos competitivos do mercado. Com premiação total de R$100 mil, em 2023, o evento permanece tendo o objetivo de valorizar o mercado nacional de esportes eletrônicos, e nosso principal desafio é entrar no calendário competitivo mundial. A história do evento evidencia uma evolução constante e crescimento significativo, atraindo cada vez mais a atenção de patrocinadores internacionais. 



A arena conta com infraestrutura de ponta e aproxima milhares de torcedores de seus pro-players e equipes favoritas, com partidas eletrizantes. A estrutura é composta por palco, enormes telões de LED que exibem os logos dos patrocinadores e ações no campeonato, arquibancada com espaço para uma plateia de mais de 2.000 pessoas, que vibram com seus times preferidos. A arena é um espaço multiuso durante a BGS. Além dos campeonatos, é utilizada para shows de bandas que tocam músicas de jogos e como palco de premiações às personalidades mais importantes do mundo dos games. No final de semana, o encerramento dos campeonatos contou com um show da Video Game Orchestra.



O BGS Esports tem aspectos únicos. O troféu leva o nome do criador dos video games, o alemão Ralph Baer, falecido em 2014, que cedeu a autorização para o uso do seu nome, garantindo vida eterna dentro do cenário de esports.

Com prêmios e investimentos crescentes ao longo dos anos, o cenário de esports da BGS vem se atualizando e conquistando fatias maiores do mercado. Isso atrai grandes marcas nacionais e internacionais. Como patrocinadora master e detentora dos naming rights, a Monster Energy faz diversas ativações no palco como um call to action para o público responder perguntas, aparecer nas lives, interagir com os players, subirem ao palco e testarem sua sorte em sorteios para ganharem presentes da marca.



Com disputas em todos os dias de feira, o Flamengo DL venceu o Campeonato Trocação de Frifas, de Free Fire, ao bater a F99 Esports no dia de abertura do evento. A Furia levantou o troféu em ambos os torneios de CS:GO. No feminino, a equipe superou o Fluxo, enquanto no masculino, a Furia levou a melhor sobre a W7M Esports. O Campeonato de Mortal Kombat 1 consagrou Zeeus, que usou seu poderoso Raiden para derrotar Killerxinok de virada e levantar a plateia da Monster Energy BGS Arena.    



O mercado de esports recebe cada vez mais atenção e se fortalece. Nos orgulha saber que fomentamos o cenário e colocamos os jogadores e torcedores brasileiros em um espaço consagrado de celebração dos games e valorização da diversidade.

Todos os anos, o BGS Esports bate recordes e aumenta a carteira de patrocinadores. A audiência geral ultrapassou 1,2 milhões na última edição, com cerca de 40 horas de transmissão. O evento ultrapassou R$139 milhões em valoração de mídia espontânea. A avaliação dos patrocinadores é sempre positiva, com ações nos palcos, visibilidade durante as transmissões das etapas presenciais e online, que ultrapassam os limites do evento. Em relação aos espectadores, todos saem com o sentimento de terem visto grandes jogos, extasiados pelo momento guardado não apenas na recordação, mas em vídeos, fotos e com cobertura massiva da mídia especializada.    



O objetivo do BGS Esports é crescer continuamente em número de títulos e consagrar cada vez mais jogadores, além de aprimorar a experiência dos torcedores e garantir um campeonato nos padrões internacionais. Por fim, nossos esforços visam fomentar o mercado de esportes eletrônicos nacional e globalmente. 



No aspecto comercial, o BGS Esports se consagrou como um espaço de reforço da conexão entre os gamers e as marcas endêmicas. Para empresas de outros segmentos, o evento é uma porta de entrada que as insere em um cenário competitivo que apenas o esport é capaz de proporcionar, visto que é a única disputa esportiva que pode ser realizada à distância, gerando inclusão de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. É um evento que estreita laços e amplia a visão de mercado de uma série de empresas, que acreditam no potencial do cenário.