As práticas implementadas durante o evento estão relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre eles:
ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): A praça de alimentação do festival foi 100% baseada em vegetais e operou com uma gestão de resíduos extremamente eficiente, resultando em menos de 100 gramas de desperdício por visitante.
ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima): O contou com zero uso de diesel, optando por um modelo de transporte sustentável para os artistas, utilizando combustível de aviação sustentável: o DGTL está se tornando o primeiro combustível circular do mundo festival.
ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): O festival DGTL foi redesenhado para funcionar como um modelo circular, servindo como um campo de testes para a sustentabilidade que pode ser aplicado tanto em festivais quanto em cidades. Essa abordagem inovadora não só minimiza o impacto ambiental, mas também inspira visitantes e parceiros a adotar práticas sustentáveis em suas próprias comunidades.
O evento teve um impacto significativo na comunidade local, através da participação de grafiteiros de comunidades parceiras, que criaram obras ao vivo durante o festival tornando todo o evento ainda mais dinâmico e vivo. Posteriormente, essas peças foram doadas para os artistas, proporcionando uma fonte de renda e reforçando o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento comunitário.
A sustentabilidade foi uma preocupação central, sendo planejada através de metodologias que visam minimizar o impacto ambiental como, por exemplo, a utilização de copos reutilizáveis e recicláveis durante todo o evento, reduzindo significativamente a geração de lixo. Além disso, a Núcleo Cenografia se preocupou em utilizar:
Madeira certificada, garantindo a origem sustentável do material;
Uso de estruturas metálicas e box truss reaproveitáveis, tanto na base quanto no teto dos bares e outras instalações, reduzindo o consumo de novos recursos;
Implementação de lâmpadas e neons em LED, que possuem baixo consumo de energia, contribuindo para a eficiência energética do evento.
Descarte certificado de todo material utilizado, assegurando que os resíduos fossem processados de forma ambientalmente correta; e
Doação de todo tecido, forrações e plantas vivas utilizadas após o evento, promovendo a reutilização e diminuindo o desperdício.
Para possibilitar a experiência de liberdade para todos os envolvidos, nossas ativações foram projetadas para serem imersivas e interativas, atraindo muitos participantes, tanto locais quanto internacionais. Nos dedicamos em trazer a verdadeira experiência libertadora integrando as ativações da marca com inclusão de áreas verdes e a integração da música eletrônica underground trazendo uma ampla variedade de públicos ao redor do mundo. “Queremos inspirar pessoas e comunidades ao redor do mundo a vivenciarem essa liberdade única através da liderança em inovação, arte e tecnologia”.
Durante as ativações da Heineken no festival DGTL, realizadas em parceria com a Núcleo Cenografia, não só engajamos o público de maneira significativa, mas também criamos um impacto positivo para a marca e para as comunidades envolvidas. As práticas sustentáveis adotadas ajudaram a moldar um modelo de negócios mais responsável e eficiente, promovendo uma reputação positiva e consolidando a Heineken como uma líder em práticas sustentáveis no setor de eventos.