Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: BARILLA - APAS 2024

BARILLA NA APAS - 2024

Candidato: Agência Niceness
Cliente: BARILLA
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Ambiental

Troféu Expo Center Norte
Evento de Responsabilidade Ambiental

Barilla, líder mundial na produção de massas, levou à APAS SHOW 2024 a campanha global “Um gesto D’amore”, um manifesto da marca, resgatando o valor de preparar um prato de massa para expressar o que não é possível dizer com palavras. Mais do que nunca, um gesto de amor faz diferença em qualquer momento e no evento, traduz isso com uma imersão à gastronomia italiana e uma lição de amor ao planeta.
 
Da Italia, para o evento, a imersão inicia em uma TV touch imersiva, onde poderá mergulhar no universo Barilla, usando a tecnologia de baixo impacto à seu favor. Desde sua história, marcas pelo mundo, diferenciais e produtos. Além disso, apresentou seu lançamento, uma nova linha gluten free 100% nacional e para comemorar, degustações com receitas exclusivas com o sabor único e verdadeiro, “Al Dente” através de aulas show ininterruptas para todos os convidados.
 
Um dos grandes diferenciais do evento, foi pensar no 360º de sustentabilidade. Desde a seleção dos materiais, até os pequenos detalhes, que destacaremos à seguir. 

Barilla acredita que a sustentabilidade, é um movimento de dentro para fora. Ou seja, possui diversas práticas de desenvolvimento e melhorias pensando no planeta. Aplicar isso nos eventos só reforça o posicionamento. Este evento, foi uma fração de um grande movimento, que transcende suas ações de sustentabilidade dentro e fora da empresa.

 

Uma das principais estratégias, foi a seleção dos materiais para compor o stand. Ecochapas de PET, produzidas pela instituição UmMundo, a Placar - Plástico dos Catadores - é um material desenvolvido a partir de embalagens plásticas pós-consumo e produzidas em parceria com cooperativas de catadores. As chapas de madeira, são certificadas E1 e o descarte, é feito pela FERMAD, que tem gerenciamento total de resíduos, dando destinação correta, contribuindo assim para a construção de um mundo melhor e preservando recursos naturais. Uma horta que era usada ao vivo, tambem fez parte da decoração do stand e ao final, foi toda replantada, dando assim, retorno à todas os tempeiros. Além dessas, foram realizadas as seguintes ações:

 

Os uniformes, foram feitos com tecido composto de 50% pet reciclado da garrafa e 50% algodão certificado BCl;

As degustações foram servidas, em potes e talheres de material biodegradável e compostáveis, 100% renováveis;

O Catálogo de produtos foi desenvolvido em papel reciclado;

Os brindes selecionados, foram de matéria prima durável, como vidro e aço, visando longa usabilidade pelos convidados. Inclusive, o brinde relacioado ao lançamento.

Os brindes para distribuição em alta escala foram produzidos em algodão sustentável com card em papel semente de manjericão;

As Sacolas de Brinde selecionada para o evento, são de papel kraft, que podem ser ressignificadas em seu descarte. O papel Kraft é o único que se degrada em apenas 60 dias em um ambiente natural. Além disso, o produto possui um processo produtivo totalmente ecológico por receber menos produtos químicos;

A água distribuída para os convidados é da marca Água na caixa - 100% reciclável, tampa e topo feitos de cana-de-açúcar, papel feito com madeira de florestas certificadas;

Os cafés servidos no evento serão de grãos moídos, em copos de papel recidável e sustentável. O pó resíduo será destinado para a compostagem nas hortas ativas centro logístico da Barilla;

 Certificação de logística reversa dos resíduos através da FERMAD, tudo foi coletado e separados de forma adequada pós-evento;

Coleta seletiva de todo resíduo gerado no stand;

As embalagens do produto lançado, fazem parte do projeto Eure ciclo.

Galeria de Fotos

Assumir produzir um evento sustentável, requer disposição e alto investimento. O mercado ainda é pouco preparado, para tantas ações, como foram realizadas neste evento. Muita sustentabilidade vendida por terceiros, que quando é verificada de ponta à ponta, não são tão sustentáveis assim.

 

Felizmente e por já ter como premissa na cia, a Barilla não só neste, mas em todos os seus eventos, tem práticas sustentáveis como praxe. Em seu relatório anual de sustentabilidade, é possível acompanhar sua extensa evolução no tema, assim como debates recorrentes através do grupo respeito. Um grupo formado por diversos colaboradores para promover e discutir o tema.

 

Para a Barilla & Niceness, se tornou natural e habitual, praticas de sustentabilidade em seus eventos.

 

Além disso, o foco em ESG têm sido prioridade em suas frentes globais.

 

Uma das ações em evolução, é relacionada inclusive, sobre a contratação da agência. A agência, faz parte do grupo de fornecedores diversos por ter na gestão 100% mulher, empreendedora, incentivando a classe feminina.

 

O casting deste e de todos os seus eventos, é 100% inclusivo, selecionado por aptidões e não aparência. Valorizamos à diversidade, a singularidade de cada indivíduo, independentemente de gênero, raça, idade, orientação sexual ou origem cultural. Acreditamos que todos têm o direito de brilhar e buscamos representar o mundo em sua pluralidade, criando um espaço inclusivo onde a igualdade prevalece e todos têm a oportunidade de expressar seu talento.

Galeria de Fotos

Reconhecimento! Todo o esforço e dedicação, foram reconhecidos com o prêmio POPAI de sustentabilidade, onde recebemos o troféu em terceiro lugar, como melhor stand sustentável, na categoria, stand de médio porte.

 

Mais do que só reconhecimento, é a certeza de que investir, ir atras de novidades no meio sustentável, verificar e garantir que cada ponta do processo vai ser cumprida encerraram o evento com muito orgulho. Já em busca de novos hábitos para 2025.

 

 

Nosso compromisso, dedicação e ações realizadas, foram premiados pelo Prêmio POPAI de Sustentabilidade, onde conquistamos o terceiro lugar na categoria de Melhor Stand Sustentável de Médio Porte.

 

Mais do que uma simples conquista, esse reconhecimento reflete nossa certeza de que investir em inovação sustentável, buscar constantemente novidades, e garantir que cada detalhe do processo seja cumprido com excelência é o caminho certo. Encerramos o evento com orgulho e, ainda mais motivados, pois já estamos em busca de novos hábitos e práticas para 2025.

 

A parceria com o projeto Um  Mundo, foi fundamental para o sucesso nos resultados. No último ano, mais de 5 toneladas de plástico foram reciclados. Essa quantidade representa uma economia de 26.500 kWh de energia, 2.250 litros de água, 6.05 Ton CO2e e 15,70 m³ de espaço em aterro sanitário, fundamentais para uma economia circular. É nisso que acreditamos e vamos em busca. É necessário somar esforços por um mundo melhor.

 

As metas e objetivos para minimizar o impacto ambiental na Barilla estão em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, na Agenda 2030.

 

O Grupo Barilla, tem o orgulho de anunciar sua ascensão significativa no ranking Global RepTrak® 100, aparecendo como a empresa líder no setor de alimentos e garantindo a 29ª posição mundial. Esta conquista enfatiza o compromisso constante da companhia com a excelência, inovação e sustentabilidade em todas as suas operações, bem como uma grande atenção à comunidade local nos mais de 100 países onde o grupo opera.

 

Empenhado em promover a inclusão e a diversidade tanto dentro da sua organização como em toda a sua cadeia de fornecimento global. Ao defender a igualdade de gênero, por exemplo, eliminando as disparidades salariais injustificadas entre homens e mulheres, ou impulsionando a mudança cultural na sua cadeia de abastecimento, a empresa está impulsionando mudanças positivas e criando um ambiente de trabalho mais inclusivo para todos. Em 2018, a companhia lançou um Programa Global de Diversidade de Fornecedores para impulsionar a mudança cultural na sua cadeia de abastecimento, enquanto, em 1 de janeiro de 2024, implementou uma nova política de licença parental, oferecendo 12 semanas de licença integralmente remunerada a cada progenitor, independentemente do gênero ou do status civil.

 

Tudo isso, são mudanças impostas de dentro para fora, que agregam valor, à cada escolha. Todo movimento, conta.

 

Galeria de Fotos