Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Do encontro de dois gigantes: Um novo futuro.

Do encontro de dois gigantes: Um novo futuro.

Candidato: Baobá produções artística ltda
Cliente: Orígeo
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

O evento foi inspirado pelo encontro das águas do Rio Negro e Solimões, simbolizando a união das duas gigantes do agronegócio, BUNGE e UPL, na criação da ORÍGEO. Realizado em um complexo flutuante sobre o Rio Negro, o evento integrou simbolismos regionais e práticas ESG. 

Nossa misão era proporcionar uma ativação para promover a ORÍGEO,destinada ao mercado do agronegócio na região do cerrado brasileiro, com um valor potencial de mercado de 820 milhões e abrangência de 1.440.067 hectares. O público-alvo eram representantes de 80 grandes grupos produtores do agronegócio em estados como Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Pará e Mato Grosso. A meta era estabelecer diálogos com potenciais clientes, destacando os diferenciais da empresa e criando relacionamentos duradouros. O desafio inicial era atrair a atenção para a ORÍGEO e seus diferenciais inovadores em um evento fora da curva convencional.
A experiência imersiva começou com a recepção dos convidados em Manaus, seguida por um trajeto em embarcações temáticas até o hotel flutuante. A cenografia incluía influências nativas e elementos amazônicos, como um palco em formato de proa e decoração regional.

O evento contou, dentre inúmeras atrações, com a participação da dupla "Rio Negro e Solimões", um show regional com mais de 40 artistas e um jantar do chef Felipe Schaedler. Os convidados tiveram acesso a 18 horas de conteúdo de qualidade, incluindo palestras de Roberto Rodrigues e Marcos Jank. A infraestrutura foi um desafio, exigindo transporte de 16 toneladas de equipamentos, 8 embarcações adicionais ancoradas para suporte logístico e coordenação de 80 colaboradores.

Após o evento, foram distribuídos terrários com elementos da Amazônia para os gerentes da ORÍGEO em todo o cerrado, reforçando o compromisso da empresa com o agro do futuro. 

A abordagem imersiva e autêntica gerou um índice de satisfação de 94% entre os participantes, segundo o Net Promoter Score. O evento atraiu 84% dos convidados, destacando a relevância da marca e consolidando o início de relacionamentos de confiança. A ativação superou as expectativas, reforçando os vínculos entre a ORÍGEO, seus colaboradores e clientes.

Uma Amazônia exclusivamente preparada para receber cada convidado, um palco que falou de futuro, fomentando o relacionamento entre os profissionais da ORÍGEO e os potenciais clientes finais.

Vídeo

DESAFIO 

O principal objetivo desta ativação era promover o lançamento da ORÍGEO, uma joint venture da BUNGE com a UPL para uma fatia específica do mercado do agronegócio, correspondente a um valor potencial de mercado de 820 milhões na região do cerrado brasileiro e uma representatividade em área de 1.440.067 Hectare.



O público traçado para essa abordagem eram representantes de 80 dos principais grupos produtores de grande porte do agro localizados entre o Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Pará e Mato Grosso.  Um público triple A, 40+, misto e de diferentes culturas e origens. 



A principal meta era a abertura do diálogo entre a nova empresa e seus potenciais clientes, fomentando um dos principais propósitos da marca que é a construção de relacionamentos duradouros, com solidez a longo prazo. 



O desafio inicial era atrair os convidados para o novo, uma empresa inovadora, com legado concreto vindo de suas “mães”,  com diferenciais latentes para o agronegócio, portanto cativar a atenção para esses diferenciais necessitava que a ativação proposta andasse por fora da curva convencional do segmento e conduzisse ao interesse genuíno do convidado para a participação no evento. 



Captado o interesse, demos boas vindas ao desafio prioritário: abrir as portas da ORÍGEO possibilitando a apresentação dos seus ideais, seus diferenciais, seu modelo de atendimento, seu portfólio de soluções e as suas inovações vinculadas às práticas ESG além de proporcionar uma experiência tamanha que criasse uma memória afetiva entre os potenciais clientes e a ORÍGEO, podendo então ser referenciada em futuras rodas de conversas e negociações entre os clientes e os colaboradores da empresa. 

A estratégia foi canalizar os clientes em um acontecimento com atmosfera única. O icônico encontro das águas amazonense, do Rio Negro com o Solimões, foi a inspiração para todo o evento em uma analogia para a união dessas duas gigantes do agro. 



Na união das águas, cada rio mantém suas características originais, mas criam algo novo. Numa analogia direta, trouxemos à tona BUNGE  e UPL unindo-se no caminho da inovação, a união de duas gigantes do agro mundial dando início à ORÍGEO. 



O evento foi idealizado para concentrar diferentes simbolismos, reforçando em plena Amazônia, a importância do Brasil no cenário mundial do agro e o compromisso da ORÍGEO com o agronegócio e com as práticas ESG, permitindo que os seus clientes mergulhassem, literalmente, na importância das ações de viés sustentável enraizadas nos valores da empresa desde seu nascimento.



O local escolhido para a ativação principal foi um complexo flutuante sobre o Rio Negro, à 40 minutos de Manaus sobre as águas. A cenografia contemplou todo o complexo, com muita influência nativa entremeada ao branding da marca, refletindo marca e Brasil. Desde um palco em formato de proa navegando entre os convidados, até diferentes acessórios indígenas, canoas, movelaria regional e muita vegetação amazônica, todos os elementos fizeram parte do storytelling e abraçaram os presentes. 



Todo o percurso do cliente foi pensado em cada detalhe. Os 17 voos vindos dos diferentes cantos do país trouxeram os convidados para embarcarem nessa experiência imersiva. O trajeto dos clientes iniciou-se com a logística de traslado entre suas cidades e a capital amazonense. Os convidados foram recepcionados em um píer em Manaus num encontro marcado com os nativos.Embarcações temáticas e artistas manauaras os aguardavam para o trajeto entre o píer e o hotel flutuante.



No complexo eles foram aguardados por vários pontos de contato com a empresa, explicitando o cuidado, a exclusividade e individualidade das ações, proposta que se alinha com o pensamento prioritário da ORÍGEO frente aos seus clientes. Amenities personalizadas e produzidas com elementos regionais,  um welcome kit repleto de itens de self-care para o cuidado pessoal ao longo dos dias bem como Kids Gifts com historinhas personalizadas com os nomes dos filhos dos casais viajantes são exemplos das intervenções que foram conectando clientes e marca ao longo da experiência. Ao final, um gift eternizou o encontro das águas em bandejas e diferentes ítens produzidos exclusivamente e manualmente por um artista plástico.



A abertura contou com a participação da dupla “Rio Negro e Solimões”, enaltecendo ainda mais a simbologia do encontro das águas. A apoteose contou com a montagem de um show regional que reuniu mais de 40 artistas e que trouxe Parintins para dentro da plenária, com seus bois, cores e sabores em um jantar preparado pelo chef referência na gastronomia manauara, Felipe Schaedler. Os convidados vivenciaram mais de 18 horas de conteúdo de qualidade, com participações como o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues e o comentarista da CNN, Marcos Jank.



Vencer a escassez de infraestrutura, por estarmos literalmente dentro d’água foi o maior desafio. Transformar um hotel flutuante em um espaço de luxo para recepcionar os convidados exigiu muita criatividade com pré-produção robusta, logística de peso e incontáveis mãos atuantes. Entre criação, produção, cenografia, técnica e logística, o evento contou com mais de 80 colaboradores, sem mencionar staff e serviço do hotel base. Mais de 16 toneladas de equipamentos foram locomovidas entre barcos e balsas. Outras 8 embarcações adicionais foram acionadas e ancoradas junto ao complexo para colaborar com a hospedagem e o deslocamento de operação e participantes.



A ativação que teve início no evento coletivo teve continuidade com as abordagens pós-evento one-a-one.Entre os dias 23 de junho e 19 de julho de 2023, pedaços encapsulados simbolizando a Amazônia foram distribuídos orquestradamente junto aos Gerentes de Soluções da ORÍGEO, um a um, por todo o cerrado brasileiro. Caixas individuais, hand-made e com terrários naturais foram entregues como porta-vozes do compromisso da empresa,  uma logística complexa e delicada, mas que reforçou o convite para que eles naveguem juntos rumo ao agro do futuro. 

A atmosfera proposta para o evento desde a abordagem inicial dos clientes, provocando a imersão numa experiência em plena Amazônia, integrando AGRO, BRASILIDADE e ESG em um debate leve, repleto de conteúdo e história, resultou em um índice de satisfação de 94% (metodologia Net Promoter Score) entre os clientes participantes, via resposta à um questionário pós evento encaminhado aos mesmos. 



Ter apostado na autenticidade frente à obviedade no momento da concepção da ativação cumpriu o desafio inicial,  instigando o interesse dos convidados, alavancando a confirmação de suas presenças,  tendo 87% dos convidados abordados presentes no evento, independente da relevante logística que os aguardava para chegarem até o local proposto. 



O conteúdo abordado frente aos participantes reforçou a relevância da marca, ressaltou o legado das marcas mãe e outros parceiros que também estiveram no palco expondo suas diretrizes. 



O pontapé inicial de um relacionamento de confiança foi consolidado, reforçado pelas ativações e experiências que criaram vínculos entre os colaboradores, parceiros e clientes da empresa. 



Uma Amazônia exclusivamente preparada para receber cada convidado, um palco que falou de futuro, fomentando o relacionamento entre os profissionais da  Orígeo e os potenciais clientes finais.