Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Encontro OTO 2024

Candidato: Mandalas
Cliente: Syngenta
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Relacionamento

Unidos pela paixão!
Quando uma parceria é feita de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, o resultado é um só: momentos marcantes, muita conexão e um resultado apaixonante. Foi assim que a Mandalas e a Syngenta se uniram para realizar o Encontro OTO 2024, um evento único voltado para o setor agro em comemoração aos 25 anos do primeiro programa de relacionamento da cadeia produtiva do país, o Programa OTO.
A Mandalas é uma uma agência multissoluções especialista no segmento de Live Marketing, tem como objetivo engajar, impactar e construir resultados surpreendentes, por meio de experiências que sejam únicas e inspiradoras. Carrega no seu DNA o profundo conhecimento da realidade do dia-a-dia do cliente com a pulsação criativa da agência, com foco na entrega, na criatividade e no resultado, desenvolvendo convenções, feiras e eventos presenciais e virtuais, ações de varejo, incentivo às vendas e promoção.
A Syngenta é líder em desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola no mundo. Presente em mais de 100 países, no Brasil a Syngenta conta com mais de 2.900 funcionários e está inserida em uma cadeia produtiva que envolve fornecedores e clientes de perfis muito variados, desde companhias agrícolas, produtores independentes a cooperativas de agricultores.
25 anos de Programa OTO: compromisso Syngenta com o agronegócio brasileiro. É o primeiro programa de relacionamento do agronegócio nacional. Composto pelos maiores agricultores de todo o País, o programa OTO (sigla para “One To One”) potencializa as perspectivas de futuro do agronegócio.
Para celebrar o sucesso e a longevidade desta iniciativa, a Syngenta promoveu o Encontro OTO 2024 - Paixão pelo agro. Isso é o que te faz OTO. 
O objetivo foi reunir os grandes empresários do setor, seus familiares e sucessores em um só lugar, para discutir o que todos têm em comum: a paixão pelo agro. O Encontro contou com a participação de palestrantes renomados e a presença dos principais porta-vozes da Syngenta. Mas o encontro tinha outras surpresas reservadas aos participantes.
OTO Festival. Um dia dedicado ao relacionamento e networking. O OTO Festival, que foi concebido e planejado pela Mandalas, aconteceu em um grande espaço de lazer do hotel, somado esportes, gastronomia, piscinas com inovações, atividades para as famílias e muitas experiências, deu a todos os convidados a possibilidade de uma integração ainda maior. Para fechar com chave de ouro, um show inesquecível com Bruno e Marrone! 

Vídeo

Galeria de Fotos

Briefing

A Mandalas recebeu o seguinte briefing da Syngenta: a retomada do Encontro OTO para celebrar os 25 anos do Programa OTO, com o desafio de atrair os principais produtores do país, seus familiares e sucessores, depois de 7 anos sem a realização do encontro.



Para reforçar o compromisso com esse retorno, a Syngenta precisava dar bastante relevância ao encontro, entendendo seus diferentes públicos (produtores, sucessores e familiares) e sua maior responsabilidade ao final: estreitar ainda mais o relacionamento com todos aqueles que vivem do agronegócio e fazem deste a sua paixão, e reafirmar seu compromisso constante com a inovação.



Em relação à agenda, a Syngenta determinou que ela deveria estar ancorada em três grandes pilares:



Dia 01 - Celebração - os 25 anos do Programa e da parceria Syngenta com Produtores.

Dia 02 - União para a construção do futuro do agro - dia para debates, trocas de experiência e conhecimento.

Dia 03 - Conexões - dia do OTO Festival, um dia dedicado ao entretenimento e networking.



Tudo isso posto, o Encontro OTO 2024 foi concebido para que a Syngenta pudesse estreitar seu relacionamento com os participantes do Programa OTO, seus familiares e sucessores, reforçando seu compromisso de unir toda a cadeia de líderes do setor agro e proporcionar o melhor evento do segmento. Um encontro que, por seu público bastante diversificado, uniu o melhor dos mundos: momentos de conhecimento, de aprendizado e de troca de informações, bem como momentos de lazer em família, muita integração e de relacionamento, trazendo muitas oportunidades de networking para todos que estavam presentes.

Galeria de Fotos

Programação do evento:

Agenda 07/05/2024

19:00 - 19:15 - Abertura - Roberto Dib, Renata Moya e Gabriel Sater

19:15 - 19:45 - 25 anos de Agricultura Brasileira -

André Savino (CEO)

19:45 - 20:15 - Campanha OTO 25 anos - André Pozza e Fábio Lima

20:15 - 21:15 - Jantar

21:15 - 22:45 - Show - Gabriel Sater



Agenda 08/05/2024

08:00 - 08:20 - Abertura - Roberto Dib e Renata Moya

08:25 - 09:05 - DNA Syngenta - Juan Pablo (CEO LATAM)

09:05 - 09:35 - Construindo Pontes para o Futuro - Igor Silva

09:35 - 09:45 - Amarração - Roberto Dib e Renata Moya

09:45 - 10:15 - Coffee Break

10:15 - 10:20 - Video Transição e Implicações - Desafios para o Futuro - com Roberto Dib e Renata Moya

10:20 - 10:30 - Introdução ao Syngenta Talks -

Roberto Dib e Renata Moya

10:30 - 11:00 - Syngenta Talks - palestrante Arthur Igreja

11:00 - 11:30 - Syngenta Talks - Renata Vichi

11:30 - 12:00 - Syngenta Talks - palestrante João Branco

12:00 - 12:15 - Fechamento - Roberto Dib e Renata Moya

12:15 - 13:45 - Almoço

13:45 - 13:55 - Abertura: Painel Clientes - com Roberto Dib e Renata Moya

13:55 - 15:10 - Painel Clientes: Sustentabilidade, Pessoas e Inovação

Moderador: André Savino

Produtor 01: Bruno Trevizaneli

Produtor 02: Paulo Assunção

Convidado 01: VP Itau Márcio Luis Domingues da Silva

Convidado 02: CEO Jacto Ricardo Nishimura

Convidado 03: Luciano Thomé - Markestrat

15:10 -15:30 - O Programa OTO e nossa responsabilidade para uma agricultura inovadora - Igor Silva

15:30 - 16:00 - Coffee Break

16:00 - 16:05 - Abertura: Bloco Diferenciadores

16:05 - 16:15 - Diferenciadores OTO: Sustentabilidade - com Graziela Parenti e Cliente

16:15 - 16:30 - Diferenciadores OTO: Sustentabilidade - Leandro Serau

16:15 - 16:30 - Diferenciadores OTO: Pessoas -

Ana Scagliarini e Cliente

16:30 - 17:10 - Diferenciadores OTO: Inovação - André Pozza

17:10 - 17:20 - Vídeo Manifesto

17:20 - 17:36 - Encerramento Plenária

19:00 - 19:30 - Coquetel

19:30 - 19:50 - Lançamento Tymirium

19:50 - 20:50 - Jantar

20:50 - 21:50 - Show Rod Hanna



Agenda 09/05/2024

08:00 - 17:00 - 
OTO Festival

19:00 - 19:30 - Coquetel

19:30 - 20:00 - Discurso de Encerramento - 

André Savino

20:00 - 22:00 -  Show de Encerramento - Bruno e Marrone



Descrição das ações desenvolvidas

Pré-encontro:



  • Ativação com a Campanha de 25 anos do Programa OTO + Envio de peças de comunicação (save the date, convite e reminder);

  • Ativação do Encontro OTO na playlist da campanha 25 anos (vinheta).



Encontro OTO 2024:



  • Três dias de eventos, sendo os dois primeiros dias em plenária com diferentes temas como os 25 anos da agricultura no Brasil, transformação do agro, inovação e painéis com os clientes.

  • No último dia, o público pode usufruir do OTO Festival, que foi um dia inteiro dedicado ao lazer e relacionamento, com ambientes instagramáveis e diferentes experiências (esportivas, gastronômicas, piscina, entretenimento), para que os participantes tivessem vontade de compartilhar suas vivências e gerar ainda mais engajamento, reforçando o sucesso que o evento teve e o valor gerado para quem participou!



INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES



Conceito

O conceito do Encontro OT 2024 foi “ Paixão pelo Agro. Isso é o que te faz OTO. A proposta, com esse conceito, era reforçar que o compromisso que a Syngenta tem com esse público é movido por mais do que um interesse pelo negócio: o que move o cliente é o mesmo sentimento que move a Syngenta: a paixão pelo que faz.



Desafio


A Mandalas recebeu um grande desafio da Syngenta: realizar, para mais de 600 participantes, o evento que marcava o reencontro oficial dos clientes do Programa OTO, depois de um hiato de 07 anos, reafirmando o potencial de conexão que o encontro proporciona e a importância que o Programa OTO tem para a agricultura brasileira. Um evento que, nas palavras da Syngenta, teria que ser memorável.

Para engajar o público antes mesmo do encontro começar, a Syngenta fez o lançamento de sua campanha em comemoração aos 25 anos do Programa OTO, já anunciando que o Encontro seria realizado mais uma vez, para celebrar a data.

A decisão de voltar a realizar o encontro depois de todo esse tempo foi muito acertada e proporcionou resultados incríveis. O público teve a sua disposição uma infraestrutura completa para a realização deste encontro, com o hotel inteiro e exclusivo para o grupo, propício para a conexão entre a Syngenta com os grandes líderes do agro e seus familiares.



Descritivo da ação

Antes do Encontro começar: a campanha 25 anos de Programa OTO

Para engajar e preparar o público participante antes do encontro começar, foram realizadas ações de comunicação para divulgar os 25 anos do Programa OTO. Com a campanha, também foi divulgada a retomada dos encontros, após os 7 anos de ausência. Os convidados receberam informações antecipadas sobre o Encontro OTO e puderam já tomar conhecimento de algumas das experiências que seriam vivenciadas no evento.

 

Chegou a hora do maior encontro do agro: Encontro OTO 2024!

Um evento como o Encontro OTO precisava de um lugar à altura. Ele foi realizado no Hotel Royal Palm, em Campinas (SP). Além de contar com uma infraestrutura completa para a realização do encontro, com uma grande plenária e muitos espaços para lazer, sua localização é perfeita.

A Mandalas preparou uma grande plenária no espaço do evento. O projeto cenográfico foi criado para que, quando os convidados chegassem ao foyer já começassem a vivenciar a “paixão pelo agro” e a celebração dos 25 anos de Programa OTO, temas centrais do encontro.

Na plenária, ocorriam os painéis de clientes, palestras com grandes nomes do cenário econômico e muito conteúdo e conhecimento promovido pela Syngenta, tudo em torno dos dois primeiros pilares - celebração e união.

Os convidados ficavam em mesas no formato redondo, que ajudavam no network entre os principais líderes do agronegócio com a Syngenta.



Portal 25 anos

Depois do credenciamento, todos que chegavam ao encontro passavam por um túnel que trazia diferentes imagens destes 25 anos de parceria da Syngenta com os produtores rurais, trazendo um momento de reflexão e de boas lembranças.



Uma pausa com sabor de conexão.

No lounge do encontro, contamos com o Café Nucoffee, que foi um ponto de encontro para que todos pudessem experimentar o café Syngenta e estar próximos, fomentando o networking.



Ativação com Acessa Agro

Também no lounge, criamos uma ativação para dar visibilidade ao Acessa Agro, onde os participantes puderam interagir, de forma lúdica, com os benefícios que o programa de fidelidade oferece aos seus participantes.



Ativação Patrocinadores

Ainda no lounge, os patrocinadores do evento e a Syngenta tiveram a oportunidade  de ativar suas marcas em estandes proprietários, reforçando suas mensagens para um público bastante segmentado.



OTO Festival

O último dia do encontro foi reservado para OTO Festival, que proporcionou momentos descontraídos de lazer e com oportunidade de muita troca entre os produtores e a equipe Syngenta.

A confraternização aconteceu em um espaço todo ambientado como se fosse um grande festival, com todas as atrações que fazem parte destes encontros: entretenimento, música, gastronomia, experiências, lazer, esportes e piscinas com inovações e DJ, ou seja, tudo para que os convidados pudessem se conectar e interagir ainda mais.

Da programação deste dia, podemos destacar:



  • Piscinas com inovação e DJ para comandar a festa;

  • Arena de Esportes com diferentes modalidades e professores especializados;

  • Momentos incríveis com o barista Jean Ponce, que deu um verdadeiro show preparando drinques com um ingrediente bem brasileiro, a cachaça;

  • A Casa de Campo, reservada para proporcionar experiências gastronômicas muito saborosas;

  • Uma aula show com o autêntico churrasco Fogo de Chão;

  • Muita música, DJ e roda de samba;

  •  Estande de vendas Chevrolet com condições especiais aos participantes;

  • Muito humor, com a presença dos influenciadores Primos do Agro;

  • Condições especiais de produtos e serviços da Syngenta no Balcão de Negócios.



E para encerrar toda a programação do OTO Festival e do Encontro OTO 2024, foi realizado um show inesquecível com a dupla Bruno e Marrone.



Situação de mercado/produto/serviço versus objetivo



A Syngenta tinha como principal objetivo atrair as principais lideranças, familiares e sucessores do agronegócio de todo o País para um grande encontro e reforçar a posição do Programa OTO como o principal programa de relacionamento do setor.

Além disso, a Syngenta buscava uma programação ancorada em três grandes pilares (Celebração, União e Conexão) e queria trabalhar um conceito inspirado na comemoração dos 25 anos do Programa OTO - O que te fez agricultor, te faz OTO, valorizando as conexões, a troca de conhecimentos, as experiências e os relacionamentos.



Estratégia da campanha desenvolvida para atender as necessidades do briefing do cliente,



Foi adotado um plano tático com ações de divulgação pré, durante e após o encontro, com peças que tiveram como objetivo assegurar que os líderes do agronegócio de todo o Brasil tivessem ciência da importância do encontro e o considerassem imperdível.



Canais de comunicação utilizados

PRÉ-EVENTO:



  • Disparos de e-mails com save the date, convite e reminders.

  • Lançamento da campanha 25 anos do Programa OTO em diferentes canais.



EVENTO:



  • Utilização das redes sociais da Syngenta para divulgação do dia a dia do Encontro, com lives e posts.



PÓS-EVENTO:



  • Público externo: disparo de e-mail de agradecimento.

  • Utilização das redes sociais da Syngenta para divulgação do encontro e do Programa OTO.



Principal desafio: atrair o público depois de sete anos sem a realização do Encontro, gerando experiências, conexão e conhecimento, reforçando a percepção de que a Syngenta é a grande referência do setor e o Encontro OTO é um evento com os maiores nomes do agro nacional.



Estratégia de lançamento



  • Apostar nos 25 anos de celebração do Programa OTO para atrair o público para o Encontro OTO 2024.



Localização



  • Organizamos o evento no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), local de fácil acesso aos principais aeroportos do país.



Estratégia para atingir o maior número de adesão de participantes do Programa OTO para o encontro



  • Trazer grandes palestrantes, dar amplo espaço para os clientes compartilharem suas experiências, reforçar o compromisso Syngenta com o agro, convidar familiares e sucessores e também proporcionar momentos de lazer e de relacionamento.



Execução



  • Criamos uma grande plenária para acolher todo o público.

  • Criação do OTO Festival, um espaço inteiro dedicado ao relacionamento.

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS



A decisão de voltar a fazer o evento, após 07 anos sem a sua realização foi a melhor decisão tomada, permitindo que os resultados que eram esperados fossem plenamente alcançados.



Afinal, o Encontro OTO 2024 atraiu mais de 600 pessoas, reunindo os principais líderes do setor no País, seus familiares e também sucessores.



  • 96% dos clientes convidados aceitaram o convite e firmaram presença no encontro.

  • O maior encontro desde o início do Programa OTO.

  • O OTO Festival, realizado pela primeira vez em um Encontro, foi a grande estrela do evento. Sua marca foi criada pela Mandalas e o seu formato seguirá nos próximos encontros.

  • Atraiu patrocinadores de peso: Itaú BBA e Chevrolet (que estava com um estande de vendas de caminhonetes com condições especiais). 



Este resultado só foi possível em função de alguns pontos relevantes:



  1. Convidar palestrantes de relevância do cenário nacional: Arthur Igreja, João Branco e Renata Vichi;

  2. Abrir espaço para os clientes compartilharem seu conhecimento e troca de experiências;

  3. Reafirmar o compromisso da Syngenta com a inovação, com a parceira e com o agro, com seus principais porta-vozes presentes no encontro.



O Encontro OTO 2024 teve uma excelente repercussão nos veículos de comunicação, o que demonstra sua importância no cenário atual.



O evento teve também um grande engajamento nos meios digitais. Com lives durante todo o encontro, a Syngenta obteve recorde de acessos em suas redes nos dias do encontro.



Resultados de mídia:



  • 6,5 milhões de impressões totais - 193,7% acima da meta.

  • 5,5 milhões de contas alcançadas

  • 1,2 milhões em engajamentos totais - 189,9% acima da meta.

  • 288.500 em visualizações totais de vídeos - 3,42% acima da meta.



Resultados orgânicos:



  • 111 mil em visualizações totais de vídeos

  • 152 mil em impressões totais

  • 4 mil em engajamentos totais 



Mais importante ainda: por atrair as principais lideranças do agro, seus sucessores e os familiares, em um ambiente de integração e de celebração, o resultado do Encontro vai muito além dos números. Ele marca o compromisso da Syngenta com o agronegócio brasileiro. Uma conexão que permitiu firmar compromissos, estreitar laços e construir, juntos, um agro mais próspero e sustentável.



Pesquisas de satisfação dos diversos stakeholders do projeto e, principalmente, indicadores de sustentabilidade.



Os resultados comprovam: 100% dos convidados responderam, em pesquisa, estarem satisfeitos ou muitos satisfeitos com o Encontro, e 97% dos participantes aprovaram a programação.



Alguns dos comentários:

“O impacto que vocês causaram em nós com esse evento foi tamanho que eu acredito que, depois deste evento tão incrível, houve um divisor de águas em minha vida. Parabéns a todos os envolvidos, o objetivo foi alcançado”.



“Esse evento foi incrível! Vocês deram um show na quantidade de experiências positivas. Um prazer fazer parte dele!”



“Simplesmente emocionante! Nos deixa um sentimento de querer fazer mais e mais!”



“Evento espetacular! Parabéns equipe Syngenta!"




Porque a agência acredita que a campanha deve vencer nesta categoria.



A Mandalas acredita que pode vencer nesta categoria pois abraçou com a Syngenta, desde o princípio, o desafio de trazer de volta o encontro em um momento importante, já que marcava a comemoração dos 25 anos do Programa que continua sendo a grande referência para os produtores do agro. E transformou o encontro em um momento memorável.



A agência, em conjunto com a Syngenta, levou ao encontro formatos dinâmicos e experiências inesquecíveis, que viabilizaram a conexão desejada. Além disso, a Mandalas ajudou a Syngenta a cumprir todos os seus objetivos principais: reunir as principais lideranças do agro com seus familiares e sucessores, conectar as lideranças do agro e viabilizar uma programação ancorada nos três pilares. E também a atingir todos os resultados esperados, em número de participantes, nos índices de satisfação destes quanto ao encontro e também nos resultados conquistados nas diferentes mídias.



Outro ponto importante é o OTO Festival. A Mandalas idealizou, em conjunto com a Syngenta, uma série de atividades para proporcionar, aos clientes e à própria Syngenta, um dia inteiro dedicado ao lazer e ao entretenimento, entendendo sua relevância para criar momentos de conexão mais fortes. Este formato de festival foi inédito para a Syngenta, que já incorporou a proposta para levar para todos os próximos encontros.



E mais: as experiências que foram proporcionadas levaram o público, em geral, a compartilhar os principais momentos em suas redes sociais, reafirmando o sucesso que o encontro teve.