A 6ª edição do Vende Sicoob foi meticulosamente arquiteta em torno da temática "A Experiência Fideliza", enfatizando a importância de construir relações duradouras e substanciais com nossos cooperados. Desde a prospecção até a fidelização, acompanhamos uma jornada significativa, que parte da crença de que é plenamente possível viver em um mundo com maior justiça financeira e prosperidade.
Este evento não se limitou a aperfeiçoar a performance da força de vendas, mas também inspirá-la a guiar os cooperados por um caminho que garantirá, junto a nós, a melhor experiência financeira possível e, assim, conseguiremos não apenas atingir nossos objetivos, mas acima de tudo, solidificar a confiança e satisfação dos cooperados.
Desde sua concepção até sua execução, cada aspecto do evento foi planejado para garantir a experiência mais enriquecedora possível para todos os participantes.
No primeiro dia, das 9h às 14h, foi realizado o credenciamento. Os kits de boas-vindas, contendo crachá, camiseta e uma shoulder bag, foram entregues em um ambiente onde artistas recepcionaram e entretiveram os participantes, transformando em um momento de boas-vindas envolvente. No mesmo horário, a visita ao Centro Cooperativo Sicoob (CCS) complementou essa experiência, permitindo que cerca de 20 participantes por vez explorassem as instalações, conhecessem as áreas de produtos e interagissem com os colaboradores, que celebraram sua chegada com aplausos. Visitar a sede do Sicoob em Brasília é sempre um momento muito especial e desejado para a foça de venda.
A abertura oficial do evento, realizada às 18h, no CICB, foi um espetáculo à parte. Os participantes foram recebidos em um túnel iluminado e aromatizado com a essência do Sicoob e aplicações do Cisne, o formato do Troféu Fidelidade, que direcionava a uma plenária em formato de arena com um palco 360º e telões de led centrais e ao fundo de cada um dos quatro lados, promovendo total inclusão, pertencimento e proximidade com os palestrantes e a cerimônia de premiação. Mantendo corredores e divisões que facilitassem o acesso, as 2.600 cadeiras, personalizadas com capas do Sicoob e distribuídas por cores, foram cuidadosamente dispostas para maximizar a experiência durante as apresentações e a entrega do Troféu Fidelidade da CNV 2023.
A cerimônia foi marcada com uma abertura artística impactante, seguida pela entrega do prestigioso Troféu Fidelidade da CNV 2023, produzido artesanalmente um a um. A entrega da honraria mais prestigiada dentro do sistema Sicoob foi conduzida pelo ator, apresentador e mestre de cerimônia Márcio Garcia, cuja presença como cooperado do Sicoob trouxe ainda mais relevância ao momento, ao interagir de maneira calorosa com os ganhadores, proporcionando uma experiência completa no momento da entrega do troféu.
Após a premiação, foi realizado um sorteio que proporcionou aos 10 felizardos um acesso exclusivo ao camarim da famosa dupla sertaneja Jorge e Mateus, atração musical da noite. A festa de celebração da premiação do Troféu Fidelidade durou 5 horas marcada por alegria e animação, com show da dupla, que levou todos os participantes ao delírio.
O espaço festa estava todo decorado com a temática do Troféu Fidelidade, backdrops para fotos, aplicação em LED no formato do Cisne, 6 telões com transmissão do palco, 4 lounges com sofás e puffs, 20 mesas bistrões, 47 mesas com cadeiras para 10 pessoas em cada, 6 mesas de buffet e 4 pontos fixos de bares e um bar central de drinks distribuídos em pontos estratégicos pelo ambiente. E para quem quisessem mais conforto, o restaurante do local estava aberto com mais mesas e cadeiras e com outro telão para transmissão do show que acontecia no espaço festa.
Para não frustrar quem não foi sorteado para conhecer a dupla Jorge e Mateus, distribuímos 4 totens com tela touch e sistema de geração de imagem em realidade aumentada. A ativação tinha como objetivo permitir que o participante se posicionasse entre o Jorge e o Mateus e tirasse uma foto. Após a captura da imagem, era possível escanear o QR code disponibilizado na tela para baixar sua foto com a dupla e assim pudessem compartilhá-la em suas redes sociais ou guardá-la como lembrança do evento.
O segundo dia foi dinâmico e repleto de oportunidades para aprendizado, motivação e networking, promovendo um ambiente propício para a troca de ideias e experiências.
Pela manhã, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre os produtos e serviços do Sicoob em uma dinâmica interativa de perguntas e respostas com a equipe comercial do CCS, além de conhecer melhor as regras da CNV 2024.
O almoço foi disponibilizado para os 2.500 participantes em dois ambientes, o restaurante principal do local e no espaço show, que foi remontado para comportar o máximo de mesas e cadeiras possíveis. A divisão foi feita pela cor da cordinha do crachá de cada congressista.
Após servido o almoço, foi realizada a entrega do Troféu Beija Flor pela CNIS 2023. Para inspirar a força de vendas, Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do CCS, apresentou a aguardada palestra intitulada "Além da Venda: A Trajetória do Sicoob para uma Experiência Financeira Memorável". Em seguida, Alfredo Rocha compartilhou seu conhecimento na palestra "O Poder do Atendimento para Conquistar e Fidelizar Cooperados". Ao final das atividades do dia na plenária, os participantes desfrutaram de mais uma animada festa com atração da banda Lex Luthor e Dj.
Preocupados em proporcionar a melhor experiência ao participante presentes no evento, paralelamente à programação da plenária, durante todo o dia, os participantes tiveram acesso ao foyer, que tinha ambientes de descompressão e descanso com tomadas distribuídas, espaços instagrameáveis, espaço do café com cafeteiras automáticas, chapelaria que funcionou nos dois dias e implementamos ativações que não apenas enriqueceram a experiência dos participantes, mas que também se conectaram diretamente à temática do evento, promovendo engajamento e aprendizado lúdico.
Além da ativação da foto com a dupla Jorge e Mateus em realidade aumentada, uma das ativações funcionava como tiro ao alvo, ao acertar o centro, acendia uma luz e o participante ganhava um bottom com a frase "Mire na melhor experiência". A terceira ativação era um painel de agilidade, no qual na tela de LED apareciam perguntas aleatórias sobre o Sicoob e a temática do evento. As respostas estavam distribuídas no painel com botões de luz. O participante respondia ao máximo de perguntas no menor tempo possível, e se acertasse 70% ganhava outro bottom com a frase "Acerte na Fidelização".
No chão do foyer foi aplicado o desenho no formato de jornada, que é o caminho para a melhor experiência. Nos corredores de acesso a plenária, lonas com iluminação e aromatização também destacavam as diferentes jornadas que o cooperado pode ter dentro do Sicoob.
Com essa abordagem, o Vende Sicoob se consolida como um evento fundamental, capaz de fortalecer a união entre os participantes e impulsionar o desempenho da força de vendas ao longo do ano.
Consideramos que o Vende Sicoob é um forte candidato a este prêmio por diversas razões. Primeiramente, a sinergia entre o planejamento meticuloso e a superação dos desafios enfrentados gerou resultados expressivos.
A agência As Promo, que, embora não tivesse experiência prévia com o Sicoob, demonstrou dedicação e um forte potencial de aprendizado. Por meio de um treinamento intensivo e um comprometimento exclusivo ao projeto, a equipe rapidamente assimilou os princípios e a filosofia do Sicoob, garantindo que todos os aspectos da convenção estivessem em perfeita sintonia com nossa visão. E em um esforço conjunto, de 18 de janeiro a 6 de abril, a equipe dedicada do CCS e da agência trabalhou de maneira colaborativa, imersos no "centro de operações" do CCS. Isso garantiu fluidez e eficiência em todas as etapas e permitiu uma sinergia ímpar e agilidade na tomada de decisões.
Além disso, priorizamos a experiência dos participantes, considerando suas diversas necessidades. A escolha de um buffet de alta qualidade e a oferta de um bar de drinks foram cuidadosamente elaboradas para atender a todas as exigências alimentares levantadas anteriormente. A consideração pelo bem-estar dos colaboradores se estendeu à acessibilidade; todas as transmissões do evento contaram com tradução em Libras, garantindo que ninguém ficasse de fora.
Todo o espaço da plenária, foyer e espaço festa foram aromatizados com a fragrância própria do Sicoob para proporcionar um ambiente acolhedor e agradável.
Além disso, consideramos fundamental a inclusão de ações sustentáveis em nossas práticas, utilizando copos ecologicamente corretos, promovendo a coleta seletiva e reduzindo o uso de materiais impressos, otimizando o que já tínhamos em estoque, que demonstraram nossa responsabilidade socioambiental e compromisso com um futuro melhor.
Ao longo da apresentação do case, ressaltamos a profunda importância e o impacto que o Vende Sicoob teve na força de vendas. Os resultados e métricas coletadas mostram claramente como nossas iniciativas contribuíram para o crescimento e fortalecimento da equipe, através do fomento à motivação e ao espírito de equipe.
Por todas essas razões — a experiência envolvente, o comprometimento das equipes, a sinergia entre planejamento e execução, a inclusão sustentável e o impacto significativo na força de vendas — acreditamos firmemente que o evento Vende Sicoob é um legítimo candidato ao Jacaré de Ouro. Este é um modelo a ser seguido por outros eventos no setor, e sua excelência na execução é um testemunho de nossa visão e esforço coletivo.