Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Rally dos Campeões

Candidato: AkzoNobel
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento de Incentivo | Clientes

Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, Sparlack, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, com mais de 10.000 funcionários onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor.

O Rally dos Campeões, é uma campanha desenvolvida para o time comercial e marketing regional da AkzoNobel, em sua 11º edição em 2023, campanha contemplou 5 etapas durante os meses vigentes, com início em janeiro'23 até março'24. Durante a campanha os participantes ganhavam pontos, que somando ao final definira os 25 ganhadores.

Como premiação final da campanha, os 25 ganhadores, que estivessem dentro das regras, ganharam uma viagem com acompanhante. O destino e data da viagem é definida pela AkzoNobel, sendo que a viagem acontece em grupo.

A campanha de incentivo Rally dos Campões da AkzoNobel já acontece há mais de 10 anos, e cada ano temos o desafio de continuar inovando, e de gerar novas soluções para que os participantes sintam-se sempre incentivados a participar e acompanhar.

Além disso, a campanha é um dos principais motores para o atingimento da meta da cia e inclusive para melhoria de mix.

Porém a cada ano sempre temos um novo desafio do que podemos trazer de melhorias e novidades para que a plataforma seja relevante para o time de vendas e marketing e que eles a utilizem como um grande direcionar de performance. 

Todos os participantes possuem 2 metas durante o ano (em faturamento total e em faturamento de produtos da linha Premium), no qual os resultados dependem diretamente das suas vendas.

Além do engajamento, temos outra dificuldade, que é como ter uma comunicação assertiva e direta já que hoje a campanha é de abrangência nacional e cada região tem suas características especificas.

Embora a campanha tenha uma plataforma personalizada, com todas as informações detalhadas como: Regras; metas e resultados; comunicados; ganhadores por etapa e Quiz, tudo isso de modo responsivo, podendo visualizar no computador e telefone, o que contribuiu para o acompanhamento diário, ainda temos o desafio de manter esse time engajado e com acesso recorrente.

Buscando melhorar continuamente a campanha, e com o objetivo de engajar os participantes e gerar maior visualização e interação com as ferramentas disponíveis, buscamos entender qual era a maior dificuldade enfrentada no momento, e identificamos que a comunicação era um fator importante, com isso, em conjunto com nossa agência parceira, Ileva que junto com a AkzoNobel é responsável pela campanha, foram desenvolvidas comunicações personalizadas para cada região, trazendo um pouco da cultura regional do Brasil, isso fez com que os participantes se sentissem representados, além disso, tivemos o reconhecimento dos 10 principais destaques por etapa, ganhando assim um troéfeu da etapa personalizado e colecionável.



Atingindo o objetivo de uma comunicação mais assertiva, buscamos gerar mais conteúdo na plataforma com atualizações de resultados com uma frequencia semanal , quiz trimestrais, com perguntas sobre as principais informações da companhia ou até mesmo sobre nossos lançamentos,  no qual os participantes poderiam concorrer a prêmios.



Além disso, durante a campanha reforçamos o destino da viagem de premiação, que para campanha de 2023, foi Bento Gonçalves/RS, com informações e curiosidades sobre o destino enviadas por whatsapp e na plataforma alem de a propria plataforma já ser toda caracterizada com o destino.

Como fatores que melhoraram o engajamento foi a criação de nomes para as equipes, já que a campanha é dividada por região de atuação o que permitiu premiações por equipes, e também nomes para as categorias já que os participantes sao divididos por cargos para melhor equilibrio na performance individual.  Então por exemplo, temos a equipe Lobo cinzento para equipe de SP e Sul, e categorias inidividuais por exemplo a Turbo para todos os gerentes de vendas.

Pensando em como se tornar uma campanha em que a premiação ocorresse de forma mais pulverizada, permitindo que houvesse uma maior oportunidade para todos os participantes e reduzindo a insatisfação dos participantes em não terem chances de ganharem, incluimos um Ranking nacional com 6 vagas e numero de  vagas por regional.



Essa é uma campanha muito concorrida pelo time participante e além da plataforma da campanha, temos a missao de montar um roteiro que seja encantador e que faça realmente ele e sua familia se sentirem orgulhosos pela conquista, sempre querendo estar entre os ganhadores da proxima.

Galeria de Fotos

Os resultados observados foram acima do esperado, tivemos um aumento médio dos acessos na plataforma do Rally dos Campeões entre as etapas de 121%, além de uma maior interação, pela equipe de vendas, com os conteúdos disponibilizados e resultados. Inclusive, a equipe de vendas passou a criar estudos e planos de vendas para se tornarem um dos ganhadores.



Com as premiações intermediarias, muitos participantes se sentiram representados e orgulhos da conquista obtida durante a campanha, em muitos momentos até compartilharam em suas redes sociais.



O reforço do destino da viagem também contribuiu para o bom retorno dos resultados obtidos, com a destino final para Bento Gonçalves/ RS (Viagem essa que ainda acontecerá), muitos se sentiram motivados a conhecer um novo lugar e com um roteiro preparado exclusivamente para os ganhadores, roteiro esse desenvolvido em parceria com a agência TMI, responsável junto com a AkzoNobel dessa premiação.



Também foi observado melhoras nos resultados de vendas, obtendo um aumento maior de 5% no período da campanha de 23x22, e de mais de 17% para aqueles que ganharam a campanha, com certeza, um excelente resultado.