Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Casa Coral Lugar de Afeto – Casa Cor São Paulo 2024

Candidato: AkzoNobel
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Corporativo | Clientes

Troféu Diviprint
Evento Corporativo | Clientes

A Tintas Coral é a tinta oficial da CasaCor, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Ao longo da sua participação, a marca se destaca por elevar a categoria de tintas para o patamar da decoração, como um elemento protagonista no design de interiores.

A Coral está presente nas 18 cidades em que a mostra ocorre, reunindo anualmente cerca de 1.500 profissionais expositores e mais de 520.000 visitantes por ano. Ao longo dos nove anos de participação na mostra, pode-se observar mudanças importantes e significativas na decoração dos ambientes.

No início da parceria, em 2016, a cor ainda era uma barreira para os profissionais. Naquela época, os brancos e neutros eram pano de fundo para revestimentos em madeira ou porcelanato. A cor fazia parte dos itens decorativos, quadros e, em alguns casos, dos móveis, mas foi após a entrada da Coral que ela de fato passou a ganhar vida nas paredes da CASACOR.

Para atingir esse feito, a marca contou com um time focado e dedicado em atender cada profissional do elenco, fornecendo consultorias de cores, especificações de produtos e garantindo a logística e cuidado de entrega de cada galão solicitado. Mais do que especificações técnicas, a Coral deu segurança e coragem para que cada um deles pudesse colorir seus ambientes, expressando personalidade e ditando tendências.

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Galeria de Fotos

Além da responsabilidade de colorir cada ambiente da mostra, a Coral ainda tem a missão de ativar a parceria com a CASACOR em um espaço proprietário da marca em São Paulo. Esse ambiente leva o nome de Casa Coral, e cada ano ganha um tema diferente idealizado pela marca, que acompanha os objetivos da companhia e expressa, por meio das paredes e móveis coloridos, as principais tendências do setor.



São Paulo é praça de maior peso e relevância do projeto, por isso o ambiente proprietário da Coral se torna um local para receber os maiores clientes estratégicos da marca, e ainda é palco para diversos eventos e ativações com profissionais do setor ao longo do período de mostra aberta.



Temos um desafio anual de trazer um tema relevante que permeia todo contexto do espaço e inspiração para o profissional que assina o ambiente, esse ano a grande provocação estava em unir o tema que levava o nome da cor do ano, Lugar de Afeto™, ao tema que norteou a CasaCor 2024: de presente, o agora. A partir de então, o time especialista em cores da marca desenvolveu a ideia de recriar um ambiente que fosse afetivo, ancestral e moderno, e nada melhor do que a casa de vó para contar essa história.



A partir desse briefing, a designer escolhida para o projeto, a conceituada Paola Ribeiro, recriou um ambiente afetivo e ao mesmo tempo sofisticado, que explorou estampas saudosas e tendências com as cores do estudo Colour Futures de 2024.



A proposta desse espaço é ser um farol de acolhimento, conforto e segurança, como todo lar deveria ser. Representa um verdadeiro refúgio, no qual cada cor, textura e elemento é um convite para sentir e viver experiências. Além de apresentar uma paleta que representa a narrativa da nossa história de afeto, de contrastes mais fortes a nuances mais suaves, o projeto traz o colorir do espaço com uma variedade de verdes em contraponto com azul e rosados.

A Casacor é onde a Coral apresenta, de forma mais eficaz e realista, o acabamento de cada produto, além de desmistificar o uso de cores em projetos de arquitetura. É uma verdadeira vitrine, que entrega cor e conceito para os especificadores de tinta. Por isso, desenvolvemos a chamada “visita guiada”, um momento onde clientes e profissionais são convidados a conhecerem a CASACOR em um tour guiado, que conduz o olhar do visitante para as cores e produtos utilizados em cada espaço. Ao chegarem na Casa Coral, os convidados são recebidos com água, café e bolachinhas doces, para degustarem e levarem como lembrança da visita. A experiência sensorial vivenciada resgata memórias de infância e conecta cada visitante ao seu verdadeiro Lugar de Afeto™.



A grande inovação da marca na mostra reforça um dos principais pilares da empresa: sustentabilidade. Todos as tintas disponibilizadas para os projetos da CASACOR são 100% base água e com baixa emissão de CO2.  A Coral é uma indústria que se preocupa com o compromisso ambiental, desde a seleção das matérias primas na produção até o descarte das tintas. Por isso, também possui uma logística para recolhimento das latas usadas e das borras de tinta, que seguem para o descarte correto na fábrica de Mauá.



Alinhado com as nossas ambições de ter 100% de circularidade de materiais e Zero resíduos para aterro, enviamos as latas vazias para reciclagem, e a borra de tinta do “lava pincéis” para coprocessamento. O coprocessamento consiste em criar uma massa que poderá ser utilizada (como carvão vegetal) para reaproveitamento energético em fornos industriais, por empresas terceiras. Esse ano, destinaremos mais de 300kg de embalagens metálicas (latas de aço) e 80kg de borra de tinta.

O foco da participação da Coral na Casacor é elevar o patamar da tinta como um elemento decorativo, além de encorajar os profissionais de arquitetura a utilizarem cor nos seus projetos, trazendo maior protagonismo às paredes coloridas. O maior retorno obtido é através do relacionamento com esses profissionais, reforçando o posicionamento da Coral como uma marca parceira, ligada nas principais tendências e presente nos momentos mais importantes. Os resultados são mensurados através da mídia gerada na imprensa.



Nesta edição de 2024, a Casa Coral Lugar de Afeto gerou um retorno em mídia de aproximadamente R$ 9,3 milhões, e alguns pontos importantes de destaque, como a exibição do espaço no programa jornalístico Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, e no programa Tudo com Estilo, da Band. Ao total, foram publicados mais de 100 artigos em portais de imprensa e mais de 10,9 milhões de pessoas impactadas. Com isso, foi gerado um ROI de 3,89.



Fora dos grandes portais de notícia, a Casa Coral também ganhou destaque nas redes sociais dos influenciadores e jornalistas. Ao todo, foram mais de 150 postagens e stories no Instagram de forma 100% orgânica.



Além do retorno em mídia, a Casacor proporciona para a Coral um relacionamento direto e constante com os mais de 1.500 profissionais envolvidos no elenco, que passam a integrar um mailing de ativações e outras ações da marca.