Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Agenda Institucional do Sistema Comercio 2024

Propostas para um Brasil maior: Com a presença do vice-presidente da República, de ministros de Esta

Candidato: Confederação Nacional do Comercio de Bens,Serviços e Turismo - CNC
Segmento: Cliente Final
Categoria: Evento Corporativo | Clientes

Troféu Diviprint
Evento Corporativo | Clientes

CNC - Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo. Entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro. Representa e defende as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo aos interesses nacionais.Administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao longo de sua trajetória, se renovou diante das transformações políticas e econômicas e se adaptou aos novos comportamentos da sociedade e do comércio.
O EVENTO: Maio/2022 - 1º evento com a Temática da Agenda Institucional, para definição de prioridades, na Sede da CNC, híbrido, com as federações, sindicatos, áreas técnicas internas da CNC,SESC e SENAC e Câmaras do Comercio.Formato Talkshow. Inicialmente especialistas abordaram as temáticas, após houve a divisão de 07 grupos/macrotemas, on line, e no final todos os “telespectadores” tiveram a oportunidade de interagir virtualmente. Objetivo: discutir com as regiões e com as federações nacionais as Temáticas/posicionamentos para a construção da Agenda Institucional do Sistema Comércio que, posteriormente, seria apresentada ao Poder Público, imprensa e sociedade abordando as principais demandas do setor, a fim de aprimorar atuação na defesa dos interesses e na afirmação institucional do Sistema Comércio. Junho e julho/22, foram dois eventos seguidos para a entrega da Agenda Institucional aos Presidenciáveis e ocorreu de forma Presencial, Auditório para 400 pessoas, entre parlamentares, convidados e imprensa, no Brasil 21, alimentação do complexo e atividades paralelas com Sesc e Senac. O outro, no Centro Empresarial CNC, seguindo o mesmo padrão. Março/23 – Fizemos o Lançamento da Agenda Institucional no CICB, um evento com 750 presentes. Evento de maior proporção, com a entrega a parlamentares, estrutura de cenografia, atração artística Orquestra Jovens do Pantanal pelo palco SESC, Ilhas Gastronômicas do Senac e a entrega foi feita no palco, dividida por bloco das Regiões. Aproveitando a presença dos Presidentes de federação e Diretoria da CNC, fizemos a Reunião de Diretoria e uma Reunião paralela sobre a Reforma Tributária que estaria em votação naquela semana. Março/2024 – Aprimoramos a estratégia, inovamos com as Ilhas Gastronômicas ao lado dos estandes de cada região e a entrega aos parlamentares foi feita aproveitando a passagem deles e o reforço da marca da CNC-SESC-Senac em cada Região.
 

Vídeo

Briefing Inicial: Evento híbrido, com foco em parlamentares, de abrangência nacional, cultural, formal e ao mesmo tempo lúdico, com o objetivo de aproveitar a oportunidade para o Sistema Comércio criar um canal de disseminação da atuação para o desenvolvimento econômico e social do país, ampliando assim, o conhecimento das autoridades públicas a respeito do Sistema CNC-Federações-Sindicatos-Sesc e Senac.

Como já tínhamos feito a 1ª Edição deste evento, no ano anterior, aproveitamos para aprimorá-lo, fazendo uma reunião de feedback de todos os pontos que foram positivos e identificando os gargalos que precisariam de melhoria, como por exemplo, a recepção e melhor aproveitamento da passagem dos parlamentares e mebros do executivo pelo evento.



Algumas Áreas Envolvidas da CNC no Planejamento Executivo:

DC – Diretoria Corporativa

DEIN - Diretoria de Economia e Inovação

DGE - Diretoria-Geral Executiva

DJS - Diretoria Jurídica e Sindical

DRI - Diretoria de Relações Institucionais (responsável pelo Projeto)

CETUR – Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade

ACBCS - Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços

GECOM – Gerência Executiva de Comunicação

GERH - Gerência Executiva de Recursos Humanos,

GEV – Gerência Executiva de Eventos

GP - Gabinete da Presidência

GSP - Gerência de Suprimentos e Patrimônio

GDI - Gerência de Documentação e Informação;

Diretoria CNC, Presidentes de Federação e empresários brasileiros

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercio

SESC – Serviço Social do Comércio



A meta era alcançarmos a presença do maior número de parlamentares possível, com o objetivo de fortalecer o posicionamento do Sistema Comércio, e fazer com que a entrega do documento, em especial, servisse de base em prévia das eleições, federais/estaduais ou municipais e, principalmente, apresentar a agenda que será um norteador de ações, refletindo o compromisso de engajamento do Sistema com o desenvolvimento econômico e social do país. O documento foi construído em parceria com sindicatos, Federações, Sesc, Senac e empresários, com foco na melhoria do ambiente de negócios e na competitividade econômica, pautas essenciais ao crescimento sustentável do País, e para isso o evento teria que oferecer um ambiente propício e adequado para que ao apresentá-lo e contextualizá-lo no cenário nacional, os parlamentares estreitassem esse contato com os representados da CNC. Criamos um ambiente amplo, com foco na recepção dos parlamentares e facilitador de conversas, além de dinâmico.

Concentramos forças no prazo da produção e confecção do documento para que estivesse pronto e adequado para ser distribuído na noite do evento.

Com base no briefing apresentado e antecedendo o evento, um Grupo de trabalho da CNC conduziu, durante 03 meses, reuniões virtuais e locais, ouvindo os estados quanto à melhoria de 04 macro temas:


  • Reforma Tributária,

  • Trabalhista,

  • Legislação Empresarial e

  • Regulação.


Um dos desafios da realização do evento era recebermos o maior número de parlamentares, fazermos a entrega dos documentos por estado e elevar a cultura brasileira, além de reforçar o trabalho de seus braços sociais e educacionais, o SESC e o SENAC, e a defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo desenvolvida pela CNC. Ainda tínhamos como um dos pontos, elevar o papel da mulher na sociedade e na política, que segundo o presidente da CNC destacou : “não existe desenvolvimento sem igualdade!”.

O formato de o evento  foi coquetel volante, com experiências gastronômicas em ilhas, apresentação de vídeos institucionais nas testeiras dos estandes e no palco, cubo instragramável difundindo o Turismo Social do Sesc e uma cerimônia de abertura contemplando a formalidade que o protocolo e cerimonial exigem.

Para a execução do Hino Nacional, a equipe de comunicação da CNC criou um vídeo com imagens de cada estado e suas federações.

• Para a CNC, foi um desafio contar com a presença de, aproximadamente, 160 parlamentares e fazer com que eles parassem para ouvir cada representante e se identificassem com o trabalho feito em sua região e estado; agregando valor ao trabalho realizado pelo parlamentar  e seu eleitorado e fortalecendo a imagem do Sistema Comércio como instituição compromissada com o desenvolvimento econômico e social do país. Também precisávamos pensar em uma forma de credenciamento e identificação do parlamentar, de forma rápida e fácil, para que na sua chegada fosse direcionado, primeiramente, ao estande do seu estado e posteriormente ao backdrop de imprensa, registrando sua presença e dando seu depoimento sobre a ação.

Este case se enquadra na categoria de evento corporativo, pois foi planejado com a intensão de promover e elevar o trabalho que a CNC vem fazendo com seus representantes afiliados no fortalecimento da Marca do Sistema CNC-SESC-SENAC, além de ampliar a atuação colaborativa entre o setor produtivo do comércio e os órgãos de governo nas esferas municipal, estadual e federal.

Boxes com os documentos - Na primeira edição do evento, os boxes foram entregues pela gráfica diretamente na CNC e sem as devidas categorizações. Uma equipe multidisciplinar fez a montagem, identificação dos estados e região e depois fizemos a logística de envio e distribuição no CICB. Desta vez, aplicamos outra estratégia, montamos um modelo de cada boxe e seus respectivos documentos, pedimos à gráfica que já nos enviasse montados e identificados e a equipe da Comunicato fez a distribuição nas prateleiras dos respectivos  estandes.

Credenciamento – Dividido em três grupos.

Grupo 1 -  Autoridades e parlamentares entraram por um corredor próprio lateral, eram recebidos por recepcionistas contratadas, identificados com um bóton de seu estado e os Assessores Parlamentares da CNC e das Federações os acompanhavam até o seus respectivos estandes.

Grupo 2: Imprensa direcionada à sua respectiva área.

Grupo 3 – O credenciamento do público geral inscrito no evento, via plataforma contratada, que passava direto nos tótens de leitura de QR Code, com entrada livre pelo pórtico do lounge central. Cada tótem tinha uma recepcionista de apoio.

• Atração cultural - Pelo SESC, a demanda foi de trazer uma atração artística que tivesse a ver com o tema da cultura nacional brasileira e que enaltecesse o papel da mulher, uma vez que estávamos aproveitando o evento para homenageá-las devido à semana do Dia da Mulher. Foi realizada a apresentação do “Grupo Choro Delas”, formado por mulheres musicistas brasilienses, que nasceu da vontade de tornar a música instrumental acessível a todos os tipos de público, e de incentivar a participação feminina no cenário musical, promovendo a conquista de um espaço protagonizado por mulheres que tocam ritmos populares da música brasileira como choro, baião, samba e maxixe.

Formação:

Ana Cesário - flauta transversal;

Jéssica Carvalho – cavaquinho;

Laila Emanuely - violão de 6 cordas;

Lu Dusi no pandeiro.

Curiosidade:

Coincidentemente, no dia 29/02/2024, o IPHAN, com aprovação unânime, declarou em Brasília, o Gênero Musical Chorinho como patrimônio cultural e material brasileiro, o que também foi mencionado e valorizado no evento.

Tótens interativos – Em cada estande havia um tótem com conteúdo próprio, que ressaltava as atividades e a quantidade de serviços disponibilizados, Brasil à fora, levando saúde, cultura, lazer, bem-estar, dentre outros benefícios com as unidades fixas ou volantes como as carretas Sesc, por exemplo.

•Gastronomia - Pelo SENAC, foram criadas as Ilhas gastronômicas regionais, seguindo a ideia da edição anterior, porém, para maior fluidez no serviço, também fizemos o serviço volante com as bandejas identificadas de cada região. Cada estande possuía um chefe que contextualizava os pratos apresentados e os ingredientes regionais utilizados. Havia um bar central com drinks tradicionais e foram criados 05 drinks autorais, inspirados na temática feminina e regional, nomeados com flores de cada região, sendo: 

Norte: Vitória Régia; 

Nordeste: Mandacaru; 

Centro-Oeste: Ipê Rosa, 

Sudeste: Azaleia e 

Sul: Hortênsia.

A equipe contou com 171 integrantes entre RTs de cozinha e de estoque; assessoria de eventos, chefs e cozinheiros, confeiteiros, nutricionistas, auxiliares de serviços gerais, garçons, maitres, Diretor-Geral do Senac e Diretores regionais.

Sala Vip – Localizada no lado oposto do credenciamento, com entrada e saída estrategicamente posicionada na porta de acesso à lateral do palco. Os parlamentares participantes da mesa de abertura, eram direcionados para a garagem com acesso exclusivo à Sala Vip, facilitando a logística do palco e seguindo o protocolo de Segurança.

Posto médico e ambulância – Deixamos uma sala reservada para posicionamento da equipe médica com água e mobiliário para os primeiros socorros e duas ambulâncias na área externa.

Sala de transportes – Sala de apoio equipada com computadores, A&B para apoio aos motoristas executivos, coordenada pela área de Transportes da CNC que também ficou responsável pela distribuição de vouchers de estacionamentos cedidos a autoridades.

• Brindes – Livro de Receitas do Senac; necessaire de couro ecológico para os homens; rosa de chocolate para as mulheres com tag em celebração ao Dia da Mulher e porta-joias de couro ecológico dentro de uma ecobag.

•Espaço do evento: Ocorreu no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, no Piso 1, sendo dividido em: Entrada, credenciamento, cubo instagramável; lounge receptivo e área reservada para apoio ao Buffet. Na parte interna do salão, área de entrevistas, estandes, ilhas gastronômicas e bar, área de imprensa, plateia e palco. A maioria dos serviços contratados eram exclusivos do CICB, mas ainda assim contamos com a contratação de serviços complementares.

A estratégia de criação desse projeto foi promover um ambiente integrado, que fosse próximo à Esplanada dos Ministérios, construído nos pilares integração, satisfação, bem-estar, networking e inovação, para atender de forma integral cada parlamentar que passasse pelo evento, já que possuem agendas distintas e é um público flutuante. Mantivemos a abertura do evento e o momento de palco, mas focamos na área de gastronomia e interatividade para que todo parlamentar fosse prestigiado, recebido e instruído sobre o projeto.

Os presidentes de Federação, a equipe legislativa da CNC e das Federações também tiveram participação ativa na estratégia, entregando, em mãos, nos gabinetes em Brasília ou nos escritórios em cada estado, o convite físico, com uma breve explanação sobre do que se tratava o evento e o documento que seria entregue.

Transmissão on line - O evento foi todo transmitido via youtube. 

Objetivo das ações:

1) Aproximar as entidades filiadas ao Sistema CNC com o Poder Público e Parlamentares dos respectivos estados, estabelecendo um canal permanente de comunicação e de parceria em favor do desenvolvimento local e da defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo.

2) Aperfeiçoar a atuação segmentada, envolvendo todo o Sistema Comércio, para que as atividades institucionais sejam colaborativas, perfazendo um Sistema integrado de mobilização.

3) Estender o mapa de relacionamento às autoridades do Poder Executivo, além do Legislativo; fortalecer o reconhecimento da CNC como principal entidade de representação empresarial do Comércio de Bens, Serviços e  Turismo e fortalecer a rede de parceiros estratégicos.

Nota:

Este evento contribuiu para o aquecimento hoteleiro em Brasília, com ocupação em hotéis próximos ao Evento; contratou mão-de-obra local como recepcionistas, mestre de cerimônias, garçons; ajudantes de serviços gerais; agência promotora de eventos; locação e produção de materiais como banners; equipamentos audiovisuais; locação de vans e carros executivos; favorecendo o comércio e a economia local, gerando empregos temporários e intercâmbio cultural, uma vez que tivemos representantes de todas as regiões e estados do país.

Algumas Empresas parceiras contratadas:


  • Comunicato Eventos únicos;

  • Oui Toujours Recepcionistas;

  • JE Estacionamentos;

  • Rosendo Locadora de Veículos;

  • Virgínia Darc Decorações;

  • Grupo Musical Choro Delas;

  • Paulo Negreiros Fotografia;

  • Cacau Show;

  • WL Serviços;

  • Gráfica Atalaia;

  • Dentre outros, como ambulância, seguranças e equipamentos audiovisuais.


Algumas atividades pré-produção e operacionais:


  • Vídeos institucionais;

  • Visitas técnicas aos locais do evento;

  • Cenografia com ativação;

  • Preparação dos brindes;

  • Cerimonial;

  • Traslados;

  • Visitas precursoras oficiais – equipe dos parlamentares;

  • Reuniões multidisciplinares;

  • RSVP ativo;


Materiais e estruturas produzidas para o evento:


  • Backdrops para entrevistas simultâneas com parlamentares;

  • Boxes contendo os documentos impressos;

  • Painéis de led valorizando os estandes, com conteúdos regionais e aproveitando melhor o espaço disponível no salão;

  • Palco com 03 telões tripartidos, para divulgação da CNC - SESC e SENAC e com rampa embutida facilitando a acessibilidade;

  • Pórticos estruturais sinalizando cada entrada do salão;

  • Telões de led de apoio pelo salão com transmissão do palco; (incluir medida)

  • 05 estandes regionais com 05 ilhas gastronômicas e painéis para fotos,

  • Cubo de led instagramável;

  • Credenciamento com entrada exclusiva para parlamentares e autoridades; Acesso imprensa e demais participantes com leitura de QR Code em tótens;

  • Posto médico e sala dos motoristas;

  • Ponto de entrega de brindes;

  • Sala vip

  • Backdrop para Coletiva de Imprensa;

  • Local para imprensa;

  • Bótons para identificação de parlamentares;

  • Windbanners para identificação nas garagens;

  • Legalização integral do evento; 

Aproveitando a presença de mais de 150 parlamentares, o Vice-Presidente da República e Ministro Geraldo Alckmin, pediu o apoio a pautas importantes para o desenvolvimento econômico do país e aproveitou a presença de tantos parlamentares para pedir o apoio do Congresso a dois projetos de lei e uma medida provisória e citou 03 projetos de sua pasta.

Os resultados positivos, pós-evento, já foram observados, com a tramitação de vários Projetos de Leis, destacando:


  • Projeto de Lei sobre Ampliação e modernização da malha aérea, apresentado e/ou relatados por parlamentares com conhecimento nas temáticas do Sistema Comércio. Entre eles o PL 4392/2023. As preposições fazem parte do processo de recuperação do turismo interno, trazendo reflexos positivos inclusive para a formalidade deste setor econômico. Aumentando-se a oferta da malha aérea, cresce a competitividade do respectivo mercado, beneficiando sobremaneira o consumo e a circulação de renda nesse setor econômico, favorecendo assim o desenvolvimento econômico-social do País.

  • - Projeto de Lei sobre educação (Reforma do Ensino Médio), onde a política de aprendizagem profissional dialoga com as necessidades do setor produtivo e com a qualidade da oferta de cursos e programações vocacionados na inserção social e produtiva de adolescentes e jovens de baixa renda.

  • Parlamentares aprovaram o PL 5330/2023 que traz um avanço na regulação da educação nacional, que se alinha às boas práticas implementadas em países desenvolvidos. No Itinerário da Formação Técnica e Profissional o projeto houve avanço no sentido de ampliar a oferta e o acesso à EPT no país.


O evento teve uma ampla cobertura em nível nacional, divulgação feita pelas próprias federações e em veículos de alcance nacional, televisivos e impressos. 


  • Foram 67 matérias sobre o tema, com destaque para Impresso: Correio Braziliense, O Otimista, Valor Econômico, Diário do Pará, A Tarde (BA), Diário do Amazonas e Notícias do Dia (SC) e  Online: Agência Broadcast, do Estadão, Correio Braziliense, Valor, Poder360.

  • Presença de alguns dos parlamentares, que compuseram o palco ao lado do Anfitrião Presidente José Roberto Tadros, e que trouxeram o retorno esperado possibilitando que o objetivo do evento superasse as expectativas :

  • Vice - Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Geraldo Alckmin;

  • Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional – Waldez Góes;

  • Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – Márcio França;

  • Vice-governadora do DF - Celina Leão;

  • Senadora Professora Dorinha Seabra

  • Deputada Federal e Procuradora-Geral das Mulheres na Câmara dos Deputados, Soraya Santos, dentre outros parlamentares e autoridades e representantes de entidades.


CONHEÇA A AGENDA INSTITUCIONAL DO SISTEMA COMÉRCIO

Documento com as demandas do setor terciário para 2024 foi entregue para representantes do governo federal e do Congresso Nacional, em Brasília.

Link para baixar a agenda:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:7178456220960251906/

Landpage da Agenda Institucional - para conhecer as outras versões do documento

https://www.agendadocomercio.org.br/



Vídeos referentes à agenda:

https://www.youtube.com/watch?v=0BdHyLDpJRY

📽️ Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024

https://www.youtube.com/watch?v=4o8l9EL8ysw

Galeria de Fotos