Este case se enquadra na categoria de evento corporativo, pois foi planejado com a intensão de promover e elevar o trabalho que a CNC vem fazendo com seus representantes afiliados no fortalecimento da Marca do Sistema CNC-SESC-SENAC, além de ampliar a atuação colaborativa entre o setor produtivo do comércio e os órgãos de governo nas esferas municipal, estadual e federal.
Boxes com os documentos - Na primeira edição do evento, os boxes foram entregues pela gráfica diretamente na CNC e sem as devidas categorizações. Uma equipe multidisciplinar fez a montagem, identificação dos estados e região e depois fizemos a logística de envio e distribuição no CICB. Desta vez, aplicamos outra estratégia, montamos um modelo de cada boxe e seus respectivos documentos, pedimos à gráfica que já nos enviasse montados e identificados e a equipe da Comunicato fez a distribuição nas prateleiras dos respectivos estandes.
Credenciamento – Dividido em três grupos.
Grupo 1 - Autoridades e parlamentares entraram por um corredor próprio lateral, eram recebidos por recepcionistas contratadas, identificados com um bóton de seu estado e os Assessores Parlamentares da CNC e das Federações os acompanhavam até o seus respectivos estandes.
Grupo 2: Imprensa direcionada à sua respectiva área.
Grupo 3 – O credenciamento do público geral inscrito no evento, via plataforma contratada, que passava direto nos tótens de leitura de QR Code, com entrada livre pelo pórtico do lounge central. Cada tótem tinha uma recepcionista de apoio.
• Atração cultural - Pelo SESC, a demanda foi de trazer uma atração artística que tivesse a ver com o tema da cultura nacional brasileira e que enaltecesse o papel da mulher, uma vez que estávamos aproveitando o evento para homenageá-las devido à semana do Dia da Mulher. Foi realizada a apresentação do “Grupo Choro Delas”, formado por mulheres musicistas brasilienses, que nasceu da vontade de tornar a música instrumental acessível a todos os tipos de público, e de incentivar a participação feminina no cenário musical, promovendo a conquista de um espaço protagonizado por mulheres que tocam ritmos populares da música brasileira como choro, baião, samba e maxixe.
Formação:
Ana Cesário - flauta transversal;
Jéssica Carvalho – cavaquinho;
Laila Emanuely - violão de 6 cordas;
Lu Dusi no pandeiro.
Curiosidade:
Coincidentemente, no dia 29/02/2024, o IPHAN, com aprovação unânime, declarou em Brasília, o Gênero Musical Chorinho como patrimônio cultural e material brasileiro, o que também foi mencionado e valorizado no evento.
Tótens interativos – Em cada estande havia um tótem com conteúdo próprio, que ressaltava as atividades e a quantidade de serviços disponibilizados, Brasil à fora, levando saúde, cultura, lazer, bem-estar, dentre outros benefícios com as unidades fixas ou volantes como as carretas Sesc, por exemplo.
•Gastronomia - Pelo SENAC, foram criadas as Ilhas gastronômicas regionais, seguindo a ideia da edição anterior, porém, para maior fluidez no serviço, também fizemos o serviço volante com as bandejas identificadas de cada região. Cada estande possuía um chefe que contextualizava os pratos apresentados e os ingredientes regionais utilizados. Havia um bar central com drinks tradicionais e foram criados 05 drinks autorais, inspirados na temática feminina e regional, nomeados com flores de cada região, sendo:
Norte: Vitória Régia;
Nordeste: Mandacaru;
Centro-Oeste: Ipê Rosa,
Sudeste: Azaleia e
Sul: Hortênsia.
A equipe contou com 171 integrantes entre RTs de cozinha e de estoque; assessoria de eventos, chefs e cozinheiros, confeiteiros, nutricionistas, auxiliares de serviços gerais, garçons, maitres, Diretor-Geral do Senac e Diretores regionais.
Sala Vip – Localizada no lado oposto do credenciamento, com entrada e saída estrategicamente posicionada na porta de acesso à lateral do palco. Os parlamentares participantes da mesa de abertura, eram direcionados para a garagem com acesso exclusivo à Sala Vip, facilitando a logística do palco e seguindo o protocolo de Segurança.
Posto médico e ambulância – Deixamos uma sala reservada para posicionamento da equipe médica com água e mobiliário para os primeiros socorros e duas ambulâncias na área externa.
Sala de transportes – Sala de apoio equipada com computadores, A&B para apoio aos motoristas executivos, coordenada pela área de Transportes da CNC que também ficou responsável pela distribuição de vouchers de estacionamentos cedidos a autoridades.
• Brindes – Livro de Receitas do Senac; necessaire de couro ecológico para os homens; rosa de chocolate para as mulheres com tag em celebração ao Dia da Mulher e porta-joias de couro ecológico dentro de uma ecobag.
•Espaço do evento: Ocorreu no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, no Piso 1, sendo dividido em: Entrada, credenciamento, cubo instagramável; lounge receptivo e área reservada para apoio ao Buffet. Na parte interna do salão, área de entrevistas, estandes, ilhas gastronômicas e bar, área de imprensa, plateia e palco. A maioria dos serviços contratados eram exclusivos do CICB, mas ainda assim contamos com a contratação de serviços complementares.
A estratégia de criação desse projeto foi promover um ambiente integrado, que fosse próximo à Esplanada dos Ministérios, construído nos pilares integração, satisfação, bem-estar, networking e inovação, para atender de forma integral cada parlamentar que passasse pelo evento, já que possuem agendas distintas e é um público flutuante. Mantivemos a abertura do evento e o momento de palco, mas focamos na área de gastronomia e interatividade para que todo parlamentar fosse prestigiado, recebido e instruído sobre o projeto.
Os presidentes de Federação, a equipe legislativa da CNC e das Federações também tiveram participação ativa na estratégia, entregando, em mãos, nos gabinetes em Brasília ou nos escritórios em cada estado, o convite físico, com uma breve explanação sobre do que se tratava o evento e o documento que seria entregue.
Transmissão on line - O evento foi todo transmitido via youtube.
Objetivo das ações:
1) Aproximar as entidades filiadas ao Sistema CNC com o Poder Público e Parlamentares dos respectivos estados, estabelecendo um canal permanente de comunicação e de parceria em favor do desenvolvimento local e da defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo.
2) Aperfeiçoar a atuação segmentada, envolvendo todo o Sistema Comércio, para que as atividades institucionais sejam colaborativas, perfazendo um Sistema integrado de mobilização.
3) Estender o mapa de relacionamento às autoridades do Poder Executivo, além do Legislativo; fortalecer o reconhecimento da CNC como principal entidade de representação empresarial do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e fortalecer a rede de parceiros estratégicos.
Nota:
Este evento contribuiu para o aquecimento hoteleiro em Brasília, com ocupação em hotéis próximos ao Evento; contratou mão-de-obra local como recepcionistas, mestre de cerimônias, garçons; ajudantes de serviços gerais; agência promotora de eventos; locação e produção de materiais como banners; equipamentos audiovisuais; locação de vans e carros executivos; favorecendo o comércio e a economia local, gerando empregos temporários e intercâmbio cultural, uma vez que tivemos representantes de todas as regiões e estados do país.
Algumas Empresas parceiras contratadas:
- Comunicato Eventos únicos;
- Oui Toujours Recepcionistas;
- JE Estacionamentos;
- Rosendo Locadora de Veículos;
- Virgínia Darc Decorações;
- Grupo Musical Choro Delas;
- Paulo Negreiros Fotografia;
- Cacau Show;
- WL Serviços;
- Gráfica Atalaia;
- Dentre outros, como ambulância, seguranças e equipamentos audiovisuais.
Algumas atividades pré-produção e operacionais:
- Vídeos institucionais;
- Visitas técnicas aos locais do evento;
- Cenografia com ativação;
- Preparação dos brindes;
- Cerimonial;
- Traslados;
- Visitas precursoras oficiais – equipe dos parlamentares;
- Reuniões multidisciplinares;
- RSVP ativo;
Materiais e estruturas produzidas para o evento:
- Backdrops para entrevistas simultâneas com parlamentares;
- Boxes contendo os documentos impressos;
- Painéis de led valorizando os estandes, com conteúdos regionais e aproveitando melhor o espaço disponível no salão;
- Palco com 03 telões tripartidos, para divulgação da CNC - SESC e SENAC e com rampa embutida facilitando a acessibilidade;
- Pórticos estruturais sinalizando cada entrada do salão;
- Telões de led de apoio pelo salão com transmissão do palco; (incluir medida)
- 05 estandes regionais com 05 ilhas gastronômicas e painéis para fotos,
- Cubo de led instagramável;
- Credenciamento com entrada exclusiva para parlamentares e autoridades; Acesso imprensa e demais participantes com leitura de QR Code em tótens;
- Posto médico e sala dos motoristas;
- Ponto de entrega de brindes;
- Sala vip
- Backdrop para Coletiva de Imprensa;
- Local para imprensa;
- Bótons para identificação de parlamentares;
- Windbanners para identificação nas garagens;
- Legalização integral do evento;