Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, no Rio de Janeiro ainda maior que em São Paulo, com 3.200m², e em Porto Alegre o espaço contou com 3.400m². A parceria com o BarraShopping Sul, assegurou um ponto de fácil acesso e localização privilegiada.
Foram 45 dias de montagem e muitos outros dias que envolveram a concepção, produção, construção, operação e organização Mundo Pixar POA.
Estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.
Toda a concepção dos espaços é trabalhada artisticamente para extrair os principais momentos de cada filme. A ideia é mexer com as emoções e lembranças de cada um criando memórias e momentos de emoção.
Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura e viralizou nas redes sociais.
E, como funciona?
É uma experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.
A exposição funciona das 10h às 21h00, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h00, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras.
Venda de ingressos online, Eventim, ou na bilheteria do evento.
O Foyer e a Loja são abertos ao público pagante ou não.
Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.
Toda a experiência foi pensada para a imersão do público nas cenas dos filmes, como tirar fotos ao lado dos cilindros de energia da Fábrica dos Gritos, na sala Monstros S.A; ou se sentar à mesa ‘na praça da vila de Portorosso’, na sala Luca; sentir-se do tamanho dos brinquedos do Andy, na sala Toy Story ou dentro da mente de Riley, na sala Divertida Mente; imaginar como é cozinhar como um ratinho na sala Ratatouille ou ser recebido por uma multidão de águas-vivas, na sala Procurando Nemo. São muitas possibilidades para se divertir e fazer registros que vão ficar para a memória de todos os que passarem pela experiência.
Descobrindo o Mundo Pixar
O passeio começa por um grande túnel digital, em seguida o visitante passa pelo jardim e pela casa de Carl Fredricksen, de UP: Altas Aventuras, com seus objetos mais icônicos e com uma vista peculiar da janela. Depois, na sala Monstros S.A, a fábrica de processamento de gritos, a experiência será conduzida com os monstros mais queridos de Monstrópolis. No quarto do Andy o visitante vai se sentir como um brinquedo de Toy Story. Em seguida, uma experiência de luzes dará a sensação de uma viagem no espaço em super velocidade dentro da história de Lightyear.
Na sala Divertida Mente, um lugar divertido e extraordinário: “a mente humana”, para vivenciar como é ser uma das emoções na mente da Riley. Já na sala Ratatouille, uma experiência fantástica promete mexer com as sensações e emoções diretamente de dentro da cozinha do Linguini. Um passeio pela barbearia que o Joe costumava frequentar, na Sala Soul, e uma visita à Escola da Vida também estão no roteiro do passeio. Logo depois, a novidade da edição carioca do Mundo Pixar: a sensação de viver um verão inesquecível na Vila de Portorosso com Luca, Alberto e Giulia, na sala Luca.
Uma parada obrigatória no Flo´s V8 Café para reabastecer a diversão com os moradores de Radiator Springs é a pedida da sala Carros. A jornada traz, ainda, um mergulho ao fundo do mar onde vivem Nemo, Dory e Marlin, no espaço Procurando Nemo. E na Edição de Porto Alegre, surpresa!! O Nemo está presente no centro do coral principal da sala! Uma estátua em 3D foi produzida especialmente para aa Edição de POA.
Para terminar, nada melhor que poder escolher um “mimo” na loja exclusiva, com produtos licenciados e novidades.
Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D.
Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.
Outro ponto forte é o grande Foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.
Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso.
O Foyer apresenta ações instagramáveis que apresentam os personagens que encantam todas as crianças.
A Loja do Mundo Pixar, que pode ser acessa por esta área, está aberta ao público. Foi criada estrategicamente com acesso ao final do circuito e portas abertas para o Foyer.stação espacial de Lightyear todos são transportados para a central das emoções de Divertivertidamente.
Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso da Segunda Edição, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.
Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile.
Ações de Responsabilidade Social
A agência acredita que as crianças e adolescentes são atores sociais que de muitas formas participam da construção e determinam a própria vida, também a vida daqueles que as cercam e das sociedades em que vivem. Assim, são compreendidas como construtores, desde o início da vida, do conhecimento, da cultura e da própria identidade e isso requer o desenvolvimento de competências. Para serem dotadas de confiança e competência e assim participarem de maneira autêntica, a elas devem ser continuamente oferecidas condições para que se envolvam ativamente e exercitem situações de tomada de decisão em diferentes níveis de temas que se referem a aspectos reais da vida. Mas para isso necessita-se de repertório. É pela experiência, pela atividade, pela iniciativa que a criança aprende, e, quando adulto, participará em níveis mais complexos da atividade humana nos seus diversos âmbitos.
Pensando sobre essa ótica o Mundo Pixar abre suas portas todas as terças-feiras para uma sessão exclusiva para ONG’s locais que trabalhem com crianças e adolescentes.
Foram 9 ONG’s inscritas e contempladas e que trouxeram mais de 1.000 pessoas durante o período.
A agência acredita que desta forma contribui, nem que seja minimamente, para a formação de pessoas melhores e que podem se desenvolver muito mais, através da cultura, e estando em contato com experiências que talvez não conseguissem vivenciar por fatores socioeconômicos.
É bom saber que muitos sorrisos saíram dessas visitas e que por alguns momentos todos podem sonhar da mesma forma.
Estiveram no MUNDO PIXAR:
07/11 IEI Casa de Nazaré- Centro de apoio ao menor;
14/11- IEI Casa de Nazaré- Centro de apoio ao menor;
21/11 Pão dos Pobres; 28/11 Pão dos Pobres;
05/12 Casa Nazaré e CAPIS;
12/12 Ascendendo Mentes;
19/12 Santa Casa Porto Alegre;
20/12 Casa Pequena Criança;
20/12 ONG Redispac ;
26/12 Rede Calábria
O MUNDO PIXAR também se preocupa com o meio ambiente. Todas as madeiras usadas na construção dos cenários são de reflorestamento e são reutilizadas.
As Lonas descartadas são doadas para Ongs que reaproveitam o material e as transformam em bolsas, pastas e estojos.
Todo o lixo plástico, papeis e papelões encaminhados para empresa de reciclagem parceira do BarraShopping.
Estratégia da Divulgação.
Para a divulgação foi feito um planejamento que incluiu:
Criação de site;
Pré Evento para Convidados, Imprensa e Influencers;
Pontos de OOH;
Página no Instagram e Tik Tok;
Marketing digital + Disney + BarraShopping digital + UOL;
BarraShopping Sul Enxoval;
Rádio RBS (Rádio Oficial).
Venda de ingressos: Eventim
Master Hotéis (Hotel Oficial)