Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Mundo Pixar - Porto Alegre

Candidato: Solution/Off
Cliente: The Walt Disney Company Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

No Brasil, o Mundo Pixar já está em sua 4ª edição (SP, RIO, POA e FORTALEZA). Sendo um sucesso de bilheteria em São Paulo, no Rio de Janeiro em Porto Alegre não poderia ser diferente. Recebeu aproximadamente 250 mil pagantes durante a estada em POA, visitantes apaixonados pela Disney-Pixar. Com base na economia criativa compartilhada, a agência foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. A SolutiOnOff também é responsável pela consultoria de produção, logística e criativa da ida do projeto para fora do Brasil. Sim, o Mundo Pixar virou internacional! Do Brasil direto para o Mundo, tendo em 2023 duas edições realizadas simultaneamente, uma na Cidade do México e outra e Madrid. 
A agência também apresenta um conjunto diversificado de estratégias de marketing para alcançar um público amplo e engajado no Mundo Pixar. A abordagem inclui campanhas digitais direcionadas e promoções planejadas para otimizar o alcance. Com o intuito de elevar a visibilidade, recorre-se a meios offline, como o out-of-home (OOH) por toda a cidade de Porto Alegre, criando um impacto visual. A parceria com veículos de divulgação, incluindo redes de televisão e a RBS, assegura uma cobertura abrangente do público-alvo. Já a mídia orgânica é realizada por meio de influenciadores, que divulgam o evento de forma atrativa e autêntica.

Sobre a Disney: 
The Walt Disney Company, mais conhecida apenas como Disney, é o maior conglomerado de mídia do mundo.  A empresa cresceu com o lançamento de animações consagradas, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Fantasia, Dumbo, Bambi, Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Com tantos sucessos sob seu guarda-chuva, a Disney passou a diversificar suas produções a partir dos anos 1950, com filmes live-action, investimentos em TV, além dos parques de diversões temáticos. A Disney passou também a adquirir várias outras empresas. Como resultado, estúdios gigantes hoje operam como subsidiárias, como Lucasfilm, Marvel Entertainment, Pixar, 20th Century Studios e Searchlight Pictures. Também operam sob a Disney canais de TV como a ESPN, Star e National Geographic, presentes no Brasil, além de outros dedicados a programação infantil, como o Disney Channel. No exterior, a empresa ainda é responsável pela emissora ABC, também controla diferentes serviços de streaming direct to consumer, como é o caso do Disney+.

Vídeo

Após o sucesso do Mundo Pixar, em São Paulo repetido no Rio de Janeiro o evento proprietário se consolida e traz como desafios ter sua operação tão impecável quanto as duas primeiras, não importando qual o "sotaque" da vez.



O Maior desafio da 3° Edição do Mundo Pixar foi o tempo.15 dias antes do término do Mundo Pixar no Rio, já se começou a montar a Tenda no estacionamento do Barra Shopping Sul, e está  um pouco maior, com 3.400m².



A sincronia da desmontagem no Rio com a montagem em Porto Alegre necessitou ser muito precisa por conta da distância e do clima. Enfrentou-se muitos ventos e chuvas, o que poderia ter atrasado toda a operação. 



A cada Edição se apresenta melhoras no espaço e novidades em cenografia para alcançar a excelência no serviço e atendimento ao público.



E, mais uma vez foi sucesso! A realização de novas Edições em outras praças, seguirá convidando todos para "uma viagem por dentro das suas histórias favoritas".



Principais objetivos: 

• A experiência necessita superar as expectativas pela organização, atendimento e qualidade de serviços

• Apresentar cenografia e tecnologia que encante todos os visitantes, independentemente de sua idade.

•Realizar venda de Ingressos.

•Ter Inclusão e acessibilidade em todas as áreas.

•Atrair fãs, crianças, adultos e famílias.

•Promover loja conceito dos Produtos Pixar.

•Funcionar de terça a domingo, incluindo feriados.

•Criar uma mecânica e planejamento para as visitações.

•Realizar o evento em local acessível e com espaço e pé direito capazes de receber as cenografias.

•Importante e fundamental não deixar que uma franquia se misture com a outra.

•Pensar em espaço para área de serviços.

•Fazer do MUNDO PIXAR um evento VIVO, para que a cada nova exposição apresente algo diferente, como um presente, para a praça visitada.

• Criar espaços de escapes para filas em salas como UP, Luca e Carros, as preferidas do público para as fotos, assim como ampliar as salas de UP e Luca, criando um ambiente mais agradável para as pessoas.



As franquia definidas para serem trabalhadas na 2.ª Edição do Mundo Pixar, Rio de Janeiro foram : Up - Altas Aventuras; Monstros S/A; Toy Story; Carros; Divertida Mente; Ratatouille; Soul, Lightyear, Luca e Procurando Nemo. A grande novidade da edição de Porto Alegre foi a apresentação da Estátua do Nemo!



Todos esses desejos, e mais a responsabilidade de montar um evento que agradasse o público gaúcho tornaram-se o grande desafio!



Foi feito! A agência inovou novamente, foi criativa e montou novamente o maior evento da Pixar, em extensão, já realizado no mundo, agora com 3.400m², em São Paulo a exposição foi montada em 3.000m² e no Rio de Janeiro em 3.200m².



Os obstáculos cenográficos criados no Rio para a proteção das estátuas foi uma solução bastante adequada e não interferiu nas fotos do público, o que tornou os espaços muito mais artísticos e sanou com as reclamações geradas em São Paulo.





 

Continua sendo o maior diferencial a construção do Mundo Pixar em uma tenda, no Rio de Janeiro ainda maior que em São Paulo, com 3.200m², e em Porto Alegre o espaço contou com 3.400m².  A parceria com o BarraShopping Sul, assegurou um ponto de fácil acesso e localização privilegiada.



Foram 45 dias de montagem e muitos outros dias que envolveram a concepção, produção, construção, operação e organização Mundo Pixar POA.



Estão diretamente ligados ao projeto cerca de 200 profissionais e indiretamente 2.000. Muitas empresas, e todas brasileiras! O Projeto é 100% nacional, da criação a produção de estatuas, da montagem aos efeitos de luz, som e aromas.



Toda a concepção dos espaços é trabalhada artisticamente para extrair os principais momentos de cada filme. A ideia é mexer com as emoções e lembranças de cada um criando memórias e momentos de emoção.



Na entrada, do lado externo e em destaque, está o Luxo Jr., ícone da marca, recepcionando todos os visitantes e ampliando a visibilidade do evento. A instalação com 7,00m de altura e viralizou nas redes sociais.



E, como funciona?



É uma experiência imersiva e inclusiva onde os visitantes podem “viajar” por dentro de suas histórias favoritas, como UP: Altas Aventuras (2 salas), Toy Story, Carros, Divertidamente, Soul (2 salas), Ratatouille, Procurando Nemo, Lightyear, Monstros S.A. e Luca. Ainda tem a sala 270, o Foyer com diversos photo opportunity e a Loja.



A exposição funciona das 10h às 21h00, de terça a quinta-feira; e das 10h às 22h00, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, fechando às segundas-feiras.             

Venda de ingressos online, Eventim, ou na bilheteria do evento.



O Foyer e a Loja são abertos ao público pagante ou não.

Lá dentro, a experiência ocorre em grupos que entram de 10 em 10 minutos, começando pelo túnel da Pixar logo no início. Dessa forma, é garantido o fluxo de pessoas ao longo do passeio, o que ajuda bastante na experiência.



Toda a experiência foi pensada para a imersão do público nas cenas dos filmes, como tirar fotos ao lado dos cilindros de energia da Fábrica dos Gritos, na sala Monstros S.A; ou se sentar à mesa ‘na praça da vila de Portorosso’, na sala Luca; sentir-se do tamanho dos brinquedos do Andy, na sala Toy Story ou dentro da mente de Riley, na sala Divertida Mente; imaginar como é cozinhar como um ratinho na sala Ratatouille ou ser recebido por uma multidão de águas-vivas, na sala Procurando Nemo. São muitas possibilidades para se divertir e fazer registros que vão ficar para a memória de todos os que passarem pela experiência. 



Descobrindo o Mundo Pixar



O passeio começa por um grande túnel digital, em seguida o visitante passa pelo jardim e pela casa de Carl Fredricksen, de UP: Altas Aventuras, com seus objetos mais icônicos e com uma vista peculiar da janela. Depois, na sala Monstros S.A, a fábrica de processamento de gritos, a experiência será conduzida com os monstros mais queridos de Monstrópolis. No quarto do Andy o visitante vai se sentir como um brinquedo de Toy Story. Em seguida, uma experiência de luzes dará a sensação de uma viagem no espaço em super velocidade dentro da história de Lightyear.



Na sala Divertida Mente, um lugar divertido e extraordinário: “a mente humana”, para vivenciar como é ser uma das emoções na mente da Riley. Já na sala Ratatouille, uma experiência fantástica promete mexer com as sensações e emoções diretamente de dentro da cozinha do Linguini. Um passeio pela barbearia que o Joe costumava frequentar, na Sala Soul, e uma visita à Escola da Vida também estão no roteiro do passeio. Logo depois, a novidade da edição carioca do Mundo Pixar: a sensação de viver um verão inesquecível na Vila de Portorosso com Luca, Alberto e Giulia, na sala Luca.



Uma parada obrigatória no Flo´s V8 Café para reabastecer a diversão com os moradores de Radiator Springs é a pedida da sala Carros. A jornada traz, ainda, um mergulho ao fundo do mar onde vivem Nemo, Dory e Marlin, no espaço Procurando Nemo. E na Edição de Porto Alegre, surpresa!! O Nemo está presente no centro do coral principal da sala! Uma estátua em 3D foi produzida especialmente para aa Edição de POA.



Para terminar, nada melhor que poder escolher um “mimo” na loja exclusiva, com produtos licenciados e novidades.



Para que as pessoas possam se sentir como se estivessem dentro dos filmes, a agência optou por utilizar impressões em gigantografias, objetos 3D, construções cenográficas, objetos de cena e ativações especiais. Para a Edição do Rio de Janeiro, foram produzidas 9 estátuas novas dos personagens em 3D.



Nos espaços a imersão é “costurada” através do marketing olfativo, pois foram desenvolvidas essências especiais para salas como: Nemo, Carros Incríveis, Soul e Ratatouille. Os outros espaços recebem a essência desenvolvida para a Disney.



Outro ponto forte é o grande Foyer estruturado para ser frequentado por público pagante, ou não, o que traz a oportunidade de muito mais pessoas entrarem em contato com a magia do Mundo Pixar. A capacidade desta área é de 460 pessoas, ao mesmo tempo.



Ainda no Foyer estão a bilheteria, estacionamento de carrinhos, banheiros (Masculino, Feminino e PCD), Fraldário com duas salas para amamentação e o Túnel de acesso.



O Foyer apresenta ações instagramáveis que apresentam os personagens que encantam todas as crianças.



A Loja do Mundo Pixar, que pode ser acessa por esta área, está aberta ao público. Foi criada estrategicamente com acesso ao final do circuito e portas abertas para o Foyer.stação espacial de Lightyear todos são transportados para a central das emoções de Divertivertidamente.



Cada espaço tem trilha sonora especial e uma iluminação feita por light design, e no caso da Segunda Edição, tanto luz como som foram ajustados para TEA, o que não atrapalhou em nada a magia de cada momento. Trabalhar com todos os sentidos é uma estratégia fundamental para a criação das emoções.



Em todos os corredores de descompressão, espaços para que se saia de uma história e se entre na outra, há instaladas placas que exibem informações sobre a franquia com curiosidades do filme, inclusive em braile. 



Ações de Responsabilidade Social

A agência acredita que as crianças e adolescentes são atores sociais que de muitas formas participam da construção e determinam a própria vida, também a vida daqueles que as cercam e das sociedades em que vivem. Assim, são compreendidas como construtores, desde o início da vida, do conhecimento, da cultura e da própria identidade e isso requer o desenvolvimento de competências. Para serem dotadas de confiança e competência e assim participarem de maneira autêntica, a elas devem ser continuamente oferecidas condições para que se envolvam ativamente e exercitem situações de tomada de decisão em diferentes níveis de temas que se referem a aspectos reais da vida. Mas para isso necessita-se de repertório. É pela experiência, pela atividade, pela iniciativa que a criança aprende, e, quando adulto, participará em níveis mais complexos da atividade humana nos seus diversos âmbitos.

Pensando sobre essa ótica o Mundo Pixar abre suas portas todas as terças-feiras para uma sessão exclusiva para ONG’s locais que trabalhem com crianças e adolescentes. 

Foram 9 ONG’s inscritas e contempladas e que trouxeram mais de 1.000 pessoas durante o período.

A agência acredita que desta forma contribui, nem que seja minimamente, para a formação de pessoas melhores e que podem se desenvolver muito mais, através da cultura, e estando em contato com experiências que talvez não conseguissem vivenciar por fatores socioeconômicos.

É bom saber que muitos sorrisos saíram dessas visitas e que por alguns momentos todos podem sonhar da mesma forma.

Estiveram no MUNDO PIXAR:

07/11  IEI Casa de Nazaré- Centro de apoio ao menor;  

14/11- IEI Casa de Nazaré- Centro de apoio ao menor;

21/11  Pão dos Pobres; 28/11 Pão dos Pobres;

05/12 Casa Nazaré e  CAPIS;

12/12 Ascendendo Mentes;

19/12 Santa Casa Porto Alegre;  

20/12  Casa Pequena Criança;

20/12 ONG Redispac ;

26/12 Rede Calábria



O MUNDO PIXAR também se preocupa com o meio ambiente. Todas as madeiras usadas na construção dos cenários são de reflorestamento e são reutilizadas.

As Lonas descartadas são doadas para Ongs que reaproveitam o material e as transformam em bolsas, pastas e estojos.



Todo o lixo plástico, papeis e papelões encaminhados para empresa de reciclagem parceira do BarraShopping.



Estratégia da Divulgação.

Para a divulgação foi feito um planejamento que  incluiu:

Criação de site;

Pré Evento para  Convidados, Imprensa e Influencers;

Pontos de OOH;

Página no Instagram  e Tik Tok;

Marketing digital + Disney + BarraShopping digital + UOL;

BarraShopping Sul Enxoval;

Rádio RBS (Rádio Oficial).

Venda de ingressos: Eventim

Master Hotéis (Hotel Oficial)





 

+ de 250mil pagantes, somando 350 mil visitantes.



SOCIAL ANALYTICS

A saudabilidade das menções sobre o Mundo Pixar apresentou crescente em todas as análises chegando a 96% no final do período. 



Durante a temporada em POA, o crescimento de fãs ocorreu em maior diferença percentual do que durante o RJ. No evento anterior, houve um pico de crescimento no segundo mês e, após isso, o aumento foi mais suave. Instagram, durante todo o período, foi a rede de maior visibilidade, apresentando resultados muito superiores aos do Facebook.



O mês de dezembro foi excepcional para os resultados de POA, tanto em engajamento quanto em impressões. O FOOH, em parceria com o Beira Rio, rendeu resultados excelentes e que não foram alcançados pela página em nenhum outro momento.



Os resultados de engajamento em dezembro representam 80% do total do período, enquanto os de impressões, no mesmo mês, representam 66%.

A temporada em POA foi finalizada com 4,4k menções. 



Outros Big Numbers:

107 TOTAL POSTS

1,5M IMPRESSÕES

688K MÉD. ALCANCE

74,3K ENGAJAMENTO

1,6K TT FÃS - FB

150k TT FÃS - IG

Os relatos sobre Experiência e o desejo de ir, novamente, são os maiores destaques, sendo o primeiro, principalmente, no Instagram, com o compartilhamento de fotos tiradas no momento da visitação, e a segunda, principalmente, no Twitter, com as menções espontâneas relatando a vontade de visitar a exposição.



FOOH , em parceria com o Beira Rio veja no https://www.instagram.com/reel/C0uU6ZnOCAU/

Resultou em 1MI views / 57k likes / 14k share / 670 contas únicas alcançadas / 1800h play



Impacto / resultado do plano de mídia

OOH Eletromidia Aeroporto: 911.364 Impactos

MUB: 2.452.002 Impactos

OOH Sinergy MUB: 144.818.028 Impactos

RBS TV: 21.974.293 Impactos

Rádio: 98.615.598 Impactos 



O Mundo Pixar ganhou matérias de mais de 23 minutos na TV como nas emissoras, RBS, Record, Rede TV, Band e CNN. Alguns dos veículos que estiveram no Mundo Pixar fazendo suas pautas:

Correio do Povo; Agora no RS; ICO THOMAZ SHOW ; JOVEM PAN; Atende: Folha de Charqueadas; Gazeta de Cruz Alta; Gazeta Mineira;  Jornal da Cidade e Jornal O Sudeste; Bah Guri; Band TV e Rádio; Caique Marquez; Canal Bah TV; Cidade.News; CNN Brasil; RBS; Correio do Povo; Diário de Bordo ; Diário de Canoas; Diário de Santa Maria; Diário Gaucho; eCult; G1 RS; Gazeta do Sul; GHZ; GRUPO RBS- Zero Hora; Holofote Social; Já Porto Alegre; Jornal da Almoço; Jornal da Capital; Jornal de Gramado; Jornal do Comércio; Jornal do Comércio; Jornal E + News; Jornal JÁ; Jornal O Sul; Like Magazine; Matinal; O Sul/Pampa; O Timoneiro; Onde ir; Onne & Only; Pioneiro; Podcast; Portal Gramado News; Rádio Amizade 98,7 FM; Rádio Gaúcha 93.7 FM/ Gaúcha +; Rádio Mix FM; Rádio UFRGS; RBS TV; RDCTV; Record TV RS; Rede de Opinião; Revista Afrodite; Revista Bá; Revista Rota RS; SBT; Sieramar; Sul22; SuperTransado; Turbinado; TV Cachoeira; TV Cultura do Vale / FUNDARTE; TV Educativa; TV Feevale ; TVE e FM Cultura; TVLaint Brasil; Ulbra Tv; Zero Hora



O @mundopixar.oficial criado no início de junho de 2023 é seguido por mais de 204 mil pessoas, tornando-se a conta de eventos com maior número de seguidores do Brasil .



O Mundo Pixar já recebeu prêmios nacionais e internacionais.



O resultado foi positivo, apesar das dificuldades causadas pelo clima e por toda situação advinda desse problema.



E, por acreditar no projeto, a agencia começa a planejar a montagem do Mundo Pixar na próxima praça: Fortaleza, chegamos em breve!