A Expo Carnaval Brazil 2023 ofereceu oportunidades para a troca de conhecimentos, a capacitação e o estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e aprimoramento da indústria do carnaval. Com isso, denominamos de “CARNAVAL ACADEMY”, uma agenda repleta de palestras e painéis com grandes nomes do mercado brasileiro do ramo, como a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Milton Cunha, Carnavalesco e comentarista de desfiles, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Zé Ricardo, diretor artístico do Rock in Rio e The Town, entre outros nomes, contribuindo para a troca de conhecimento e experiência.
No primeiro dia do evento da Expo Carnaval Brazil 2023, a agenda foi marcada por uma série de debates e apresentações que reuniram importantes figuras do carnaval e da cultura brasileira. A abertura oficial contou com uma apresentação pocket da Imperatriz Leopoldinense, do grupo Corte Real Rio, acompanhados pelo carismático Milton Cunha. Em seguida, na cerimônia de abertura, o Prefeito de Salvador, Bruno Reis, deu as boas-vindas ao lado de Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, representantes do Ministério do Turismo, Pedro José de Lima Neto, Superintendente do Banco do Nordeste, e João Jorge, Presidente da Fundação Palmares.
Logo em seguida o painel "As cidades e o fortalecimento do Carnaval Brasileiro" trouxe uma rica discussão com os secretários de diversas capitais: Marah Costa de Belo Horizonte, Isaac Edington de Salvador, Gustavo Mostof do Rio de Janeiro, Thiago Lobo de São Paulo, e André Brasileiro de Recife, sob a mediação de Rita Fernandes, presidente do grupo de blocos de rua do Rio - Sebastianas.
O protagonismo feminino na história do carnaval foi o tema do debate "Mulheres no comando - Força Feminina na construção do Carnaval", que destacou as contribuições de Thais Haliski (Presidente dos blocos de rua de SP), Célia Domingues (Diretora comercial da Mangueira - RJ), Ju Ferraz (Diretora da Holding Club e do Camarote N1), e Merina Aragão (Gerente do Carnaval de Salvador). A importância do protagonismo negro no carnaval foi abordado em um painel com a presença de Alberto Pitta (artista plástico, carnavalesco, designer das estampas afro baianas do Ilê Aiyê), Zebrinha (bailarino e coreógrafo), e Silvio Botelho (criador dos Bonecos de Olinda), mediado por Wanda Chase (jornalista). Em seguida, a discussão sobre "Experiências, Marcas e Produtos do Carnaval" reuniu Gabriel David (Presidente da LIESA - RJ), Duda Magalhães (Sócio-presidente da Dream Factory), e Gabriel Simas (Head de Marketing do TIK TOK), sob a condução de Maurício Magalhães (Publicitário).
Um momento de celebração foi dedicado aos "40 anos de carreira de Daniela Mercury e 50 anos do Ilê Aiyê", em um painel comandado pelo Vovô do Ilê e Daniela Mercury, mediado pela jornalista Camila Marinho.
O painel "Destino - Carnaval Brasil" contou com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, do Presidente da Embratur Marcelo Freixo, e do CEO da VINCI Julio Ribas, sob a mediação de Heloisa Braga (jornalista). Por fim, o dia foi encerrado com a discussão "O Poder Transformador da Economia Criativa", com Carlinhos Brown, Pedro Tourinho (Secretário de Cultura), e Karina Tavares (CUFA FRANÇA), mediado por Fernando Guerreiro (diretor teatral e radialista).
No segundo dia do evento, a agenda seguiu com debates igualmente relevantes, começando com "O Marketing do Futuro do Carnaval", que contou com as participações do cientista e professor Silvio Meira e sua sócia Rosário de Pompéia. A força do carnaval de rua pelo Brasil foi discutida no painel "A Potência do Carnaval de Rua pelo Brasil", com Rita Fernandes (RJ), José Cury (SP), e Gustavo Caetano Matos (BH), mediado por Cesar Pacci (SP).
A música foi o tema central do painel "Música do Carnaval - A composição como matriz da folia", que contou com Rafa Chagas (artista e compositor de "Zona de Perigo" - Música do Carnaval de Salvador 2023), Manno Góes (Compositor e Diretor da UBC), Marcio Melo, Magary Lord (ABRAMUS), e Marcello Nascimento (Gerente executivo do Ecad), sob a mediação de Ildazio Junior (jornalista).
O processo criativo no carnaval foi abordado no painel "Processo Criativo de Norte ao Sul do Brasil", com Leandro Vieira (Carnavalesco Imperatriz Leopoldinense - campeã RJ 2023), Rossy Amoedo (Diretor do Boi Caprichoso - campeão 2023), Solange Cruz (Mocidade Alegre - campeã SP 2023), e Pedrinho da Rocha (BA), mediado por Milton Cunha. A estética do carnaval nas telas foi discutida por Rogério Bruxellas (Presidente da Rede Bahia) e Zé Ricardo (Rock In Rio e The Town), com mediação de Camila Marinho.
A tarde seguiu com o debate "Transformação do Entretenimento através da Tecnologia", onde participaram João Kitsis (SYMPLA), Hugo Porto (Cult_app), e Monyca Motta (Direito da Propriedade Intelectual), mediado por Jeane Cordeiro. A responsabilidade social no carnaval foi o foco do painel "ESG: o Carnaval é ainda mais bonito com responsabilidade ambiental, social e ética", com Alexis Pagliarini (4 ESG), Ronnie (Presidente da Riotur), e André Brito (Head e Relações Corporativas da Suzano), mediado por Eduardo Athayde (WWI).
A agenda do Carnaval Academy foi concluído com o painel "Impactos Econômicos da Indústria do Carnaval", que contou com Eduardo de Sá (CIEB), Heloisa Santana (AMPRO), e Pedro Dornas (Head da Amcham Bahia), sob a mediação de Carlos Falcão (Presidente da Winners).
Um dos grandes nomes do evento, o professor e cientista Silvio Meira, contextualizou o Carnaval como business de forma muito eficaz, o que qualifica ainda mais a importância do acontecimento da Expo Carnaval:
“A Expo Carnaval trata o carnaval como um ecossistema. Um ecossistema de entretenimento, de cultura, um ecossistema de performances, e um ecossistema econômico. A gente tem que começar a entender o carnaval como parte da economia. E em muitos e muitos lugares do mundo, a cultura é parte essencial da economia.” Trecho retirado de passagem da reportagem para a Expo Carnaval Brazil.
ATRAÇÕES CULTURAIS
O evento trouxe uma rica diversidade de expressões culturais, que mesclavam entre a agenda de conteúdos, de tempos em tempos, para energizar e trazer pílulas da magia do Carnaval pelo salão, começando pelas escolas de samba campeãs de 2023, da capital paulista, a Mocidade Alegre (SP) que fez ecoar os sambas-enredo clássicos, enquanto a Imperatriz Leopoldinense (RJ) trouxe toda a majestade do carnaval carioca.
Diretamente da Amazônia, o Boi Caprichoso (Parintins) trouxe a força e a tradição do festival de Parintins, mesclando mitos indígenas e o boi-bumbá com o clima festivo da Bahia. A Orquestra de Frevo (PE) transformou o evento em um verdadeiro baile pernambucano, levando os visitantes a dançar ao som do colorido frevo.
Representando as raízes afro-baianas, o Malê Debalê (BA), o Cortejo Afro (BA) e os Filhos de Ganddhy (BA) garantiram que a ancestralidade e a força das tradições afro-brasileiras fossem reverenciadas, enchendo o ambiente com uma mistura de música, dança e espiritualidade. Tivemos também a tradicional dança do “Siriri” do carnaval mato-grossense da Flor do Campo (MT). O encerramento ficou por conta da irreverência e do humor do Paroano Sai Milhó (BA), um grupo tradicional de pessoas com idade mais avançada e que há décadas satiriza e faz críticas sociais através da folia carnavalesca.
Além dos shows de Carlinhos Brown, Xanddy do Harmonia e Bailinho de Quinta, fazendo um grande encerramento do evento, dentro do pavilhão.
Já no terceiro dia, a Expo Carnaval extrapolou os limites do centro de convenções e ganhou as ruas do coração de Salvador - o Pelourinho.
Como um palco central de resistência e celebração da cultura popular, conectando as raízes afro-baianas com as variadas manifestações carnavalescas do país. Este encontro único celebrou a pluralidade cultural do carnaval brasileiro, proporcionando ao público passante na região, uma viagem através da mistura de diferentes ritmos, histórias e tradições que compõem a rica tradição do carnaval no Brasil.
A Expo Carnaval Brazil foi um ponto de encontro onde a diversão, a arte e a cultura se fundiram, proporcionando uma experiência única e transformadora.
HACKATHON DE INOVAÇÃO
A Expo Carnaval ainda sediou a Arena LAB 2023. Montada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), foi o local de discussões sobre soluções tecnológicas para a maior festa de rua do planeta. Além de palestras, foi realizada a maratona CarnaHack 2023, através de parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-BA), a Softwell Solutions e a Universidade Salvador (Unifacs). O evento reuniu entusiastas de tecnologia para desenvolver projetos de transformação digital através da tecnologia No-Code.
Competidores, além de demonstrar habilidades de programação, participaram do clima carnavalesco, recebendo mentorias e concorrendo a prêmios. Dentre eles, dez startups baianas locais estiveram presentes para apresentar e comercializar produtos e serviços inovadores da folia. Os melhores projetos foram escolhidos por uma banca multidisciplinar e apresentados no último dia do evento.