Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Expo Carnaval Brazil

Plenária do Carnaval Academy

Candidato: Zum Brazil Eventos
Cliente: Expo Carnaval Brazil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico

A Zum Brazil Eventos atua no setor de eventos corporativos há mais de 24 anos.
Toda a experiência e know how adquiridos, contribuíram para a empresa se tornar reconhecida no mercado de eventos, conquistando um extenso portfólio de clientes fiéis por todo o país.
O diferencial é representado pelos projetos personalizados, com muita criatividade e inovação, desenvolvidos de acordo com o perfil e interesses específicos de cada organização. A Zum atua no setor de eventos corporativos de todos os portes e formatos. Desde feiras, ativações de marca, até eventos de grande porte, como a Expo Carnaval Brazil, evento autoral, onde a Zum foi responsável pela idealização, concepção, produção e comercialização das cotas de patrocínio. 
Sendo o carnaval a expressão máxima da cultura brasileira, e havendo no mercado M.I.C.E. do país feiras e eventos para um sem-número de atividades e segmentos, seria mais que natural que a festa de momo, a maior do Brasil, tivesse um evento próprio, para chamar de seu. A lacuna acaba de ser preenchida com a Expo Carnaval Brazil, que chega para ficar.
A Expo Carnaval Brazil foi criada para valorizar e difundir as tradições carnavalescas do país, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e a projeção do Brasil no cenário internacional. A EXPO CARNAVAL é o encontro vibrante e pulsante das tradições carnavalescas do País, conectando culturas e impulsionando a indústria do Carnaval em uma atmosfera colaborativa e inspiradora. Pois o evento proporciona um ambiente propício para a conexão e a interação entre pessoas de diferentes regiões e culturas, promovendo a compreensão mútua e a construção de melhores práticas e relacionamentos.
Sendo a Expo Carnaval Brazil, a primeira feira a reunir: escolas de samba, frevo, maracatu, trio elétrico, blocos afro, blocos de rua, boi bumbá, entre outras manifestações culturais que se somam a um background de painéis, tendências, tecnologia, design, arquitetura, inovação, sustentabilidade e muito mais – tudo em um único lugar. 

Vídeo

A Expo Carnaval foi concebida com um propósito grandioso e ambicioso: reunir, em um único evento, a riqueza e a diversidade das manifestações culturais carnavalescas de todo o Brasil. Este evento extraordinário se propôs a ser um verdadeiro mosaico da cultura nacional, onde diferentes tradições e expressões artísticas do Carnaval, desde os desfiles vibrantes das escolas de samba do Rio de Janeiro até os blocos de rua mais autênticos de Recife, se encontraram em uma celebração unificada. Ao trazer para o coração de Salvador essa fusão de ritmos, cores e costumes de várias regiões do país, a Expo Carnaval Brazil não apenas homenageou a pluralidade do Carnaval brasileiro, mas também criou um ponto de encontro cultural único, onde todos puderam vivenciar a essência e a alma dessa festa em suas múltiplas formas e significados. Outro ponto é o resgate da magia e a emoção do carnaval, proporcionando momentos de diversão, descontração, interação e felicidade para os participantes.



O evento permite que os envolvidos no universo do carnaval se sintam parte de algo maior e mais significativo, fortalecendo o sentimento de orgulho e pertencimento à cultura brasileira. Como comenta Zé Ricardo, diretor artístico do maior festival de música do Brasil, o Rock In Rio, em um de nossos painéis na Expo Carnaval 2023:



“Esse evento propõe uma discussão sobre um dos maiores eventos do mundo, que é o Carnaval de Rua, que é o carnaval de uma maneira geral no Brasil. O carnaval não é regional, o carnaval é do país”. 



AGENTE CULTURAL E ECONÔMICO

O Carnaval brasileiro é um dos acontecimentos de maior relevância no mercado nacional e internacional. Reconhecido como patrimônio imaterial do País, ele movimenta cerca de 8 bilhões por ano com grandes acontecimentos e ações paralelas em todos os estados do Brasil.



Muitos elementos relativos ao Carnaval, também são reconhecidos como patrimônios imateriais culturais em seus respectivos estados - os blocos de matriz africanas, o Samba de Roda da Bahia, as Escolas de Samba, as Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, o Frevo, Maracatu, Bonecos de Olinda, Boi Bumbá, entre outras expressões culturais. Desta forma enxergamos o Carnaval muito além de uma data festiva –  como forte agente cultural para fundamentar e enriquecer a cultura brasileira.



Sendo a Expo Carnaval, uma feira de experiências culturais que têm como maior objetivo o fortalecimento do Carnaval como importante agente de desenvolvimento econômico, valorização e promoção da cultura Brasileira. 



Com uma programação diversificada, a EXPO CARNAVAL oferece oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva por trás do carnaval e que impactam indiretamente outros segmentos de mercado, como: hotelaria, comércio, restaurantes, cervejaria, moda, acessórios, cosméticos e muito mais. Proporcionando negócios a empreendedores locais e até internacionais, além de proporcionar um espaço para a discussão de questões importantes relacionadas à cultura, à arte e ao turismo.

Ao unificar e divulgar as festividades carnavalescas do Brasil, o evento fomenta o turismo nas diferentes regiões do país, gerando benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais. Como disse Marcelo Freixo em um dos nossos painéis da Expo Carnaval 2023, como speaker:

“O carnaval é a maior manifestação turística do Brasil e a maior festa popular do planeta. Quando Salvador recebe a Expo Carnaval e convida todo o país a participar de um projeto como esse, isso é extremamente relevante para o mercado do carnaval, para a geração de emprego e renda, e também para a alegria do povo, que tanto precisa. Na Bahia, o carnaval gera mais de 200 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de envolver a reciclagem de mais de 50 mil materiais. A cada dia de desfile das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, são gerados 20 mil empregos diretos. Isso demonstra a força da geração de emprego durante o período do carnaval.”

Além de trazer sensações e emoções, a Expo Carnaval Brazil entende que o produto brasileiro “Carnaval” é um grande negócio. “Estamos falando de um mercado de R$ 8 bilhões ao ano que, muito além de trazer alegria, também gera renda e empregos e reúne empresas dos mais variados setores, de bancos a cervejarias, de agências de turismo a produtoras de eventos e companhias aéreas”. Um exemplo é a Ambev, que em 2022 investiu R$ 64 milhões só no carnaval de São Paulo, e de um camarote do carnaval de Salvador, que faturou R$ 95 milhões, no carnaval passado. E até o momento, um segmento com esse potencial não tinha sequer um trade que dialogasse entre si, ou que o representasse. Eram sempre iniciativas isoladas, cada um fazendo o seu. Agora, com a Expo Carnaval Brazil temos discussões para o setor”. Trecho extraído de matéria da Revista Hands ON, por Carlos Eduardo Oliveira. 

Logo, com essa visão macro e eficiente deste mercado, era perceptível que faltava no cenário nacional um ponto de encontro e colaboração entre as entidades artísticas e comerciais ligadas a este produto, como também, a troca de experiências entre os Estados brasileiros que investem e dependem deste grande ativo da economia tanto local, como nacional.

A Expo Carnaval Brazil 2023 ofereceu oportunidades para a troca de conhecimentos, a capacitação e o estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e aprimoramento da indústria do carnaval. Com isso, denominamos de “CARNAVAL ACADEMY”, uma agenda repleta de palestras e painéis com grandes nomes do mercado brasileiro do ramo, como a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Milton Cunha, Carnavalesco e comentarista de desfiles, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Zé Ricardo, diretor artístico do Rock in Rio e The Town, entre outros nomes, contribuindo para a troca de conhecimento e experiência. 



No primeiro dia do evento da Expo Carnaval Brazil 2023, a agenda foi marcada por uma série de debates e apresentações que reuniram importantes figuras do carnaval e da cultura brasileira. A abertura oficial contou com uma apresentação pocket da Imperatriz Leopoldinense, do grupo Corte Real Rio, acompanhados pelo carismático Milton Cunha. Em seguida, na cerimônia de abertura, o Prefeito de Salvador, Bruno Reis, deu as boas-vindas ao lado de Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, representantes do Ministério do Turismo, Pedro José de Lima Neto, Superintendente do Banco do Nordeste, e João Jorge, Presidente da Fundação Palmares.



Logo em seguida o painel "As cidades e o fortalecimento do Carnaval Brasileiro" trouxe uma rica discussão com os secretários de diversas capitais: Marah Costa de Belo Horizonte, Isaac Edington de Salvador, Gustavo Mostof do Rio de Janeiro, Thiago Lobo de São Paulo, e André Brasileiro de Recife, sob a mediação de Rita Fernandes, presidente do grupo de blocos de rua do Rio - Sebastianas. 



O protagonismo feminino na história do carnaval foi o tema do debate "Mulheres no comando - Força Feminina na construção do Carnaval", que destacou as contribuições de Thais Haliski (Presidente dos blocos de rua de SP), Célia Domingues (Diretora comercial da Mangueira - RJ), Ju Ferraz (Diretora da Holding Club e do Camarote N1), e Merina Aragão (Gerente do Carnaval de Salvador). A importância do protagonismo negro no carnaval foi abordado em um painel com a presença de Alberto Pitta (artista plástico, carnavalesco, designer das estampas afro baianas do Ilê Aiyê), Zebrinha (bailarino e coreógrafo), e Silvio Botelho (criador dos Bonecos de Olinda), mediado por Wanda Chase (jornalista). Em seguida, a discussão sobre "Experiências, Marcas e Produtos do Carnaval" reuniu Gabriel David (Presidente da LIESA - RJ), Duda Magalhães (Sócio-presidente da Dream Factory), e Gabriel Simas (Head de Marketing do TIK TOK), sob a condução de Maurício Magalhães (Publicitário).



Um momento de celebração foi dedicado aos "40 anos de carreira de Daniela Mercury e 50 anos do Ilê Aiyê", em um painel comandado pelo Vovô do Ilê e Daniela Mercury, mediado pela jornalista Camila Marinho. 



O painel "Destino - Carnaval Brasil" contou com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, do Presidente da Embratur Marcelo Freixo, e do CEO da VINCI Julio Ribas, sob a mediação de Heloisa Braga (jornalista). Por fim, o dia foi encerrado com a discussão "O Poder Transformador da Economia Criativa", com Carlinhos Brown, Pedro Tourinho (Secretário de Cultura), e Karina Tavares (CUFA FRANÇA), mediado por Fernando Guerreiro (diretor teatral e radialista).



No segundo dia do evento, a agenda seguiu com debates igualmente relevantes, começando com "O Marketing do Futuro do Carnaval", que contou com as participações do cientista e professor Silvio Meira e sua sócia Rosário de Pompéia. A força do carnaval de rua pelo Brasil foi discutida no painel "A Potência do Carnaval de Rua pelo Brasil", com Rita Fernandes (RJ), José Cury (SP), e Gustavo Caetano Matos (BH), mediado por Cesar Pacci (SP).



A música foi o tema central do painel "Música do Carnaval - A composição como matriz da folia", que contou com Rafa Chagas (artista e compositor de "Zona de Perigo" - Música do Carnaval de Salvador 2023), Manno Góes (Compositor e Diretor da UBC), Marcio Melo, Magary Lord (ABRAMUS), e Marcello Nascimento (Gerente executivo do Ecad), sob a mediação de Ildazio Junior (jornalista).



O processo criativo no carnaval foi abordado no painel "Processo Criativo de Norte ao Sul do Brasil", com Leandro Vieira (Carnavalesco Imperatriz Leopoldinense - campeã RJ 2023), Rossy Amoedo (Diretor do Boi Caprichoso - campeão 2023), Solange Cruz (Mocidade Alegre - campeã SP 2023), e Pedrinho da Rocha (BA), mediado por Milton Cunha. A estética do carnaval nas telas foi discutida por Rogério Bruxellas (Presidente da Rede Bahia) e Zé Ricardo (Rock In Rio e The Town), com mediação de Camila Marinho.



A tarde seguiu com o debate "Transformação do Entretenimento através da Tecnologia", onde participaram João Kitsis (SYMPLA), Hugo Porto (Cult_app), e Monyca Motta (Direito da Propriedade Intelectual), mediado por Jeane Cordeiro. A responsabilidade social no carnaval foi o foco do painel "ESG: o Carnaval é ainda mais bonito com responsabilidade ambiental, social e ética", com Alexis Pagliarini (4 ESG), Ronnie (Presidente da Riotur), e André Brito (Head e Relações Corporativas da Suzano), mediado por Eduardo Athayde (WWI).



A agenda do Carnaval Academy foi concluído com o painel "Impactos Econômicos da Indústria do Carnaval", que contou com Eduardo de Sá (CIEB), Heloisa Santana (AMPRO), e Pedro Dornas (Head da Amcham Bahia), sob a mediação de Carlos Falcão (Presidente da Winners).



Um dos grandes nomes do evento, o professor e cientista Silvio Meira, contextualizou o Carnaval como business de forma muito eficaz, o que qualifica ainda mais a importância do acontecimento da Expo Carnaval:

“A Expo Carnaval trata o carnaval como um ecossistema. Um ecossistema de entretenimento, de cultura, um ecossistema de performances, e um ecossistema econômico. A gente tem que começar a entender o carnaval como parte da economia. E em muitos e muitos lugares do mundo, a cultura é parte essencial da economia.” Trecho retirado de passagem da reportagem para a Expo Carnaval Brazil. 





ATRAÇÕES CULTURAIS



O evento trouxe uma rica diversidade de expressões culturais, que mesclavam entre a  agenda de conteúdos, de tempos em tempos, para energizar e trazer pílulas da magia do Carnaval pelo salão, começando pelas escolas de samba campeãs de 2023, da capital paulista, a Mocidade Alegre (SP) que fez ecoar os sambas-enredo clássicos, enquanto a Imperatriz Leopoldinense (RJ) trouxe toda a majestade do carnaval carioca.



Diretamente da Amazônia, o Boi Caprichoso (Parintins) trouxe a força e a tradição do festival de Parintins, mesclando mitos indígenas e o boi-bumbá com o clima festivo da Bahia. A Orquestra de Frevo (PE) transformou o evento em um verdadeiro baile pernambucano, levando os visitantes a dançar ao som do colorido frevo.



Representando as raízes afro-baianas, o Malê Debalê (BA), o Cortejo Afro (BA) e os Filhos de Ganddhy (BA) garantiram que a ancestralidade e a força das tradições afro-brasileiras fossem reverenciadas, enchendo o ambiente com uma mistura de música, dança e espiritualidade. Tivemos também a tradicional dança do “Siriri” do carnaval mato-grossense da Flor do Campo (MT). O encerramento ficou por conta da irreverência e do humor do Paroano Sai Milhó (BA), um grupo tradicional de pessoas com idade mais avançada e que há décadas satiriza e faz críticas sociais através da folia carnavalesca. 



Além dos shows de Carlinhos Brown, Xanddy do Harmonia e Bailinho de Quinta, fazendo um grande encerramento do evento, dentro do pavilhão.



Já no terceiro dia, a Expo Carnaval extrapolou os limites do centro de convenções e ganhou as ruas do coração de Salvador - o Pelourinho.



Como um palco central de resistência e celebração da cultura popular, conectando as raízes afro-baianas com as variadas manifestações carnavalescas do país. Este encontro único celebrou a pluralidade cultural do carnaval brasileiro, proporcionando ao público passante na região, uma viagem através da mistura de diferentes ritmos, histórias e tradições que compõem a rica tradição do carnaval no Brasil. 



A Expo Carnaval Brazil foi um ponto de encontro onde a diversão, a arte e a cultura se fundiram, proporcionando uma experiência única e transformadora.



HACKATHON DE INOVAÇÃO



A Expo Carnaval ainda sediou a Arena LAB 2023. Montada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), foi o local de discussões sobre soluções tecnológicas para a maior festa de rua do planeta. Além de palestras, foi realizada a maratona CarnaHack 2023, através de parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-BA), a Softwell Solutions e a Universidade Salvador (Unifacs). O evento reuniu entusiastas de tecnologia para desenvolver projetos de transformação digital através da tecnologia No-Code.  

Competidores, além de demonstrar habilidades de programação, participaram do clima carnavalesco, recebendo mentorias e concorrendo a prêmios. Dentre eles, dez startups baianas locais estiveram presentes para apresentar e comercializar produtos e serviços inovadores da folia. Os melhores projetos foram escolhidos por uma banca multidisciplinar e apresentados no último dia do evento.  

Foram 12 mil participantes entre os 3 dias de evento, sendo 42% do público masculino e 56% feminino e 2% outros generos, 29% entre 35-44 anos, 23% entre 45-54 anos, 19% entre 25 e 34 anos e 17% com +54 anos. Foram  11 patrocinadores, 61 expositores e 20 marcas parceiras, formando uma poderosa conexão entre público, empresas privadas e órgãos públicos ligados à cultura e marcas presentes na festa - sejam serviços ou produtos. 



Tivemos a presença de participantes de 23 estados do Brasil, sendo eles: .

BA, SP, RJ, MT, MG ,PE, AM, RS, SE, CE, RN, PR, DF, GO, SC, MA, AC, PB, PA, AL, RR, ES, AP. Alcance de alto potencial e que representa a pluralidade dos temas abordados.



No pré-evento, o site acumulou 39 mil acessos (expocarnavalbrazil.com.br). Já o site de venda de ingressos acumulou 23 mil visualizações de páginas. As redes sociais, como o Instagram, alcançaram 2,5 milhões de contas, com grande engajamento e interações. (@expocarnavalbrazil).



O investimento em tráfego pago gerou:



Impressões: 3.744.069 milhões 



Usuários Alcançados: 858.338 mil 



Engajamento: 523.310 mil.

Acessos ao site: 16.510 mil.



Foram 7,5 milhões de matchs entre membros da comunidade Expo Carnaval Brazil, através do app do evento.



O resultado do NPS foi de 77 pontos - classificado como zona de excelência. 



E a clipagem do evento foram mais de 500 matérias nacionais e internacionais apuradas. https://globoplay.globo.com/v/12141402



NÚMEROS DE MONTAGEM:



Com uma equipe de montagem composta por 81 pessoas dedicadas, 30 carregadores, e uma produção robusta de 70 profissionais, a logística do evento foi executada com precisão. A segurança foi garantida por 152 profissionais experientes, e o suporte de 800 membros da equipe de fornecedores assegurou que cada detalhe fosse impecável. Durante cinco dias de montagem, o evento se transformou em um vibrante mosaico de cultura, arte e negócios, com 61 stands oferecendo o melhor do Carnaval do Brasil e inúmeras bandas energizando os visitantes. Essa sinergia fez da Expo Carnaval Brazil um marco na história dos eventos culturais do país, destacando-se pela grandiosidade e pela excelência na execução.



A Expo Carnaval Brazil 2023 merece vencer o Prêmio Caio na categoria "Evento Artístico" por sua visão inovadora, que não só celebrou o Carnaval como uma manifestação cultural, mas também uniu as diversas tradições carnavalescas do Brasil em um só lugar. Este evento transcendeu o papel de um simples festival, ao criar uma plataforma que valorizou e promoveu a diversidade cultural brasileira, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva e abrangente das várias formas de celebrar o Carnaval em diferentes regiões do país e que movimenta uma indústria bilionária. 



Por sua capacidade de inovar, de integrar e de promover a cultura brasileira em escala nacional e internacional, a Expo Carnaval Brazil 2023 se destaca como um evento artístico de proporções únicas, merecendo, portanto, o reconhecimento máximo que o Prêmio Caio pode oferecer.