Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: O caminho da integração: Steck e Schneider Electric na Feicon 2024

Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Steck
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Grande Porte

Montadora
 
"Fundada em 2002, a Surreal é uma empresa composta por um time que se inspira no futuro para criar experiências autênticas no presente. Diariamente, antecipamos e aplicamos metodologias eficazes e eficientes na busca pela excelência na prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais. Nosso compromisso vai além do sucesso individual de cada projeto; concentramo-nos também na construção de parcerias que garantam a sustentabilidade no longo prazo. Acreditamos que somente dessa maneira as estratégias de marketing podem ser implementadas de forma ideal, verdadeiramente traduzindo sonhos em realidade.
A Surreal está em processo de certificação de sustentabilidade pela empresa Evento Sustentável que é baseada na norma ISO 20121, um sistema de gestão de sustentabilidade para eventos. Essa empresa já certificou e acompanha os eventos de grandes organizadoras como Informa Markets, Prêmio Caio, Messe Munchen, Instituto Ethos, dentre outras.

Cliente
 
A Steck é uma empresa brasileira do grupo Schneider e líder no fornecimento de materiais elétricos para usos residencial, comercial e industrial. A nossa história começou em 1975 com a produção de plugues e tomadas Schuko e, hoje, contamos com mais de 50 linhas de produtos que oferecem qualidade e transmitem confiança ao consumidor.
 
 
A MC2 é uma agência de Live Marketing que vive intensamente cada experiência. Vemos cada momento como único.
Desenvolvemos projetos únicos para cada cliente após completa imersão em seu negócio, utilizando novos conhecimentos, tecnologias e ideias.
Assim chegamos aos 30 anos de atuação no Brasil e no mundo com grandes parcerias de sucesso. Somos uma agência viva, que se adapta e cria experiências que duram para sempre.
 
 
Evento
 
A Feicon é a mais completa feira do setor de construção civil da America Latina, pois oferece oportunidades para toda a cadeia dessa indústria fechar os melhores negócios. Com a presença dos principais players e o maior mix de produtos dos segmentos de acabamentos, estruturas, instalações e externos, a Feicon dita tendencias, apresenta novas tecnologias, novos produtos e oferece programação completa de conteúdos e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado de construção.

Vídeo

Galeria de Fotos

Através da parceria com a agência MC2, recebemos o briefing para participar da concorrência do estande da Steck / Schneider na Feicon 2024, que ocorrerá em outubro de 2023.



A Steck e a Schneider estavam retornando ao evento e, atualmente, fazem parte do mesmo grupo. O grande desafio era projetar um estande que integrasse as duas marcas de maneira coesa, ao mesmo tempo em que separava os espaços para refletir suas soluções distintas para diversos setores do mercado de instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais.



Cada marca possui seu próprio gestor de comunicação e seus respectivos gestores de unidade de negócio, o que trouxe um desafio adicional: a exposição dos produtos. Com um portfólio extenso, o objetivo era apresentar os produtos de forma didática, criando ambientes cenográficos e soluções digitais complementares, além da exposição dos principais produtos no local. Gerenciar essa exposição conjunta, mantendo a identidade de cada marca, foi o ponto crítico deste projeto.



Além disso, as expectativas incluíam a criação de uma área de reuniões mais reservada e um espaço para um happy hour destinado a alguns VIPs. Também foi solicitado um espaço para mini palestras e uma simulação de uma sala de estar para a exposição de produtos inteligentes, como lâmpadas, tomadas e interruptores.



Em termos visuais, foi pedido que o estande seguisse um conceito inovador e tecnológico.



Gerenciar todas essas necessidades dentro de um espaço limitado foi o maior desafio deste projeto.

A solução encontrada para atender a todas as necessidades, objetivos e metas estipulados no briefing foi criar um estande com um segundo andar em forma de mezanino. Na parte inferior, situava-se a área de exposição, comercial e promocional, enquanto a parte superior era dedicada à área de convivência, reuniões e outros usos semelhantes.



Na área inferior, para promover a integração entre as duas marcas, criamos o “Caminho Steck/Schneider”. De um lado, iniciávamos com o "S" de Steck, que se transformava em uma testeira e subia para o segundo andar do estande, entrando na área VIP. A partir daí, o caminho descia e se integrava com outra testeira e o símbolo “ON” da Schneider.



Além disso, aplicamos um painel de LED translúcido ao redor do perímetro, um equipamento que havia chegado ao Brasil em outubro de 2023 e era uma novidade no mercado. No espaço abaixo do mezanino, criamos uma sala de estar equipada com uma grande TV e uma área central livre para as mini palestras. Ao redor dessa área, posicionamos estrategicamente as exposições e criamos zonas de ativação e espaços instagramáveis.



Com este projeto, que unia a volumetria que integrava as duas marcas e posicionava estrategicamente todos os elementos e necessidades do estande, além de oferecer tecnologias inovadoras e recém-chegadas ao mercado, conseguimos vencer a concorrência para a execução do projeto.



É importante destacar que, posteriormente, tivemos diversas alterações, adequações e adaptações para tornar a exposição ainda mais eficaz. No entanto, o conceito geral do projeto foi mantido e executado conforme planejado.

O retorno de todo este processo foi imenso e plural.



O sucesso foi notável tanto na fase de concorrência quanto na solução do projeto e na intensa pré-produção. Este processo incluiu a visita de várias pessoas do time da Steck e Schneider à Surreal por uma semana, para definir in loco diversos detalhes, como exposições, diagramas, posicionamentos e instalações. Este esforço foi crucial, pois, se não tivesse sido realizado dessa forma, a montagem do estande não teria alcançado o sucesso que teve. A integração entre todos os times e o cronograma previamente definido foram essenciais para o êxito.



Havia muitos produtos a serem expostos e inúmeros detalhes a configurar e testar antes do início do evento, incluindo toda a parte audiovisual, conteúdos e palestras. Além disso, houve uma parte significativa de bastidores dedicada à organização dos equipamentos de controle, gerenciamento e buffet, para que a operação fluísse de forma mais eficiente e assertiva.



Apesar de ser um processo cansativo, a alegria e satisfação ao final foram imensas, pois o evento foi um sucesso para o cliente. Todos no mercado perceberam que a Steck e a Schneider, embora parte de um único grupo, mantêm suas identidades distintas, que era o principal objetivo do projeto.



A participação no evento resultou em parcerias efetivadas, vendas realizadas e o engajamento de técnicos que explicaram sobre lançamentos e outros produtos que ainda não estavam bem posicionados no mercado.



Esse sucesso confirmou a participação da Steck na Feicon do próximo ano, com a certeza de que um bom planejamento, parceria e entendimento de cada fase do processo aumentam significativamente as chances de sucesso.