Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Budweiser no Lollapalooza 2024

Projeto de Estande Budweiser no Festival de música, cultura e moda, Lollapalooza 2024.

Candidato: Grupo UmaUma
Cliente: Ambev
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Grande Porte

A Agência Haute, do Grupo UmaUma, atuante há mais de 15 anos no mercado de festas e eventos corporativos é referência em Brand Experience & Live marketing. Atuante desde a concepção de projetos até a execução, cria experiências proprietárias e ativações, e tem como cases de sucesso: Bud Mansion, Numanice, Facebook Pride, Corona Sunsets e Réveillon Trancoso.
Em seu portfólio de clientes, a Haute possui relação de longa data com a Ambev, o qual ocasionou o convite para participação na concorrência de execução do projeto, no qual a agência foi a escolhia para realizar o estande e demais execuções da Budweiser no Lollapalooza 2024.
Criado em 1991 por Perry Farrell, o Lollapalooza é um festival de música, arte, gastronomia e moda que acontece anualmente em Chicago, desde 2005. Originalmente, o festival foi criado com a ideia de ser itinerante, e com seu sucesso, conquistou sua expansão em países como Argentina, Chile, Brasil, Suécia, França, Alemanha e Índia. No Brasil, acontece durante três dias, ocupando os 600mil m² do Autódromo de Interlagos em São Paulo. Além das apresentações musicais, o festival oferece espaços de lazer e ativação de marcas em estandes para entretenimento e divulgação. 

Vídeo

Galeria de Fotos

Briefing: A marca Budweiser, é a patrocinadora oficial da cerveja do Lollapalooza Brasil desde 2019. Devido ao grande envolvimento da marca no festival de música e entretenimento, tem a maior metragem para desenvolvimento de estande e ativações com localização privilegiada, na frente do palco principal, cujo o qual carrega seu nome, criando assim, uma enorme expectativa e responsabilidade de ser uma das maiores e mais presentes marcas no evento.



Objetivos: O projeto continha premissas específicas como objetivo, como: Levar a presença da marca para além das grades do festival. Demonstrar por meio de experiências e ativações que o produto é o que une o ídolo e seu fã! Comunicar as verdades da marca e a marca em si em todas as ativações comunicações e brindes presentes no espaço desenvolvido. 



Metas: Ser a marca mais lembrada do evento, garantir presença de filas e público no estande durante os três dias de festival, geração de mídia espontânea nos principais meios de comunicação do festival.

Desafios:

Promover grande fluxo de pessoas no espaço de forma organizada; Garantir visibilidade de marca; Promover produtos da marca sem gerar conflito na comunicação; Desenvolver espaço com materiais inovadores, chamativo e atraente dentro das normas do festival. Garantir acessibilidade em todo espaço; Criar agenda de ações inovadores.

Estratégias:

Como estratégia, utilizamos de uma cenografia moderna, dinâmica e disruptiva construída com materiais inovadores (Led Glass), criamos um espaço instagramável pautado em Brand Experience que dialogou com a comunidade e incentivou a geração de conteúdo, repercutiu em redes e garantiu visibilidade no evento; Para ativações e brindes exclusivos, apresentamos ferramentas tecnológicas (holograma) para captação de fotos que simulavam a presença de ídolos, criando proximidade do público ao artista; Utilizamos de um dos maiores assets do festival: O copo, que brilhava e podia ser personalizado com o nome ao entrar no Estande da marca; O Bud STUDIO, que contou com presença de famosos, artistas e cantores para refletir e discutir sobre o cenário musical. Além da escadaria, que foi ampliada, para maior conforto e comodidade do público.

Desenvolvimento e Soluções:

Atendemos as normas técnicas e abraçando a acessibilidade, com rampas, portas adaptadas e elevadores; Utilizamos materiais inovadores e tecnológicos (Led Glass) para uma composição visual dinâmica, a tecnologia e iluminação gerou maior visibilidade de marca no evento e atraiu o consumidor; Garantimos a presença da marca levando o conteúdo proprietário UGC aos telões do palco principal do festival (Palco Budweiser). Extrapolamos as grades do festival criando uma colaboração com a ABASP, AUTOPASS e Cartão Top, lançando um cartão colecionável, limitado e personalizado da Budweiser, facilitando o transporte para o festival. A aquisição do cartão (destinado a maiores de 18 anos) era possível nas estações Terminal Pinheiros, Barra-funda e no próprio estande.

Galeria de Fotos

Através de uma estratégia 360, criamos um projeto que não só acatou as premissas solicitadas pela marca com excelência, mas focou em inovação e tecnologia com ativações criativas, elementos dinâmicos, inusitados em ações, na estética e cenografia do estande. Garantimos a eficiência operacional através da disponibilização estratégica das atividades e ações, organizando um fluxo contínuo, controlado e uma experiência que contemplasse uma jornada dinâmica, sempre atentos aos quesitos de acessibilidade. Ressaltamos a mensagem principal da marca “Todo mundo merece uma Bud no Lolla” por meio de awareness, geração de desejo e reforço de comunidade. Impactamos e elevamos o principal asset do festival, com a personalização e diferenciação do produto, ampliando a presença da marca dentro e fora do festival de música. Os resultados quantitativos superaram as expectativas do Contratante e garantiram para a marca, em mais um ano de festival, uma visibilidade e notoriedade inquestionável.