Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Listerine na CIOSP 2024

ESTANDE LISTERINA NA CIOSP 2024

Candidato: Surreal Arquitetura Cenográfica
Cliente: Kenvue Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Estande em Ilha

Montadora
 
"Fundada em 2002, a Surreal é uma empresa composta por um time que se inspira no futuro para criar experiências autênticas no presente. Diariamente, antecipamos e aplicamos metodologias eficazes e eficientes na busca pela excelência na prestação de serviços de criação e execução de estruturas promocionais. Nosso compromisso vai além do sucesso individual de cada projeto; concentramo-nos também na construção de parcerias que garantam a sustentabilidade no longo prazo. Acreditamos que somente dessa maneira as estratégias de marketing podem ser implementadas de forma ideal, verdadeiramente traduzindo sonhos em realidade.
A Surreal está em processo de certificação de sustentabilidade pela empresa Evento Sustentável que é baseada na norma ISO 20121, um sistema de gestão de sustentabilidade para eventos. Essa empresa já certificou e acompanha os eventos de grandes organizadoras como Informa Markets, Prêmio Caio, Messe Munchen, Instituto Ethos, dentre outras.
Cliente
 
LISTERINE é uma marca de enxaguante bucal pertencente a Kenvue, empresa institucional voltada para o mercado consumidor final que até 2022 fazia parte do grupo Johnson&Johnson como uma subsidiária chamada consumer. Desde então houve essa separação entre a área médica e de produtos para consumidores, que lém de Listerine, detém outras grandes marcas de produtos tais como: Tylenol, Neutrogena, Band-Aid, Johnsons, dentre outras.
 
Evento
 
O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), é um evento pioneiro e revolucionário com uma história que remonta a 1957. Tornou-se uma tradição na Odontologia, marcando o início de uma jornada de inovação e aperfeiçoamento profissional.
Desde 2002, o CIOSP é realizado anualmente, trazendo às comunidades odontológicas inovações de mercado e aperfeiçoamento profissional de forma criativa, produtiva e inovadora. Como o primeiro grande evento do ano, o CIOSP promove pilares essenciais na formação dos profissionais da área, reunindo grandes nomes do setor e marcas do mercado para apresentar tecnologia de ponta, excelência científica e experiências transformadoras. É um ponto de encontro essencial para os profissionais que buscam estar na vanguarda da prática odontológica, explorando novas tecnologias, métodos e conceitos que moldarão o futuro da profissão. Uma verdadeira imersão no universo odontológico!
 

Vídeo

Galeria de Fotos

 

Através da parceria com a MC2, o projeto de Listerine veio diretamente deles para orçamento. Após aprovação porém houve muitas alterações devido a demandas do cliente e também da viabilidade técnica referente a algumas áreas do estande e  ativações que foram sendo criadas e aprovadas.

 

O maior desafio nesse caso foi o processo de viabilidade pós aprovação, pois tivemos que gerar diversas  versões e ajustes para adequar o projeto geral aos objetivos e anseios do briefing inicial e das demandas técnicas que foram surgindo ao longo do processo.

 

Como Ciosp é um evento de início de temporada, a pré produção transcorre em época de final de ano e de festas de Natal e Ano novo, incluso férias. Neste caso,  foi a época da nossa pré produção e produção propriamente ditas, pois muitos elementos do estande eram demorados para serem construídos, dependiam de diversos processos em série e  também dependiam de decisões que envolviam agência e clientes finais.

A fase de pré produção foi crucial para o sucesso do projeto. Através de todos os detalhes que foram  pensados previamente e todas as soluções que foram divididas com todos os envolvidos, desde amostras, pré montagens, dentre outras, conseguimos entrara para a montagem  minimizando grande parte de possíveis intercorrências que poderíamos ter.



Como nos contaram durante o processo o briefing inicial era desenvolver um projeto que encatasse o visitante e que ao mesmo tempo vendesse o listerine como solução de higiene bucal comprovada. Através dessa demanda foram criadas as aulas com especialistas, ativações mostrando a eficácia do produto e degustações.

A partir da aprovação da execução do projeto conosco, iniciamos um processo abrangente de alterações para adequar o estande tanto às demandas do cliente quanto às exigências técnicas e normativas, garantindo que o estande fosse mais eficaz e eficiente em relação ao objetivo inicial proposto.



Para a sala de palestras, criamos um anteparo de guarda-corpo que, ao mesmo tempo, incorporava um jateado para disfarçar melhor essa estrutura de proteção. Readequamos as dimensões e a altura da sala para torná-la mais confortável e adequada, e instalamos portas duplas para garantir uma rota de fuga que atendesse às normas de segurança. Além disso, modificamos o forro da sala para melhorar a troca de calor com o ambiente do pavilhão, já que um dos principais receios da cliente era o conforto térmico dentro da sala.



Para os outlines gigantes, que serviam tanto como janelões da sala quanto como portas de saída, utilizamos policarbonato com vinil transparente impresso, simulando o líquido do produto. Para garantir a impressão mais realista possível, adquirimos diversos produtos e realizamos vários testes. Todo o estande foi detalhado e recortado com precisão, tanto em router CNC quanto em máquina a laser, para evitar distorções ou torções que pudessem comprometer a montagem e gerar a necessidade de retrabalhos.



A área de degustação apresentou um desafio devido ao seu desenho complexo. Foi cortada em router e montada em pré-montagem para prever possíveis desvios de encaixe. Além disso, modificamos um dos locais para inserir uma baia acessível, atendendo às normas de acessibilidade.



O túnel central, uma das principais ativações, recebeu um aromatizador com fragrância de melancia, que era o lançamento da Listerine no evento. Nos simuladores e games internos, implementamos um sensor/radar que transformava a mão do visitante em um cursor de mouse, permitindo uma interação mais intuitiva com o conteúdo proposto.



Alguns pontos do forro foram sustentados por cabos de aço para evitar colapsos e vencer os vãos propostos no projeto inicial. Essa medida de segurança, adotada pela Surreal em casos de estruturas pesadas, como o painel de LED da testeira frontal do estande, garantiu a estabilidade necessária.



Aliás, o painel de LED foi utilizado para explorar conteúdos de vinhetas, slogans e frases de efeito, chamando a atenção do público em geral. Essas alterações e inovações foram fundamentais para garantir que o estande atendesse a todas as expectativas e exigências, proporcionando uma experiência imersiva e eficaz para os visitantes e atendendo plenamente às necessidades do cliente.

 maior retorno deste projeto foi a satisfação de todo o time envolvido — Surreal, MC2 e o cliente — com o resultado final. O processo foi desafiador, especialmente por ter ocorrido no meio das festas de final de ano, quando muitos dos principais decisores estavam de férias. Isso dificultou a tomada de decisões sobre detalhes cruciais, enquanto já estávamos em um processo intenso de produção e construção. No entanto, com a colaboração e parceria entre todas as partes envolvidas, conseguimos alcançar um resultado excepcional, que também foi comprovado em um aumento significativo no atendimento interno do estande.



Segundo a MC2, de 2023 para 2024, o público que visitou o estande aumentou de 3.000 para 10.000 pessoas. Esse crescimento gerou a necessidade de utilizar filas organizadas em quase todo o entorno do estande para gerenciar o atendimento, cadastros, programação das palestras, participação nas ativações, entre outros aspectos.



Foi extremamente gratificante receber um feedback tão positivo de todos os envolvidos, pois nos comprometemos com cada fase do processo. Estamos confiantes de que este projeto ficará na história da Surreal como um dos grandes casos de sucesso, independentemente do resultado no Prêmio Caio.