Histórico de Evolução e Desempenho
Tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Expocentro procurou inicialmente analisar o contexto de sua atuação, analisando seu histórico, dados estatísticos e seu posicionamento estratégico, de maneira a estabelecer suas metas e objetivos relacionados a sustentabilidade e responsabilidade social. Dessa forma, apresentamos nossos desafios, oportunidades e estratégias para avançar neste importante tema.
Nosso histórico de evolução e atuação, pode ser de forma sintética, assim detalhado.
Eficiência Energética e Energias Renováveis: Com a implantação de 1120 modulo de energia solar, totalizando 778,40kWp, toda a energia elétrica consumida no expocentro é oriunda de fonte alternativa de energia. A utilização de equipamentos duráveis e de baixo consumo de energia (100% luminárias a led, plataformas elevatórias e patinetes elétricos), somados a utilização de sensores e automação para controle de iluminação e climatização formada por equipamentos de última geração, nos permitem atuar de forma intensa na redução do consumo de energia e na redução de emissão de CO2.
Economia Circular: Preocupação intensa com o devido descarte e encaminhamento dos resíduos sólidos são uma das principais marcas presentes no DNA do Expocentro. Nossos colaboradores e parceiros atuam de maneira a garantir que todos os resíduos sólidos gerados em nosso complexo, tenham o destino ambiental adequado. Através do projeto de economia circular, incentivamos a produção de “bolsas ambientais”, utilizando lonas e produtos descartados em nosso complexo, que após beneficiadas, são uma oportunidade de renda a comunidade local. O incentivo aos empreendimentos que atuam na praça de alimentação relacionados a aquisição de matéria prima local e orgânica, somado a utilização de talheres e pratos reutilizáveis ou já reciclados são um grande avanço em nossa política ambiental.
Gestão de Recursos Naturais: Nosso telhado com aproximadamente 22500m², possibilita a captação de grandes volumes de água da chuva, que após passagem pelos filtros tecnicamente previstos e instalados, permitem a utilização deste recurso para irrigação de nossos jardins, na descarga dos vasos sanitários, lavação das áreas externas (vidros e estrutura metálica), além de ceder esta possibilidade para utilização pelo Zoológico existente ao lado do Expocentro. Equipamentos hidrossanitários com baixo consumo de água, auxiliam no desenvolvimento de nossas metas de redução de consumo de água potável. A educação ambiental é presente de forma constante para garantir o engajamento dos colaboradores para um Expocentro Ecoconsciente, através de treinamentos e palestras sobre reciclagem e gerenciamento adequado de resíduos, responsabilidade socioambiental, boas práticas e turismo consciente, conhecimento da biodiversidade local e reuso de água e boas práticas de gestão, permitindo contribuir diretamente nas comunidades onde nossos colaboradores estão inseridos.
Responsabilidade Social Corporativa (RSC): A capacitação da comunidade local, relacionado as habilidades técnicas necessárias para atuação no Expocentro, nos permitiu que aproximadamente 30% de nossos colaboradores sejam moradores do entorno do Expocentro. A educação ambiental constante, nos permite levar a comunidade local os ensinamentos aqui realizados. Nossa força de atuação é formada por aproximadamente 40% dos colaboradores do sexo feminino, com participação em 60% dos cargos gerenciais. Nossa participação no CONSEG – Conselho de segurança local, com participação da polícia militar e reuniões frequentes em nossas instalações, nos permitem colaborar na melhoria da segurança da comunidade local. A realização do projeto ATENDENTE EFICIENTE, juntamente com a associação AMOR PARA DOWN nos permite a inclusão destes jovens no mercado de trabalho. Nossas ações têm sido exemplo para inúmeros empreendimentos, inclusive com nossa participação em palestras relacionadas a ESG junto a ACIBALC – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e outras instituições. Além disso, eventos comunitários realizados nas instalações do Expocentro, com os estudantes das escolas públicas municipais do nosso entorno, utilizando maneira lúdicas, interativas e participativas, nos permitiram importantes avanços sociais e de conscientização de aproximadamente 800 crianças.