SOLUÇÃO: Histórico de Evolução e Desempenho
Para enfrentar esses desafios, o Costao do Santinho implementou uma série de soluções inovadoras ao longo dos anos. Uma das primeiras e mais significativas foi a instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com uma tecnologia para tratamento terciário, que com a utilização de lâmpadas ultravioletas elimina patógenos sem a necessidade do uso de cloro, que permiteindo o tratamento e reuso da água, minimizando o impacto ambiental e garantindo a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Outra ação pioneira foi a criação da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Ilha de Santa Catarina, protegendo uma vasta área de Mata Atlântica e oferecendo programas de educação ambiental para hóspedes e a comunidade local.
O resort também se destacou por integrar a arquitetura à paisagem natural, minimizando a interferência ambiental e promovendo a conservação dos ecossistemas. Entre 2021 e 2022 construímos e iniciamos a operação da lavanderia interna, diminuindo o deslocamento de caminhões, reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa, além de buscar a utilização de produtos menos agressivos ao meio ambiente nas lavagens.
O resort também neutralizou 100% das emissões de gases de efeito estufa inventariados no ano de 2022 (Inventário Ciclo 2023). Os Créditos adquiridos apoiam projetos de recuperação de biogás oriundos de resíduos e são validados pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Em 2024 iremos adquirirAinda, criamos um plano de redução de emissões para 2024 e adquirimos Créditos de Carbono suficientes para compensar as emissões até o ano de 2025. A compensações das emissões do ciclo de 2023 incluem todos os eventos que foram realizados no resort neste ciclo.
Entre as iniciativas também temos: Programa de educação ambiental com escolas, Formação de protetores ambientais da Polícia Militar, Trilhas ecológicas, Museu arqueológico, Museu dos Brunidores, Museu do Naufrágio.
Para minimizar os impactos da geração de resíduos, nós identificamos as nossas fontes, realizamos o Plano de Gerenciamento de Resíduos-PGRS e estamos sempre em busca de novas tecnologias para o melhor aproveitamento dos materiais que utilizamos.
Desde 2009, 100% da energia elétrica que utilizamos é oriunda de fontes renováveis adquiridas através do mercado livre de energia. E Ddesde 2022, nossa energia renovável vem com o selo I-REC (certificação internacional capaz de comprovar a rastreabilidade da energia renovável adquirida).
Essas ações refletem um compromisso contínuo com a sustentabilidade, evidenciado pela implementação de práticas de gestão de resíduos, uso consciente de energia e a preservação dos sítios arqueológicos, assegurando que o Costao do Santinho evolua de forma responsável.