Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Costão ESG

O Costao do Santinho não é apenas um empreendimento hoteleiro desde que foi inaugurado em 13 de deze

Candidato: Costão do Santinho Resort
Cliente: Costão do Santinho Turismo e Lazer S/A
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Empreendimentos para Eventos - Responsabilidade Ambiental

O Costao do Santinho não é apenas um empreendimento hoteleiro desde que foi inaugurado em 13 de dezembro de 1991. Ele foi idealizado para ser um santuário que possibilite as pessoas de encontrarem a união do corpo-mente-espírito, através da natureza, história, pessoas, gastronomia e entretenimento - pilares da marca.

Localizado ao norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, o resort tem em sua fundação as raízes e a história deste povo, que habitou a ilha, desde os sambaquis e carijós, até os povos açorianos.

Parte dessa história está presente na arquitetura formada por 14 Vilas Açorianas, com aberturas coloridas, mosaicos, arcos e tijolos. Já o Hotel Internacional abriga o restante das acomodações em um prédio moderno e arrojado, mostrando que o Costao preocupa-se com o passado, mas pensa sempre no futuro.

Cerca de 70% de toda a área do resort é composta por Mata Atlântica preservada, selando o compromisso com o meio ambiente e também com o hóspede, oferecendo uma experiência única em resorts no país.

DESAFIO: Exposição das Estratégias de Sustentabilidade 



Desde a sua fundação, o Costao do Santinho enfrentou o desafio de harmonizar o desenvolvimento de um resort de grande porte com a preservação ambiental. 



Localizado em uma das áreas mais ricas em biodiversidade da Ilha de Santa Catarina, o resort teve que criar e implementar estratégias robustas para proteger os ecossistemas locais, as águas e a cultura tradicional.  



Com uma área preservada de 750 mil m² de Mata Atlântica, a missão sempre foi garantir que cada operação e evento realizado no resort fosse sustentado por práticas ambientais responsáveis.  



A necessidade de integrar essas práticas ao cotidiano do resort e, ao mesmo tempo, educar hóspedes e colaboradores sobre a importância da sustentabilidade foi um desafio contínuo. Além disso, assegurar que essas práticas não apenas protegessem o ambiente, mas também oferecessem uma experiência de qualidade aos hóspedes, exigiu inovação e comprometimento, tornando o Costao do Santinho um exemplo de responsabilidade ambiental no setor hoteleiro. 

Galeria de Fotos

SOLUÇÃO: Histórico de Evolução e Desempenho 



Para enfrentar esses desafios, o Costao do Santinho implementou uma série de soluções inovadoras ao longo dos anos. Uma das primeiras e mais significativas foi a instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com uma tecnologia para tratamento terciário, que com a utilização de lâmpadas ultravioletas elimina patógenos sem a necessidade do uso de cloro, que permiteindo o tratamento e reuso da água, minimizando o impacto ambiental e garantindo a sustentabilidade dos recursos hídricos.  



Outra ação pioneira foi a criação da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Ilha de Santa Catarina, protegendo uma vasta área de Mata Atlântica e oferecendo programas de educação ambiental para hóspedes e a comunidade local. 



O resort também se destacou por integrar a arquitetura à paisagem natural, minimizando a interferência ambiental e promovendo a conservação dos ecossistemas.  Entre 2021 e 2022 construímos e iniciamos a operação da lavanderia interna, diminuindo o deslocamento de caminhões, reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa, além de buscar a utilização de produtos menos agressivos ao meio ambiente nas lavagens. 



O resort também neutralizou 100% das emissões de gases de efeito estufa inventariados no ano de 2022 (Inventário Ciclo 2023). Os Créditos adquiridos apoiam projetos de recuperação de biogás oriundos de resíduos e são validados pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Em 2024 iremos adquirirAinda, criamos um plano de redução de emissões para 2024 e adquirimos Créditos de Carbono suficientes para compensar as emissões até o ano de 2025. A compensações das emissões do ciclo de 2023 incluem todos os eventos que foram realizados no resort neste ciclo. 



Entre as iniciativas também temos: Programa de educação ambiental com escolas, Formação de protetores ambientais da Polícia Militar, Trilhas ecológicas, Museu arqueológico, Museu dos Brunidores, Museu do Naufrágio.  



Para minimizar os impactos da geração de resíduos, nós identificamos as nossas fontes, realizamos o Plano de Gerenciamento de Resíduos-PGRS e estamos sempre em busca de novas tecnologias para o melhor aproveitamento dos materiais que utilizamos.  



Desde 2009, 100% da energia elétrica que utilizamos é oriunda de fontes renováveis adquiridas através do mercado livre de energia. E Ddesde 2022, nossa energia renovável vem com o selo I-REC (certificação internacional capaz de comprovar a rastreabilidade da energia renovável adquirida). 



Essas ações refletem um compromisso contínuo com a sustentabilidade, evidenciado pela implementação de práticas de gestão de resíduos, uso consciente de energia e a preservação dos sítios arqueológicos, assegurando que o Costao do Santinho evolua de forma responsável. 



 

Galeria de Fotos

RETORNO: Resultados 



Os resultados das estratégias de sustentabilidade adotadas pelo Costao do Santinho são amplamente reconhecidos, tanto pela comunidade local quanto por visitantes e especialistas do setor.  



Alcançamos o selo de carbono neutro para o ciclo 2023 e temos como meta manter este selo para o ciclo de 2024. Nossa Estação de tratamento de efluentes possui resultados excelentes na qualidade das águas. Reciclamos mais de 200 toneladas de resíduos em 2023. 



Em 2023 recebemos 32 escolas para aulas de educação ambiental. Mantemos em nossa Reserva Particular do Patrimônio Natural 44 hectares de Mata Atlântica preservada que abriga diversas espécies dentre elas 8 espécies vulneráveis, 1 espécie em perigo e 1 espécie criticamente ameaçada. 



Com a preservação de 750 mil m² dae Mata Atlântica, a conservação de importantes sítios arqueológicos e a gestão sustentável dos recursos hídricos, o resort consolidou-se como um modelo de responsabilidade ambiental.  



Essas ações contribuíram para a melhoria da qualidade de vida na região, gerando empregos e promovendo projetos culturais e de educação ambiental.  



Além disso, o Costao do Santinho é frequentemente mencionado como um dos principais destinos ecológicos do Brasil, o que fortalece sua imagem e atrai um público cada vez mais consciente e engajado com questões ambientais.  



As certificações ambientais obtidas ao longo dos anos e o feedback positivo dos hóspedes são testemunhos do impacto positivo dessas práticas, que garantem a preservação da natureza para as futuras gerações enquanto proporcionam experiências memoráveis. 



 



 



 



 



 



O Costao do Santinho é cercado por natureza: ao norte com a Comunidade de entorno do resort e a praia dos Ingleses; ao leste é banhado pelas águas do Oceano Atlântico; a oeste são as areias das dunas que ligam a bela praia do Moçambique à praia do Santinho; e, ao sul, o monumental Morro das Aranhas - local da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Ilha de Santa Catarina - criada e administrada pelo Costao.  



A rica biodiversidade do resort em seu um milhão de metros quadrados, com 3/4 de área preservada de Mata Atlântica, é integrada por ecossistemas, aquíferos, sítios arqueológicos, rica fauna e flora preservadas e com inúmeras espécies raras catalogadas. Além da natureza exuberante, outras ações são realizadas para que a comunidade local, visitantes e as futuras gerações continuem desfrutando deste paraíso.  



A implantação veio junto com o investimento em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com tecnologia altamente eficiente para o tratamento e reuso da água, demonstrando a preocupação dos fundadores com a preservação ambiental.