Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Circuito SP de Cores

Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Câmara de Comércio LGBT do Brasil - CCLGBTB
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Diversidade

1ª Edição - Circuito SP de Cores 2024

Aos moldes de grandes cidades turísticas consolidadas para o Turismo LGBTQIA+ internacionalmente, como Nova York, Barcelona, São Francisco, Chicago, Toronto, entre outras - onde o mês do Orgulho se tornou um forte período de ações que reúnem entretenimento, turismo, atividades culturais, negócios e apoio à diversidade, nasce o Circuito SP de Cores.

Elaborado através de uma parceria entre a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e o Visite São Paulo Convention Bureau, com apoio da Secretaria de Turismo Municipal de São Paulo (SMTUR), o Circuito busca o engajamento dos parceiros do trade turístico das duas entidades para fomentar o Turismo LGBTI+ no mês em que mundialmente se celebra o orgulho LGBT. 

Os estabelecimentos participantes comprometem-se a oferecer descontos, benefícios, premiações e brindes a membros da comunidade LGBT que visitam seus espaços, durante o mês de junho.

Trata-se da 1ª edição do evento em São Paulo, que foi lançada em 15 de maio de 2024, durante evento proprietário do VSPCB. Contudo, o projeto já é consolidado no Rio de Janeiro, desde o ano de 2021, onde encontra-se em sua 4ª edição.

O Visite São Paulo Convention Bureau 

O Visite São Paulo Convention Bureau, constituído como Fundação 25 de Janeiro, é uma entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes. Com 40 anos de existência, é o primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, congrega atualmente mais de 500 associados que representam aproximadamente 30 segmentos do setor turístico paulistano e dos destinos associados.

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, fundada em 2009, é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento das relações comerciais e empresariais entre as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, fortalecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Comunidade LGBT. A missão da Entidade é conectar profissionais e empresas com a comunidade LGBT, com o compromisso em promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a diversidade sexual e democracia.

Vídeo

O Circuito SP de Cores teve por objetivo contribuir para o Bem-Receber do público LGBT em São Paulo, por meio do planejamento de um mês inteiro de orgulho, tolerância, respeito e inclusão, com foco no desenvolvimento de um destino mais democrático e acolhedor para todas as pessoas.



Inspirado no mesmo projeto já consolidado à 4 edições no Rio de Janeiro, a meta do Circuito SP de Cores é celebrar o Destino São Paulo como um dos mais procurados pelo público LGBT visando o mês de Junho como principal, mas incentivando que sejam criadas campanhas para que este turista se sinta seguro e bem recebido durante todo o ano.



A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, idealizadora do projeto, buscou a parceria do Visite São Paulo Convention Bureau para realização do mesmo, dada a relevância da Entidade no segmento de Turismo, Eventos e Viagens em São Paulo. O briefing se deu a partir do foco principal, que foi o de engajar as mais de 500 empresas parcerias e associadas, através de comunicações via E-mail Marketing, WhatsApp e orgânicas, convidando estes estabelecimentos a estarem presentes nesta relevante ação - oferecendo descontos, vouchers, ingressos e outros benefícios ao Público LGBT durante o período.

Desafios



O maior desafio para o desenvolvimento do projeto foi o fato de tratar-se de sua primeira edição. Apesar de o evento já ser consolidado no Rio de Janeiro, seria a primeira vez em São Paulo.

O prazo curto entre lançamento e implantação, confugurando cerca de 30 dias, também contou como um ponto de dificuldade.



Soluções e estratégias



A partir da união das duas entidades, Câmara LGBT e VSPCB, contando com o apoio da SMTUR, foi possível criar um cronograma de tarefas para execução do projeto, visando uma melhor organização interna para finalização no prazo esperado. O engajamento dos associados veio através das diversas comunicações realizadas de forma integrada pelas duas entidades; cuja credibilidade foi importante para que este engajamento fosse orgânico.


  • Elaboração de cronograma de ações

  • Elaboração de formulário de inscrições

  • Comunicação, via diversos canais

  • O Azulejo, by MENA


Para identificar os associados ao VSPCB e à Câmara LGBT que participaram do Circuito SP de Cores, o artista visual Mena, que ilustra as ruas de São Paulo, criou um azulejo para ser exposto em local vísivel nos estabelecimentos.



Junto ao azulejo, o estabelecimento recebe um display com QRcode que direciona para as outras  empresas participantes do Circuito, bem como seus diferenciais oferecidos para a comunidade LGBT no mês de junho.



Significado do desenho: 

  • Arco-íris - Símbolo de renovação e inclusão de todos os seres.

  • Flor da Vida - Símbolo sagrado de antigas tradições, representando a interconexão universal e a harmonia da existência, e reconhecendo que somos todos parte de um todo.




Parceiros apoiadores do Circuito SP de Cores 2024


  • Bourbon Street Music Club

  • Castro Burger

  • Circo Spacial

  • Grand Hyatt São Paulo

  • High Club

  • Hotel Chilli

  • Hotel Fasano

  • Hotel Qoya Curio Collection by Hilton

  • Hotel Unique

  • Iberia - Líneas Aéreas de España

  • Ibis Budget SP São João

  • Intercity Berrini

  • Latitud Viagens

  • Magg Turismo

  • Mayfair Lounge Club Jardins

  • MAM SP - Museu de Arte Moderna de São Paulo

  • Novotel SP Berrini

  • Pergamon SP Frei Caneca

  • Pullman SP Ibirapuera

  • Quality Suites Long Stay Vila Olímpia

  • Renaissance São Paulo Hotel

  • Selina Aurora

  • Selina Madalena

  • Soda Pop

  • Staybridge Suites São Paulo

  • Tivoli Mofarrej São Paulo

  • Transamérica Executive Chácara Santo Antônio

  • Vila Jacarandá

Galeria de Fotos

Trata-se de uma ação totalmente voltada para estratégias ESG (Ambiental, Social e Governança) - nesse caso, especificamente focado no Social.



Relevante para a promoção do destino São Paulo como uma cidade diversa e acessível. Ao promover o destino dessa forma, contribuímos para que mais pessoas se sintam confortáveis em visitá-lo, consequentemente, aumentando o fluxo de turistas e gerando negócios e renda para toda a cadeia produtiva de Turismo, Viagens e Eventos na cidade.



Clipping: Circuito SP de Cores 2024 na mídia


  • Estabelecimentos de SP oferecem descontos no mês do orgulho LGBTQIA+ (CNN Brasil) - https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/estabelecimentos-de-sp-oferecem-descontos-no-mes-do-orgulho-lgbtqia/

  • Câmara LGBT e Visite São Paulo lançam Circuito SP de Cores (Panrotas) - https://www.panrotas.com.br/mercado/diversidade/2024/05/camara-lgbt-e-visite-sao-paulo-lancam-circuito-sp-de-cores_205638.html

  • Circuito SP de Cores divulga participantes da sua 1ª edição (Portal Eventos) - https://www.portaleventos.com.br/news/Circuito-SP-de-Cores-divulga-participantes-da-sua-1a-edicao

  • Câmara LGBT e Visite São Paulo lançam o Circuito SP de Cores (Brasilturis) - https://brasilturis.com.br/2024/05/17/camara-lgbt-e-visite-sao-paulo-lancam-o-circuito-sp-de-cores/


Metas para os próximos anos



Para o ano de 2025, a meta é iniciar as comunicações sobre a 2ª edição do projeto em novembro/2024. Desse modo, visa-se um maior tempo de preparo e planejamento entre os parceiros interessados; consequentemente, incrementando o engajamento das empresas.



Aspiramos, ainda, dobrar o número de apoiadores na próxima edição, chegando em 56 parceiros. Essa meta diz respeito a enriquecer a quantidade e a qualidade dos benefícios oferecidos à Comunidade LGBT durante o Circuito. 



Propõe-se, para isso, a realização de encontros focados no apoio às empresas participantes, para definição e ações mais efetivas e atrativas. 



Pretende-se, ainda, realizar uma Press Trip para influenciadores/jornalistas que trabalham com Turismo LGBT, para divulgação do projeto, e visitação de algumas das atrações que serão oferecidas pelo Circuito.



A partir de 2026, a meta é seguir ampliando o número de participantes e parceiros, além de criar um evento específico para divulgação do Circuito.