O Magalu realiza semestralmente o evento “Posicionamento Estratégico”, em que todos os líderes da empresa participam (gerentes, diretores e coordenadores de campo). O evento "Encanta Magalu" teve como focos principais apresentar as estratégias do ano, preparar as equipes para o objetivo, e reconhecer as conquistas dos últimos meses. Com este evento foi possível direcionar os pilares do ano que visam toda a parte do encantamento de nossos clientes, bem como os sellers que utilizam nossa plataforma para realizar a venda de seus produtos. Este tema, trouxe o foco principalmente para a melhora experiência de modo geral, de todos os nossos clientes em nossa plataforma.
O evento ocorreu de forma presencial, além de uma linda plenária para 3.000 pessoas, onde fizemos todas nossas entregas de estratégia, premiação entre outros, tivemos uma feira com mais de 50 fornecedores, trazendo inovações, apostas do ano e também contribuíram com patrocínio para a produção de todo evento.
Toda a comunicação do evento foi feita por meio da rede social interna, “Workplace”. Para a divulgação deste evento contemplamos a criação de algumas peças de divulgação como: Save the date, agenda, programação do evento, manual de boas práticas, captação de expectativas, divulgamos também cotas de patrocínio entre outros.
ABERTURA
Para abertura do evento, infelizmente este ano tivemos o falecimento da fundadora do Magalu, Dona Luiza como chamávamos carinhosamente. O tema Encanta Magalu não poderia ser o mais acertado, pois a pessoa que mais valorizou seus clientes, seria homenageada não só na abertura como em todo evento. Utilizamos frases marcantes dela como por exemplo: “Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sinceros e honestos com todo mundo.”, “Se chega um cliente na loja para reclamar e um para comprar, eu atendo primeiro a reclamação, porque um freguês mal servido é sempre perdido” entre outras frases de muita simplicidade porém de muita sabedoria e inspiração. Falando um pouco da concepção, utilizamos de uma história que foi plantada uma semente a 67 anos atrás, que dessa semente cresceu uma árvore muito bem enraizada que gerou frutos, a história segue e finaliza dizendo que nossa melhor homenagem é preservar o seu legado continuando encantando nossos clientes.
AGENDAS – PRIMEIRO DIA
Na chegada do grupo ao evento, eles já tiveram acesso aos stands e patrocinadores para garantir interação e o retorno do investimento dos parceiros.
No início das agendas, tivemos a participação do CEO da empresa – Frederico Trajano – dando o tom de todo o evento e as diretrizes da empresa durante o ano de 2024, tendo como premissas os drivers estratégicos do tema Encanta Magalu.
Tivemos um palestrante externo neste dia que nos trouxe todo um contexto de mercado e expectativas para o ano de 2024, bem como projeções e oportunidades.
Após, tivemos vários palestrantes renomados finalizando com a atual presidente do conselho, Luiza Helena Trajano.
PREMIAÇÕES
Para encerrar o dia, foram realizadas as premiações anuais dos Profissionais do Ano e do Prêmio Luiza Helena. Com coquetel e show da dupla Bruninho e Davi, este show foi realizado no Pavilhão Azul.
Os premiados como Profissionais do Ano foram definidos em um comitê por se destacarem em suas áreas durante o ano.
O prêmio Luiza Helena contempla o gerente de loja da empresa com o melhor resultado global no ano anterior, baseado no atingimento de todas as metas com excelência. Todos os gerentes de lojas são elegíveis a concorrer ao prêmio. A premiação é um troféu, um valor em dinheiro e uma viagem com toda a família.
AGENDAS – SEGUNDO DIA
O segundo dia de evento iniciou com o processamento do dia anterior e começamos a ter agendas técnicas que direcionariam toda a estratégia sobre o tema Encanta Magalu. Tivemos desde agenda com nosso diretor de atendimento, que chamamos de Luiza Resolve, como agenda sobre a Cultura da companhia capitaneada pela nossa gerente de Cultura na companhia.
Durante o dia também deixamos espaço para visitação a feira em todos os momentos, que foi muito elogiada não só pelos patrocinadores como pelos participantes. Essa feira além de muito bem organizada, ficou muito bonita e tecnológica.
A noite ainda tivemos uma formatura de nossos gerente em um projeto que chamamos "Academia do Novo Varejo", que durante todo o ano, trazemos formação em várias áreas que podem ser usadas tanto no Magalu como em qualquer outra empresa. Este projeto é semelhante a uma MBA de varejo.
AGENDAS – TERCEIRO DIA
O terceiro dia já foi quase que totalemente focado no comercial. Além de continuarmos com nossa feira aberta, trouxemos toda nossa estratégia comercial do ano, campanhas, desafios, além de uma palestra motivacional, que inspirou todos nossos líderes a buscarem seus resultados e metas. Finalizamos assim, o dia com muita energia e a certeza que todos os nossos líderes voltaram para suas bases motivados para entregar o melhor possível.