Detalhe do Case

Prêmio Caio 25ª Edição

Case: Posicionamento Estratégico Magalu

Posicionamento Estratégico Magalu

Candidato: Magalu
Segmento: Cliente Final
Categoria: Convenção Nacional | Clientes

TROFÉU GRUPO WISH
Convenção Nacional | Clientes

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO 2024 - Tema: Encanta Magalu

O Magazine Luiza surgiu do sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo. Assim surgia o Magazine Luiza. Inovação e comunicação transparente sempre nortearam os princípios da Companhia, sendo uma empresa orientada por ciclos de desenvolvimento. Após concluir ciclos como a expansão pelo interior, entrada em São Paulo, consolidação como uma grande marca varejista brasileira, busca por escala e abrangência e transformação digital, em 2019 surgiu o ciclo do Magalu de se posicionar como uma plataforma digital de varejo, um ecossistema que contribui para que milhares de outros negócios ingressem no universo das transações virtuais. Neste ciclo, cinco pilares sustentam os negócios do Magalu - crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace, e o Magalu ao seu Serviço (ou Magalu as a Service).

Para este ano, o tema do ano foi "Encanta Magalu" e o evento foi totalmente pensado e direcionado para a melhoria da experiência tanto do nosso cliente e do nosso seller que vende na nossa plataforma. Todo o evento foi conduzido trazendo exemplos do quanto uma experiência com menos burocracia, facilidade na solução dos problemas, entregas rápidas vão impactar diretamente no resultado da companhia bem como em um relacionamento duradouro com nossos clientes. 

Vídeo

O Magalu realiza semestralmente o evento “Posicionamento Estratégico”, em que todos os líderes da empresa participam (gerentes, diretores e coordenadores de campo). O evento "Encanta Magalu" teve como focos principais apresentar as estratégias do ano, preparar as equipes para o objetivo, e reconhecer as conquistas dos últimos meses. Com este evento foi possível direcionar os pilares do ano que visam toda a parte do encantamento de nossos clientes, bem como os sellers que utilizam nossa plataforma para realizar a venda de seus produtos. Este tema, trouxe o foco principalmente para a melhora experiência de modo geral, de todos os nossos clientes em nossa plataforma. 



O evento ocorreu de forma presencial, além de uma linda plenária para 3.000 pessoas, onde fizemos todas nossas entregas de estratégia, premiação entre outros, tivemos uma feira com mais de 50 fornecedores, trazendo inovações, apostas do ano e também contribuíram com patrocínio para a produção de todo evento.



Toda a comunicação do evento foi feita por meio da rede social interna, “Workplace”. Para a divulgação deste evento contemplamos a criação de algumas peças de divulgação como: Save the date, agenda, programação do evento, manual de boas práticas, captação de expectativas, divulgamos também cotas de patrocínio entre outros.

ABERTURA



           Para abertura do evento, infelizmente este ano tivemos o falecimento da fundadora do Magalu, Dona Luiza como chamávamos carinhosamente. O tema Encanta Magalu não poderia ser o mais acertado, pois a pessoa que mais valorizou seus clientes, seria homenageada não só na abertura como em todo evento. Utilizamos frases marcantes dela como por exemplo: “Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sinceros e honestos com todo mundo.”, “Se chega um cliente na loja para reclamar e um para comprar, eu atendo primeiro a reclamação, porque um freguês mal servido é sempre perdido” entre outras frases de muita simplicidade porém de muita sabedoria e inspiração. Falando um pouco da concepção, utilizamos de uma história que foi plantada uma semente a 67 anos atrás, que dessa semente cresceu uma árvore muito bem enraizada que gerou frutos, a história segue e finaliza dizendo que nossa melhor homenagem é preservar o seu legado continuando encantando nossos clientes. 

AGENDAS – PRIMEIRO DIA



Na chegada do grupo ao evento, eles já tiveram acesso aos stands e patrocinadores para garantir interação e o retorno do investimento dos parceiros.



No início das agendas, tivemos a participação do CEO da empresa – Frederico Trajano – dando o tom de todo o evento e as diretrizes da empresa durante o ano de 2024, tendo como premissas os drivers estratégicos do tema Encanta Magalu.



Tivemos um palestrante externo neste dia que nos trouxe todo um contexto de mercado e expectativas para o ano de 2024, bem como projeções e oportunidades.



Após, tivemos vários palestrantes renomados finalizando com a atual presidente do conselho, Luiza Helena Trajano.

PREMIAÇÕES



Para encerrar o dia, foram realizadas as premiações anuais dos Profissionais do Ano e do  Prêmio Luiza Helena. Com coquetel e show da dupla Bruninho e Davi, este show foi realizado no Pavilhão Azul.



Os premiados como Profissionais do Ano foram definidos em um comitê por se destacarem em suas áreas durante o ano. 



O prêmio Luiza Helena contempla o gerente de loja da empresa com o melhor resultado global no ano anterior, baseado no atingimento de todas as metas com excelência. Todos os gerentes de lojas são elegíveis a concorrer ao prêmio. A premiação é um troféu, um valor em dinheiro e uma viagem com toda a família.

AGENDAS – SEGUNDO DIA



O segundo dia de evento iniciou com o processamento do dia anterior e começamos a ter agendas técnicas que direcionariam toda a estratégia sobre o tema Encanta Magalu. Tivemos desde agenda com nosso diretor de atendimento, que chamamos de Luiza Resolve, como agenda sobre a Cultura da companhia capitaneada pela nossa gerente de Cultura na companhia. 



Durante o dia também deixamos espaço para visitação a feira em todos os momentos, que foi muito elogiada não só pelos patrocinadores como pelos participantes. Essa feira além de muito bem organizada, ficou muito bonita e tecnológica. 



A noite ainda tivemos uma formatura de nossos gerente em um projeto que chamamos "Academia do Novo Varejo", que durante todo o ano, trazemos formação em várias áreas que podem ser usadas tanto no Magalu como em qualquer outra empresa. Este projeto é semelhante a uma MBA de varejo.

AGENDAS – TERCEIRO DIA

    O terceiro dia já foi quase que totalemente focado no comercial. Além de continuarmos com nossa feira aberta, trouxemos toda nossa estratégia comercial do ano, campanhas, desafios, além de uma palestra motivacional, que inspirou todos nossos líderes a buscarem seus resultados e metas. Finalizamos assim, o dia com muita energia e a certeza que todos os nossos líderes voltaram para suas bases motivados para entregar o melhor possível.

Este evento antes da pandemia sempre foi 100% presencial e desde 2020 estava sendo de forma online ou híbrida. Então após 4 anos, estávamos retornando de forma 100% presencial com todos nossos líderes. Este evento estava sendo pedido a muito tempo para voltar a ser presencial, porém, como todos sabem, fazer um evento de 3.000 pessoas, presencial, com logística, alimentação, hospedagem, estrutura geral, acaba que quase é impossível ter orçamento para realizá-lo. Então além de produzirmos todo o evento, tivemos uma frente muito importante que foi a captação de patrocinadores. 



    Só no Expo Center Norte utilizamos de mais de 25 mil metros quadrados, muito bem distribuídos entre plenária, feira, espaço para alimentação, show entre outros espaços. Tivemos mais de 300 metros quadrados só de led na plenária, o que a tornou muito imponente, bela e entregou tudo que precisávamos de conteúdo.























































































































































































































































 

POR QUE ACREDITAMOS QUE SOMOS DIFERENTES?



O Posicionamento Estratégico de 2024 foi realmente um marco para a história do Magalu. Além de ter sido um evento que trouxe muito saudosismo, devido as homenagens a nossa fundadora, foi o retorno do evento 100% presencial, aguardado por todos. Foi um evento com muita energia positiva durante todo o tempo. Todas nossas avaliações dos participantes foram sensacionais, tendo a aprovação do evento com notas próximas a máxima por mais de 95% do público. Acredito que um dos principais diferenciais foi que em um espaço tão curto, conseguimos trazer alinhamento, motivação, premiação, divertimento, lazer, direcionamento e muito conhecimento para todos os participantes.

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO



Além de ter sido um evento quase que na sua totalidade patrocinado, pois como disse, trouxemos mais de 50 patrocinadores, o retorno deste evento foi sentido no resultado da companhia no decorrer dos meses. Como todos sabem, viemos de anos difíceis no varejo, mas após este evento, não deixamos de bater uma meta no ano, superando desafios das metas da companhia que podem ser vistos nos resultados divulgados. O evento em si tem uma parte muito importante neste processo do resultado e a companhia que acredita e faz parte da cultura investir em grandes momentos junto aos colaboradores, tendo a certeza do retorno no investimento.